Franquia Natura: veja o valor e como ter sua própria loja!

A franquia Natura é uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil e está presente em quase todas as cidades do país, seja por meio de uma loja física ou de uma consultora da marca. Então, leia nosso conteúdo a seguir e saiba como abrir sua própria unidade da franquia Natura!

Escrito por Vitor Braga

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Modelo de negócioFranquia Natura
Investimento InicialNão informado
Faturamento médio mensalNão informado
Prazo de retornoNão informado
Nota no Reclame AquiCerca de 8/10
VantagemMarca já reconhecida no mercado;
Produtos com ótima aceitação do consumidor.
DesvantagemÉ necessário ser consultor por no mínimo 1 ano para abrir uma franquia;
É preciso ser nível prata nas vendas de consultor para abrir sua loja.

A franquia Natura é uma das maiores empresas de cosméticos e belezas do Brasil e tem um grande potencial de expansão, pois a população do nosso país é muito vaidosa e aquece o setor de beleza e cosméticos mesmo em tempos de crises.

Ainda, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o 4° maior mercado consumidor do mundo desse setor e ocupa o 2º lugar no ranking de países que mais lançam produtos anualmente.

Além disso, segundo os balanços trimestrais da ABF, o setor teve um crescimento de 13,4%, se compararmos os anos de 2021 e 2022.

E, nesse mercado de cosméticos, uma das marcas que mais se destacam é justamente a franquia Natura, que está presente nas casas da maioria dos brasileiros, com mais de 446 lojas espalhadas por 234 cidades, de 24 estados do Brasil, além da presença das consultoras em quase todas as cidades do país.

Porém, será que apostar na abertura de uma franquia Natura vale a pena? Para te ajudar a responder essa pergunta, preparamos um conteúdo com as principais informações sobre a marca e, assim, você poderá decidir se essa opção atende às suas expectativas. Confira!

Franquia Natura: Conheça a história dessa empresa brasileira de cosméticos  

A história da empresa começou em 1969, quando Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, que futuramente passou a se chamar Natura. 

A primeira loja física foi inaugurada em 1970, na rua Oscar Freire, na cidade de São Paulo, na qual os clientes se dirigiam até a unidade.

Depois de 4 anos, Luiz decidiu mudar seu plano de negócio e fechou a unidade física, focando na venda direta aos clientes, estreitando ainda mais a relação com os consumidores. 

A nova estratégia foi tão bem recebida pelos clientes que hoje ainda é uma das principais formas de manter a receita da empresa.

Após longos anos vendendo pelo mesmo modelo, as unidades físicas voltaram a ser abertas e, em 2017, o negócio adotou uma nova fórmula: o sistema de franchise. 

Já em 2018, com apenas um ano de criação desse novo modelo, a franquia Natura inaugurava sua 100ª unidade.

Ademais, as fábricas de produção ficam nas cidades de Cajamar (SP) e em Benevides, no estado do Pará. Já os centros de pesquisa e tecnologia ficam nos estados de São Paulo, Amazonas e nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque.

Hoje, a Natura é reconhecida como uma empresa multinacional brasileira de cosméticos, produtos de higiene e beleza. 

Em adição, a marca tornou-se líder no setor de venda direta no Brasil por meio das revistas. Para além, juntamente com a comercialização dos produtos em lojas físicas, a Natura mantém no geral mais de 100 milhões de consumidores no mundo todo.

Sendo assim, a empresa alcançou, em 2016, o número de 6.400 colaboradores, com cerca de 1,7 milhão de consultores espalhados pelo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. 

Qual o valor da franquia da Natura?

Um dos principais pontos a serem pensados no momento de escolher uma franquia para investir seu dinheiro, é o valor inicial que você terá que desembolsar para abrir uma unidade. 

Também é importante avaliar outros custos extras que podem ser cobrados pela utilização da marca e comercialização dos produtos, como o pagamento de royalties e custo com propaganda.

Mas, para obter informações sobre quanto custa uma franquia Natura, não é tão simples, já que seu público alvo é formado exclusivamente por consultores. Por causa disso, as informações de preço da franquia Natura não ficam disponíveis para consulta pública, apenas para os consultores da marca que queiram abrir suas próprias lojas.

Portanto, para obter informações detalhadas, é necessário, como consultor, entrar em contato com a marca e informar a intenção de abrir uma unidade.

Qual o faturamento médio mensal de um franqueado da Natura? Veja aqui o tempo de retorno!

Da mesma maneira que a empresa se reserva a passar os detalhes do negócio somente para seus consultores, as informações de faturamento médio mensal e tempo de retorno do investimento também são passados apenas para eles. 

Mesmo realizando uma busca pela internet, não é possível afirmar que os valores descritos lá estão atualizados, já que o portal oficial da multinacional indica que a maneira correta de se informar é entrando em contato com o setor responsável pela franquia Natura.

Sobre o tempo de retorno do valor investido, pode-se pensar que não deve se prolongar muito, caso o proprietário da unidade já conte com uma clientela fidelizada. 

A loja física seria apenas uma maneira de profissionalizar o negócio e atrair mais clientes, oferecendo produtos com pronta entrega.

Como funciona e como abrir uma loja da Franquia Aqui Tem Natura?

Diferentemente de outras empresas que permitem a compra de suas franquias por públicos diversos, a Natura fechou um pouco seu leque de opções e foi mais assertivo na escolha de seus parceiros, optando por quem já utiliza seus produtos como fonte de renda extra ou principal.

Sendo assim, a marca optou por trabalhar com pessoas que são consultoras há mais de um ano e alcançaram o nível prata, segundo informa a gerente de marketing da franquia, Monica Ritter, no portal da marca.

Ela também explica que a nivelação é feita com base no volume de vendas, com a classificação inicial sendo chamada de nível bronze. Ou seja, quanto maior forem as vendas, mais rápido os consultores pulam de categoria.

Porém, esse não é o único critério. Além do interessado estar dentro dessas condições iniciais, será necessário ter o valor para investir e se encaixar no perfil empreendedor que a multinacional busca em seus parceiros. 

Perfil de um franqueado Natura

O perfil de um franqueado Natura exige, primeiramente, que a pessoa seja consultora de beleza há, pelo menos, um ano. Além disso, ela deve ter um perfil empreendedor e o desejo de crescer profissionalmente.

A partir do nível prata já é possível candidatar-se para abrir seu próprio negócio e alavancar mais ainda suas vendas.

Se seu nível for ouro ou diamante, a tendência é de que seu fluxo mensal de vendas seja ainda maior, já que muitos consumidores buscam ter contato imediato com produtos do dia a dia, como shampoos, condicionadores e sabonetes.

Além disso, a marca brasileira carrega consigo valores de responsabilidade social, sustentabilidade e igualdade. Desse modo, também é necessário possuir esses valores para ser aprovado na análise de perfil da franquia.

Vantagens e Desvantagens dessa franchise de cosméticos 

As vantagens e desvantagens de abrir um novo negócio andam lado a lado. No mercado de cosméticos, não é diferente. Para decidir se a franquia Natura é uma boa opção para você, é importante avaliar detalhadamente os pontos negativos e positivos. 

Um dos principais pontos diz respeito aos dados financeiros, mas, como que para descobri-los é necessário entrar em contato com a empresa, trouxemos algumas outras informações que devem ser analisadas antes de tomar a decisão de investimento. Confira:

Vantagens

A principal vantagem em abrir uma franquia Natura é que, ao estabelecer sua unidade física, você poderá atingir um maior número de consumidores, além de dar mais possibilidades àqueles que já são seus clientes fiéis.

Além disso, você pode aproveitar outros benefícios que uma loja física pode entregar, tais como: 

  • Formalização do negócio;
  • Aumento no faturamento mensal;
  • Marca já reconhecida no mercado;
  • Produtos com ótima aceitação do consumidor.

Desvantagens

Quanto às desvantagens, a principal delas é que você precisa ter um grande fluxo de vendas para se enquadrar nos critérios da marca. Além disso, é necessário que você tenha o perfil que a empresa enxerga como ideal para se tornar um franqueado.

Alguns outros pontos negativos que devem ser considerados, são:

  • Ser nível prata nas vendas;
  • Ser aprovado na análise de perfil;
  • Aguardar um ano para solicitar sua sua loja própria;
  • Necessidade de ser consultora para obter informações sobre a franquia.

A Franquia da Natura vale a pena?

Para quem já é consultor, se encaixa nos critérios e tem as condições financeiras necessárias para arcar com os custos do investimento, abrir uma franquia Natura é um bom negócio e vale a pena.

Os produtos têm uma excelente aceitação por parte dos consumidores que já conhecem a marca e confiam na qualidade dos itens. Ou seja, as chances de um retorno rápido são mais altas.

Além disso, você não precisará se preocupar com marketing e propaganda, pois uma equipe qualificada já cuida desse setor, focando em alavancar as vendas e divulgar os novos produtos dentro e fora do país.

Caso você seja aprovado na análise de perfil para ser franqueado, seu faturamento vai aumentar bastante, já que muitos clientes preferem ir até uma loja física para adquirir os produtos ou escolher a fragrância no ato da compra.

Agora, se você ainda não faz parte de nenhuma equipe da marca, o caminho pode ser demorado e burocrático até que você consiga chegar ao nível necessário para abrir a sua unidade. De repente, apostar em outras franquias de sucesso pode ser uma solução mais viável.

Natura no Reclame Aqui

A Natura é uma marca bastante engajada e ativa nas redes sociais. Com isso, a multinacional percebe que a satisfação do público é o que mantém sua ótima reputação no mercado. 

No portal Reclame Aqui — plataforma responsável por avaliar o relacionamento das empresas com os consumidores — o índice da marca de cosméticos é de aproximadamente 8/10, o que é considerado ótimo e serve como indicador de que a empresa se preocupa em oferecer respostas e soluções para as dúvidas e reclamações dos clientes.

Conclusão 

Agora que você conhece mais sobre a franquia Natura e tudo que é necessário para abrir a sua unidade física, avalie todos os pontos positivos e negativos para saber se esse modelo se encaixa no seu perfil de empreendedor.

Caso a resposta seja positiva, entre em contato com a marca e dê início ao processo que pode alavancar mais ainda suas vendas, sendo um divisor de águas na sua vida profissional!

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Referências do artigo
    1. Natura. “Home page: Natura”. Link.
    2. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. “Mercado: Panorama do Setor”. Link.
    3. Associação Brasileira de Franchising. “Numeros do Franchising/ Desempenho do Setor”. Link.
    4. Natura. “Blog: Aqui Tem Natura: tem sempre uma franquia pertinho de você”. Link.
    5. Reclame Aqui. “Natura”. Link.
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