Melhores franquias para 2022: saiba em qual negócio investir!

Confira as principais informações sobre as melhores franquias para 2022 e veja qual o investimento inicial, faturamento mensal e prazo de retorno de cada uma delas!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Em outubro de 2021, foi divulgada a lista anual com as marcas vencedoras do “Prêmio Melhores Franquias”, organizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), em parceria com a Mercedes-Benz. 

A premiação contou com a presença de várias empresas em ascensão no mercado de franquias, além das já conhecidas pelos consumidores.

Continua após a publicidade

Ao todo, 410 redes foram avaliadas e concorreram em categorias como: Franquia do Ano, Melhor Microfranquia, Franquia 5 estrelas, entre outras. 

A pesquisa das empresas concorrentes aos prêmios foi conduzida pela Serasa Experian, tendo como base os seguintes critérios: qualidade, desempenho da rede e nível de satisfação do franqueado.

Continua após a publicidade

A seguir, veja mais detalhes dessa premiação, quais foram as empresas vencedoras das categorias mencionadas, além de mostrar como é a atuação delas no mercado. Ficou curioso? Então, confira!

Melhores franquias para investir em 2022: negócios 5 estrelas

Uma das categorias apresentadas pela PEGN foi a de “Negócio 5 estrelas”, nomeação que confirma a excelência na gestão das franquias concorrentes, reconhecendo seu destaque no mercado e potencial de crescimento futuro.

Ao todo, foram 81 empresas avaliadas com 5 estrelas e algumas das principais você confere na tabela a seguir:

Nome da marcaSetorInvestimento inicialFaturamento médio mensalPrazo de retorno financeiroNota no Reclame AquiInformações adicionais
MCDonald’sAlimentaçãoR$2,8 milhõesR$560 mil60 meses6.1Franquia McDonald’s
O BoticárioCosméticos e PerfumariaR$90 milde R$70 mil a R$100 milde 18 a 36 meses7.2Franquia O Boticário
Cacau ShowAlimentaçãoR$60 milR$80 milde 18 a 36 meses6.9Franquia Cacau Show
SpoletoAlimentaçãoR$555 milR$104 milde 36 a 40 meses5.7Franquia Spoleto
Chilli BeansVestuário e ModaR$170 milR$65 milde 18 a 36 meses8.2Franquia Chilli Beans
Hering StoreVestuário e ModaR$195 milR$185 milde 24 a 48 meses9.3Franquia Hering Store
EmagrecentroBeleza e EstéticaR$80 milR$60 milde 5 a 12 mesesSem notaFranquia Emagrecentro
China in BoxAlimentaçãoR$720 milR$220 milde 36 a 48 meses5.2Franquia China in Box
CNAEducaçãoR$50 milR$95 milde 18 a 36 meses8.1Franquia CNA
Bob’sAlimentaçãoR$537 milR$100 milde 32 a 48 meses6.0Franquia Bob’s
AcquazeroLimpeza e Estética AutomotivaR$26 milde R$12 mil a R$20 milde 3 a 24 mesesSem notaFranquia Acquazero
Melhores franquias para 2022na categoria Negócios 5 estrelas

McDonald’s

A rede McDonald’s é uma das mais famosas franquias de sucesso do mundo e líder mundial no segmento de alimentação. A empresa conta com mais de 36 mil lojas, espalhadas em 119 países, e emprega mais de 2 milhões de pessoas. 

Continua após a publicidade

O primeiro restaurante da franquia foi instalado no Brasil, mais precisamente em Copacabana (RJ), no ano de 1979 e, a partir de 2007, a rede passou a ser operada pela franqueada Master Arcos Dourados, que comanda todas as unidades da América Latina.

Hoje, a rede é considerada um dos maiores cases de sucesso da história, faturando bilhões de dólares todos os anos.

O Boticário

O Boticário também é outra loja reconhecida aqui no Brasil, sendo uma das melhores franquias no setor de perfumaria e com mais de 35 anos de experiência nesse modelo de negócio, ocupando o primeiro lugar no ranking de franqueadoras brasileiras.

 Atualmente, a empresa conta com mais de 3.600 unidades espalhadas no país e um catálogo com mais de 850 itens.

Continua após a publicidade

Cacau Show

A Cacau Show foi aberta, oficialmente, no ano de 2001. Porém, o projeto que serviu de base para a empresa começou a ser construído em 1988, pelo seu proprietário, Alexandre Tadeu da Costa, que fazia doces e chocolates por encomenda e os vendia de porta em porta.

A empresa entrou no modelo de franquias pouco tempo depois de abrir a sua primeira loja e, após seu primeiro ano de mercado, já contava com 18 unidades franqueadas.

Atualmente, a franchising é a segunda maior do Brasil, com mais de 2,8 mil unidades, sendo uma das melhores franquias do país. E, segundo Alexandre, a ideia é crescer ainda mais, expandindo a marca para o mercado internacional.

Spoleto

A Spoleto começou a sua história em 1992, por meio da sociedade entre os amigos Eduardo Ourivio e Mário Chady. Inicialmente, a proposta da empresa era diferente da que conhecemos hoje, já que a primeira loja se chamava “Guilhermina Café”.

Continua após a publicidade

Com o sucesso da unidade, eles se deram conta de que a demanda de pessoas que não tinham tempo de comer em casa ou de preparar a refeição, era muito grande. Então, resolveram investir nesse nicho, criando um conceito inovador, no qual o próprio cliente “cria suas receitas”.

Isso fez com que a empresa conquistasse muitos clientes fiéis em pouco tempo, levando a marca a investir no sistema de franchising e se tornar uma das melhores franquias do Brasil. Atualmente, o Spoleto conta com 311 unidades, sendo 283 em território nacional e 28 no exterior.

Chilli Beans

A Chilli Beans surgiu no final da década de 1990, por meio do proprietário Caito Maia, que viu nos óculos escuros uma possibilidade de entregar estilo, qualidade e conforto aos seus usuários. 

Com seus modelos descolados, atendimento diferenciado e inovação na estratégia de vendas deste produto, a loja logo começou a fazer sucesso e, em 2001, entrou para o modelo de franquias, expandindo mais ainda a marca.

Continua após a publicidade

Hoje, a Chilli Beans é uma das melhores franquias do país, que conta com mais de 800 unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. 

Além disso,a marca pretende expandir ainda mais nos próximos anos, entrando de vez no setor de óticas e oferecendo óculos de grau para seus clientes.

Hering Store

A Hering Store é uma marca de vestuário que faz parte da Cia. Hering, fundada em 1880, pelos irmãos alemães Bruno e Hermann Hering, em Blumenau (SC). E, mesmo com as adversidades da época, como falta de matéria prima ou condições ideais para produção, eles conseguiram obter sucesso.

Essa determinação foi passada de geração em geração, até que, em 1997, a marca entrou no modelo de franchising para deslanchar de vez no mercado, se tornando uma das melhores franquias dentro do setor de vestuário brasileiro.

Continua após a publicidade

Atualmente, a marca conta com mais de 650 unidades no Brasil e 17 na América Latina. E o planejamento da empresa é crescer ainda mais no mercado, com a criação de um segmento voltado ao público infantil.

Emagrecentro

Há 36 anos no mercado, a Emagrecentro é referência no segmento estético no Brasil. Fundada pelo médico Edson Ramuth, a empresa já esteve por 8 vezes entre as Franquias 5 Estrelas da PEGN.

Além dessas premiações, a rede também já foi contemplada 10 vezes pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de Excelência em Franchising, e ainda foi vencedora do Prêmio de Melhor Franquia do Mundo na Área de Serviços, em 2013.

A marca se filiou à ABF em 1994 e, hoje, conta com mais de 230 franqueados no país, além de 3 unidades nos Estados Unidos que, somadas, já atenderam mais de 3 milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

China in Box

Apesar de ter sido inaugurada em 1992, a ideia da China in Box já estava nos planos de seu proprietário, Robinson Shiba, desde 1987. 

Na época, ele estava em uma viagem nos Estados Unidos e percebeu como era grande a demanda de pessoas que pediam comida chinesa para receber em casa, nas famosas caixinhas de papel.

Assim, ele trouxe essa ideia para o Brasil e resolveu investir na sua loja, que era voltada exclusivamente ao delivery, utilizando moldes parecidos com o que havia aprendido no exterior.

O sucesso não demorou a vir e, alguns anos depois, a marca se juntou à ABF e entrou de vez no modelo de franquias. Atualmente, a rede é a maior empresa de delivery de comida chinesa da América Latina, possuindo mais de 150 franqueados no Brasil.

Continua após a publicidade

CNA

O CNA está entre as maiores escolas de idiomas do país e foi premiado, em 2020, com o Prêmio Franqueador do Ano, pela ABF, com uma incrível marca de 90% de aprovação entre os franqueados.

A instituição foi fundada em 2002, por Luiz Gama, inicialmente com intuito de levar educação às crianças da zona sul de São Paulo, entre 4 e 6 anos de idade. 

Com uma metodologia de ensino moderna e didática, a marca logo ganhou mercado e entrou para o sistema de franchising, se tornando uma das melhores franquias do país.

A rede já conta com mais de 650 unidades espalhadas pelo Brasil e seu principal foco é entregar um serviço de qualidade, para se manter como um negócio rentável para a marca e para os franqueados.

Continua após a publicidade

Bob’s

O Bob’s foi fundado em 1952, em Copacabana e, hoje, é consolidado no segmento alimentício como uma das melhores franquias do país. 

Os principais diferenciais da loja foram  a criatividade e o pioneirismo, lançando os famosos hambúrgueres, sundaes, milk-shakes e hot-dogs no Brasil. A inovação fez tanto sucesso que, rapidamente, a loja alcançou um crescimento exponencial.

A marca entrou para o sistema de franquias em 1984, oferecendo diversos modelos de negócio que se adequam ao potencial de consumo de cada região e conseguindo, rapidamente, inaugurar diversas unidades.

Hoje, a rede conta com mais de 1.000 unidades franqueadas no país e está presente em todas as capitais brasileiras.

Continua após a publicidade

Acquazero

Apesar de fazer parte do modelo de franchising há poucos anos, a Acquazero está em ascensão e já é uma das melhores franquias atualmente, sendo a maior rede do mundo no segmento de limpeza ecológica.

A empresa foi fundada em 2009 e o principal diferencial, que atrai tantos franqueados, é a proposta de uma margem de lucro de até 70%, retorno financeiro rápido, de 3 a 24 meses, e é uma opção com baixo investimento, com um custo inicial de menos de R$20 mil para abrir uma unidade.

Com isso, a marca foi a que mais cresceu em 2020 no país (153%) e, atualmente, já conta com mais de 1.400 franqueados no Brasil e no exterior.

Franquias do Ano (2021)

A categoria de Franquias do Ano é uma das premiações mais importantes do evento e contempla as redes que tiveram mais destaque e crescimento no país. Nesta edição, duas marcas foram premiadas: Re/Max e Sorridents.

Continua após a publicidade

Confira na tabela a seguir, as principais informações sobre as duas melhores franquias de 2021!

Nome da marcaSetorInvestimento inicialFaturamento médio mensalPrazo de retorno financeiroNota no Reclame AquiInformações adicionais
SorridentsOdontologiaR$ 400 milR$150 milde 24 a 36 meses5.7Franquia Sorridents
Re/Max BrasilImobiliárioR$ 120 milR$120 milde 18 a 24 meses6.0Franquia Re/Max

Sorridents

A Sorridents foi fundada em 1995 e, atualmente, é a franquia do segmento odontológico mais premiada do país, tendo conquistado o prêmio de Melhor Franquia do Brasil por 9 vezes.

Este setor é considerado um dos mais rentáveis no modelo de franquias e uma excelente oportunidade de negócio para os franqueados, com uma ótima média de faturamento mensal.

O principal diferencial da rede é oferecer tratamentos modernos, conforto e qualidade de atendimento aos clientes, com preços acessíveis, possibilitando que todas as classes possam usufruir de seus benefícios. 

Continua após a publicidade

Com esse modelo de negócio, rapidamente a empresa ganhou destaque e se tornou uma das melhores franquias do Brasil, com mais de 360 unidades e mais de 4,5 milhões de clientes.

Re/Max Brasil

A Re/Max é uma das melhores franquias do mundo e líder no segmento imobiliário com este modelo de negócio. A empresa foi fundada em Denver (EUA), em 1973, e veio para o Brasil em 2009, ganhando destaque no mercado rapidamente.

Os pilares da marca para obter sucesso de maneira tão eficiente, segundo a empresa, são baseados em “três máximos”: máximo serviço ao cliente, comissão ao corretor e lucro para o franqueado.

Com isso, a rede conseguiu um crescimento exponencial e, atualmente, conta com mais de 8.600 franquias espalhadas pelo mundo, com mais de 550 instaladas no Brasil.

Continua após a publicidade

Melhor Microfranquia (2021) – A Melhor Franquia Barata

A principal característica de uma microfranquia é o baixo investimento inicial exigido para adquirir uma unidade. Por meio desse modelo, é possível abrir uma loja com R$20 mil ou até menos, já que há franquias com custos iniciais de R$ 5 mil.

Este modelo é bastante eficiente para quem ainda não tem um grande poder de investimento e deseja inaugurar uma unidade em cidades pequenas, com poucos habitantes ou ainda uma franquia online, sem a necessidade de abrir uma loja ou escritório físico.

A seguir, veja na tabela as principais informações sobre a rede Maria Brasileira, franquia vencedora do Prêmio Melhor Microfranquia do ano!

Nome da marcaSetorInvestimento inicialFaturamento médio mensalPrazo de retorno financeiroNota no Reclame AquiInformações adicionais
Maria BrasileiraLimpezaR$39,6 milR$50 milde 12 a 15 meses7.3Franquia Maria Brasileira

Maria Brasileira

A marca Maria Brasileira é uma das melhores franquias do Brasil e a maior do setor de limpeza residencial na América Latina. Ela surgiu em 2012 e com apenas um ano já estava atuando dentro do modelo de franchising, conquistando rápida ascensão no mercado.

Continua após a publicidade

Seu destaque fica por conta do pioneirismo e inovação, sendo especialista em multisserviço e oferecendo limpeza residencial, empresarial, sanitização, limpeza pós-obra, entre diversas outras modalidades.

A rede, hoje, já possui mais de 370 franqueados e só no ano de 2020, período de maior crescimento, inaugurou mais de 90 lojas pelo país. 

Investir em uma franquia vale a pena?

Investir em um modelo de franquia pode ser uma boa alternativa, principalmente, para quem ainda não tem o know-how necessário dentro do segmento que deseja atuar. Mas, não é todo mundo que se adapta a esse modelo de negócio.

Por isso, listamos para você algumas vantagens e desvantagens de investir no sistema de franquias. Veja a seguir!

Continua após a publicidade

Vantagens

 No sistema de franchising, o franqueador é quem fica responsável por passar todo o conhecimento necessário para o franqueado.

O franqueador também deve deixar o franqueado à par de todos os processos e padrões de qualidade da marca, para que você possa gerenciar a unidade de acordo com as diretrizes da rede.

Outro ponto positivo do modelo de franquias é que o franqueado passará a fazer parte de um grupo já estabelecido no mercado, e com a assessoria de pessoas experientes no segmento escolhido, o que facilita mais ainda o crescimento na área que deseja atuar.

Além desses fatores, existem outras vantagens em fazer parte desse modelo de negócio, tais como:

Continua após a publicidade

  • proximidade com bons fornecedores de produtos, serviços ou equipamentos;
  • auxílio na criação das estratégias de marketing para impulsionar a marca;
  • oportunidade de atuar unicamente como gestor da unidade, já que você contará com o comprometimento do franqueador em outras áreas da empresa;
  • contato com pessoas experientes na área de atuação, podendo absorver o máximo de conhecimento possível;
  • possibilidade de empreender com pouco dinheiro;
  • oportunidade de obter um retorno rápido do investimento realizado.

Desvantagens

Porém, antes de definir se investir em uma franquia vale ou não a pena, é preciso considerar alguns pontos que podem acabar se tornando uma desvantagem, dependendo de como os processos forem conduzidos.

Ao fazer parte de um sistema de franchising, o franqueado acaba tendo menos liberdade na hora das tomadas de decisões, já que ele deve seguir as diretrizes do franqueador e seguir os padrões estipulados por eles.

Outro ponto negativo é a dependência da sua unidade em operar por meio dos sistemas criados pela empresa franqueadora. 

Assim, quando algo fica fora do ar ou ocorre alguma outra falha, o franqueado nada poderá fazer para resolver o problema, pois todo o suporte é feito pelo franqueador.

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe tudo sobre as melhores franquias do mercado e as vantagens em fazer parte desse modelo de negócio, basta avaliar se vale a pena investir seu dinheiro em uma unidade. 

Caso a resposta seja positiva, escolha o segmento e a rede que atenda às suas exigências e entre em contato com a marca para selar a parceria.

E aí, gostou do conteúdo? Se ainda ficou alguma dúvida ou se você tiver alguma informação a acrescentar, deixe seu comentário aqui embaixo para que possamos interagir!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.