Considerado uma referência em delivery online na América Latina, o iFood é uma plataforma de entrega de refeições que conecta clientes, empreendedores e entregadores de maneira simples e prática. Por isso, não é atoa que muitas pessoas buscam saber como vender no iFood.
Mas antes de dominar o segmento online e se tornar esse gigante, o iFood começou suas atividades em 2011, como Disk Cook — um guia (impresso) de cardápios que, por meio de uma central de telefone, o cliente ligava e solicitava os seus pedidos.
Mesmo fora do mundo digital, a proposta de negócio teve boa aceitação por parte do público. Prova disso, é que a média de entregas durante esse período foi de 12 mil por mês.
A Disk Cook cresceu, virou iFood e foi adquirida pelo Grupo Mobile. Desse modo, atualmente a plataforma oferece, além de refeições, soluções de mercado, farmácia e pets. Além disso, investiu em novos modelos de negócios como fintech, vale-refeição e alimentação.
Com mais de 50 milhões de consumidores e 200 mil entregadores ativos, a plataforma tornou- se uma ferramenta poderosa para divulgar os produtos de pequenas e médias empresas.
Portanto, se você quer saber como divulgar os produtos da sua empresa no iFood e potencializar as suas vendas, basta seguir com a leitura deste conteúdo.
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Guia de como vender no iFood: como funciona o cadastro?
Antes de tudo, o primeiro passo para começar a vender no iFood é cadastrar o seu restaurante na plataforma. O processo é bem simples e pode ser concluído em poucos minutos. Veja só!
1. Baixe o aplicativo do iFood para parceiros
Para permitir que os empreendedores consigam gerenciar as operações do restaurante em tempo real e com mais eficiência, o iFood criou um aplicativo exclusivo para os estabelecimentos parceiros. Por meio desse app, é possível definir horário de funcionamento, organizar o feed, acompanhar as avaliações e elaborar o cardápio.
Além disso, permite que o gestor monitore o andamento de cada pedido e acompanhe o desempenho da loja de forma geral. Então, para começar a vender no iFood é essencial instalar o aplicativo iFood para Parceiros no seu dispositivo móvel.
2. Faça seu cadastro no app
Após instalar o aplicativo, será necessário fazer o cadastro. Nessa etapa, é preciso informar seus dados pessoais, como nome, e-mail e celular. Isso porque serão o meio de contato entre você e o iFood. Por esse motivo, tenha o cuidado de apresentar um e-mail e contato válidos
3. Informe e preencha sua documentação
Além dos dados pessoais, é preciso informar os dados da empresa, como o CNPJ. Quem é MEI pode abrir uma conta e concluir o cadastro. No entanto, empreendedores informais que atuam como pessoa física não conseguem concluir o cadastro, já que o iFood não possibilita a venda utilizando apenas o CPF.
4. Escolha um plano iFood
O próximo passo consiste em escolher o melhor plano do iFood para o seu negócio. Nesse caso, a plataforma disponibiliza dois planos:
- Plano Básico: o restante é responsável por realizar as entregas e contratar seus próprios entregadores;
- Plano Entrega: os entregadores parceiros realizam as entregas e o iFood gerencia a ferramenta utilizada.
É importante mencionar, que você pode trocar de plano sempre que quiser. No entanto, não são em todas as regiões que o Plano Entrega está disponível. Ok?
5. Informe os dados da sua conta bancária
Para receber o pagamento de suas vendas é necessário informar os dados de uma conta bancária. Em tal caso, é ideal cadastrar uma conta que não seja de uso pessoal. Assim, fica mais fácil calcular as despesas e os lucros do seu negócio.
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6. Assine o contrato com o iFood
Por fim, aguarde por alguns minutos o iFood validar os dados enviados e assine o controle com a plataforma.
Passo a passo de como vender no iFood: montando sua loja!
Após concluir o cadastro chegou a hora de montar a sua loja. Tenha em mente que uma boa apresentação é crucial para conseguir atrair a atenção do cliente e agregar valor a sua marca. Então, para ajudar você a montar sua loja virtual de maneira que fique atraente aos olhos do consumidor, preparamos um passo a passo completo. Veja só!
1. Faça um perfil bonito e atrativo para sua loja!
Quais são as chances de você comprar um produto em uma loja que não utiliza imagens reais e não descreve os detalhes do que vende? São mínimas, não é mesmo?
Como mencionamos, no iFood há milhares de empreendedores ativos divulgando os seus próprios produtos. Então, quando o cliente não sente confiança em um anúncio facilmente passa para o próximo.
Diante disso, para que você não perca a oportunidade de fazer uma venda é muito importante que o perfil da sua loja esteja bem apresentável. Nesse caso, tenha o cuidado de inserir imagens reais e bem elaboradas no perfil, nos banners e na logo da empresa.
Tenha em mente, que por se tratar de refeições, os consumidores tendem a ser mais exigentes em relação a imagem do produto. Por esse motivo, mantenha o perfil da sua loja sempre atualizado e bem apresentável. Além disso, faça uma pequena apresentação da sua empresa e defina o valor mínimo de compra dos produtos.
3. Construa o cardápio do seu negócio no iFood
Essa etapa pode demandar um pouco mais de tempo, mas quando bem feita faz toda a diferença. Afinal de contas, o cardápio é a vitrine virtual dos seus produtos, logo, é necessário que a apresentação dos pratos seja capaz de aguçar o paladar e despertar o interesse do cliente. Então, para garantir que seu cardápio seja atraente vale a pena seguir algumas dicas.
Organize o seu cardápio por categoria
No topo, insira as promoções e os combos mais atraentes, em seguida, os pratos principais obedecendo a ordem de mais vendidos, depois as sobremesas e, por último, as bebidas.
Faça a descrição de cada prato
Para garantir que o cardápio fique completo, descreva os ingredientes do prato, informe o tamanho da porção e a quantidade de pessoas que serve.
Disponibilize complementos, se possível
Dependendo do que você comercializa na plataforma, é interessante permitir que o cliente tenha a opção de adicionar mais ingredientes extras ao prato ou fazer algum tipo de alteração.
Esteja atento a disponibilidade do prato
Por meio do aplicativo iFood para parceiros, é possível gerenciar todas as operações de entrega da sua loja. Assim, evita o constrangimento de disponibilizar um prato que não está disponível na sua cozinha.
Tire boas fotos
Para garantir que o cardápio seja atraente é muito importante que as imagens inseridas sejam reais e criativas. Isso porque uma boa imagem é responsável por fazer a propaganda dos seus produtos. Logo, influencia diretamente na decisão de compra do cliente.
4. Organize a logística das entregas
Garantir que as entregas sejam feitas em menos tempo é uma forma de cativar o cliente e incentivá-lo a retornar para fazer novos pedidos. Diante disso, fica evidente que ter uma logística de entrega bem estruturada é fundamental para aumentar a satisfação do seu público.
Entendendo a importância de ter uma boa gestão de entrega, o iFood permite que seus parceiros escolham entre ser responsáveis por fazer as entregas ou entregar essa responsabilidade para a plataforma. Então, veja só como funciona cada opção.
Entrega própria
Como o próprio nome dá a entender, na entrega própria, o restaurante é responsável por realizar as entregas. Nesse caso, o gestor costuma ter uma equipe de entregadores que realizam as entregas de pedidos feitos pelo app do iFood ou por outro meio disponível.
Entrega fácil
Já a opção de entrega fácil, permite que o restaurante conte com entregadores cadastrados no iFood para concluir suas entregas. Além de atender os pedidos feitos pelo app do iFood, a modalidade também permite que o empreendedor solicite os serviços de entrega para enviar pedidos feitos por outros canais de venda, como site, redes sociais e Cardápio Digital.
Em tal caso, basta solicitar os serviços do entregador, para que o profissional vá até sua loja. Sendo assim, a modalidade pode ser gerenciada por meio do Gestor de Pedidos iFood. No entanto, se você utiliza outro sistema de gerenciamento, o iFood oferece uma API para integrar à sua plataforma de venda.
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Quais são os planos e taxas do iFood para parceiros?
Diante da visibilidade que a plataforma oferece, muitos empreendedores vêem nela a oportunidade perfeita para tornar seu produto conhecido e expandir o alcance da marca. Então, diante de tantas vantagens, é comum que empreender que ainda não é cadastrado faça o seguinte questionamento: “vender produtos pelo iFood é de graça?”
Bom, a resposta é não. Isso porque o iFood cobra uma taxa de comissão em cima da quantidade de vendas realizadas. Veja só os valores e as observações.
Plano Básico
No Plano Básico, o restaurante é responsável por realizar as entregas. Sendo assim, quando o estabelecimento realiza mais de 30 pedidos no mês, é cobrado uma comissão de 12% sobre o valor dos pedidos. Além disso, nos pedidos em que o pagamento é feito via iFood, o empreendedor paga uma taxa de 3,2%. Nos casos em que o rendimento mensal das vendas é maior que R$ 1.800,00, o iFood cobra uma mensalidade de R$ 100,00.
Plano Entrega
Ao optar pelo Plano Entrega, os pedidos são entregues pelos entregadores parceiros do iFood. Em tal caso, é cobrado uma comissão de 23% sobre o valor dos pedidos, caso o estabelecimento faça mais de 30 entregas no mês.
Além disso, pagamentos feitos via iFood tem uma taxa de 3,2%. E nos casos em que o faturamento mensal da empresa é superior a R$ 1.800,00, o iFood cobra uma mensalidade de R$ 130,00. Vale ressaltar que os planos oferecidos não requerem tempo de fidelidade e, por esse motivo, podem ser cancelados a qualquer momento.
Vantagens de desvantagens de vender no iFood
Para saber se vale a pena vender no iFood é preciso considerar as vantagens e desvantagens de anunciar seus produtos na plataforma. Então, confira quais são os prós e os contras de levar sua loja para o iFood.
Vantagens de como vender no iFood
Prós
2. Otimiza a gestão das entregas
3. Facilita a comunicação com o cliente
4. Programa de benefícios Vantagens do Chef
A primeira vantagem, sem dúvidas, é o aumento da visibilidade. Como mencionamos, o iFood se tornou a maior plataforma de delivery da América Latina. Isso significa que estar presente na plataforma é expor seus produtos para milhares de consumidores diariamente.
Se a sua empresa é nova no mercado, contar com essa exposição faz toda a diferença, pois contribui com a divulgação da marca e permite alcançar um maior número de clientes. E o melhor é que você pode conciliar as vendas no iFood com outros canais de divulgação, como as redes sociais.
Ao criar boas estratégias de marketing, é possível elevar os lucros da empresa e consolidar a sua marca no mercado. Além do mais, o gerenciamento simplificado do aplicativo pode ser visto como um ponto positivo, já que otimiza a gestão das entregas e facilita a comunicação com o cliente.
Outro ponto bem positivo de vender no iFood, é permitir que os clientes tenham acesso a diferentes formas de pagamento. Esse recurso facilita a conclusão das vendas e aumenta a satisfação do cliente. E para incentivar ainda mais o crescimento do seu negócio, o iFood disponibiliza um programa exclusivo para empreendedores parceiros — o Vantagens do Chef.
Por meio desse programa, o estabelecimento parceiro tem acesso a mais vantagens e benefícios exclusivos. Ao participar do clube de benefícios do iFood, você pode receber cupons de descontos para economizar nos custos com energia, internet, água, marketing digital entre outras despesas fixas. Bom demais, não é mesmo?
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Desvantagens de como vender no iFood
Contras
2. Comissões elevadas
Mas e quanto às desvantagens, há pontos negativos em vender no iFood? De certa forma, sim. Mas a partir do momento que você fica ciente desses pontos, fica mais fácil elaborar estratégias mais precisas que geram resultados reais.
Sendo assim, o primeiro ponto negativo é a concorrência elevada. Assim como você, há vários outros empreendedores querendo conquistar o próprio espaço e expandir o alcance da marca.
Então, para vencer a concorrência é necessário entender que ela existe, seguir as dicas mencionadas aqui e, sobretudo, elaborar boas estratégias para atrair o seu cliente.
Outro ponto negativo, é a cobrança de uma comissão alta que, em alguns casos, compromete a margem de lucros da empresa. Nesse caso, uma maneira de aliviar a “perda” é não depender totalmente do iFood para vender os seus produtos.
Sendo assim, você pode criar seu próprio site de delivery ou fazer uso de outras fontes de captação de clientes, como as redes sociais.
Tenha em mente que a dependência exclusiva do iFood pode não ser tão vantajosa a longo prazo. Então, a melhor maneira de garantir o crescimento constante do seu negócio é ampliar os meios de contato com o público e explorar outras alternativas de entrega.
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Vale a pena vender na iFood?
Apesar de existirem alguns pontos negativos em vender no iFood, ainda sim a possibilidade de expor os seus produtos para milhares de clientes diariamente continua sendo uma boa estratégia de divulgação, principalmente, se o seu empreendimento é pouco conhecido no mercado.
Além do mais, a plataforma oferece recursos interessantes para você gerenciar melhor a sua loja e garantir a satisfação dos seus clientes. Baseado nesses motivos, vale a pena vender no iFood.
Como ter sucesso e lucros vendendo no iFood?
Para se destacar da concorrência e obter sucesso com as vendas no iFood é muito importante que você se atente à qualidade dos seus produtos, pois de nada adianta realizar uma venda e perder a chance de fidelizar o cliente. Nesse caso, para melhorar os seus serviços esteja sempre atento às reclamações e aos feedbacks feitos.
Outra sugestão bem interessante, é não depender somente das promoções feitas pelo iFood. Se você quer atrair os seus clientes, mantenha uma rotina de promoções e divulgue nas suas redes sociais. Aliás, estar presente nas redes sociais é uma forma eficiente de se aproximar do seu público e estreitar o relacionamento com o cliente.
Como vender no iFood: conclusão
Não há dúvidas de que o delivery está em alta e, por esse motivo, é vantajoso para a sua empresa estar presente na maior plataforma de vendas por delivery do país. No entanto, mais importante do que marcar presença é saber como utilizar os recursos disponíveis a favor da sua empresa.
Nesse caso, utilize a estrutura e visibilidade do iFood para atrair o seu público tendo já em mente uma estratégia para direcioná-lo para fazer os próximos pedidos diretamente na sua loja. Assim, você faz do iFood uma ferramenta de marketing para atrair novos clientes e divulgar a sua marca.
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Perguntas Frequentes (FAQ)
- Qual o custo para vender pelo iFood?
Ao aderir o Plano Básico, o empreendedor tem os seguintes custos:
– 12% de comissão, caso a quantidade de pedidos por mês seja maior que 30;
– 3.2% de taxa para pagamentos via;
– mensalidade de R$100,00/mês para faturamento acima de R$ 1.800,00/mês.
Já no Plano Entrega:
– 23% de comissão, caso a quantidade de pedidos por mês seja maior que 30;
– 3.2% de taxa para pagamentos via;
mensalidade de R$130,00/mês para faturamento acima de R$ 1.800,00/mês. - É preciso ter CNPJ para vender no iFood?
Sim, pois o iFood não permite vendas somente com o CPF.
- Como vender no iFood e ter lucro?
Para vender bem no iFood e ter lucro é importante garantir que sua loja esteja bem configurada e que seu cardápio esteja apresentável e atrativo.