Conheça as soluções, produtos e serviços da Caixa PJ e saiba se vale a pena contratar!

Analisamos as soluções, produtos e serviços da Caixa PJ e elencamos as principais informações sobre essa alternativa. Veja as tarifas, como funciona e como abrir a sua conta!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Já conhecida por suas soluções para empreendedores, a Caixa Econômica Federal também investiu na Caixa PJ, sua conta corrente voltada para pessoas jurídicas.

A modalidade é fundamental para quem deseja iniciar o próprio negócio ou já administra uma empresa e precisa de mais comodidade e facilidade para organizar as finanças.

Continua após a publicidade

Além dos benefícios que a conta jurídica oferece para empreendedores, a instituição também se destaca pelos diferenciais que acompanham a categoria.

No entanto, para aproveitar todos os serviços do banco com maior confiança e tranquilidade, vale a pena conhecer mais sobre cada recurso e como eles funcionam.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial sobre a Caixa PJ, para te ajudar a analisar se a modalidade combina com o seu perfil e se compensa abrir uma conta.

Acompanhe a leitura e veja todos os detalhes!

Como funciona a conta da Caixa PJ?

A Caixa PJ é uma conta corrente voltada para pessoas jurídicas, oferecida pela Caixa Econômica Federal, uma das instituições financeiras mais tradicionais do país.

Com mais de 150 anos de atuação, o banco é conhecido por suas soluções facilitadas para diversos grupos, agora incluindo também os empreendedores, e todas as pessoas que possuem um CNPJ ativo.

Assim, ao abrir uma conta Caixa PJ, o titular poderá aproveitar uma série de serviços exclusivos voltados para gestores de empresas, com facilidades como:

Continua após a publicidade

  • empréstimos e financiamentos empresariais;
  • plataformas de pagamento;
  • aplicativo de gerenciamento de recebíveis;
  • convênios especiais;
  • investimentos.

Além disso, a Caixa também é conhecida por seus serviços prestados ao governo, como recolhimento de FGTS e INSS.

Dessa forma, empreendedores que utilizam uma conta jurídica na instituição também podem usar ferramentas especiais voltadas para esse segmento.

Ainda, uma das principais diferenças entre uma conta corrente para pessoa física e para pessoa jurídica são as taxas de operações, que são diferenciadas, e a Caixa PJ atende a esse requisito, com pacotes especiais de serviços.

Inclusive, para abranger o maior número de empreendedores possíveis, e atender à diferentes demandas, a instituição oferece cinco modalidades de contas:

Continua após a publicidade

  • Conta PJ Caixa Executiva;
  • Clássica;
  • Super;
  • Master;
  • Premium. 

Cada uma possui diferentes mensalidades e outras tarifas, e possibilita o acesso à diversos produtos Caixa PJ.

Quais os produtos e serviços da Caixa PJ?

Para empreendedores que estão analisando opções de conta jurídica, é fundamental avaliar quais os produtos e serviços disponibilizados pela instituição.

Afinal, são esses os diferenciais que permitirão uma administração financeira mais eficiente, além de ofertar soluções que sejam atrativas para o dono do negócio.

Por isso, confira alguns dos principais produtos da Caixa PJ e seus detalhes:

Crédito

A Caixa é uma instituição conhecida por suas ofertas de crédito ao consumidor, e esse produto também está disponível para pessoas jurídicas.

Continua após a publicidade

No entanto,o empréstimo da Caixa conta com serviços diferenciados, que podem atender às distintas demandas de cada empresa. 

Além disso, clientes jurídicos do banco também podem acessar esses produtos com muito mais facilidade, com alternativas que podem ajudar o negócio a crescer e diversificar seus investimentos.

A modalidade Caixa PJ não apenas oferece seus próprios serviços de crédito ao empreendedor, como também disponibiliza parcerias com outros órgãos, que também tornam a contratação mais prática.

Por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possui soluções para empresas, como o cartão para MEI, ou a FUNGETUR, uma linha especial para setores de turismo.

Continua após a publicidade

Entre os principais produtos de crédito da Caixa PJ, destacam-se:

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma modalidade que permite que o empreendedor adiante valores de vendas parceladas.

Assim, mesmo que o cliente faça o pagamento dividido, ele terá acesso ao dinheiro de maneira integral, sem precisar esperar pelo recebimento ao longo dos meses.

Essa solução é interessante para quem precisa de capital com maior urgência, e também para manter o fluxo de caixa equilibrado.

Capital de Giro

Enquanto isso, a linha de capital de Giro da Caixa PJ permite o empréstimo de valores com taxas especiais para complementar o orçamento da empresa.

Continua após a publicidade

Desse modo, é possível garantir o funcionamento da produção por mais tempo, para se recuperar de imprevistos ou momentos de dificuldade.

Além disso, é importante ter um capital de giro adequado para manter o negócio em movimento, a instituição oferece soluções diferenciadas para clientes jurídicos que precisam de recursos extras para esse objetivo.

Financiamentos

Os financiamentos empresariais são soluções voltadas para o investimento em áreas diversas da empresa, possibilitando seu crescimento e expansão.

Com a Caixa, é possível contratar financiamentos para adquirir materiais e novos centros de produção, além de imóveis e automóveis, por exemplo.

Continua após a publicidade

As tarifas costumam ser mais baixas do que a média do mercado, permitindo que o empreendedor possa investir na empresa sem se comprometer com o crédito.

Além disso, existem várias modalidades disponíveis pela conta jurídica Caixa, para cada área e setor.

Microcrédito

A linha de microcrédito é um produto Caixa PJ especial para pequenos empreendedores, geralmente que faturam até R$200 mil ao ano.

Essa modalidade costuma ter dificuldade para acessar soluções de crédito no mercado, por ser de pequeno porte ou não possuir as garantias necessárias.

Continua após a publicidade

Desse modo, a Caixa facilita a contratação de crédito diferenciado para esse grupo, incentivando o desenvolvimento desses negócios e fazendo com que a economia se movimente entre os microempreendedores.

Ainda, é uma forma de atrair novos profissionais que desejam abrir a própria empresa, com crédito acessível para investimentos diversos.


Confira como conseguir uma linha de crédito para MEI e qual a melhor opção


Cartão empresarial

Por fim, outra solução de crédito interessante para o empreendedor é o cartão empresarial, que acompanha a conta corrente Caixa PJ.

Trata-se de um cartão de crédito empresarial com limite expandido, voltado para atender as necessidades do negócio e facilitar a aquisição de materiais e outros recursos.

Continua após a publicidade

Além disso, também existe a possibilidade de parcelamentos estendidos, que oferecem mais tempo para que o empreendedor possa programar e organizar suas finanças.

Assim, além de produtos de crédito para investimentos, também existem soluções que podem ser úteis no dia a dia, com as facilidades dos cartões convencionais, mas adaptados para empreendedores.

Pagamentos

A linha de produtos e serviços de Pagamentos da Caixa PJ também se destaca no mercado.

Uma vez que a instituição é responsável por uma série de operações em parceria com o governo, ela também oferece facilidades para empreendedores administrarem seus funcionários e esses recolhimentos.

Continua após a publicidade

Além de plataformas especiais voltadas para os colaboradores, a instituição também conta com serviços que tornam o pagamento de contas mais prático para a empresa.

Conheça algumas dessas soluções:

Folha de pagamentos

A Folha Caixa WEB é uma plataforma que possibilita o agendamento e controle da folha de pagamento dos funcionários diretamente pelo Internet Banking.

Dessa forma, o empreendedor poderá administrar o salário e outros benefícios dos colaboradores pela conta jurídica, de maneira prática e acessível.

O sistema conta com interface acessível e simples de usar, permitindo que o contratante tenha autonomia para gerenciar esses custos com funcionários com mais facilidade.

Continua após a publicidade

Pagamento de FGTS

O mesmo ocorre com o pagamento de FGTS e INSS, recolhimentos obrigatórios do funcionário, mas de responsabilidade do empregador.

Além de gerenciar a empresa, é fundamental que o titular acompanhe essas questões trabalhistas, para evitar complicações no futuro, seja com os colaboradores, ou com o Governo.

Por isso, a Caixa PJ também disponibiliza uma plataforma de recolhimento fácil de administrar, como a Folha Caixa WEB.

Ela permite o pagamento de FGTS de maneira organizada e eficiente, contabilizando todas as operações para auxiliar no controle fiscal da empresa.

Continua após a publicidade

Pagamento de fornecedores

Ainda, a Caixa PJ também disponibiliza soluções de pagamento de fornecedores, uma das operações mais importantes de qualquer empresa.

Além da linha de crédito e empréstimos para essa finalidade, a instituição também elaborou um sistema de gestão automatizado, que controla os pagamentos aos fornecedores de modo mais prático.

Essa plataforma não apenas acompanha e agenda o envio dos recursos, como também emite notas e faz o gerenciamento de diferentes formas de pagamento, com agilidade e segurança.

Cartão vale alimentação e vale cultura

Um dos diferenciais dos produtos de pagamento da Caixa PJ é a possibilidade de firmar convênio com cartão vale alimentação e vale cultura para os funcionários.

Continua após a publicidade

Toda a emissão e monitoramento desses benefícios ocorre pela plataforma do banco, voltada especialmente para essa área.

Ainda, o envio dos recursos e pagamento mensal também pode ser agendado pelo sistema especializado.

Esse é um benefício que pode ajudar os colaboradores, além de profissionalizar, ainda mais, as atividades da empresa, de maneira prática e segura.

Os cartões também contam com convênio e bandeiras aceitas em milhões de estabelecimentos.

Pagamento Eletrônico Caixa (PEC)

O Pagamento Eletrônico Caixa (PEC) é um sistema online de controle dos recebimentos da empresa.

Continua após a publicidade

Ou seja, os pagamentos feitos para o seu negócio, seja de clientes ou de outras negociações.

Dessa forma, é possível ter um controle ainda mais eficiente das receitas do empreendimento, evitando confusões e perda de dados no processo.

A plataforma reúne todos os recebimentos registrados, além de gerenciar pagamentos feitos por contas conveniadas.

Isso otimiza o saldo e automatiza processos burocráticos, aumentando também a segurança deles.


As 7 melhores opções de seguro empresarial para pequenos negócios


Quais as tarifas da conta PJ Caixa?

Depois de conhecer mais sobre os produtos e serviços da Caixa PJ, é fundamental conferir também as tarifas que a modalidade pode cobrar.

Continua após a publicidade

Isso permite que o empreendedor faça uma análise completa do pacote, e avalie se a conta realmente pode atender às suas necessidades.

Veja algumas das principais taxas e cobranças que a Conta Caixa PJ pode apresentar, com base na sua tabela de tarifas

No entanto, é importante ressaltar que essas taxas podem sofrer alterações no futuro.

Mensalidade

A começar pela mensalidade, trata-se da tarifa básica que mantém a conta corrente PJ ativa, além de possibilitar o acesso aos vários produtos citados.

Uma vez que a instituição disponibiliza cinco modalidades distintas, cada uma possui um valor de mensalidade diferente:

Continua após a publicidade

  • Executiva: R$220,05;
  • Clássica: R$507,10;
  • Super: R$895,84;
  • Master: R$1.699,79;
  • Premium: R$2.276,04.

Essas mensalidades contemplam o pacote completo de serviços que a Caixa PJ oferece, de modo que o empreendedor pode personalizar sua cesta e pagar valores diferenciados.

Cadastro, renovação e manutenção

Durante o processo de abertura de conta, é necessário pagar uma taxa de R$36,50 pelo cadastro, e, posteriormente, R$36,50 para renovação anual.

Essa taxa permite que o empreendedor continue com sua conta e seu cadastro ativos no sistema.

Enquanto isso, também existe a taxa mensal de manutenção da conta, no valor de R$49,00 para contas ativas, e R$18,50 para contas com mais de seis meses de inatividade.

Continua após a publicidade

Extratos

Prosseguindo com alguns serviços básicos de uma conta jurídica, existem algumas taxas que incidem sobre essas operações, como extratos.

Caso o empreendedor queira tirar um extrato simples do último mês, poderá pagar R$2,60. Ainda, poderá solicitar um extrato micro fotografado, com taxa de R$7,00.

Saques

Os saques são operações fundamentais para empresas, que ajudam a movimentar os recursos no dia a dia e seguir com as atividades.

No entanto, a Caixa PJ conta com uma tarifa de R$2,00 por saque feito no balcão, e R$2,50 por saque em caixa eletrônico.

Continua após a publicidade

TED e DOC

TED e DOC também são duas operações bastante utilizadas pelos empreendimentos, por ser uma das maneiras mais práticas e populares de enviar e receber dinheiro.

Para operações feitas no autoatendimento ou por Internet Banking, a tarifa é de R$10,45.

Enquanto isso, envios feitos no guichê ou balcão de agências Caixa possuem cobrança de R$22,00 por TED ou DOC.

No entanto, o envio de dinheiro por PIX é isento de cobranças.

Cheques

Os cheques são recursos que podem ser interessantes para as empresas, ampliando suas formas de pagamento e alternativas de crédito.

Por conta disso, a Caixa PJ também estabelece alguns valores de tarifa. Por exemplo, a contratação do serviço possui cobrança de R$60,00.

Continua após a publicidade

No caso de depósitos feitos por cheque, o valor é de R$1,80 por folha.

Anuidade dos cartões

Os cartões empresariais podem ser uma facilidade para o empreendedor, mas não estão isentos de taxas como anuidade. Algumas das principais são:

  • Mastercard e Visa: R$198,00;
  • Elo: R$150,00;
  • Elo Mais: R$180,00;

Além das anuidades e tarifas dos cartões alimentação e vale cultura:

  • emissão: R$6,00 por cartão;
  • entrega: R$15,00;
  • rescisão de contrato: R$2,99 por cartão.

Contratação de empréstimos

Por fim, a contratação de empréstimos, financiamentos e outros tipos de crédito podem ter taxas que variam de 0,2% a 3% do valor integral.

No entanto, essas tarifas devem ser confirmadas no ato da contratação, pois variam de acordo com outros encargos e elementos como número de parcelas, por exemplo.

Quais as vantagens a Caixa PJ oferece?

Para avaliar a conta Caixa PJ de maneira completa, vale a pena conhecer também as vantagens que essa modalidade traz para os empreendedores. Confira algumas das principais:

Continua após a publicidade

Acesso a serviços específicos

Um dos diferenciais da conta jurídica da Caixa são seus serviços específicos para empreendedores, com facilidades e taxas atrativas em relação às contas de pessoa física.

Além de linhas de crédito e pagamentos, microempreendedores individuais e pequenas empresas também podem contar com parcerias que tornam a contratação mais prática.

É possível acessar serviços como:

  • empréstimos;
  • convênios;
  • investimentos;
  • plataformas de serviços do Governo;
  • gerenciamento de recebíveis e pagamento de contas.

O empreendedor não apenas poderá solicitar produtos para sua empresa, como também conta com serviços digitais que tornam sua administração financeira mais simples, rápida e segura.

Serviços como emissão de boletos e agendamento de contas expandem as oportunidades que os titulares possuem, aumentando as chances de crescimento do negócio.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a Caixa PJ também oferece serviços específicos para auxiliar os funcionários, com convênios especiais e facilidades para empregadores e empregados.

Monitoramento digital

São mais de 100 serviços e recursos que podem ser monitorados pelo aplicativo e Internet Banking da Caixa PJ, além de plataformas virtuais próprias, como o Folha Caixa WEB.

Essa facilidade de automação dos processos proporciona uma otimização nas rotinas da empresa, permitindo que ela tenha um controle mais eficiente das finanças, em menor tempo hábil.

O acesso pode ser feito por vários dispositivos, e também por mais de um usuário, permitindo que toda a equipe possa acompanhar as operações em suas plataformas.

Continua após a publicidade

Esse benefício é essencial atualmente, uma vez que os serviços digitais se tornaram indispensáveis para os empreendedores.

Além disso, o aplicativo Caixa PJ é gratuito, de modo que independente do pacote contratado, o titular poderá acompanhar suas finanças pelo sistema, disponível para Android e iOS.

Maior controle financeiro com a Caixa PJ

Com uma conta Caixa PJ, o empreendedor poderá ter um maior controle financeiro das suas movimentações, pois o sistema conta com um registro detalhado de cada operação.

Esse serviço ocorre em todas as plataformas, seja de pagamentos, de créditos ou voltado para colaboradores, como a folha de pagamento.

Continua após a publicidade

Desse modo, a empresa não apenas poderá administrar suas finanças de forma mais eficiente e otimizada, como também terá mais segurança ao gerenciar seus dados contábeis.

De forma geral, ter uma conta jurídica é recomendável para todas as pessoas que desejam abrir o próprio negócio, pois é uma maneira de separar as contas pessoais das profissionais.

E com a Caixa PJ, é possível fazer essa distinção com maior organização e praticidade, contando com todos os registros e detalhes para o futuro.

Como abrir uma conta na Caixa PJ?

Por fim, interessados em abrir uma conta Caixa PJ podem realizar o procedimento em apenas algumas etapas simples. Veja o passo a passo resumido e confira mais detalhes a seguir:

Continua após a publicidade

  1. Compareça a uma agência Caixa para abrir sua Caixa PJ
  2. Leve a documentação necessária para abrir a conta Caixa PJ
  3. Siga com a escolha do pacote da conta

1. Compareça a uma agência Caixa para abrir sua Caixa PJ

O primeiro passo é localizar a agência Caixa mais próxima de você. 

Lembre-se de que o local de abertura da conta determina o seu gerente e a agência onde você deverá resolver possíveis pendências.

Por isso, é importante escolher o local mais próximo e acessível, para não ter empecilhos posteriormente.

Um dos pontos negativos é que a conta Caixa PJ não pode ser aberta pela internet, de modo que o empreendedor deverá se locomover até um posto de atendimento físico para seguir com o procedimento.

2. Leve a documentação necessária para abrir a conta Caixa PJ

Depois de encontrar a agência mais próxima, se dirija até ela dentro do horário de atendimento portando os documentos necessários.

Continua após a publicidade

A Caixa exige a apresentação de cópias e originais, por isso, separe uma via de cada dos seguintes comprovantes:

  • CNPJ regular e ativo;
  • documento constitutivo da empresa;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de faturamento anual;
  • documento de identidade com foto e CPF do titular da conta.

No caso de representantes ou procuradores, também será necessária a apresentação do CPF regular junto à Receita Federal e a procuração.

3. Siga com a escolha do pacote da conta

Por fim, basta seguir com a abertura da sua conta Caixa PJ escolhendo o pacote desejado, além de outros serviços e produtos disponíveis.

O procedimento é simples, e o gerente irá orientar o titular durante todas as etapas. Depois de conferir os documentos e constatar que está tudo certo, a conta já será gerada.

Continua após a publicidade

Com isso, o empreendedor já terá acesso à ela e às operações básicas. Caso deseje contratar alguma das soluções de crédito ou pagamento, basta conversar com o gerente.

Embora não seja possível abrir uma conta pelo telefone, a instituição oferece uma Central de Atendimento para dúvidas e orientações pelos números:

  • 4004 9008 – para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 950 9008 – para as demais localidades.

Qual a melhor conta digital MEI em 2021? Selecionamos as principais alternativas


Vale a pena ter uma conta Caixa PJ? 

Se você está planejando abrir a sua própria empresa, ou já possui um negócio e está avaliando opções de contas jurídicas, vale a pena considerar a Caixa PJ.

Trata-se de uma das instituições mais tradicionais do país, com reputação positiva e anos de experiência no mercado.

Continua após a publicidade

Além disso, ela possui diversos produtos acessíveis e atrativos para os empreendedores, como linhas de crédito com taxas reduzidas e soluções para a empresa.

Seus diferenciais também incluem serviços voltados para os funcionários, o que permite uma expansão da empresa de maneira profissional e prática.

Por ser um banco vinculado ao governo, a Caixa oferece vários produtos que facilitam o recolhimento de tributos e o acesso a programas de incentivo à empresa.

Dessa forma, é interessante considerar essa alternativa como uma das suas opções de conta jurídica.

Continua após a publicidade

No entanto, vale a pena considerar as necessidades do seu negócio, para escolher o pacote de serviços com o melhor custo-benefício.

Além disso, é importante comparar os recursos com outras opções no mercado e conferir também a nossa análise sobre o melhor banco para abrir conta jurídica.

Assim, você poderá tomar uma decisão assertiva, que irá melhorar o controle financeiro da sua empresa, e disponibilizar inúmeros serviços especializados para o seu crescimento.

Quer receber outros conteúdos como esse? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.