Conheça os recursos, vantagens e opções do cartão corporativo e do cartão empresarial

Utilizar um cartão corporativo ou cartão empresarial pode facilitar a gestão dos recursos do negócio. Entenda o que são essas soluções e quais as principais alternativas.

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Manter o controle das finanças da empresa é um dos principais desafios dos empreendedores. Por isso, há inúmeras soluções disponíveis no mercado com o objetivo de simplificar a gestão dos recursos e facilitar a rotina de quem empreende.

Nesse sentido, hoje, é possível contar com produtos e serviços que antes eram viáveis apenas para médios e grandes negócios, como um cartão de crédito PJ ou um cartão de crédito para MEI.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos, esse cartão de credito para empresas foi utilizado em grande escala nas organizações já estabelecidas no mercado e em órgãos públicos. 

Mas, com a diversificação de opções e o aumento da demanda, o cartão empresarial também se tornou uma alternativa para as empresas iniciantes e de pequeno porte.

Continua após a publicidade

Abaixo, apresentamos as principais informações sobre o cartão corporativo e o cartão empresarial. Saiba mais sobre esses recursos, quais os benefícios e conheça as melhores opções disponíveis atualmente. Acompanhe!

O que é o cartão corporativo?

O cartão corporativo é utilizado para fazer transações no débito ou crédito em nome de uma empresa. 

Assim como um cartão de crédito para pessoa física, a versão corporativa possui fatura, limite de gastos, anuidade e é aceita em diversas bandeiras e nacionalidades.

Esse recurso também pode ser utilizado por sócios da empresa ou colaboradores, conforme a definição escolhida. Veja outras alternativas de cartão corporativo!

Cartão corporativo pré-pago

Nesse tipo de cartão, o saldo disponível para uso é recarregado periodicamente pela empresa. Após a recarga, o recurso pode ser utilizado para produtos ou serviços, conforme as normas estabelecidas pela organização.

Continua após a publicidade

Cartão corporativo para fornecedor

Também conhecido como cartão fornecedor, essa modalidade permite oferecer crédito ao cliente para que ele compre no seu negócio. 

Dessa forma, a empresa que vende se torna fiadora do comprador. Assim, é possível definir taxas e demais condições, além de receber o pagamento à vista.

Diferenças entre cartão empresarial e cartão corporativo

A principal diferença entre essas modalidades é o faturamento empresarial que cada tipo de cartão requer. Afinal, os dois funcionam da mesma forma.

No entanto, o cartão corporativo é utilizado quando o faturamento da empresa é mais alto ou para gastos governamentais. Já os faturamentos menores são atendidos pelo cartão empresarial. 

Quais as vantagens de adotar um cartão para empresas?

O cartão de crédito pessoa jurídica pode ser uma solução simples e acessível para facilitar a gestão financeira do negócio. 

Continua após a publicidade

Entenda quais vantagens ele oferece!

Mais facilidade para a rotina

A otimização de burocracias e processos faz toda a diferença para pequenas empresas e é fundamental para as grandes. 

Com a pandemia, esse tipo de solução se torna muito útil para agilizar compras feitas em diferentes localidades e por diversos motivos, como:

  • compras de equipamentos para home office;
  • aquisição de materiais de proteção e saúde;
  • contratação de serviços remotos, dentre outros.

Por isso, contar com um cartão que facilite a utilização dos recursos em diferentes momentos traz mais agilidade para o cotidiano.

Além disso, a facilidade também se dá pelo fato de que, muitas vezes, o cartão é a solução mais viável por ser tão flexível e amplamente aceito.


10 atitudes urgentes para adequar o orçamento em tempos de pandemia


Controle dos gastos

Como o cartão conta com faturas, limites de gastos e saldo pré-definido, a administração também sai ganhando.

Dessa forma, um bom uso dessa ferramenta, permite que o fluxo de caixa e o capital de giro não sejam impactados pela utilização do cartão corporativo.

Continua após a publicidade

No entanto, esse também é um ponto de alerta, uma vez que ele pode se tornar um problema quando é mal gerido pela empresa.

Acesso à vantagens e benefícios

Assim como os cartões de crédito, o cartão corporativo também oferece vantagens que não são disponibilizadas por outros métodos de pagamento. Algumas delas são:

  • taxas de juros menores;
  • aumento do limite de gastos;
  • programas de milhas;
  • parcelamento de compras;
  • descontos especiais em alguns estabelecimentos.

Quais as opções de cartão corporativo?

Analisamos três alternativas famosas de cartão de crédito pessoa jurídica e descrevemos as principais funcionalidades e recursos que elas oferecem. Confira abaixo.

Visa Corporativo

cartao-visa-corporativo

A Visa possui diversos cartões voltados para empresas. Os principais são: Visa Corporativo; Visa Empresarial e Visa Electron Empresarial

Todos eles funcionam na modalidade crédito e permitem saques. Há outras vantagens disponíveis conforme a opção escolhida, são elas:

  • serviço de assistência de viagem;
  • emergência médica internacional;
  • acesso à plataforma de promoções Vai de Visa;
  • serviço de saque emergencial.

Ticket Empresarial Edenred

ticket-empresarial-edenred

A solução da Edenred oferece um cartão de crédito corporativo para empresas que possuem muitos funcionários trabalhando fora do escritório.

Continua após a publicidade

Esse cartão também tem bandeira Mastercard e traz os seguintes benefícios:

  • funcionalidade de reembolso;
  • controle de despesas e gastos de cada funcionário;
  • gestão de transações e emissão de relatórios.

Sodexo Multi

sodexo-multi-1

Essa é uma opção de cartão empresarial pré-paga com soluções para despesas corporativas, gastos com viagens, home office e bonificações de funcionários.

O Sodexo Multi é aceito internacionalmente e possui bandeira Mastercard, que pode ser usada na função crédito em lojas físicas e online.

As maiores vantagens dessa opção são: 

  • plataforma de gastos 100% digital;
  • permite a definição de valor para cada objetivo;
  • marketplace para que os funcionários façam compras;
  • funções para habilitar e bloquear cartões.

Cartão de crédito para autônomo: nossa lista com as melhores opções em 2021!


Agora que você tem mais informações sobre quais as funções do cartão corporativo, os tipos, as vantagens e as alternativas disponíveis fica mais fácil escolher uma opção para o seu negócio, concorda?

Então, conheça outras opções que vão facilitar as finanças empresariais! Leia também o nosso artigo e confira qual a melhor conta digital PJ!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.