As 7 melhores opções de seguro empresarial para pequenos negócios

Se você está em busca das melhores opções de seguro empresarial para pequenos negócios, confira nosso guia com as principais alternativas do mercado!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Contratar um seguro empresarial se tornou uma necessidade nos dias de hoje, e se você planeja prevenir seu negócio contra incidentes, é fundamental conhecer mais sobre esse serviço.

Grande parte dos pequenos empreendedores não se preocupam em providenciar um seguro para sua empresa, e ficam desprotegidos contra imprevistos e acidentes.

Continua após a publicidade

Assim, para ter mais garantias sobre o seu negócio e atuar com tranquilidade, vale a pena incluir esse serviço nos seus planejamentos.

No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, é comum ter dúvidas sobre qual a melhor seguradora para o seu estabelecimento e sobre qual modalidade contratar.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, nós preparamos um guia completo sobre seguro empresarial, com as principais categorias e empresas que podem atender o seu negócio e trazer mais proteção para o seu dia a dia.

Acompanhe a leitura!

Qual o melhor seguro empresarial?

Avaliamos as principais seguradoras que oferecem esse tipo de seguro e identificamos as melhores opções de acordo com os seguintes fatores:

  • a tradição da empresa no mercado;
  • quais os serviços oferecidos;
  • a sua avaliação pelos consumidores.

O melhor seguro empresarial para pequenos negócios, portanto, é da Minuto Seguros. A empresa possui uma trajetória sólida no mercado e oferece seguros vantajosos para os microempreendedores, além de ter uma avaliação positiva no Reclame Aqui.

Então, o nosso ranking ficou da seguinte forma:

iDinheiroCritério 1 de 3: Avaliação no Reclame Aqui
1. Minuto SegurosNota 9.3 e selo RA1000
2. Porto Seguro Nota 7.6 no Reclame Aqui
3. Bradesco Seguros Nota 7.4 no Reclame Aqui
4. Caixa Seguradora Nota 7.3 no Reclame Aqui
5. BB Seguros Nota 7.3 no Reclame Aqui
6. Allianz SegurosNota 7.1 no Reclame Aqui
7. Mapfre SegurosNota 7.1 no Reclame Aqui
Ranking com o melhor seguro empresarial

Como funcionam as melhores opções de seguro empresarial?

Alguns empreendedores podem se interessar pelo seguro empresarial, mas não sabem qual companhia contatar.

Afinal, existem diversas opções no mercado, com particularidades e benefícios diferentes.

Por isso, confira uma análise das principais seguradoras que atuam com pequenos negócios, e veja uma comparação entre suas modalidades para decidir qual combina mais com o perfil da sua empresa!

Continua após a publicidade

Minuto Seguros

A Minuto Seguros é uma grande companhia do segmento que conta com seguro para automóveis, acidentes, viagens e também possui um programa de seguro empresarial PME (Pequenas e Médias Empresas).

Dessa forma, ela pode oferecer serviços voltados para esse público, de modo que sejam mais eficientes e possam atender a demanda dos pequenos negócios.

Com atendimento em todo o Brasil, 24 horas por dia, a Minuto Seguros é uma das alternativas mais populares do mercado.

Além disso, também conta com mais de 16 parcerias com outras seguradoras, ampliando as opções do segurado.

Continua após a publicidade

A companhia possui mais de 25 anos de experiência e facilidades como atendimento virtual, com uma equipe especializada, e assistência antes, durante e após acionar o serviço.

Em nossa avaliação, destacamos a nota da Minuto Seguros no Reclame Aqui, pois ela está bem a frente das demais opções de seguro empresarial que foram analisadas.

Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das principais empresas no mercado de seguros atualmente, e conta com uma categoria exclusiva para empresas.

Entre seus diferenciais, é possível destacar a oferta de produtos personalizados por segmento de atuação do negócio. Por exemplo, ela possui pacotes especiais para:

Continua após a publicidade

  • academias;
  • restaurantes;
  • escolas;
  • clínicas;
  • hotéis e pousadas;
  • centros de vendas.

Dessa forma, o empreendedor poderá contratar os serviços que melhor se adéquam às suas atividades.

Além disso, a companhia oferece mais de 34 coberturas diferentes, além de serviços adicionais para o dia a dia.

Com 76 anos de atuação, mais de 13 mil funcionários e 101 escritórios, a Porto Seguro oferece ampla cobertura em todo o território nacional, além de ser uma referência na área.

Ainda, o cliente pode solicitar a assistência pelas plataformas digitais, de maneira prática e rápida.

Continua após a publicidade

Bradesco Seguros

O Bradesco Seguros também possui uma categoria de seguro empresarial, com coberturas variadas e possibilidade de seleção personalizada de pacote.

Assim como a Porto Seguros, a instituição oferece serviços variados de acordo com o segmento do comércio.

Dessa forma, o segurado poderá escolher os produtos que melhor atendem às suas necessidades, além de contar com assistência 24 horas.

O seguro empresarial Bradesco também conta com uma modalidade especial de cobertura para tumultos e greves, um diferencial interessante para estabelecimentos expostos a esse tipo de ocorrência.

Continua após a publicidade

Além disso, seus pacotes básicos oferecem proteção contra imprevistos populares, naturais ou causados por terceiros.

O pagamento é facilitado, podendo ser dividido em até 4 vezes sem juros, sendo mais uma facilidade para o empreendedor.


Quais as vantagens do Bradesco NET Empresas? Entenda se vale a pena contratar


Caixa Seguradora

A Caixa Seguradora é uma das correspondentes mais populares da Caixa Econômica Federal, e também conta com um programa de seguro empresarial para pequenos negócios.

Entre seus principais produtos, se destacam o seguro facilitado, seguro para automóveis e planos de saúde para o proprietário e colaboradores.

Continua após a publicidade

Além disso, também oferece opções de consórcio imobiliário e outras soluções para alavancar o crescimento da empresa.

Outro diferencial da empresa é a possibilidade de cobertura no caso de paralisações que impeçam as atividades do negócio, como incidentes e manutenções.

Dessa forma, o segurado poderá receber assistência por curtos períodos sem a necessidade de contratar um serviço específico para essa situação.

Todos os atendimentos da Caixa Seguradora são 24 horas, inclusive de equipes especializadas para situações cotidianas, como chaveira ou eletricista.

Continua após a publicidade

BB Seguros

O Banco do Brasil também é uma das instituições financeiras que oferecem seguro empresarial, além de outras soluções para empresas.

Inclusive, seu programa é conhecido pela variedade de serviços e facilidade de contratação.

Embora sua cobertura básica não inclua uma grande diversidade de situações, existe a possibilidade de personalizar o pacote com serviços adicionais.

Entre as assistências, o banco também disponibiliza profissionais e mão-de-obra qualificada para construções, reparos e manutenções, com 3 meses de garantia.

O pagamento dos custos podem ser parcelados em até 10 vezes, com desconto progressivo de acordo com o número de coberturas realizadas.

Continua após a publicidade

Dessa forma, quanto mais o segurado utilizar a assistência, menor o preço que ele irá pagar no futuro.

O BB Seguros também conta com parcerias especiais e descontos que podem chegar a 50% em estabelecimentos credenciados, como shopping centers.

Allianz Seguros

Outra alternativa popular no mercado é a Allianz Seguros, que conta com pacotes especiais de seguro empresarial.

O segurado pode contratar o pacote de cobertura básica e personalizar com serviços adicionais, como as demais companhias.

Continua após a publicidade

No entanto, o pacote da Allianz já acompanha 11 serviços, trazendo vantagens para o empreendedor.

Além disso, seus recursos adicionais incluem equipes de limpeza, um serviço diferenciado no mercado.

O contato também pode ser feito por meio digital, facilitando o processo para o segurado, com atendimento 24 horas e escritórios físicos em diversas regiões do país.

Mapfre Seguros

Por fim, a MAPFRE Seguros é uma companhia internacional que atua no Brasil desde 1992, oferecendo diversos serviços, inclusive seguro empresarial para pequenos negócios.

Um de seus diferenciais é a cobertura básica, que inclui a categoria de reposição de documentos fiscais e contábeis no caso de incidentes como incêndios ou alagamentos.

Continua após a publicidade

Desse modo, o segurado pode contar com uma proteção a mais quanto à relatórios importantes para as finanças.

Além disso, a companhia também oferece uma grande variedade de coberturas adicionais, que podem ser contratadas a partir da necessidade de cada negócio.

Entre seus benefícios, também inclui o Club MAPFRE, com vantagens exclusivas como cashback e passe direto em pedágios de todo o Brasil.

O que é o seguro empresarial?

Seguro empresarial é a categoria de seguros que oferece abrangência para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Continua após a publicidade

Assim como outras modalidades, o seguro para empresas possui diferentes coberturas e particularidades, que visam atender as necessidades de cada negócio.

Além disso, existem vários serviços disponíveis, desde proteção para o patrimônio da empresa, até pacotes de seguros para funcionários.

No entanto, apesar da importância dessa assistência, poucos empreendedores incluem essa contratação em seu planejamento orçamentário, principalmente quando se trata de pequenos negócios.

Isso pode acontecer por uma série de motivos, como a falta de conhecimento, de renda para investir, ou pela ideia de que apenas grandes empresas devem possuir uma apólice de garantia.

Continua após a publicidade

Contudo, todos os tipos de empreendimentos estão sujeitos a acidentes e imprevistos que podem gerar prejuízos significativos.

Por esse motivo, a categoria de seguro empresarial também desenvolveu modalidades que pudessem atender as pequenas empresas, e promover uma maior garantia para suas atividades.

Entenda a origem dos seguros

O mercado de seguros teve origem há milhares de anos, quando comerciantes garantiam o pagamento de animais que morressem durante a travessia de cidades para a venda de produtos.

Posteriormente, o negócio foi expandido para navios, durante as experiências marítimas, e chegou ao Brasil com a abertura dos portos portugueses.

Continua após a publicidade

Em 1937, a nova Constituição estabeleceu a criação do “Princípio de Nacionalização do Seguro”, um decreto que tornava obrigatória a proteção e indenização de comércios e indústrias no caso de riscos de incêndio e acidentes de transporte.

Surge, então, o conceito de seguro empresarial no Brasil, que se desenvolveu ao longo dos anos, e, hoje, oferece inúmeros serviços para a categoria.

Quais os tipos de seguro empresarial?

Para entender melhor esse serviço e tudo que ele pode proporcionar para o seu negócio, é importante conhecer os principais tipos de seguro empresarial que existem, e o que eles cobrem. Confira:

Patrimônio da empresa

Trata-se de um dos seguros para empresas mais populares, e, como o nome indica, ele oferece proteção contra danos ao patrimônio.

Continua após a publicidade

Isso significa que a apólice poderá cobrir todos os itens de valor que compõem o capital da empresa, como:

  • imóveis;
  • bens materiais;
  • equipamentos;
  • estoque de mercadorias;
  • produtos e matérias-primas.

No entanto, por conta da abrangência de situações que podem ocorrer nessa categoria, existem diferentes tipos de coberturas, que podem ser contratadas de forma individual ou coletiva. Veja!

Proteção contra incêndio

Está entre as principais coberturas de seguro empresarial patrimonial, especialmente para negócios que lidam com produções de riscos.

Assim, o patrimônio da empresa fica resguardado em caso de incêndios que gerem prejuízos.

Além disso, é comum que esse seguro seja amplo, cobrindo tanto casos de fogo dentro da empresa, quanto incidentes externos, como fogo no imóvel ao lado que acabe prejudicando o estabelecimento, por exemplo.

Continua após a publicidade

Desastres naturais

A cobertura de desastres naturais garante a proteção do negócio contra situações como:

  • tempestades;
  • tornados;
  • chuvas de granizo;
  • deslizamentos de terra;
  • inundações.

No caso de empreendimentos construídos em áreas propensas a esse tipo de acidente, é ainda mais fundamental que o negócio contrate um seguro empresarial patrimonial com essa cobertura.


Tudo sobre seguro de vida: como funciona, valores, planos e benefícios


Responsabilidade Civil

O seguro de responsabilidade civil tem como objetivo oferecer garantias para pequenos negócios que sofram com danos causados por terceiros, como funcionários ou clientes.

Nesse caso, o patrimônio da empresa possui proteção mesmo quando o incidente não tem origem natural.

Custeio de contas

Poucos empreendedores sabem sobre essa categoria, mas o custeio de contas também pode ser uma cobertura do seguro empresarial patrimonial.

Continua após a publicidade

Com ele, o negócio possui cobertura em caso de algum acontecimento que comprometa as finanças da empresa, impedindo que ela custeie suas despesas básicas.

Assim, a apólice se responsabiliza pelo pagamento de contas como aluguel do imóvel, por exemplo, além de outros custos que sejam determinados no contrato.

Seguro contra roubos

O seguro empresarial contra roubos também é bastante comum, e recomendável, principalmente, para comércios expostos, como lojas na rua.

Essa categoria auxilia o negócio no caso de diferentes roubos e furtos, além de conceder proteção contra todo o patrimônio físico e assistência financeira no caso de prejuízos.

Continua após a publicidade

A maioria dos seguros oferecem cobertura contra roubos qualificados, como, por exemplo, assaltos a mão armada, ou invasões fora do período de expediente.

No entanto, outras modalidades também podem cobrir ações variadas, desde que seja acordado em contrato.

No caso de subtração ou prejuízos no capital, ter um seguro empresarial contra roubos pode evitar um impacto negativo ainda maior.

Cobertura de danos elétricos

Os seguros contra danos elétricos são extremamente úteis para empresas, principalmente por conta das produções que dependem de altas cargas de eletricidade.

Continua após a publicidade

Existem diversas situações que podem prejudicar o negócio e trazer prejuízos, como:

  • descargas elétricas que causam a queima de equipamentos.
  • curtos-circuitos;
  • problemas de fiação;
  • mau funcionamento.

Assim, o seguro empresarial realiza a cobertura desses danos, diminuindo o impacto do prejuízo.

Além disso, diversas apólices oferecem não apenas reembolsos ou ajudas de custo para manutenção, como também serviços adicionais que realizam vistorias e consertos para o negócio.

Dessa forma, o segurado pode contar com outras garantias em um mesmo pacote, e proteger suas atividades contra acidentes envolvendo eletricidade.


Como fazer cotação de seguros? Aprenda a escolher a melhor opção


Cobertura de danos a terceiros

A cobertura de danos a terceiros é uma categoria de seguro empresarial que, geralmente, oferece proteção ao patrimônio da empresa em caso de incidentes que geram indenizações.

Nesse caso, a seguradora garante o pagamento dos danos, ou reembolso do valor, dependendo da apólice.

Continua após a publicidade

Embora sejam situações menos comuns, este seguro empresarial também pode ser uma boa alternativa para aumentar as garantias do negócio, diminuindo o impacto no orçamento caso seja necessário cumprir uma ação de indenização.

Cobertura de lucros cessantes

A cobertura de lucros cessantes é uma modalidade pouco conhecida do seguro empresarial, mas que oferece diversos benefícios para o negócio.

Com essa categoria, o empreendedor poderá receber assistência e provisões no caso de sinistros contra o patrimônio da empresa, que resultem na paralisação temporária ou permanente das atividades.

Por exemplo, no caso de um incêndio que danifique os equipamentos e o imóvel, a empresa poderá contar também com uma modalidade que cobre a perda de lucros.

Continua após a publicidade

Esse seguro é um investimento que garante à empresa um amortecimento durante o período de prejuízos financeiros.

Além disso, esse contrato também pode evitar que o negócio vá a falência, por conta da pausa ou encerramento da produção.

Trata-se de uma modalidade que atua junto de outras contratações, e representa uma garantia a mais para a empresa no caso de imprevistos.

Seguro de vida para funcionários

Finalmente, o seguro de vida para funcionários também é uma das modalidades mais conhecidas, sendo obrigatória em alguns casos.

Continua após a publicidade

Com ele, a empresa poderá oferecer garantias para os colaboradores em diferentes situações, determinadas pelo contrato.

Por exemplo, a apólice pode cobrir acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho, ou , ainda, oferecer assistência no caso de doenças.

Cada seguradora possui particularidades distintas, que podem ser negociadas no momento da contratação.

No entanto, mesmo que o seguro de vida para funcionários não seja obrigatório para todas as atividades, é importante que o negócio invista nesse serviço.

Além de oferecer mais proteção para os empregados, a empresa também terá garantias financeiras no caso de incidentes com seus colaboradores, disponibilizando toda a assistência necessária sem grande impacto no orçamento.

Continua após a publicidade

Quais as vantagens do seguro empresarial para pequenos negócios?

Muitos empreendedores acreditam que a contratação de seguros é indicada apenas para grandes empresas. No entanto, existem diversas vantagens ao investir em um seguro empresarial para pequenos negócios.

Se você também possui dúvidas quanto a esse serviço, confira os benefícios ele pode trazer para o seu empreendimento, mesmo de pequeno porte:

Evita transtornos no caso de imprevistos

Uma das principais vantagens de contratar um seguro empresarial para pequenos negócios é a tranquilidade para lidar com imprevistos.

Isso porque, no caso de incidentes, basta acionar a seguradora e prosseguir com o protocolo, sem muitas dores de cabeça.

Continua após a publicidade

No entanto, sem um seguro, os imprevistos podem trazer prejuízos significativos, além do transtorno de procurar alternativas para resolver o problema o quanto antes.

Muitas seguradoras oferecem atendimento 24 horas, além de equipes de suporte e centrais em diversas regiões do país, tornando a cobertura mais ampla e flexível.

Dessa forma, o empreendedor conta com a possibilidade de acionar o seguro a qualquer momento, e, em alguns casos, até mesmo receber auxílio imediato.

Assim, além das garantias que a apólice disponibiliza, a empresa também conta com mais praticidade e estabilidade ao lidar com imprevistos.

Continua após a publicidade


Qual o melhor empréstimo para empresa? Veja as principais informações sobre o assunto


Modalidades para todos os negócios

Outra vantagem do seguro empresarial é sua diversidade de serviços.

Com inúmeras modalidades e recursos adicionais, é possível atender todos os tipos de negócio, inclusive de pequeno porte.

Desse modo, a empresa pode contratar os pacotes que melhor atendem às suas necessidades, mesmo que sejam mais específicas ou de menor alcance.

Muitos empreendedores possuem receio de investir em um seguro empresarial por conta do seu modelo de negócio.

No entanto, a flexibilidade e variedade de serviços que existem atualmente garantem que todas as empresas possam receber assistência profissional, independentemente da sua dimensão.

Continua após a publicidade

Seguro empresarial com serviços adicionais e equipes especializadas

Outro benefício interessante ao contratar um seguro empresarial para pequenos negócios é poder contar com serviços adicionais e equipes especializadas no dia a dia.

Diversas seguradoras oferecem mais do que apenas a cobertura da apólice, disponibilizando outros recursos cotidianos, como:

  • chaveiros;
  • eletricistas;
  • vidraceiros;
  • reparos de internet e telefonia;
  • encanador;
  • reparos em ar-condicionado.

Embora não sejam situações que trazem um prejuízo significativo, esses imprevistos do dia a dia podem ser uma dor de cabeça para o proprietário do negócio.

Por isso, é importante possuir contatos e alternativas para resolver pequenas dificuldades, de modo que esses serviços adicionais são úteis para as empresas.

Continua após a publicidade

Além disso, as seguradoras também disponibilizam profissionais qualificados para a realização dessas atividades.

Assim, o empreendedor poderá contar com uma equipe especializada para seu problema, além da facilidade de acionar esses serviços casuais.

Enquanto isso, também vale a pena mencionar que diversas companhias possuem parcerias que oferecem descontos em estabelecimentos credenciados.

Essa é mais uma facilidade que o proprietário pode aproveitar para seu negócio, além das coberturas básicas que os seguros oferecem.

Assegura a longevidade do negócio

Por fim, ter um seguro empresarial pode assegurar a longevidade do negócio, mesmo após dificuldades.

Continua após a publicidade

Inúmeros imprevistos podem trazer prejuízos para a empresa, paralisando sua produção de forma temporária, ou até mesmo permanente.

Além disso, lidar com situações inesperadas pode impactar o orçamento de um empreendimento, comprometendo sua saúde financeira e, consequentemente, seu tempo de produção.

No entanto, contratar um seguro empresarial pode conferir mais segurança e proteção para a empresa, garantindo, inclusive, que ela continue suas atividades mesmo com incidentes.

Por exemplo, o seguro contra lucros cessantes pode realizar o pagamento de determinadas despesas, enquanto o seguro patrimonial protege os bens e imóveis da empresa.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é possível manter o negócio ativo até que se recupere do imprevisto, sem prejudicar os lucros ou a produção.

Qual o valor do seguro de uma empresa?

Mesmo depois de analisar algumas das principais alternativas de companhias de seguro no mercado, muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre o serviço, como o custo de uma contratação para a empresa.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o preço de um seguro empresarial pode variar. Isso porque ele depende de elementos como:

  • o valor do capital segurado;
  • número de funcionários e maquinários;
  • segmento e atividades do negócio;
  • coberturas adicionais contratadas;
  • risco que o negócio oferece.

Cotações indicam que a média de um seguro empresarial é de R$500, considerando coberturas básicas e negócios de baixo risco, como escritórios.

Continua após a publicidade

Dessa forma, quanto maior o número de serviços e o risco que o negócio oferece, maior o preço.

Por exemplo, lojas e restaurantes contam com uma média inicial mais alta, de R$1 mil, e indústrias e setores de produção podem chegar a R$2 mil apenas para coberturas simples.

Assim, é importante considerar serviços adicionais e outros fatores antes de realizar a contratação efetiva do seguro, pois os custos podem variar.


Qual o melhor banco para abrir conta jurídica em 2021? confira nosso ranking!


Como escolher um seguro empresarial para pequenos negócios?

Ter um seguro empresarial para pequenos negócios oferece uma série de benefícios para o empreendedor, e, por isso, vale a pena conhecer algumas alternativas para contratar esse serviço.

Continua após a publicidade

Ao avaliar suas opções, lembre-se de levar em conta a flexibilidade da seguradora. Afinal, empresas de pequeno porte podem precisar de uma cobertura menos ampla.

Nesse caso, é importante que o pacote possa se adaptar às necessidades do seu negócio.

Além disso, para escolher o melhor seguro empresarial para seu caso, é fundamental verificar fatores como atendimento e disponibilidade na sua região.

Dessa forma, você poderá garantir suporte efetivo a qualquer momento, sem muita dor de cabeça.

Continua após a publicidade

Atualmente, existem diversas companhias especializadas no mercado, além de instituições bancárias que também trabalham com esse segmento.

Assim, analise suas preferências quanto a empresa também, para tomar uma decisão assertiva e que satisfaça sua demanda.

Com isso, você poderá continuar suas atividades com tranquilidade e segurança, garantindo que seu negócio não terá muitos prejuízos no caso de imprevistos.

Gostou do conteúdo? Confira também a nossa análise e veja qual a melhor opção de cartão de crédito PJ! Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.