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O que é unidade orgânica do INSS? Entenda!

A unidade orgânica do INSS é parte essencial do serviço previdenciário, e vale a pena entender o que é. Confira mais detalhes em nosso conteúdo!

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Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Para aproveitar de forma integral os serviços que a Previdência Social pode oferecer, é importante que o cidadão saiba identificar a unidade orgânica do INSS mais próxima. No entanto, nem todas as pessoas possuem essa informação.

Isso porque trata-se de um conceito pouco difundido em determinados grupos, o que pode levantar dúvidas no beneficiário em um momento de necessidade. No entanto, a sua definição é consideravelmente simples. Continue lendo e descubra!

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O que é unidade orgânica do INSS?

A unidade orgânica do INSS é uma agência de atendimento social que realiza os serviços convencionais ligados à essa instituição. O termo é utilizado para definir nada mais do que um departamento ou uma repartição administrativa dentro de uma organização.

Nesse caso, trata-se de uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social que opera de forma integrada, mas não completamente independente. Atualmente, existem cerca de 1.500 agências da Previdência Social nas cinco regiões do País, conforme informações do Governo Federal.

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Assim, cada agência corresponde a uma unidade orgânica do INSS, responsável por oferecer os principais serviços da Previdência Social à beneficiários, empregados e cidadãos.

Como saber a unidade orgânica do meu INSS?

Para que seja possível organizar os centros de atendimento previdenciários, cada unidade orgânica do INSS possui um número de identificação. Esse registro é utilizado para cadastros e serviços, além de ser incluído em documentos e eventuais pedidos, a fim de determinar onde o processo foi iniciado.

Cada agência de atendimento recebe um conjunto diferente de 8 números que corresponde ao Código de Endereçamento Postal (CEP) do local. Para obter esse código, e saber qual a unidade orgânica do INSS que corresponde ao seu registro, é necessário saber o CEP do seu endereço ou região.

Em seguida, acesse o site de pesquisa do Meu INSS, com um localizador que permite inserir esse número ou o endereço por extenso.

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Depois de identificar o código, a tela irá exibir uma série de informações sobre a sua unidade orgânica do INSS, incluindo:

  • nome da agência;
  • código de identificação;
  • endereço;
  • titular responsável;
  • horário de atendimento;
  • gerência de vinculação.

Com isso, é possível encontrar o ponto mais próximo da sua localidade. Além disso, vale a pena reforçar que o beneficiário ou trabalhador com algum vínculo previdenciário não possui somente uma unidade orgânica do INSS.

Nesse caso, a pesquisa é utilizada somente para facilitar o atendimento presencial ou orientações para futuros procedimentos.

Como agendar atendimento no INSS?

Por fim, depois de descobrir mais informações sobre a sua unidade orgânica do INSS, é possível seguir com um agendamento para ser atendido pelo serviço. É importante marcar um horário previamente, pois existem poucas operações que funcionam, efetivamente, sem serem agendadas.

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Além disso, por conta do volume de movimentações registradas diariamente, esta é uma forma de controlar os pedidos e atender a todas as demandas de forma organizada.

Veja como realizar o seu agendamento!

Pelo Meu INSS

O portal Meu INSS foi lançado pelo Governo Federal como forma de simplificar o acesso a alguns serviços, além de aliviar o sistema presencial. Seu acesso é facilitado e gratuito, por meio de plataforma desktop ou aplicativo, disponível para sistema Android e iOS.

Depois de acessar o portal, o usuário deverá realizar um cadastro por meio do seu CPF, ou fazer o login, se já tiver um registro prévio.

Em seguida, poderá conferir todos os serviços habilitados dentro do portal, incluindo agendamentos para:

  • simulação de aposentadoria;
  • solicitação de aposentadoria em diferentes modalidades;
  • benefícios como salário-família ou salário-maternidade;
  • avaliação médica e técnica;
  • consulta de informações sobre o beneficiário.

O menu do Meu INSS indica todas as operações que podem ser marcadas dentro do site. No dia escolhido, basta que o cidadão compareça à unidade orgânica do INSS mais próxima portando seus documentos de identificação, como CPF e número de identificação, como carteira de identidade ou de motorista.

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Em um primeiro momento, não são todos os serviços que demandam presença imediata, podendo ser dada a entrada em algum processo e, posteriormente, seguir até a agência. Contudo, é importante ficar atento para avisos e notificações, caso não deseje perder o agendamento.

Pelo telefone

Enquanto isso, a instituição também conta com um canal acessível de atendimento via telefone, pelo número 135. Basta ligar e aguardar o atendimento do INSS, que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Além do agendamento, é possível obter informações sobre os seguintes serviços:

  • Emissão de Guia de Pagamento (GPS);
  • Comunicação por Acidente de Trabalho (CAT);
  • calendário de pagamentos;
  • como efetuar pagamentos e recolhimentos;
  • ouvidoria.

Caso não encontre a solução no menu automático, o beneficiário poderá aguardar um atendente, para seguir com seu pedido. Vale lembrar que também é necessário estar com o número do CPF em mãos, para agilizar o agendamento.

Presencialmente

Por fim, o agendamento também pode ser feito presencialmente. Embora seja mais comum que o beneficiário compareça somente para o serviço, também existe a possibilidade de marcar uma consulta posterior direto na agência.

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Nesse caso, é possível verificar se a unidade orgânica do INSS possui suporte ou profissional para determinada atividade, além de tirar todas as dúvidas com um atendente. Embora seja menos prática, essa opção pode ajudar pessoas que buscam uma orientação mais completa, ou consideram o agendamento presencial mais simples de ser feito.

Quando ir a uma unidade orgânica do INSS?

Mesmo com as plataformas virtuais para marcar e consultar os serviços, é fundamental ir até uma unidade orgânica do INSS todas as vezes que for solicitado ao beneficiário ou empregado. Usualmente, após um agendamento, é necessário comparecer presencialmente na agência para dar prosseguimento ao pedido em questão.

Nesse caso, é importante se atentar para a unidade escolhida, e comparecer quando for indicado pela instituição, por meio de contato prévio. Dessa forma, será possível utilizar os serviços e obter os benefícios propostos pela Previdência Social sem impedimentos.

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