Você nunca vendeu online, mas quer começar a fazer isso? A Tray é uma plataforma de e-commerce que se propõe a atender quem sonha em montar uma loja virtual.
Ela também possibilita a venda em mais de 20 marketplaces, nas redes sociais, como na sacolinha do Instagram, loja do Facebook e WhatsApp Business, e no Google Shopping. O melhor disso é que, com exceção do plano VIP, a taxa é zero taxa sobre as vendas na loja virtual e nos marketplaces.
Confira o que é a Tray, como funciona, se vale a pena e quanto custa vender por ela! Veja também como integrar sua loja virtual ao Mercado Livre!
O que é a loja virtual Tray?
Há quase 20 anos no mercado, a Tray é uma plataforma de e-commerce de origem brasileira e pertencente à Locaweb, empresa de hospedagem de sites.
Como funciona a Tray? Veja os principais recursos!
A Tray é uma plataforma de criação de e-commerce baseada em assinaturas com foco em quem sonha em montar uma loja virtual. Ao todo, são seis planos de assinatura, que vão do Simples ao VIP, variando de R$ 59/mês a R$ 999/mês no plano mensal. Vale destacar que, no VIP, além do valor do plano, é cobrado 1% sobre as as vendas realizadas.
Entre os principais recursos da Tray, podemos citar:
- Mais de 40 layouts. Todos os temas têm front-end aberto e são editáveis diretamente na plataforma.
- Frete até 53% mais barato;
- Aplicativo para gestão da loja;
- Acesso a uma plataforma de cursos online com conteúdo especializado em e-commerce.
- Crédito financeiro (sujeito à análise);
- Integração direta com marketplaces, sacolinhas e lojas das redes sociais, plataformas de marketing digital e mais de 600 aplicativos e soluções;
- Dropshipping AliExpress mediante contratação por R$ 49/mês e taxa de 0,5% sobre vendas;
- Acesso ao código fonte (HTML/CSS/JS);
- Idiomas e moedas diversos para vendas internacionais;
- Checkout transparente (intermediadores Cielo, Rede, Wirecard e Vindi);
- Canais de suporte (além da central de ajuda e e-mail, opção de chat a partir do plano Essencial e opção de telefone somente no plano Expansão).
Como montar uma loja virtual na Tray e ganhar dinheiro?
Para montar uma loja virtual na Tray e ganhar dinheiro, siga os passos a seguir:
- Cadastre seus produtos.
- Configure o Layout da sua loja.
- Inclua o domínio da sua loja.
- Edite seus e-mails transacionais.
- Inclua formas de frete e envio.
- Configure as formas de pagamento.
- Integre sua loja com o Mercado Livre ou outros marketplaces.
Integração da Tray com o Mercado Livre
Na integração com o Mercado Livre, é possível incluir até 10 contas desse marketplace no painel da sua loja com diferentes CNPJ’s ou titulares. Se você já sabe como vender no Mercado Livre e quer abrir sua loja virtual ou migrar para a Tray, basta importar os produtos para o seu painel.
Há recursos para anúncios, como sua duplicação para fazer variações de título, preço, formas de pagamento ou tipos de frete, e incluir seus produtos no catálogo do Mercado Livre. Por fim, vale destacar que a taxa é zero sobre as vendas no marketplace.
Planos e pacotes: quanto custa vender na Tray?
A Tray oferece seis planos, veja a tabela e escolha o que mais atende às suas necessidades:
Planos mensais | Características | Valor |
Simples | 1. 100 produtos (não são contabilizadas variações quando cadastradas no mesmo produto); 2. 10.000 visitas/mês (+ R$ 0,01 por visita excedente); 3. Taxa zero sobre as vendas na loja virtual; 4. Taxa zero sobre as vendas nos marketplaces; 5. Mais de 40 layouts; 6. Frete até 53% mais barato; 7. Aplicativo para gestão da loja; 8. Acesso a uma plataforma de cursos online sobre e-commerce; 9. Crédito financeiro (sujeito à análise); 10. Integração direta com marketplaces, sacolinhas e lojas das redes sociais, plataformas de anúncios e mais de 600 aplicativos e soluções; 10. Dropshipping AliExpress mediante contratação por R$49/mês e taxa de 0,5% sobre vendas; 11. Acesso ao código fonte (HTML/CSS/JS); 12. Idiomas e moedas para vendas internacionais; 13. Checkout transparente (intermediadores Cielo, Rede, Wirecard e Vindi); 14. Canais de suporte (central de ajuda e e-mail). | R$59/mês |
Crescimento | 1. Todos os itens do plano Simples; 2. 300 produtos (não são contabilizadas variações do mesmo produto); 3. 25.000 visitas/mês (+ R$ 0,01 por visita excedente). | R$99/mês |
Essencial | 1. Todos os itens do plano Simples; 2 500 produtos (não são contabilizadas variações do mesmo produto); 3. 35.000 visitas/mês (+ R$ 0,01 por visita excedente). | R$349/mês |
Transformação | 1. Todos os itens do plano Simples; 2. 1.000 produtos (não são contabilizadas variações do mesmo produto); 3. 45.000 visitas/mês (+ R$ 0,01 por visita excedente), | R$499/mês |
Expansão | 1. Todos os recursos do plano Simples; 2. 2.500 produtos (não são contabilizadas variações do mesmo produto); 3. 60.000 visitas/mês ( + R$ 0,01 por visita excedente) 4. Recursos B2B (tabela de preços). | R$749/mês |
VIP | 1. Todos os recursos do plano Simples; 2. Produtos e visitas ilimitados; 3. Suporte com prioridade máxima em todos os canais; 4. Consultoria especializada em e-commerce para alavancar seu negócio; 5. Equipe de implantação para apoio exclusivo nas configurações da sua loja; 6. Infraestrutura robusta com tecnologia que acompanha o tamanho do seu negócio; 7. Recurso VIP de cálculo de imposto para venda B2B. | R$999/mês + 1% sobre as vendas |
Na opção de plano anual, há desconto no valor da mensalidade. Confira na tabela abaixo:
Planos anuais – Tray | Valor |
Simples | R$ 708/mês |
Crescimento | R$ 1.188/mês |
Essencial | R$ 4.188/mês |
Transformação | R$ 5.988/mês |
Expansão | R$ 8.988/mês |
VIP | R$ 11.988/mês |
Vantagens e desvantagens dessa plataforma de e-commerce
Dentre as vantagens da Tray, podemos citar a possibilidade de venda em mais de 20 marketplaces, nas redes sociais, como a sacolinha do Instagram, loja do Facebook e WhatsApp Business, e no Google Shopping. E, com exceção do plano VIP, a taxa é zero sobre as vendas na loja virtual e nos marketplaces.
Já em relação às desvantagens, a não disponibilização de um período de teste pode ser considerada um ponto negativo.
A Tray é boa e vale a pena?
Se você leu até aqui, já tem uma ideia geral do que é a plataforma de vendas online Tray, certo? Então, já fica mais fácil decidir se vale a pena abrir sua loja online. Embora ela não disponibilize teste grátis, é possível conhecer o painel da ferramenta e utilizar todas as configurações na Loja Demo, que é uma simulação de uma loja virtual.
Caso queira fazer o cancelamento, faça a solicitação no painel da loja via preenchimento do formulário. A equipe do SAC entrará em contato por meio do e-mail e do número informado.
Tray no Reclame Aqui
A nota da Loja Integrada no Reclame Aqui (RA) é de cerca de 8.4/10 nos últimos 12 meses. Confira seus outros índices:
- Aproximadamente 99,8% de reclamações respondidas;
- Por volta de 88,3% de soluções encontradas;
- Quase 80% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.
Qual o melhor site para criar uma loja virtual: Tray ou Loja Integrada?
Com a leitura deste artigo, você já tem uma boa visão geral da Tray, não é mesmo? Então, antes de respondermos qual é a melhor plataforma, cabe falarmos sobre a Loja Integrada. Criada em 2013, ela também é uma plataforma de criação de e-commerce. Sua proposta é democratizar as vendas online, simplificando o acesso à tecnologia e à informação.
Ela conta com cinco planos de assinatura: gratuito, PRO 1, PRO 2, PRO 3 e PRO 4. Eles variam de R$ 49/mês a R$ 399/mês. Não há cobrança de comissão de vendas em nenhum dos seus planos. A diferença básica entre eles é o número de produtos que podem ser cadastrados na loja, de visitas por mês e de usuários.
Já deu para perceber que não há uma resposta pronta para a pergunta sobre qual é o melhor site para criar uma loja virtual, concorda? Isso porque dependerá das suas necessidades específicas, além de sua experiência nesse mercado, é claro. Pergunte-se quais recursos você já sabe utilizar e quais pretende aprender a usar.
Por fim, vale destacar que tanto a Tray como a Loja Integrada oferecem os recursos necessários para uma pessoa criar sua loja e começar a vender. Em ambas, não é necessário ter CNPJ para abri-la, basta o CPF.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é a Tray, como ela funciona, se vale a pena e quanto custa vender nessa plataforma de e-commerce, avalie seus prós e contras. Lembre-se de que, tão importante como abrir uma loja virtual e aprender a geri-la, certo?
Para um gerenciamento básico, crie estratégias sazonais e a realização de promoções, faça um controle financeiro separado das suas finanças pessoais e reinvista de parte dos lucros do negócio. E, claro, conte com os guias e informações do iDinheiro para lhe ajudar nessa jornada empreendedora!
Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!
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Perguntas Frequentes (FAQ)
- O que é o sistema Tray?
A Tray é uma plataforma de e-commerce que se propõe a atender quem sonha em montar uma loja virtual. Ela pertence à Locaweb, empresa de hospedagem de sites.
- Quanto a Tray cobra?
A Tray conta com seis planos de assinatura: Simples, Crescimento, Essencial, Transformação, Expansão e VIP, que variam de R$ 59/mês a R$ 999/mês. Do Simples ao Expansão, a taxa é zero sobre as vendas na loja virtual e sobre as vendas nos marketplaces. Já no VIP, além do plano, é cobrado 1% sobre as as vendas.
- Qual a diferença entre Tray e Traycorp?
A Tray Corp é a versão mais robusta da Tray e é indicada para empresas de médio e grande porte. Para informações sobre valores, entre em contato com a empresa.
- Quem é a dona da Tray?
A Tray pertence à Locaweb, empresa de hospedagem de sites.