Nome da marca | Franquia KFC |
Investimento inicial | A partir de R$ 2 milhões |
Faturamento médio mensal | Cerca de R$ 380 mil |
Prazo de retorno | A partir de 48 meses |
Nota no Reclame Aqui | Aproximadamente 7.6/10 |
Vantagem | Marca reconhecida internacionalmente. Aliás, a franquia KFC está entre as marcas mais valiosas do mundo. Além disso, disponibiliza todo o suporte necessário para os franqueados iniciarem no mercado com total confiança. |
Desvantagem | Custo de investimento alto e prazo de contrato longo (10 anos). |
De acordo com os dados divulgados pela ABF, o setor de franquias cresceu 16,8% no 2º trimestre deste ano. Só o segmento de alimentação/ food-service, por exemplo, registrou um aumento de 26% no seu faturamento. Diante disso, a franquia KFC pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento alimentício e, sobretudo, investir em um empreendimento seguro e com bom índice de retorno.
Quer entender melhor como funciona a franquia KFC? Então, continue a leitura deste conteúdo, pois nele contém tudo o que você precisa saber para analisar se essa franquia é ideal para o seu perfil. Acompanhe!
Franquia KFC: confira a história do Kentucky Fried Chicken!
A marca Kentucky Fried Chicken, mais conhecida pela sigla KFC, foi criada pelo coronel Harland David Sanders em 1930. Assim como a maioria das pessoas, Sanders precisou atuar em diferentes funções até se descobrir como empreendedor aos 40 anos.
Devido a sua disposição em aceitar novos desafios, Sanders comprou uma loja em um posto de combustível na beira da estrada e começou a vender o mesmo frango frito que comia na infância.
O sabor diferenciado e a qualidade do produto foi suficiente para conquistar os clientes e consolidar a marca. Ao longo de 10 anos, Sanders buscou formas de aprimorar a receita para garantir um frango frito com sabor perfeito e único. Ele conseguiu esse resultado e o sucesso foi só uma questão de tempo.
Com o objetivo de expandir a marca, Sanders saiu pelo país em busca de franqueados. Em 1952, conseguiu o primeiro, em Salt Lake City. A ideia de servir frango frito em baldes ocorreu em 1957 e foi uma estratégia que deu muito certo, pois se tornou um dos principais diferenciais da marca.
Sete anos depois, aos 74 anos, Sanders recebeu uma oferta irrecusável e optou por vender o KFC. Mas se manteve presente como embaixador da marca e se tornou conhecido como o criador da receita do melhor frango frito do mundo.
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KFC: sinônimo de crescimento contínuo
O que era para ser apenas um pequeno comércio local se tornou um dos maiores empreendimentos em expansão. Para você ter uma ideia, 10 anos depois do primeiro restaurante, o KFC já tinha 600 lojas. E 60 anos depois, já são mais de 5 mil lojas, em 120 países, com 14 milhões de clientes por dia.
Um dos diferenciais das franquias do KFC é que mesmo seguindo um padrão e utilizando a mesma receita, cada unidade possui uma identidade própria. Seja no tempero, em um lançamento, na variedade de molhos ou no atendimento. Esse diferencial permite que o cliente tenha uma experiência de compra única e personalizada.
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Quanto custa a franquia KFC?
Para se tornar um franqueado do KFC é preciso desembolsar um bom valor em dinheiro. Isso porque o investimento inicial pode ultrapassar o valor de R$2 milhões, por causa dos custos com outras despesas e a taxa de franquia de R$305 mil.
Nesse caso, para abrir uma franquia KFC é preciso arcar com os seguintes custos:
- royalty de 5% da receita bruta;
- fundo de propaganda de 5% do faturamento bruto;
- seguro;
- suporte técnico;
- treinamentos;
- estoque inicial;
- permissões, licenças e depósitos de segurança;
- equipamento, sinalização e decoração.
Ainda, caso fique com alguma dúvida sobre as taxas e os valores, confira a documentação disponibilizada pela franqueadora, porque todos essas informações devem estar presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF) e no contrato de franquia!
Modelos de negócio do KFC
A rede de franquias KFC possui três modelos de negócios: Express, In-line e FSDT. Cada modelo dispõe de particularidades que atendem diferentes perfis de franqueadores. Para saber qual modelo melhor atende suas expectativas veja como funciona cada uma delas.
Express – Loja de Shopping
O modelo de loja Express é ideal para quem quer começar com um empreendimento pequeno. Isso porque, entre os modelos de franquia do KFC, a loja Express é a menor, assim como o custo de investimento inicial.
Para abrir uma franquia Express, é necessário que o local de instalação da loja atenda aos seguintes critérios:
- esteja localizado em um shopping;
- tenha uma área mínima de 60m2 + mezanino;
- frente mínima de 5m.
In-line – Loja de Rua
Já o modelo In-line é uma loja de rua indicada para locais com grande circulação de pedestres. Por esse motivo, a instalação deve ser feita em uma área comercial que tenha, no mínimo, 180 m2 e uma frente mínima de 5m.
FSDT – Loja de Rua
O modelo FSDT é o maior da rede e, consequentemente, o mais caro. Ideal para locais com grande fluxo de veículos, a loja FSDT deve ser construída conforme os seguintes critérios:
- área de 1000 m2;
- estacionamento com capacidade de 30 vagas;
- instalação de um drive-thru.
Vale reforçar que todas as lojas da rede KFC seguem um padrão de excelência e necessitam de uma infraestrutura para garantir a produção dos produtos da rede. Portanto, para manter esse padrão e garantir a identidade da marca é preciso investir alto.
Por isso, independentemente do modelo de franquia escolhido, é necessário ter um planejamento financeiro bem estruturado para conseguir manter o empreendimento e alcançar o sucesso.
Qual o lucro médio mensal de um franqueado KFC?
O lucro médio mensal de uma franquia KFC varia conforme o modelo de loja escolhido, já que a localização e o perfil do público influenciam na abordagem e no fluxo de vendas. Sendo assim, a média de lucros mensal da franquia KFC varia entre 10% a 15% do faturamento. Nesse caso, o lucro médio previsto, em dinheiro, é de cerca de R$ 380 mil por mês com prazo de retorno de 48 meses.
Como abrir uma franquia KFC?
O processo de compra de uma franquia KFC não é complexo e pode ser concluído em pouco tempo. Isso porque o processo é dividido em 6 etapas. Veja só!
- Realização do cadastro no site;
- Preenchimento da Ficha de Pré-Qualificação com maiores informações sobre perfil e interesse;
- Após aprovação da ficha, é feita uma entrevista por meio de videoconferência para apresentar o projeto de franquias;
- Validação da documentação Jurídica e Financeira;
- Aprovação da Diretoria;
- Por fim, ocorre a assinatura dos contratos.
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Perfil de um franqueado do KFC
Assim como as demais empresas que operam em modelo de franqueamento, a franquia KFC também possui um perfil ideal de franqueado. Esse perfil corresponde às idealizações da marca bem como ao seu padrão de funcionamento.
Portanto, a rede de franquia KFC determina que o perfil ideal de franqueado precisa dispor das seguintes características:
- conhecer bem o mercado de atuação;
- ter habilidade de gerência e capacidade para realizar as vendas;
- facilidade em lidar com pessoas e seguir processos;
- ser dinâmico;
- saber investir;
- almejar pelo crescimento da empresa.
Vantagens e desvantagens dessa franquia de alimentação
Não há dúvidas de que a segurança é o principal motivo que impulsiona os empreendedores a escolherem uma franquia. Afinal de contas, trata-se de um modelo de negócio com menos risco e com um público-alvo já definido. Logo, torna- se mais fácil ingressar no mercado e alcançar os resultados esperados.
No entanto, quando analisamos a proposta da franquia KFC percebemos que a aquisição traz vantagens que vão além da segurança do empreendimento. Isso, porque além de ser uma marca forte, a rede dispõe dos seguintes diferenciais:
- reconhecimento mundial;
- altamente rentável;
- marca consolidada;
- referência no segmento;
- padrão de excelência;
- utiliza sistemas com tecnologia de ponta;
- oferece suporte completo para os seus franqueados;
- disponibiliza treinamentos para franqueados, gerentes e funcionários;
- apoio do franqueador em todo o processo de implementação até a inauguração;
- produto aprovado pelo público.
Todos esses pontos tornam a aquisição de uma franquia KFC um investimento interessante. Contudo, vale a pena ressaltar que apesar das vantagens, a rede tem como desvantagem o custo alto e a pouca flexibilidade.
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Franquia KFC vale a pena?
Se você procura uma marca de peso que seja referência no mercado e disponha de diferenciais únicos, a franquia KFC pode ser uma opção interessante. Isso, porque, além do reconhecimento internacional, os produtos da franquia KFC apresentam boa procura.
Outro ponto favorável, é a disponibilização de três opções de modelos de franquia. Essa diversificação facilita a aquisição, pois se adequa a diferentes perfis de franqueadores.
Portanto, ao escolher o modelo de franquia ideal para o seu perfil e implementar uma boa estratégia de gestão é possível alcançar o sucesso em pouco tempo. Diante desses fatores, podemos afirmar que a compra de uma franquia KFC vale a pena, mesmo tendo como pontos negativos o alto custo de investimento e a pouca flexibilidade.
KFC no Reclame Aqui
Para reforçar a confiabilidade da franquia KFC, consultamos a reputação da marca na maior plataforma de reclamações sobre atendimento, compra e venda de produtos e serviços do país, o Reclame Aqui. Com um total de 375 reclamações, em 6 meses, a marca possui uma boa reputação, pois sua nota é de aproximadamente 7.6/10.
As reclamações têm como motivo, a baixa qualidade do serviço prestado, falta de profissionalismo dos funcionários da rede e erros com o pedido. Ao analisar parte das queixas percebe-se que são problemas oriundos de uma má gestão. Nesse caso, cada unidade do KFC se torna responsável pela sua administração.
Franquia KFC: conclusão
Essas são as principais informações sobre a franquia KFC que você precisa saber. Nesse caso, se você gosta de fast food e deseja empreender no segmento de food service, então a aquisição de uma franquia KFC pode ser bastante assertiva.
Além disso, para não ser apenas mais um nesse grupo é muito importante que você se atente a essas questões para assegurar uma experiência de compra positiva e superar a expectativa do cliente. Tendo esse cuidado e adotando uma gestão eficiente, o retorno pode ser visto antes mesmo do previsto.
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Perguntas Frequentes (FAQ)
- Qual o valor da franquia do KFC?
O valor necessário para ter uma franquia KFC varia conforme o modelo de loja escolhido. No entanto, a soma de alguns custos com a taxa de franquia mais o investimento inicial pode ultrapassar o valor de R$ 2 milhões.
- Como montar uma franquia da KFC?
Basicamente, você precisa:
1. Realizar o cadastro no site;
2. Preencher a Ficha de Pré-Qualificação com maiores informações sobre perfil e interesse;
3. Realizar uma entrevista por meio de videoconferência para apresentar o projeto de franquias;
4. Aguardar a validação da documentação Jurídica e Financeira;
5. Após a aprovação da Diretoria, o contrato é assinado.