Controlle: conheça o app de gestão financeira empresarial!

Conheça as funcionalidades do aplicativo de gestão Controlle e saiba porque considerar esse sistema para a sua empresa!

Escrito por Vitor Braga

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Sugestão iDinheiro

Controlle

Controlle

Controlle Solicitar
  • Planos a partir de R$ 69,00
  • Emissão de notas fiscais em alguns planos
  • Registro de fluxo de caixa

O Controlle é um dos principais aplicativos de gestão financeira do mercado, com funcionalidades personalizáveis que auxiliam o empresário em suas rotinas.

Sistemas como esse são fundamentais para o crescimento e planejamento de uma organização, por auxiliar no monitoramento dos gastos e oferecer indicadores visuais de como estão as entradas e saídas.

Sem esse tipo de ferramenta, o gestor pode ter dificuldade em entender o cenário da empresa, além de tomar decisões sem uma base concreta de avaliação.

Por esse motivo, vale a pena conhecer o Controlle e as funcionalidades que ele oferece para auxiliar o seu negócio.

Conheça os diferenciais do software e entenda porque ele é uma das alternativas mais atrativas para desenvolver um controle financeiro empresarial.

Controlle

O que é o Controlle?

O Controlle é um software de gestão financeira empresarial criado em 2019, com objetivo de simplificar as rotinas contábeis em pessoas jurídicas.

A ferramenta traz funções completas para auxiliar nas tarefas de gerenciamento de organizações de diferentes portes.

Com a plataforma desktop ou aplicativo, disponível para Android e iOS, o usuário pode realizar várias atividades, desde incluir movimentações, até gerar notas fiscais integradas.

Além disso, o programa também administra compras por cartão de crédito e gerencia alertas de pagamentos para fornecedores, por exemplo.

Seu diferencial está em oferecer essas rotinas com maior facilidade, permitindo ao gestor visualizar dados importantes para tomar decisões e gerir os recursos.

Ainda, por estar disponível em diferentes plataformas, o Controlle permite a gestão financeira da empresa em qualquer lugar, com administração integrada e funções modernas de armazenamento na nuvem.

Por fim, o sistema também se responsabiliza por simplificar as informações para os empresários, com entendimento mais simples das entradas e saídas. Isso otimiza a visualização de oportunidades de investimento e direcionamento estratégico de recursos.

Como funciona o aplicativo Controlle?

O Controlle funciona como um sistema financeiro abrangente, operando com desktop e também aplicativo, sendo uma plataforma versátil e eficiente para gerenciar as atividades internas. 

Ao se cadastrar, o gestor tem a flexibilidade de iniciar suas atividades no dispositivo de sua preferência, seja no computador, tablet ou smartphone, permitindo acesso aos recursos imediatamente.

Além disso, vale mencionar que os usuários do Controlle contam com suporte qualificado oferecido em todas as etapas da adaptação. 

O empresário pode contar com o auxílio da equipe de suporte tanto por meio do chat quanto por e-mail, garantindo que suas dúvidas sejam esclarecidas e que possa aproveitar ao máximo todas as funcionalidades do aplicativo.

Quando o gestor começa a utilizar o Controlle, terá a opção de iniciar um novo banco de dados, criando um ambiente personalizado conforme as necessidades da empresa. 

Ou, ainda, poderá realizar a importação de arquivos da ferramenta antiga utilizada pela empresa, facilitando a transição e evitando a perda de informações relevantes.

Com os dados disponíveis no Controlle, o gestor tem acesso a diversas funcionalidades que o auxiliam na gestão financeira. 

Por exemplo, ele pode monitorar as entradas e saídas de recursos, conferir relatórios e visualizar gráficos que oferecem uma visão clara e detalhada da situação financeira da empresa.

No cotidiano, a plataforma possibilita aos responsáveis adicionarem novas ações diretamente na página central, como cadastrar clientes, registrar pagamentos ou controlar estoque.

O Controlle também trabalha com modelo de assinatura, disponibilizando diferentes pacotes para atender ao negócio conforme sua necessidade. A adesão é flexível, com possibilidade de alterar o plano segundo a precisão mensal.

Quais os principais recursos do app Controlle?

O Controlle oferece uma variedade de recursos que auxiliam na gestão financeira e administrativa de empresas dos mais variados portes e perfis.

Sem assim, listamos abaixo as principais ferramentas oferecidas pela plataforma e que podem tornar o seu negócio mais eficiente. Confira mais detalhes dessas funções:

Controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa permite que o gestor tenha uma visão completa das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. 

Com o aplicativo, é possível registrar todas as transações em tempo real, incluindo recebimentos de vendas, pagamentos de contas e novas despesas, por exemplo.

Além disso, possibilita a alteração manual conforme a necessidade, com inclusão de novos movimentos no fluxo de caixa.

Com essa funcionalidade, o gestor pode acompanhar de perto o registro financeiro da empresa, antecipando problemas e tomando decisões mais assertivas quanto ao gerenciamento do orçamento.

Emissão de notas fiscais de serviço

Um dos diferenciais do Controlle é disponibilizar a emissão de notas fiscais de serviço, uma novidade para sistemas de gestão financeira.

A maioria dos aplicativos funciona como uma central de dados, mas sem integração com outras ferramentas que enviem documentos contábeis.

Contudo, o empresário pode concentrar suas rotinas na mesma página, emitindo notas conforme os serviços realizados.

Além disso, pode personalizar os recibos conforme as demandas e arquivá-los no mesmo local de maneira rápida e organizada.

Esse recurso também facilita o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, garantindo a conformidade legal da empresa.

Conciliação bancária

A conciliação bancária é uma funcionalidade importante para a gestão financeira, pois compara os recebimentos reais e as anotações do gestor.

Assim, com o Controlle, é possível facilitar essa comparação, ao importar extratos bancários e realizar a verificação de forma automatizada. 

Isso significa que o empresário pode comparar as transações registradas no aplicativo com as transações realizadas no banco, facilitando a identificação de divergências e garantindo a exatidão dos dados financeiros.

Esse diferencial também influencia em eventuais necessidades de auditoria, por exemplo, averiguando quais as entradas ou saídas que não correspondem com os arquivos.

Gestão de propostas comerciais

O aplicativo Controlle também oferece recursos para a gestão de propostas comerciais, auxiliando na criação e personalização de documentos.

Isso significa que as apresentações serão mais simples e organizadas, com informações mais visíveis, incluindo valores, prazos e condições.

Ainda, também está integrado diretamente com a plataforma contábil, para atualizar o orçamento e permitir que outros colaboradores acompanhem a situação.

A negociação se torna mais fácil e rápida, pois o cliente receberá a proposta pela plataforma, informando suas dúvidas ou seguindo com as etapas diretamente pelo aplicativo.

Dessa forma, a equipe terá um controle completo das propostas, enquanto os clientes recebem dados atualizados e podem fechar contratos com agilidade, de maneira virtual.

Relatórios financeiros gerenciais

Outra funcionalidade interessante do Controlle são os relatórios financeiros gerenciais, que  fornecem uma visão ampla e detalhada do desempenho da empresa. 

Esses documentos incluem as informações mais importantes do período, como receitas e despesas, o lucro obtido e a margem de contribuição, entre outros indicadores personalizados.

Dessa forma, o empresário poderá avaliar o desempenho da organização, identificando as oportunidades de melhoria em termos contábeis.

Ainda, para auxiliar na tomada de decisão, o Controlle também acompanha gráficos e comparativos com relatórios passados, oferecendo ao usuário uma base concreta para avaliar as métricas e crescimento.

Dashboard financeiro

Com o dashboard financeiro, o empresário terá uma ferramenta visual para avaliar os principais indicadores em um único lugar.

O painel central de administração pode ser personalizado conforme as preferências e necessidades de cada período.

Ainda, disponibiliza gráficos que atualizam segundo a entrada ou saída de recursos, para o empresário ter uma visão real da situação interna.

Além disso, um dashboard interativo facilita ao usuário utilizar a ferramenta como a empresa necessitar, modificando as exibições da tela inicial para simplificar suas rotinas.

Cada funcionalidade fica exibida com um atalho rápido, para agilizar não apenas a visualização, como também a inclusão de ações contábeis ou o acesso para tomadas de decisões.

Vale destacar que esse diferencial do Controlle se adapta ao dispositivo usado, sendo dinâmica para desktop e navegadores mobile.

Controlle

Como fazer a gestão financeira empresarial com o Controlle?

Interessados em utilizar o Controlle para a gestão financeira empresarial devem se atentar para algumas etapas que otimizam os resultados e potencializam a ferramenta.

Veja detalhes sobre os passos mais importantes para implementar:

1. Separe os gastos pessoais dos gastos empresariais

Uma das primeiras etapas para uma gestão financeira eficiente é separar os gastos pessoais dos gastos empresariais. 

É fundamental ter contas bancárias separadas e utilizar meios de pagamento distintos para evitar a mistura de recursos. 

Caso contrário, o empresário pode confundir os orçamentos, prejudicar os investimentos do negócio e ter problemas com os comprovantes fiscais.

Uma vez que existe essa separação, é possível usar o Controlle, para categorizar e classificar todas as transações, facilitando a identificação dos gastos relacionados ao negócio e evitando confusões em relação aos recursos.

Leia também: Gestão financeira pessoal: o que é e como a tecnologia pode ser sua aliada nesse processo

2. Controle o fluxo de caixa da sua empresa

O controle do fluxo de caixa é essencial para acompanhar as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. Nesse caso, vale utilizar o Controlle para registrar todas as transações importantes, incluindo vendas, pagamento de contas e recebimentos.

Ainda, é importante atualizar os gastos desde o primeiro momento. Dessa forma, o sistema poderá se adaptar às necessidades mensais da organização, identificando suas pendências recorrentes de maneira inteligente.

Outros tipos de movimentos que afetem o fluxo de caixa também devem ser registrados, para tornar os gráficos e relatórios completos.

Ao manter o fluxo de caixa atualizado no aplicativo, o gestor terá uma visão clara da situação financeira da empresa, podendo tomar decisões estratégicas com base em dados concretos.

3. Saiba quais são seus custos fixos e variáveis

Para utilizar o Controlle da melhor forma, vale incluir, ainda, os custos fixos e variáveis da empresa, além das movimentações cotidianas do caixa.

Conhecer esses gastos e recebimentos é fundamental para uma gestão financeira eficaz, não apenas para usar a plataforma, mas também para construir uma empresa de base sólida.

Os custos fixos são aqueles que não variam conforme a produção ou vendas, como aluguel, salários e contas de serviços públicos. 

Enquanto isso, os custos variáveis estão diretamente relacionados à produção ou às vendas, como matéria-prima, comissões e embalagens. 

Com o Controlle, é possível identificar e acompanhar cada categoria, permitindo um melhor planejamento e controle interno.

4. Controle suas contas a pagar e a receber

Uma vez que o gestor conhece seus custos fixos e variáveis, também deve identificar as contas a pagar e a receber.

O aplicativo Controlle oferece recursos para auxiliar nesse monitoramento, permitindo acompanhar prazos, conferir contas vencidas e identificar fornecedores.

Isso garante que os pagamentos sejam realizados no prazo correto, além de simplificar cobranças e evitar pendências com clientes, acompanhando cada movimento importante para o caixa.

Por ser uma plataforma flexível, permite que o gestor insira novas ações manualmente, ou verifique os avanços automáticos após adicionar uma proposta, ou conta a receber, por exemplo.

Veja também: Planilha de Controle Financeiro Empresarial: baixe grátis!

5. Use os relatórios do Controlle para analisar o capital de giro

Além de ser um aplicativo versátil para monitoramento diário, o Controlle também emite diferentes relatórios importantes para a análise do capital de giro da empresa.

Ferramentas como fluxo de caixa, balanço patrimonial e Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) são essenciais para avaliar o orçamento necessário para manter as atividades em operação, mesmo sem faturamento.

Essa disponibilidade aumenta a vida útil da empresa, além de controlar os períodos de maior ou menor necessidade de dinheiro. Ainda, ajuda no planejamento de novos investimentos e auxilia na saúde financeira do negócio.

6. Comece uma reserva financeira de emergência

Ter uma reserva financeira de emergência é importante para lidar com imprevistos relacionadas ao negócio.

Por esse motivo, ao começar a utilizar o Controlle, vale a pena investir nesse tipo de suporte, reservando valores mensais para uma poupança da sua empresa.

O aplicativo também pode ajudar nessa etapa, pois possibilita ao gestor incluir uma área de reserva e verificar, em tempo real, o valor salvo na conta.

Além do acompanhamento progressivo, a plataforma serve para estabelecer metas e atingir objetivos futuros, não apenas relacionados a emergências, mas também ao crescimento do negócio.

Embora essa economia possa parecer complexa para empresários sem experiência, o Controlle ajuda com alertas e oferece uma visão clara do valor acumulado a cada mês, incentivando a reserva.

7. Use o dashboard do Controlle para acompanhar o desempenho financeiro da sua empresa

De modo geral, o dashboard financeiro do Controlle fornece um resumo visual dos principais indicadores financeiros da empresa, como saldo de caixa, faturamento e custos.

Aproveitar essa funcionalidade traz mais facilidade na rotina do empresário e dos colaboradores, principalmente pela possibilidade de personalização.

Dessa forma, poderá encontrar os atalhos mais importantes na página inicial, e ter uma visão rápida da métrica que desejar.

Isso facilita o acompanhamento contínuo, a identificação de tendências e a tomada de decisões assertivas para o crescimento do negócio.

Quais as principais vantagens e desvantagens do Controlle?

Antes de investir no Controlle, vale a pena conferir as principais vantagens e desvantagens do programa.

Inicialmente, ele se destaca por ser um aplicativo financeiro e um programa de desktop completos, com funções personalizáveis e relatórios gráficos, que auxiliam no entendimento visual da contabilidade.

Além disso, também traz suporte qualificado aos usuários, com equipe disponível para esclarecimentos, problemas técnicos e adaptação.

Por outro lado, o Controlle também apresenta alguns pontos de atenção, principalmente pelos planos de assinatura.

O acesso a determinados recursos e funcionalidades do aplicativo pode ser limitado por diferentes pacotes, de modo que nem todas as versões oferecem os mesmos benefícios. 

Isso pode resultar em uma experiência desigual para os usuários, com alguns recursos disponíveis apenas para assinantes de planos mais completos.

Controlle

O software de gestão financeira Controlle vale a pena?

Com base nas suas funções e recursos, o software de gestão financeira Controlle vale a pena para diferentes perfis empresariais.

Sendo uma plataforma completa e versátil, possibilita a personalização das suas ferramentas, auxiliando o gestor em todas as rotinas importantes do negócio.

Além disso, também traz um programa desktop e aplicativo, auxiliando no acesso dinâmico e controle em qualquer lugar.

Dessa forma, é uma solução que vale a pena conhecer e considerar para a sua empresa, avaliando o pacote com as melhores funcionalidades e integrações.

Controlle: conclusão

Muitos empreendedores podem ter dúvidas sobre a necessidade de um software de gestão como o Controlle, mas um programa como esse é essencial para os negócios.

Isso porque ele torna as obrigações contábeis mais simples, auxiliando no monitoramento do caixa e no pagamento das pendências.

Ainda, sem um programa como esse, torna-se mais difícil crescer de forma saudável, identificando oportunidades de melhoria e direcionando os recursos da melhor forma possível.

Assim, é interessante considerar uma ferramenta como o Controle para o seu negócio, e aproveitar os benefícios que esse tipo de software de gestão pode oferecer.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que faz o app Controlle?

    O app Controlle é um sistema de gestão financeira que permite ao gestor administrar suas contas, entradas e saídas por dispositivos móveis, além de personalizar as funcionalidades conforme as necessidades do negócio.

  2. O que é um software de gestão financeira?

    Um software de gestão financeira é um sistema que auxilia o usuário a monitorar seus recursos contábeis, com ferramentas de análise e acompanhamento de movimentos. Geralmente, esse tipo de plataforma age reunindo as principais informações em um mesmo painel de controle.

  3. Como fazer o controle financeiro da sua empresa?

    Para fazer o controle financeiro da sua empresa, vale a pena apostar em um sistema de gestão como o Controle. Ainda, separe os recursos pessoais e empresariais, providencie uma reserva financeira e tenha uma plataforma integrada com o seu fluxo de caixa.

  4. Quais são os 3 tipos de planejamento financeiro?

    Os tipos de planejamento financeiro mais comuns são o pessoal, familiar e empresarial.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp