O DOC (Documento de Ordem de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível) são as duas formas existentes para quem quer transferir valores entre contas de bancos distintos. Esse tipo de transação é usado em pagamentos e também nos investimentos, o que torna ambos bastante comuns.

O que difere o DOC da TED é o prazo para que o dinheiro caia na conta do beneficiário. O DOC precisa passar pelo sistema de compensação bancária, o que significa que que a efetivação da transação ocorre no próximo dia útil após a realização da transferência. Quem quer mais agilidade deve optar pela TED, que é realizada no mesmo dia, muitas vezes instantaneamente.

Continua após a publicidade:

Dados da Transação

A realização da transferência exige uma série de dados, como conta corrente do beneficiário, número da conta e CPF ou CNPJ. De acordo com a Circular 3710 do Banco Central:

Na emissão de uma TED, devem ser informados, obrigatoriamente:

I – código de identificação da instituição emitente no sistema de liquidação
de transferência de fundos;
II – código de identificação da instituição recebedora no sistema de
liquidação de transferência de fundos;
III – valor da transferência, em moeda nacional;
IV – data de emissão; e
V – dados que permitam a identificação da finalidade da transferência

Todas essas exigências servem para garantir que a transação seja realizada corretamente. Por isso, tanto o cliente quanto o banco devem estar atentos aos dados da transação. Se houver algum tipo de confusão, a transferência pode não acontecer, prejudicando o beneficiário.

Cuidado ao transferir dinheiro para outra pessoa
Cuidado ao transferir dinheiro para outra pessoa

Erro do DOC ou TED

Os erros na transferência via DOC ou TED geralmente ocorrem porque quem está transferindo utiliza algum dos dados mencionados acima de forma equivocada. Se você, por exemplo, anotou o CPF do beneficiário com um dígito errado, não será possível realizar a TED ou o DOC. Veja abaixo algumas situações:

Transferência Para Conta Errada

Não é fácil errar todos os dados de uma conta, o que dificulta esse tipo de problema. Mas caso ocorra do dinheiro ser depositado para outro correntista, é fundamental que você procure o banco o quanto antes para que o erro possa ser corrigido. Entre em contato, tendo em mãos o seu comprovante de transferência. Como o DOC passa pelo sistema de compensação do banco, fica mais fácil impedir que o dinheiro chegue em mãos erradas. No caso da TED a situação pode se complicar um pouco, mas tudo pode ser resolvido com o banco.

Dinheiro Devolvido

O erro mais comum é a devolução do valor para a conta de quem tentou realizar a transferência. Isso acontece quando os dados informados não são suficientes para realização da transação. Caso algo semelhante ocorra, você só precisa descobrir qual foi a causa da não efetivação, ou seja, qual dado não foi informado corretamente. Converse com o beneficiário para verificar se suas anotações estão corretas e tente fazer a transação novamente.

Cuidado com Fraudes

Quem realiza algum tipo de venda com recebimento via TED ou DOC deve ficar atento pois o comprovante da transação não confirma que ela já aconteceu. Antes de entregar a mercadoria, confirme se o dinheiro já caiu em sua conta.

Publicidade