Não é de hoje que o Santander permite que seus clientes tenham acesso aos principais serviços oferecidos pela instituição diretamente pelo celular. Desde o seu lançamento, o aplicativo tem cumprido bem o seu papel de proporcionar mais comodidade e praticidade para os seus usuários.
Apesar da boa usabilidade do aplicativo, é possível que em alguns momentos ocorram falhas durante a realização de alguma operação. Então, antes que você se desespere e pense que ficou no prejuízo, elaboramos este artigo para explicar o que você precisa fazer ao se deparar com alguns erros no app do Santander. Acompanhe a leitura!
Quais os principais erros no app do Santander?
Os erros relatados no app do Santander mais comuns são:
- App do Santander fora do ar ou com erro de comunicação;
- Saques indevidos na conta Santander;
- Depósitos não concluídos. Ou seja, o dinheiro não caiu na sua conta do Santander;
- Transferências via Pix não concluídas;
- Falha durante a atualização do app Santander.
- Erro 74803 Internet Banking Santander e erro 74813 app Santander
Veja a seguir possíveis causa do problema e saiba como solucionar cada um desses erros!
1. App do Santander fora do ar ou erro de comunicação: o que fazer?
O primeiro erro dessa lista é um dos mais comuns. Afinal, quem nunca se deparou com uma mensagem informando erro de comunicação ou sistema fora do ar ao acessar um aplicativo, não é mesmo?
Nesse caso, o que você precisa fazer para contornar a situação é, primeiramente, verificar se o seu celular está conectado a uma rede wi-fi ou móvel.
Verificou a conexão com a rede, mas o problema continua? Então, pode ser uma desatualização do aplicativo. Para confirmar essa possibilidade é necessário que você acesse o Google Play ou App Store e confira se há atualização disponível.
Caso não seja nenhuma dessas alternativas, a falha pode estar no próprio aplicativo. Nesse caso, vale a pena entrar em contato com o suporte técnico do banco para saber o que houve. No entanto, a instabilidade no aplicativo costuma ser resolvida rapidamente.
2. Saques indevidos na conta Santander: o que fazer?
Infelizmente, ainda é muito comum a ocorrência de saques feitos sem a autorização do titular da conta. Ao se deparar com esse problema, você precisa entrar em contato com o banco pelo número 0800 762 7777 e falar com o departamento de contestação.
Por meio desse contato, é aberto um protocolo de atendimento e você recebe todas as instruções necessárias para solucionar o problema.
3. Depósito não caiu na conta Santander: o que aconteceu?
Atualmente, os depósitos bancários podem ser feitos das seguintes formas:
- Boleto – a compensação pode demorar até 72 horas para ser feita;
- DOC – o dinheiro cai na conta no dia seguinte ou em até dois dias úteis quando feito em finais de semana, feriados ou se realizado após às 22 horas;
- TED – caso a transferência tenha sido feita antes das 17:00 horas, o dinheiro cai na conta no mesmo dia. Após esse horário, somente no dia seguinte;
- Pix – o dinheiro cai na conta imediatamente.
Estar ciente dessas normas é importante para evitar dores de cabeça sem necessidade. Sendo assim, para ter certeza que o depósito não foi feito é preciso aguardar a passagem desse prazo de compensação.
Se ainda assim, o dinheiro não cair na conta verifique se o valor não voltou para a conta de origem. Além disso, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Santander para informar o ocorrido.
4. Pix não completou pelo app do Santander: o que fazer?
O Pix é um tipo de pagamento eletrônico instantâneo, ou seja, o dinheiro é debitado na hora. Portanto, quando a operação não é concluída os motivos podem ser os seguintes:
- Erro na chave Pix – quando a chave pix é inválida ou foi digitada de forma incorreta, o aplicativo não permite a finalização da transferência;
- Chave Pix inexistente ou não encontrada – pode ocorrer por erro na digitação ou quando o tipo da chave Pix não é informada corretamente;
- Falha de comunicação no sistema – nesse caso, é ideal aguardar um período e verificar se a transferência foi concluída;
- Falha técnica por causa de instabilidade no aplicativo – nesse caso, você pode fechar o aplicativo e fazer o login alguns minutos depois para conferir se o problema já foi normalizado e prosseguir com a transferência;
- Saldo insuficiente;
- Conta recebedora indisponível – nesse caso, é preciso solicitar ao destinatário outra conta.
5. Erro de atualização no app Santander: o que fazer?
As falhas durante as atualizações podem ser causadas pela falta de memória interna ou queda na conexão com a internet. Nesse caso, o problema pode ser resolvido conferindo se a conexão com a rede móvel ou wi-fi está estável ou liberar o espaço necessário para que a última versão do aplicativo seja instalada no seu celular. Para isso, basta apagar arquivos secundários e excluir aplicativos que você não utiliza mais.
6. Erro 74803 Internet Banking Santander e erro 74813 app Santander
Ao tentar realizar transferências, alguns usuários relataram o erro 74803, no Internet Banking, e o erro 74813, no app Santander. Os dois estão relacionados a motivos de segurança. Nesse caso, o Santander sugere entrar em contato com a Central de Atendimento, através dos números 4004 3535 ou 0800 702 3535.
Dicas de segurança para usar o app Santander
Se você tem dúvidas sobre a confiabilidade do app Santander, saiba que o aplicativo segue as normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa forma, além dos seus dados pessoais estarem mais seguros, a instituição deve informar em quais situações suas informações serão utilizadas.
A lei ainda assegura o seu direito de solicitar que a empresa exclua seus dados pessoais do banco de dados a qualquer momento. Por esse motivo, o app Santander é seguro e confiável.
Contudo, se você quer reforçar ainda mais a segurança da sua conta e utilizar o aplicativo com total tranquilidade, basta colocar em prática os seguintes cuidados:
- Crie senhas seguras – evite sequências repetidas, datas comemorativas ou combinações óbvias;
- Utilize a biometria como proteção de acesso extra – além das senhas numéricas da conta Santander (de 4 e se 6 dígitos), você pode utilizar a senha biométrica;
- Tenha o hábito de restringir o limite do cartão de crédito – assim, as chances de ocorrer uma transação ou uso indevido são bem menores;
- Desautorize dispositivos antigos – mantenha a conta Santander ativa em um único aparelho. Assim, é possível evitar problemas com hackers e acessos indesejados;
- Dê preferência de utilizar o cartão virtual para fazer compras online – essa opção, além de ser mais prática, facilita o bloqueio em casos de fraudes.
Atenção
Antes de repassar os dados pessoais ou clicar em algum link, prefira encerrar a conversa e ligar diretamente para a Central de Atendimentos do Santander ou ir pessoalmente até uma agência. Assim, você consegue manter a segurança da sua conta e evita cair em golpes.
Portanto, esses são os erros mais comuns encontrados no app do Santander e que talvez você possa presenciar. Logo, reforçamos a importância de manter o aplicativo sempre atualizado, conferir bem os dados no momento de realizar uma transferência e, sobretudo, acompanhar as movimentações da sua conta para identificar a tempo qualquer ação suspeita.
E aí? Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o que é como funciona o aplicativo Way do Santander? Então, confira este artigo que preparamos para você!
Perguntas frequentes sobre erros no aplicativo Santander
- O app do Santander é seguro?
Sim. Além de atender as normas estabelecidas pela LGPD, o aplicativo Santander possui sistema de segurança que garante maior proteção dos seus dados.
- Como atualizar o app Santander com segurança?
Para atualizar o aplicativo Santander com segurança, basta acessar o Google Play ou Apple Store e conferir se há uma versão atualizada disponível. Lembrando que quando o dispositivo possui espaço interno disponível a atualização é feita automaticamente.
- Como saber se meu aplicativo do banco foi hackeado?
Não é comum a ocorrência de app ser hackeado. Contudo, essa possibilidade não pode ser ignorada. Sendo assim, para saber se a sua conta foi hackeada, é necessário observar se existem movimentações que não foram feitas por você.
Para isso, observe constantemente o seu extrato e o valor do saldo disponível. Em caso de qualquer movimentação suspeita, solicite o bloqueio dos cartões e conteste a compra/saque imediatamente. Além disso, troque as senhas de 4 e 6 dígitos.