Como resolver os principais erros no app do Santander

Precisou usar o app do Santander, mas não conseguiu por causa de uma falha no aplicativo? Confiras as possíveis causas do problema e saiba como resolver.

Escrito por Thamires Coelho

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Não é de hoje que o Santander permite que seus clientes tenham acesso aos principais serviços oferecidos pela instituição diretamente pelo celular. Desde o seu lançamento, o aplicativo tem cumprido bem o seu papel de proporcionar mais comodidade e praticidade para os seus usuários.

Apesar da boa usabilidade do aplicativo, é possível que em alguns momentos ocorram falhas durante a realização de alguma operação. Então, antes que você se desespere e pense que ficou no prejuízo, elaboramos este artigo para explicar o que você precisa fazer ao se deparar com alguns erros no app do Santander. Acompanhe a leitura!

Quais os principais erros no app do Santander?

Os erros relatados no app do Santander mais comuns são:

  • App do Santander fora do ar ou com erro de comunicação;
  • Saques indevidos na conta Santander;
  • Depósitos não concluídos. Ou seja, o dinheiro não caiu na sua conta do Santander;
  • Transferências via Pix não concluídas;
  • Falha durante a atualização do app Santander.
  • Erro 74803 Internet Banking Santander e erro 74813 app Santander

Veja a seguir possíveis causa do problema e saiba como solucionar cada um desses erros!

1. App do Santander fora do ar ou erro de comunicação: o que fazer?

O primeiro erro dessa lista é um dos mais comuns. Afinal, quem nunca se deparou com uma mensagem informando erro de comunicação ou sistema fora do ar ao acessar um aplicativo, não é mesmo?

Nesse caso, o que você precisa fazer para contornar a situação é, primeiramente, verificar se o seu celular está conectado a uma rede wi-fi ou móvel

Verificou a conexão com a rede, mas o problema continua? Então, pode ser uma desatualização do aplicativo. Para confirmar essa possibilidade é necessário que você acesse o Google Play ou App Store e confira se há atualização disponível. 

Caso não seja nenhuma dessas alternativas, a falha pode estar no próprio aplicativo. Nesse caso, vale a pena entrar em contato com o suporte técnico do banco para saber o que houve. No entanto, a instabilidade no aplicativo costuma ser resolvida rapidamente.

2. Saques indevidos na conta Santander: o que fazer?

Infelizmente, ainda é muito comum a ocorrência de saques feitos sem a autorização do titular da conta. Ao se deparar com esse problema, você precisa entrar em contato com o banco pelo número 0800 762 7777 e falar com o departamento de contestação.

Por meio desse contato, é aberto um protocolo de atendimento e você recebe todas as instruções necessárias para solucionar o problema.

3. Depósito não caiu na conta Santander: o que aconteceu?

Atualmente, os depósitos bancários podem ser feitos das seguintes formas:

  • Boleto – a compensação pode demorar até 72 horas para ser feita;
  • DOC – o dinheiro cai na conta no dia seguinte ou em até dois dias úteis quando feito em finais de semana, feriados ou se realizado após às 22 horas;
  • TED – caso a transferência tenha sido feita antes das 17:00 horas, o dinheiro cai na conta no mesmo dia. Após esse horário, somente no dia seguinte;
  • Pix – o dinheiro cai na conta imediatamente. 

Estar ciente dessas normas é importante para evitar dores de cabeça sem necessidade. Sendo assim, para ter certeza que o depósito não foi feito é preciso aguardar a passagem desse prazo de compensação.

Se ainda assim, o dinheiro não cair na conta verifique se o valor não voltou para a conta de origem. Além disso, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Santander para informar o ocorrido.

4. Pix não completou pelo app do Santander: o que fazer?

O Pix é um tipo de pagamento eletrônico instantâneo, ou seja, o dinheiro é debitado na hora. Portanto, quando a operação não é concluída os motivos podem ser os seguintes:

  • Erro na chave Pix – quando a chave pix é inválida ou foi digitada de forma incorreta, o aplicativo não permite a finalização da transferência;
  • Chave Pix inexistente ou não encontrada – pode ocorrer por erro na digitação ou quando o tipo da chave Pix não é informada corretamente;
  • Falha de comunicação no sistema – nesse caso, é ideal aguardar um período e verificar se a transferência foi concluída;
  • Falha técnica por causa de instabilidade no aplicativo – nesse caso, você pode fechar o aplicativo e fazer o login alguns minutos depois para conferir se o problema já foi normalizado e prosseguir com a transferência; 
  • Saldo insuficiente;
  • Conta recebedora indisponível – nesse caso, é preciso solicitar ao destinatário outra conta.

5. Erro de atualização no app Santander: o que fazer?

As falhas durante as atualizações podem ser causadas pela falta de memória interna ou queda na conexão com a internet. Nesse caso, o problema pode ser resolvido conferindo se a conexão com a rede móvel ou wi-fi está estável ou liberar o espaço necessário para que a última versão do aplicativo seja instalada no seu celular. Para isso, basta apagar arquivos secundários e excluir aplicativos que você não utiliza mais.

6. Erro 74803 Internet Banking Santander e erro 74813 app Santander

Ao tentar realizar transferências, alguns usuários relataram o erro 74803, no Internet Banking, e o erro 74813, no app Santander. Os dois estão relacionados a motivos de segurança. Nesse caso, o Santander sugere entrar em contato com a Central de Atendimento, através dos números 4004 3535 ou 0800 702 3535.

Dicas de segurança para usar o app Santander

Se você tem dúvidas sobre a confiabilidade do app Santander, saiba que o aplicativo segue as normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa forma, além dos seus dados pessoais estarem mais seguros, a instituição deve informar em quais situações suas informações serão utilizadas. 

A lei ainda assegura o seu direito de solicitar que a empresa exclua seus dados pessoais do banco de dados a qualquer momento. Por esse motivo, o app Santander é seguro e confiável.

Contudo, se você quer reforçar ainda mais a segurança da sua conta e utilizar o aplicativo com total tranquilidade, basta colocar em prática os seguintes cuidados:

  • Crie senhas seguras – evite sequências repetidas, datas comemorativas ou combinações óbvias;
  • Utilize a biometria como proteção de acesso extra – além das senhas numéricas da conta Santander (de 4 e se 6 dígitos), você pode utilizar a senha biométrica;
  • Tenha o hábito de restringir o limite do cartão de crédito – assim, as chances de ocorrer uma transação ou uso indevido são bem menores;
  • Desautorize dispositivos antigos – mantenha a conta Santander ativa em um único aparelho. Assim, é possível evitar problemas com hackers e acessos indesejados;
  • Dê preferência de utilizar o cartão virtual para fazer compras online – essa opção, além de ser mais prática, facilita o bloqueio em casos de fraudes.
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Atenção

Além dos cuidados mencionados, vale ressaltar a importância de não fornecer dados pessoais ou senhas para terceiros. Suspeite de ligações ou mensagens recebidas de (falsos) representantes do Santander oferecendo benefícios muito atraentes ou informando pendências desconhecidas.

Antes de repassar os dados pessoais ou clicar em algum link, prefira encerrar a conversa e ligar diretamente para a Central de Atendimentos do Santander ou ir pessoalmente até uma agência. Assim, você consegue manter a segurança da sua conta e evita cair em golpes. 

Portanto, esses são os erros mais comuns encontrados no app do Santander e que talvez você possa presenciar. Logo, reforçamos a importância de manter o aplicativo sempre atualizado, conferir bem os dados no momento de realizar uma transferência e, sobretudo, acompanhar as movimentações da sua conta para identificar a tempo qualquer ação suspeita. 

E aí? Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o que é como funciona o aplicativo Way do Santander? Então, confira este artigo que preparamos para você! 

Perguntas frequentes sobre erros no aplicativo Santander

  1. O app do Santander é seguro?

    Sim. Além de atender as normas estabelecidas pela LGPD, o aplicativo Santander possui sistema de segurança que garante maior proteção dos seus dados.  

  2. Como atualizar o app Santander com segurança?

    Para atualizar o aplicativo Santander com segurança, basta acessar o Google Play ou Apple Store e conferir se há uma versão atualizada disponível. Lembrando que quando o dispositivo possui espaço interno disponível a atualização é feita automaticamente.

  3. Como saber se meu aplicativo do banco foi hackeado?

    Não é comum a ocorrência de app ser hackeado. Contudo, essa possibilidade não pode ser ignorada. Sendo assim, para saber se a sua conta foi hackeada, é necessário observar se existem movimentações que não foram feitas por você. 
    Para isso, observe constantemente o seu extrato e o valor do saldo disponível. Em caso de qualquer movimentação suspeita, solicite o bloqueio dos cartões e conteste a compra/saque imediatamente. Além disso, troque as senhas de 4 e 6 dígitos.  

Referências do artigo
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