Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como fazer a consulta do benefício do INSS pelo CPF?

Hoje em dia, é possível consultar o benefício do INSS pelo aplicativo ou site, central de telefone ou indo presencialmente à agência do INSS mais próxima de você.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

Todos os beneficiários do INSS são identificados por um código específico, que está atrelado ao CPF da pessoa e pode ser descoberto por meio do site, aplicativo Meu INSS, central telefônica ou indo até uma das agências.

Porém, ainda assim, saber como fazer a consulta do benefício do INSS pelo CPF pode ser uma dificuldade para muitos segurados da previdência social. Para te ajudar a entender melhor como fazer isso da maneira correta, preparamos um material com o passo a passo de cada uma das formas disponíveis. 

Continua após a publicidade

O que é o número do benefício do INSS?

O número do benefício ou NB é um código composto por 10 dígitos e está atrelado ao CPF do segurado. Ou seja, é uma identificação única criada no momento da aprovação da aposentadoria ou pensão.

Mas, além da função de identificação, ele também serve para descobrir a data do mês que você receberá seu salário. Nesse caso, basta verificar o último dígito do seu NB, desprezando o código verificador. Essa será a data de seu recebimento mensal.

Continua após a publicidade

Mesmo em casos de auxílio-doença, salário-maternidade, salário-família, auxílio-acidente ou algum outro que não seja vitalício, o beneficiário será identificado da mesma maneira.

Como consultar benefício do INSS pelo CPF

Inicialmente não havia nenhuma facilidade para descobrir a numeração deste código e era necessário guardar a carta de concessão recebida diretamente do órgão para que, quando fosse preciso informá-lo a alguém, o documento pudesse ser consultado.

Mas, com o avanço da tecnologia, algumas coisas mudaram e novas facilidades foram criadas, permitindo que seja possível ter acesso a declarações e certidões por meio da internet. 

Se você ainda não sabe como consultar o benefício do INSS pelo CPF, existem algumas opções como: aplicativo ou site, central de telefone ou indo presencialmente à agência do INSS mais próxima de você. Veja, abaixo, o passo a passo para ter acesso a esse código por meio das 4 opções disponíveis:

Continua após a publicidade

Aplicativo Meu INSS

O app Meu INSS foi criado com o intuito de facilitar a vida dos funcionários do órgão e também a dos cidadãos, que constantemente tinham que se deslocar até uma das agências da previdência social para realizar procedimentos simples, como tirar dúvidas ou emitir declarações.

Devido a isso, as unidades ficavam lotadas e as filas enormes. Buscando resolver esse transtorno, o aplicativo surgiu em julho de 2018 e teve enorme aceitação das pessoas por ser de fácil entendimento e útil em diversas situações.

Assim, essa passou a ser uma das maneiras de consultar o número do benefício do INSS pelo CPF. Mas, antes disso, é importante lembrar que, caso ainda não tenha criado sua conta, será necessário realizar o cadastro primeiro. 

Uma dica é que, nesse momento, você tenha sua carteira de trabalho em mãos para responder as perguntas que serão necessárias. Após isso, siga o passo a passo abaixo para consultar o NB pelo aplicativo:

Continua após a publicidade

  1. Baixe ou abra o aplicativo Meu INSS em seu aparelho (Android ou iOS);
  2. Faça login com seu CPF e senha cadastrada;
  3. Autorize o uso de dados pessoais;
  4. Na tela inicial o tipo e número do benefício já será informado.

Caso precise imprimir algum documento que contenha essa numeração, acesse a barra “Do que você precisa?” e depois escreva “Extrato de pagamento” por exemplo. Depois de entrar no arquivo, ele ficará disponível para simples conferência ou poderá ser baixado em PDF para seu celular ou computador, possibilitando a impressão.

Site

Assim como o app, o site também foi criado em julho de 2018 e é uma plataforma online da Previdência Social. Seu objetivo também é diminuir a enorme demanda nas agências e reduzir significativamente a lotação nas unidades. 

Por meio dele, também é possível realizar todas as atividades disponíveis no aplicativo. Sendo assim, veja como consultar o benefício do INSS pelo CPF utilizando o site.

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Entre com seu CPF e senha já cadastrados;
  4. Na tela inicial aparecerá a espécie do seu benefício juntamente com o número.

Embora sua necessidade no momento seja resolver questões sobre seu benefício do INSS, ter um cadastro no GOV.BR é importante. Afinal, essa plataforma foi criada pelo governo federal para integrar diversos órgãos públicos e facilitar a comunicação com a população. 

Continua após a publicidade

Com sua conta, será possível acompanhar notícias, emitir certidões, declarações e documentos, além de agendar atendimentos presenciais, quando for necessário.

Central de telefone

A central de telefone também é uma das maneiras de consultar o benefício do INSS pelo CPF. Nesse caso, o cidadão ou algum parente próximo poderá discar 135 e solicitar as informações desejadas. 

Porém, é preciso que o beneficiário esteja próximo, caso o atendente precise confirmar alguns dados, por motivos de segurança.

As ligações são gratuitas quando realizadas por telefone público ou fixo e, se forem feitas com celular, o custo poderá ser de uma ligação local, dependendo da operadora utilizada. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, exceto nos feriados.

Continua após a publicidade

Agências do INSS

Outra opção para consultar o número do benefício do INSS pelo CPF, é indo até uma das agências do órgão. 

Embora seja o método menos prático, existem pessoas que ainda preferem esse. Se for o seu caso, é possível ter acesso ao endereço da unidade mais próxima de você por meio do aplicativo, ou pelo site, na página de localização.

Em quais momentos é importante consultar o benefício INSS pelo CPF?

Consultar o benefício do INSS pelo CPF é importante por vários motivos, afinal, ele é o código principal que indica a veracidade da informação. 

Mas as funcionalidades dele não param por aí. Ele também é usado quando o segurado deseja fazer um empréstimo, consultar a data de receber o pagamento, agendar perícias, entre outras solicitações.

Conclusão

Agora que você já sabe como consultar o benefício do INSS pelo CPF, e descobriu as principais funcionalidades desse código, ficou mais fácil mantê-lo por perto para quando precisar, não é mesmo?

Portanto, se você ainda não fez o cadastro, acesse um dos meios apresentados ao longo do texto. Dessa forma, sempre que precisar consultar qualquer informação, poderá fazer isso rapidamente, necessitando apenas de um computador ou celular conectado a internet

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.