Em quantos dias o TED cai na Conta? E o DOC?

Apesar de serem semelhantes, a TED e o DOC têm prazos de compensação diferentes. Veja quanto tempo leva para o dinheiro cair na conta do recebedor.

flaviomariano
Flávio Mariano

Você costuma observar os prazos de compensação das transações bancárias? Muita gente se confunde com eles e acaba reclamando de serviços que estão sendo feitos corretamente. Os boletos bancários, por exemplo, levam alguns dias úteis para serem compensados. Por isso, quando pagamos um boleto, precisamos esperar até que o dinheiro caia na conta do beneficiário.

Com relação às transferências bancárias, também é importante observar o tempo de compensação. Afinal, quanto antes o dinheiro chegar nas mãos do recebedor, melhor, mas nem sempre a transação é confirmada automaticamente.

Continua após a publicidade

Compensação da TED

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma das opções para quem quer enviar dinheiro para um banco diferente do seu. Vamos supor que sua conta seja no Bradesco e você queira transferir para alguém que tem conta na Caixa Econômica. Nesse caso, a TED pode ser usada para que a transferência seja feita pelos caixas eletrônicos ou mesmo pela internet.

Um das grandes vantagens da TED é justamente o prazo de compensação. Por ser uma transferência eletrônica, o dinheiro não passa pelo sistema de compensação bancária. Com isso, o tempo de efetivação se torna bem menor. Quase sempre o dinheiro é liberado na mesma hora na conta do beneficiário. Somente em caso de problemas é que leva um pouco mais de tempo, mas a transferência é feita no mesmo dia.

Conheça os prazos de compensação do DOC e da TED.
Conheça os prazos de compensação do DOC e da TED.

Compensação do DOC

A outra opção para quem quer enviar dinheiro para um banco diferente do seu é o DOC (Documento de Ordem de Crédito). Diferentemente da TED, ele não é eletrônico e, por isso, precisa passar pelo sistema de compensação bancária. Outra diferença é o limite, pois os DOCs não podem ultrapassar o valor de R$4.999,00, enquanto a TED não tem valor máximo.

A compensação do DOC corresponde a D + 1, ou seja, o dia em que a transação foi solicitada mais 1 dia útil. Se você faz um DOC na sexta, o dinheiro só cairá na conta do beneficiário na segunda. Durante a semana, o mais provável é que o valor fique disponível no dia seguinte após a solicitação. Assim, quem tem pressa deve optar pela TED, que é mais rápida.

TED ou DOC: qual escolher?

Se tomarmos como base o tempo de compensação, não restam dúvidas de que a TED é melhor. Mas será que existem outros pontos a serem analisados?

Com relação aos custos, os bancos cobram as mesmas tarifas para a TED e para o DOC. Dessa forma, pagamento o mesmo valor, a TED continua na frente, pois não é mais cara e tem prazo de compensação menor.

Até bem pouco tempo, o que pesava contra a TED eram os limites. No começo deste ano, era preciso transferir um valor mínimo de R$250 para usar a TED. Nas transferências de valores menores, só restava o DOC como opção. Mas a regra mudou e agora a TED não tem limite mínimo.

Após a mudança, o DOC se tornou bem menos vantajoso. A TED, atualmente, é mais rápida, tem os mesmos custos do DOC e não oferece limites mínimos ou máximos, tornando-se a melhor opção para a transferência entre bancos diferentes.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

385 comentários

  1. Thainara Doroth

    Fiz uma transferência na quinta da caixa pro banco do Brasil e não caiu na conta até agora

  2. Taiani

    Minha cunhada fez uma transferência 12:30 quinta- feira da caixa pra o banco do Brasil e ainda n caio o dinheiro

  3. Heloisa

    Foi feito um ted quarta e um quinta do banco do brasil pra caixa cai quando

  4. Continua após a publicidade

  5. Janice gaspar

    Eu fiz um doc sexta-feira dia 27/11/2020 e ate agora ñ caiu o dinheiro. Do banco Itaú para caixa econômica.. Demora quantos dias pra cair na conta.

  6. Laise

    Se o TED for feito as 16:45 do banco Bradesco para o BB cai no mesmo dia?

  7. Fagne

    Boa Tarde.
    Fiz o download do App FGTS da caixa economica, e verifiquei que tenho um valor pra receber do SAQUE ANIVERSARIO. fiz a simulação no App em fevereiro e o próprio App agendou pra eu receber no dia 01/05 em TED na minha conta do banco Itau devido eu não ter conta na caixa. Como dia 01/05 foi feriado, no próprio App dizia que iria cair no Itau no dia 04/05. Quando chegou dia 04, verifiquei em minha conta e ainda não havia caído. Acessei no App, e verifiquei que havia digitado minha agencia e conta tudo correto. Somente o CODIGO DO BANCO ITAU que estava errado. Fiz a correção já, mas no próprio App da caixa diz que o valor que sera depositado, foi subtraído do meu FGTS. Como devo proceder? Já que o dinheiro não caiu em minha conta, pra onde depositaram?
    Acontece isso? Fazer um deposito em TED AUTOMATICO com o mesmo numero de cota e agencia mas em banco diferente, sem constar o nome e CPF do destinatário?

  8. Talyson

    Fiz um ted no domingo do Bradesco pra caixa vai no domingo tô mesmo????

  9. FELIPE ADAO

    Realizei a venda de um veículo ontem (quinta feira) no valor de 28mil, fizemos por TED em uma agência do Itaú por volta das 13h, sendo que a agência principal do comprador é em outro município e meu banco é Bradesco. Até o momento (11:30 do dia de sexta feira) o valor não bateu na minha conta e estou preocupado, pois já realizamos os trâmites de transferência no cartório para ele.
    Fizemos com um gerente aleatório do Itaú, tenho foto do comprovante de transferência com meus dados e os dele corretos. O que devo fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.