Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

É preciso devolver o Crédito Indevido em conta?

Se você recebeu um valor em sua conta corrente e este foi fruto de um erro, saiba o que fazer. O mesmo ocorre para quem fez um depósito por engano: como devolver ou receber de volta o valor?

flaviomariano
Flávio Mariano Produto

Você provavelmente já teve essa dúvida no momento de depositar ou receber algum valor em conta corrente: se o dinheiro for parar na conta errada, o que devo fazer? Muitas pessoas ficam em dúvida e com medo do que pode acontecer se o depósito for feito de forma errada e creditado em outra conta. É importante saber que existem leis que tratam desse assunto e todas as pessoas que tem conta precisam saber como lidar com a situação, assim como aquelas que pretendem fazer algum depósito.

É preciso devolver o crédito indevido em conta, seja qual for a ocasião ou o valor. Não fazer isso é considerado um crime grave e de responsabilidade do correntista.

Continua após a publicidade

Por se tratar de um assunto complicado e cheio de detalhes, separamos as principais regras de como agir diante de algumas situações para tornar mais fácil o entendimento sobre o assunto. Para saber mais, basta continuar lendo.

Sobre a lei

A correria do dia a dia acaba deixando todo mundo com a cabeça cheia. No momento de fazer um depósito, cometer um erro é algo normal. O valor de um pagamento em uma transação acaba sendo depositado na conta errada. Obviamente, devemos tomar os devidos cuidados para evitar, mas acontece. E esse tipo de erro pode acontecer tanto em operações em Internet Banking, aplicativos, no banco com atendentes ou até mesmo nos caixas eletrônicos, causando prejuízo para ambas as partes.

A lei que rege os créditos indevidos é, em resumo, baseada na honestidade e na lei. No Livro III, Título II, Capítulo II, Seção VII, artigos 964 a 971 do Código Civil Brasileiro que diz:

Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir; obrigação que incumbe àquele que recebe dívida condicional antes de cumprida a condição.

Uma das interpretações possíveis para o caso é que as quantias depositadas indevidamente em uma conta corrente devem ser devolvidas sob pena enriquecimento ilícito favorecido. Um indivíduo não pode ter ganho enquanto o outro tem prejuízo sem uma causa justificada, caindo em um tipo de ação “in rem verso”. Caso seja comprovado que foi creditada uma quantia que não deveria cair naquela conta, mesmo que por erro da instituição bancária, é dever do correntista que foi favorecido com a ação avisar o banco e devolver o crédito indevido que foi recebido, sem ter nenhum custo pela transferência.

Dinheiro em Conta Sem reconhecer o Credito
O dinheiro em conta que tenha origem o erro de um terceiro deve ser devolvido.

Isso acontece por consequência de uma outra regra, a de que os bancos não são autorizados a retirar qualquer quantia da conta de seus clientes sem a autorização prévia e expressa através de documentos assinados pelo próprio correntista. Mesmo no caso de depósitos indevidos, o depositante não tem o direito de solicitar esse estorno por conta própria, uma vez que o crédito já foi realizado. O ato, por sua vez, pode tomar como base o Artigo 965 que diz quer “Ao que voluntariamente pagou o indevido incumbe a prova de tê-lo feito por erro.”

Quem envia errado

Se foi você quem cometeu um erro a orientação é bem simples, mas o processo de devolução pode ser bastante burocrático e até haver alguns prejuízos. Como o erro não foi do banco, você deve avisar a instituição sobre o engano cometido o mais rápido possível para que ele entre em contato com o correntista que recebeu e tome as medidas cabíveis à situação.

Procure o gerente ou um atendente de uma agência mais próxima e solicite o estorno da transferência. Entretanto, a devolução nem sempre é possível, pois o correntista que recebeu pode alegar que estava esperando pelo pagamento. Caso isso aconteça, é necessário dar início a um processo judicial para analisar toda a situação.

Quem recebe errado

Para aqueles que receberam a quantia por acidente ou não sabem qual é a procedência do depósito, é indicado procurar o gerente e avisar sobre que está acontecendo.

Será feita uma avaliação para verificar a procedência e se alguém fez a solicitação de estorno do depósito por engano. É importante que você deixe tudo registrado por meio de documentos, tanto o aviso à instituição quanto uma via do recibo constando que o banco e recebeu de volta a quantia depositada. Isso evita possíveis processos e falsas alegações. Portanto, é melhor se garantir.

Erro do banco

Se você conferir que está tudo certo, o depósito não foi feito com valores ou números errados, o erro pode ter sido do banco. Em um primeiro momento, tente conversar com seu gerente para que o banco possa tomar decisões pacíficas, dando a oportunidade para uma proposta amigável para resolver a situação de crédito indevido em conta. Caso isso não seja o suficiente, quem tentou fazer o depósito e quem deveria ter recebido devem fazer um Boletim de Ocorrência e deixar a situação registrada o mais rápido possível. Provavelmente, o problema só sera resolvido judicialmente.

Portanto, fique esperto no momento de fazer um depósito. A situação pode gerar grandes problemas e dor de cabeça para ambas as partes. Fique de olho no extrato de sua conta e tome cuidado para se certificar que os valores correspondem aos que deveriam ser recebidos também. Todo cuidado é pouco.

Continua após a Publicidade

200 comentários

  1. Mayara

    Pode acontecer do banco mandar um valor a mais pra minha conta. E o mesmo bloquear esse valor.. e pedir que eu faça uma troca de valores, sendo que o dinheiro não tá na minha conta

  2. Ludimila

    No meu caso depositaram um pix errado . Mas minha conta já estava negativa . Então entrou e não tenho como pagar kkkk o que fazer nesse caso ?

  3. RENATA CRISTINA

    Empresa aonde eu trabalho depósito 6.097,82 na minha conta por engano oque devo fazer nessa situação ?

  4. Continua após a publicidade

  5. Olá! Recebi um dinheiro na minha conta, entrei em contato com o gerente para saber a fonte depositante não consta identificação. Como pode isso? Ele pediu para aguardar 30 dias. Para ver se alguém faz pedido de estorno, por enquanto nada.
    Posso por o dnh na poupança para não perder juros até que apareça o dono? Ou vou devolver para quem?

  6. Andre

    Olá, eu fiz um empréstimo com um banco no valor de 18mil.. Porém caiu em minha conta o valor dobrado mas a parcela é a mesma que eu tinha contratada. Até agora ninguém me mandou mensagem nem falou nada

  7. Lucio

    Oi, me chamo Lucio. Então, eu gastei um dinheiro que depositaram em minha conta. Só que eu avisei o banco só que eles disseram que iam devolver. Até aí tudo bem. Minha conta estava bloqueada pq alegou que o dinheiro era de fraude, e eles desbloqueavam pra mim sacar meu dinheiro. Depois de oito meses, saquei o dinheiro que depositaram pq pensei que eles não iam devolver. Agora não consigo sacar meu salário pq eles dizem que tenho que fazer a devolução. Só que não tenho a quantia. Oq eu faço? Até pq foi irresponsabilidade deles ao não devolver quando eu devolvi.

  8. Continua após a publicidade

  9. Juliana Santos

    Minha tia transferiu todo o dinheiro da conta dela pra mim ,por livre e espotanea vontade .Agora depois de 5 anos quer tudo de volta sou obrigada a devolver ?

  10. Marley

    Eu tinha uma previdencia privada que meu esposo deucou quando faleceu.
    Algum tempo atras pedi o pagamento unico por formulario tudo certinho.
    A empresa nunca me disse o valor que eu tinha para receber, so disse para eu aguardar o pagamento.
    O dinheiro foi depoditado na minha conta corrente dois depositos no mesmo valor, e eu nao estranhei pq quando recebi o seguro de vida do meu esposo vei para mim e meus filhos depositos duplos.
    Enfim, eu tetirei o dinheiro da c/c e coloquei na poupança.
    Depois de quase dous meses eu recebo um email da empresa dizendo que o banco fez o deposito errado.
    Eu nao quero ficar com nada que nao seja meu, mas eu nao tenho mais o valor total.
    O que vou fazer?
    Pq eles demoraram tanto para vet o erro e entrar em contato comigo?

  11. Kelly Silva

    Bom dia
    Trabalho no financeiro de uma empresa, na hora de depositar o salário de um colaborador acebei selecionando os dados de um ex colaborador, o mesmo já foi informado, alega está em outra cidade e sem condições de vim a agência resolver, mesmo eu me disponibilizando a pagar os custos que tiver com a vinda dele ao banco, já informamos a agência e a central do banco mas ainda sem retorno, a conta dele é conta salário, neste caso o banco pode fazer o estorno do valor e devolução para a conta da empresa?

  12. Continua após a publicidade

  13. Allan

    Caiu um pix na minha conta, como eu tinha uma dívida com o banco recorrente a fatura do cartão, que está em débito automático. O banco debitou o valor para efetuar o pagamento da fatura
    Se a pessoa que fez o depósito errado entrar em contato oq acontece CMG ?

  14. Reginaldo de

    Recebi em minha conta um estorno de seguro o q devo fazer tenho q devolver

  15. Janete

    Boa Noite, com certeza o banco também foi favorecido, nos termos do artigo 965 cc, um individuo não pode ter ganho, enquanto o outro individuo ficou no prejuízo.

  16. Rogério Raimundo

    Eu sou obrigado a devolver um dinheiro qe depositarão errado pra mim.

  17. Maria Teresa

    Uma pessoa depositou errado na minha conta, como eu tinha uma dívida com o banco eles comeram o dinheiro, a pessoa entrou em contato comigo e fomos no banco, p banco não devolveu o dinheiro, entrou na justiça e o banco se defendeu dizendo que foi irresponsabilidade dela ter feito o depósito errado ela que fez o depósito mediante a senha e app, isso foi só de responsabilidade dela, como o banco não devolveu agora ela quer que eu devolva o valor pra ela, sendo que estou desempregada
    Falei que pagaria de 10.00 em 10.00 mas a pessoa não aceitou.

  18. Miris Comini

    E quando o próprio banco emite um TED no valor de R$1.900,00 na su conta sem que vc tenha solicitado? O banco Itaú fez isso comigo, agora tenho que devolver rápido pq pode configurar empréstimo. Isso não é ilegal? Eu não pedi e agora eu quem devo correr atrás dos procedimentos para ser devolvido?

  19. ALEXANDRE FRANCESCHI

    Bom dia fui fazer 2 depósitos no caixa eletronico para o mesmo lugar! Um no valor de 1100 e outro no valor de 1400. O valor de 1100 saiu o comprovante mais o do valor de 1400 não saiu e apareceu que não foi debitado e petiu pra procurar o gerente!ao falar com o gerente ele me disse que o dinheiro que foi depositado foi o de 1400 e disse que eu cometi um erro ao depositar! Mais tenho a convicção que depositei certo! Tem como o banco ter cometido um erro ao depositar o valor???

  20. Paula Santiago

    Olá. Como proceder. A empresa depositou o dínheiro com a agência errada..pois a conta estava correta..é mandou comprovante dizendo que tinha mandado..só que não caiu , por q a agência estava errada.. como proceder nesse caso

  21. JUAN OLIVEIRA

    Ola, fiz uma transferência para uma empresa por engano, o que posso fazer para pedir o extorno do dinheiro?

  22. Jecylene

    Nossa tanta gente que recebeu dinheiro indevido na sua conta e ainda perguntam o que devem fazer?!
    Chega ser assustante.
    Eu fiz um pagamento no boleto da nubank é digitei 1 número errado caiu em outra conta, é estou com quase 2 meses é nunca .é deholveram a nubank diz que tenho que esperar a pessoa que recebeu devolver, como vi aí muitos comentário de pessoas que recebeu é gastou ,eu já tou é triste foi 600.00
    E passoa uma hora dessa já gastou a muito tempo,é eu fiquei no prejuízo.
    E ainda tem pessoas que pergunta o que fazer com dinheiro indevido,como se ninguém ao soubesse que tem que devolver não seu ,vai saber a pessoa tá bem necessitada é as pessoas desfrutando do que não é seu .

  23. Adenilson

    Ola! Bom identifiquei um valor de 914,00 reais em minha conta retirei o extrato pra saber de onde tinha vindo esse dinheiro, porem no extrato nada constava nem transferencia, depósito ou ate mesmo pagamento da empresa onde trabalho. Percebi que era um erro bancário pq depois que retirei um pequeno valor verifiquei novamente um extrato e vi que estava em débito, pois bem eu quero devolver esse dinheiro pq não é meu, mais se o banco quer que eu va e fale com meu gerente nessa forma eu irei sair perdendo tempo e dinheiro pois terei que se deslocar da minha casa para o banco e do banco para casa ou seja vou sair no prejuízo por conta de um erro do banco.
    O que eu devo fazer nesse caso?

  24. Sabrina Gois

    Tenho pessoa jurídica e uso uma máquina de cartão que deposita o dinheiro direto na minha conta
    O depósito veio triplicado , 3 depósitos de mesmo valor
    Primeiro entrei em contato com a administradora do cartão e os mesmos afirmam que fizeram somente 1 depósito, depois entrei em contato com o banco e o mesmo diz que não há nenhum erro
    O que fazer neste caso ???

  25. Mônica

    Fiz dois depósitos imediatos, coloquei o cartão na máquina.apareceu meus dados mesmo assim foi pra conta errada ( da pessoa que fez antes de mim), não pude resolver no mesmo dia. Liguei para o 0800 do banco me orientaram ir na agência. Tiveram que puxar a imagem das câmeras pra comprovar o que eu dizia. Quando entraram em contato com quem recebeu ele disse que gastou e não podia devolver por estava esperando esse dinheiro. Me deram um prazo de 3dias pra resolver. Era o dinheiro de pagar meu cartão de crédito.

  26. Lucas

    O banco estornou duplicado no meu cartão uma compra que havia feito em uma loja. Porém na correria do diadia não percebi tal acontecimento. O certo é que acabei caindo em erro e gastando os valores sem ter ciência de que o dinheiro não pertencia ao meu bolo.
    Ou seja, na prática o banco me fez tomar decisões erradas em função de eu optar por realizar compras até então ciente de que a minha capacidade financeira permitisse isso. Se eu soubesse que aquele saldo que eu estava analisando na minha conta não era meu eu teria deixado de realizar determinadas compras, e poupado o valor.
    Não pedi o dinheiro, não solicitei crédito em minha conta, nem queria ter tido acesso a dinheiro nenhum.
    Certo ou errado, controlo a minha vida financeira, e tomo as minhas decisões de compras sempre baseado na análise instantânea do saldo da minha conta pelo aplicativo.
    Ou seja, por exemplo. Ao chegar em casa cansado eu viro pra minha mulher e pergunto se ela quer sair pra comer uma pizza. Ela vai e me pergunta se tem dinheiro pra isso no momento. Eu de imediato checo o saldo da conta e então tomamos a decisão juntos se aquela pizza é apropriada para aquele nosso momento financeiro ou não.
    Logo, se por responsabilidade do banco ele me fez tomar decisões equivocadas de gastos na minha vida financeira passa a ser responsabilidade dele arcar com o prejuízo. Não posso depois de dois meses ser cobrado por um dívida que eu nem mesmo sabia que estava adquirindo.
    O mínimo que o banco tem de obrigação é de me suprir de informações/dados precisas para que eu possa tomar decisões de compras baseadas nisso. É inadmissível que um banco não considere essa questão.

    Uma coisa é ser um valor que claramente a pessoa tenha condições de perceber. Outra coisa, é se no contexto de movimentação bancária ficar claro que a pessoa possa ter gastado esse dinheiro sem se perceber.

    O valor foi de 900 reais, o que pode perfeitamente passar desapercebido na minha movimentação bancária. Bem como o banco demorou 2 meses para tomar providências.

    Como falei, não queria enriquecer indevidamente. Se eu tivesse tido a opção de não gastar o dinheiro, não teria gasto. Porém não tive essa opção, o dinheiro passou desapercebido na minha conta e acabei gastando sem a absoluta noção de que estava gastando além da minha capacidade financeira mensal.

    É muito fácil dizer que tem que devolver, sem considerar o fato de que é um absurdo o banco ter falhas no sistema dele, e fazer com que você caia em erro fazendo compras além da sua capacidade financeira sem ter ciência de estar fazendo isso. E adicionalmente à isso, ter uma abertura para que os sistemas dos bancos possam falhar. Pois tanto pode cair a mais, como eles podem tirar também.

  27. Fernando

    O meu banco depositou um dinheiro que não é meu. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de eu entrar com uma ação judicial contra ele pois, ao meu ver, isso se enquadra perfeitamente em danos morais. Causando um grande transtorno ou correntista e assim ao banco também.

  28. silas

    boa noite, fiz a venda de um produto com deposito em conta bancaria, me encontrei com o comprador que gostou do produto e disse que ia transferir na hora , ele fez o deposito e eu conferi no aplicativo do meu banco, que estava vinculado , ai liguei para minha agência e perguntei se tinha caído o valor , a gerente falou que sim , ai falei para ela que estava fazendo um negocio comercial e se ja poderia entregar a mercadoria , ela respondeu que não ¨so quando compensasse¨, esperei por uma hora e o deposito compensou , ai entreguei a mercadoria e fui embora para casa , isso era uma quinta feira , na segunda minha conta foi bloqueada e estornado o deposito, o banco disse que o dono da conta provou de ele não fez esse deposito, fiz boletim de ocorrência da venda com todas as informações da venda, levei o BO no banco e o mesmo não aceitou e informou que tenho que fechar a conta, OBS: tenho essa conta a 20 anos com vários servicos contratados , como seguro de veiculo e de vida, e debito automatico de todas as minhas contas , o que devo fazer ?

  29. Amanda

    Trabalho em correspondente Bradesco e eu funcionária cometi um erro e depositei um valor a mais em um conta. Entrei em contato com a agência e eles não deram a mínima. Moral da história fiquei com uma quebra de 300 reais no meu caixa a descontar do meu pagamento, e o gerente simplesmente não ligou.

  30. Rodrigo

    Recebi uma ted indevida em minha conta e o meu banco quitou débitos referentes a tarifas e hj a empresa que depositou errado me solicitou o estorno … O que posso fazer ? O meu banco diz que quitou meus débitos de tarifas e eu não tenho esse dinheiro … O banco diz que não pode fazer nada e que tenho que conseguir o dinheiro para devolver ….

  31. Cícero

    Uma empresa depositou um valor em minha conta a mais de 20 dias e ninguém me comunicou até o momento. Meu gerente disse que é preciso aguardar alguém reclamar o erro por parte da empresa. O que devo fazer? Caso eu use o valor o que poderá acontecer futuramente?

  32. Fabrício

    No meu ponto de vista, apesar de toda essa burocracia e procedimentos, a coisa é bem simples. Ponto 1 eu recebo um valor inesperado, notifico meu gerente! Ponto 2 faço depósito errado, notifico meu gerente ou agência responsável! Ponto 3 além de número de agência e número de conta, ainda temos o nome do favorecido! Um pouco de atenção já evita tudo isso! E guardem seus comprovantes pois eles são a prova de sua transação!

  33. Edy Dimas

    Ola Eu recebi um deposito de 49.600 em minha conta de uma empresa virtual, e recentemente eu efetuei a compra de um produto no mesmo valor de 49.600, mas não consegui contato com a empresa para saber se é a devolução ou estorno do valor, ou se é um deposito errôneo em minha conta. Devo aguardar um contato da empresa se a mesma fez errado, ou posso usar o valor para determinadas pendência que eu tenho? Porque se for mesmo o meu valor que estornou posso usa-lo afinal é meu, mas e se eu gastar e depois não ser meu? Eu não estou em condições de pagar um valor desse. Agradeço a atenção.

  34. Kelly

    Fui fazer um depósito de R$700 reais e coloquei R$1000 no envelope. Errei na hora de digitar os valores e constou R$700 no comprovante. O que faço?

  35. Otávio

    Olá a empresa que trabalhei depositou erroneamente 17 mil reais na minha conta corrente, quando percebi o erro informei a empresa que após 15 dias localizou o erro e pediu o estorno para a conta da empresa.

    Vou devolver o dinheiro com certeza, mas queria saber quanto vou pagar dessa transação par descontar o valor a ser devolvido, pois não é justo eu pagar as despesas bancárias por um erro deles.

  36. Meu pai efetuou numa determinada data um empréstimo de $97.000 e a gerente fez um segundo contrato sem sua autorização e ela levantou mais $100.000 caracterizando enriquecimento ilícito indevido, levei o conhecimento a gerente e a mesma mudou de agência e isso já faz 5 anos e nada com ela foi feito e nem presa por estelionato e apropriação indevida criminosa, o que devo fazer a respeito e ser indenizado e ela presa porque ela é uma golpista mesmo pq meu pai tem mais de 70 anos

  37. Ohara

    Oi. Fui sacar um valor da minha conta, mas invés da moça da lotérica colocar como saque ela colocou como depósito… E me deu o tal valor que era p ser sacado… So quando cheguei em casa e vi no app que foi depositado o valor que eu saquei.
    Conclusão, fiquei com o dobro de valor.
    Pode dar problema? O que fazer?

  38. Jonathan Leite

    Consta na minha conta caixa duas transferências via CRED TED no mesmo dia, o que devo fazer considerando que não esperava por esse dinheiro na data em que foi creditado? Devo esperar até o dia em que esperava receber o valor (para ter a certeza que não foi adiantamento) ou devo contatar desde já a agência?

  39. Karine

    Olá, eu recebi um depósito em cheque por erro em minha c/c, o que devo fazer para encontrar quem depositou e devolver o dinheiro? O banco não entrou em contato comigo e eu quero cancelar a conta pois não preciso mais dela.

  40. Boa noite tenho uma conta banco online e apareceu na minha conta um investimento de 9.000 mil reais e ñ fui eu que fiz nunca na minha conta caiu mas que 1.000 mil reais, no meu saldo apareceu 8.999.41 negativos. Recebi um valor de 100.00 que fui olhar se tinha caído caiu só que o banco descontou desde 8.999.41 ficou 8.899.41 como se eu estivesse devendo ao banco, sendo que nem cartão de crédito tenho para dever minha conta e corrente mas ñ tenho como fazer empréstimo nem nAda , ñ sei da onde apareceu esse investimento em lcda , liguei no número do banco depois de 2 dias tentando atenderam e dizeram iriam verificar e me da um retorno mas ja passou uma semana esta este valor la de 8.899.41 e saldo negativo nem o dinheiro que tinha la posso itilizar diz que ñ tenho saldo. Oque devo fazer?

  41. Deni Moro

    Boa tarde, ganhei um dinheiro de um processo judicial que entrou como FGTS, quando fui sacar tinha uma quantia liberada a mais do valor pré visto, peguei e paguei todas as contas, agora o juiz está pedindo devolução mas somente a vista, quero pagar mas não tenho o dinheiro na mão, minha condição é que seja parcelado o valor.
    Está sendo aberto um processo para resolver o caso!
    O que pode acontecer?

  42. Leandro

    Bom dia!!
    Fui ganhador de um prêmio e ficaram de me pagar em 10 dias úteis em forma de ordem de pagamento , porém fizeram isso 01 mês depois com outro valor a mais ,saquei sem saber se era o correto pois estava com uma ordem de pagamento para meu CPF e RG e depois de uma semana eles querem que eu devolva a diferença sendo que nem eu sabia que estava certo os valores, não sei o que fazer …

  43. Sarah

    Bom dia
    Ted de conta salario pode ser indevido ?
    Como consigo verificar se é meu ?
    Liguei no Banco e falaram que só conseguiam ver que era um ted da minha conta salario e se eu tivesse dúvida ligar no Banco da conta salario
    Mas não tenho dados da conta salario e pelo telefone não consigo falar com ninguém nesse Banco.

    Se foi ted da conta salario pode existir erro ?

  44. Negociei um son com uma pessoa , ela ficou de depositar o valor em minha conta 800,00 , porém ela acabou depositando 12 mil , alegou que era um valor que tinha para receber de uma pessoa e pediu para fazer na minha conta sem minha permissão , depois alegou a mim que precisava receber esse dinheiro de uma dívida mais não tinha conta por isso mandou na minha , saquei o dinheiro para ele, depois de alguns dias minha conta foi bloqueada e agora estão me investigando e Agora não consigo mais achar essa pessoa que saquei o dinheiro. Oque eu faço? Isso dará problema para mim ?

  45. Alessandra

    Meu trabalho depositou 174 reais de passagem, sem saber muito como que mexe nas máquinas acabei pegando 200 reais. Como faço pra devolver esses 26 reais que peguei a mais, sem ser cobrada taxa?
    E se não tiver como devolver quanto de taxa virá e se será descontado automaticamente da minha conta?

  46. Ramayana

    Uma pessoa entrou em contato comigo dizendo q fez um depósito indevido em minha conta e disse q o gerente do banco dela q deu o meu contato para ela, pois ele não estava conseguindo fazer o estorno.

    Entrei em minha conta e não tinha nenhum valor a mais. Depois verifiquei o extrato e tinha uma entrada de 1000 reais e uma saída de 1000, como se o próprio banco tivesse feito o estorno sem me comunicar e ainda foi cobrado tarifa.

  47. patricia

    Foi depositado em minha conta um valor indevido. Mas tenho débitos com o banco desta conta e usaram o dinheiro que entrou para pagar meus débitos. O banco agora estornará o valor?

  48. Edvaldo

    foi depositado em minha conta r$1096,70 saude\vida tinha debito de cheque especial foi descontado o que faço nao sei o que que dizer saude\vida o banco e o bradesco

  49. Sandra

    Boa noite,ao abrir o aplicativo do meu banco me deparei com um Ted de 3,300 reais do banco pan,sendo que não pedi nenhum empréstimo.
    Pode ser depósito errado, empréstimo sem minha autorização?

  50. Olá Flávio, fiz um empréstimo conjunto no banco no valor de 8.000 saquei o dinheiro na data marcada, só que depois de um mês a representante do meu grupo veio me informar que o banco havia depositado novamente o dinheiro na conta, o problema é que colocaram um débito automático sem que eu concordasse e é claro foi debitado um valor, ela me informou que eu tenho devolver o dinheiro e que não é necessário eu ir até a agência pra realizar o estorno, isso é possível? E sobre o débito automático sem minha autorização? Como devo proceder?

  51. Carlos

    Boa tarde!
    Fizeram um deposito de R$ 1.000,00 em minha conta poupança por engano. O gerente fez o primeiro contato por telefone e eu me prontifiquei a devolver o dinheiro, porém até o momento não fizeram mais nenhum tipo de contato.
    Não acho justo que eu tenha que ir até o banco para resolver e sim que eles devam entrar em contato me passando a número da conta do favorecido para que eu possa estar depositando o dinheiro de volta.
    Como devo prosseguir, tendo em vista que, não tempo de ir ao banco devido ao trabalho?

  52. ADEMAR UBALDINO

    bom fiz um empréstimo consignado , e precisei de um outro valor , o banco me informou que iria quitar o atual e renegociar , mas eles deixaram um valor em minha conta eu acabei não percebendo e utilizei o valor fui ate agencia para resolver e informei o ocorrido e que por desleixo deles que não deram baixa no empréstimo agora estou pagando dois .

  53. Agnes da

    Olá sou Agnes
    Emprestei minha conta para um amigo ele agiu de ma fe o banco bloqueio minha conta depois de um ano diz um trabalho autônomo a empresa me pagou na conta que tinha que era a mesma bloqueada quando fui ao banco conversa com a gerente ela liberou meu saque no valor de mil e seiscentos agora passado se dois anos o banco bloqueio novamente minha conta com valores que recebo de pagamento inferior ao que saquei acreditando ser da empresa e me informaram que o dinheiro bloqueado não irei usar e nem a conta mais pois o Dinheiro era de fraude sofrido por um cliente no qual o banco teve que devolver e eu terei que pagar o valor total não sabia disto pois quando bloquearam a primeira vez o banco havia retirado o valor da minha conta que era muito mais do que mil e seiscentos agora não sei como fazer estou de licença maternidade e recebo nesta conta estou quase dois meses sem dinheiro e com um BB de um mês como proceder neste caso ??

  54. Julio

    Fiz portabilidade de consignado com troco. Veio a mais e a diferença foi solicitado que eu depositasse na conta da gerente. Isso é legal?

  55. Jamille

    Boa noite, recebo em minha conta um beneficio do INSS todo mês… Esse mês veio um valor a mais que estava com o mesmo numero do meu beneficio… O que faço? Corro o risco de ir presa por gastar o dinheiro?

  56. Vinicius do

    Eu recebi uma compra e mesmo assim na minha lista de compras do site consta que a mesma nunca chegou para mim, e desse modo o dinheiro acabou sendo estornado para um vale em minha conta, o que fazer?

  57. Vanielle

    Olá, fiz um empréstimo em uma instituição financeira que não é meu banco no valor de 1.000$ e eles depositaram 2.000$ estava precisando muito do dinheiro então resolvi usar, não tenho como pagar de uma só vez mas propus a eles pagar por parcelas como se tivesse feito o empréstimo de 2.000$ eles informaram que não era possível para não prejudicar minha saúde financeira, mas n tenho como pagar tudo de uma vez o que fazer? Posso ser presa por isso?

  58. Rosian Felinto

    Olá boa noite meu e Rosian então paguei o meu cartão de crédito do Bradesco dia 10 sendo que ele vencia dia 12 mais como dia 12 era segunda resolver pagar no sábado. Então paguei no caixa eletrônico com o meu cartão caixa cartão poupança e saiu da minha conta tudo certinho o valar de 2.89,80 dois mil e oito cento e 80 centavos digitei o código de barra e deu tudo certo e agora Pra minha supressa chega a fartura informando que estou em dívidas a mais de trinta dias e ainda estão me combrando juris muito alto. Dai eu tenho aqui o comprovante tanto do meu banco quanto a fatura que paguei. Sendo que fui olhar aqui e faltou 2 número mesmo assim o Bradesco recebeu e nem um momento me cobraram a fartura o que devo fazer por favor me ajudem estou desenterrada com isso pois agora a fartura veio no valor de 6 .037 reias.

  59. Edvaldo Pinheiro

    Meu Vale-refeiçao (sodexo) foi depositado hoje 9 vezes seguidas o valor que seria o correto. Eu tenho que entrar em contato com alguém pra devolver?

  60. Victor

    Fiz estagio em uma empresa durante 1 ano e meio, sai antes de vencer o contrato, mas eles ainda estão enviando o salario normalmente, ou seja, não deram baixa no meu contrato ainda, o que pode acontecer se eu utilizar o dinheiro?

  61. Fiz uma transferência onde o valor era de 100,00 e coloquei um 0 a mais, total de 1000. A dona da conta informou que o namorado dela que tinha posse do cartao e senha dela onde fez a retirada. A mesma informa depois de 20 dias que não está mais com o namorado e que não vai devolver o dinheiro. O que fazer?

  62. Emprestei minha conta para um colega receber um dinheiro, depois de meses fui sacar um dinheiro que tinha depositado em minha conta, ai deu que meu cartão estava bloqueado pra saque. Meu colega sumiu.

  63. Fernando

    Bom dia, estava esperando o fundo de garantia da minha última empresa, abri uma conta poupança na Caixa para receber a quantia, até aí tudo bem, o problema começou quando a caixa depositou o valor a mais de fundo de garantia em minha conta, não percebendo isso de imediato fui usando o dinheiro que pensei ser o meu fundo de garantia, certo momento fui passar meu cartão , e o mesmo estava bloqueado, fui ao banco e me informaram do erro , mandaram o fundo de garantia de outra pessoa , nesse meio tempo o banco depositou o meu fundo correto e retirou com o que tinha em minha conta, indo junto até a minha primeira parcela do seguro desemprego, e agora fala que estou com uma dívida de 6.000 com o banco..e que vão ficar com as minhas parcelas do seguro desemprego para compensar o erro, deles mesmos…disse que não tenho como pagar de uma vez e falei para parcelar para pagar por mês e não ficar sem meu seguro, pois pago pensão alimentícia e tenho minhas dúvidas, além de estar desempregado…o q devo fazer?

  64. Deborah

    Pedi o saque do meu reembolso na conta do meu pai, porque não tenho conta bancária, eles tão falando que o CPF que foi cadastrado na conta do enjoei e tem que ser o mesmo da conta da conta bancária? Oque eu faço

  65. Júnior

    Sou funcionário público e trabalhava numa escola integral e por isso tinha uma gratificação de 100%. Agora fui permutado continuo trabalhando, mas não mais de forma integral no entanto a gratificação não foi cortada. Continuo recebendo. Depois de 5anos soube que gratificação incorpora no salário. Será que foi isso que ocorreu? Ou estou recebendo indevidamente? Se sim Vou precisar devolver a empresa?

  66. José David

    Preciso de ajuda! Fiz uma compra de um serviço junto a uma empresa da UOL, chamada “Boa Compra”. O valor era irrisório, R$ 8,00 (oito reais),mas como cada banco trabalha diferente com pontos e vírgulas, acabei transferindo R$ 800,00 (oitocentos reais) erroneamente. Sou assalariado e isso comprometeu todo meu orçamento e hoje estou devendo ao cheque especial do banco. Comuniquei o erro ao banco via telefone, que disse nada poder fazer. Comuniquei também ao “Boa Compra” via e-mail, que gerou um tícket de atendimento e prometeu a devolução, mas estipulou um prazo demasiado longo, que está me prejudicando: até 30 dias úteis! Alegaram excesso de burocracia nos próprios setores para devolução. Estão amparados pela lei? O banco realmente não poderia ter resolvido isso? E esse prazo do Boa Compra, não está longo demais, fora da razoabilidade? Estou devendo cartões, contas e sem dinheiro pra minha subsistência diária. Que posso fazer? Grato!

  67. Tamires

    Boa tarde, fiz um pagamento total de uma fatura de um cartão de crédito, e apos dois dias o pagamento caiu. Entretanto, após alguns dias, apareceu novamente o mesmo valor pago na fatura, ou seja fiquei então com este valor como saldo positivo, diminuindo nas despesas atuais. Neste caso, devo entrar em contato com a empresa? Se acaso, eles não perceberem o erro, e eu não comunicar, é roubo?

  68. Depositaram uma quantia por engano em minha conta mais tirei e gastei
    Oq pode acontecer comigo agora querem que eu va no banco tirar e devolver sendo que ja gastei

  69. Martha Moura

    Boa tarde, fiz um depósito no valor de 199,00 reais para quitar uma dívida, porém, eu devia apenas 99,00. Enviei o comprovante e informei do erro para a empresa responsável, mas não falaram nada se vão me reembolsar. Posso reaver a diferença?

  70. Fábio

    Gastei meu vale alimentação e depois de 10 dias meu cartão voltou a ter o saldo, minha mãe sem saber gastou novamente, então a sodexo não quer pagar esse segundo valor ao supermercado, e o supermercado quer que eu pago a eles ou eles vão descontar do operador de caixa, o que faço?

  71. Pedrina Lopes

    Olá.
    O banco depositou 10 mil reais na minha conta como empréstimo pessoal sem eu pedir.
    Na mesma hora liguei pra eles.
    A moça falou que não tem como estornar o dinheiro.
    Eu não vou ficar com esse dinheiro e nem gastei nada.
    Como devo proceder?
    Pedrina.

  72. Conheci um homem pelo Facebook a mais de um ano, ele diz que é inglês e mora na Austrália em Sidney, falou que é investidor e quer comprar um imóvel aqui no Brasil e pediu o NR da minha conta corrente e meu nome para fazer a transferência e quer que compre a casa pra ele no meu nome é disse que está vindo para o Brasil em outubro passar 6 meses, a minha pergunta é! Posso dá o nr da minha conta pra ele? Vai ter algum problema se esse dinheiro cair na minha conta? Me ajude.

  73. Valenti

    Recebi um email para fazer um empréstimo pessoal. Entraram em contato me dizendo que só ia poder ser liberado mediante pagamentos de taxas, paguei o valor 15.000 peguei emprestado após 24 horas para tirar o extrato nada tinha na minha conta fisqueiro desesperado . Retornei a ligação quem me atendeu foi um Luiz Cláudio me disse que eu demorei muito pra depositar por isso que não foi liberado . Eu teria que pagar todas as taxas de novo que ele iria fazer novamente . Paguei novamente só que ele me passou contas de funcionários da empresa Totalizando 49.540.00 guardei todos os comprovantes e já investiguei o endereço ..Nome ,telefone. CPF de cada um JÁ FIZ UM B
    O comodidade devo continuar para receber o dinheiro que foi depositado

  74. Junio

    Fiz um deposito de um valor, mas errei ao digitar no caixa com um valor bem abaixo do q tinha no envelope, porém o banco depositou o valor digitado por mim e não reembolsou o restante, o q devo fazer neste caso?

  75. Boa tarde, vi um anuncio na olx , e comecei a negociar pelo whatsap com a pessoa depois de fazer tantas pesquisas, parecia que era uma pessoa q realmente enviaria o produto, fi z a transferência que segundo ele é a conta da esposa, mas nao recebi o produto, tem alguma coisa q poderá ser feito?

  76. laura

    Laura
    Caiu um dinheiro em valor alta na minha conta etc depósito dinheiro e estorno depósito dinheiro e minha conta foi pra análise eu tenho direito a esse dinheiro
    E o que é tec depósito dinheiro??

  77. Sonia

    Recebi 150 euros ontem e a 2 meses por engano e aonda nao fui contactada pelo banco porque?

  78. Martha

    Recebi o valor de 2.000 indevidamente em minha conta, porem como estava negativa o proprio banco pegou como pagamento. Como devo proceder para devolver este dinheiro?

  79. Erika

    Caiu um valor alto na conta do meu pai , e a oficial de justiça veio na minha casa junto a um papel dizendo para ir no banco pegar esse dinheiro ,e agora o banco pede o valor de volta ,mas está correndo juros ,o meu pai terá que pagar o juros também?

  80. Diego

    Fiz um deposito errado na conta de alguem que já faleceu pelo que a gerente falou, diz ela que a conta esta sendo inventariada. Valor de 730 que era pra pagar um aluguel.

  81. Alberto

    Vendi alguns produtos e a pessoa fez uma transferência eletrônica para minha conta, o dinheiro caiu corretamente e entreguei os produtos. Um dia depois minha conta foi bloqueada, fui ver o que era e eles me disseram que a real proprietária da conta não reconhece aquela transferência, minha conta está bloqueada até que eu faça a devolução, mas eu saio no prejuízo? Pois vendi e entreguei todos aqueles produtos, não agi de má fé ou recebi um dinheiro por engano…

  82. Ernesto

    caiu em minha conta do banco do brasil um valor de 2998R$ e eu saquei achei que fosse o limite que tinham me dado e agora? posso ser preso por este erro deles?

  83. Mariana

    Depositaram na minha conta um valor de 800(pois me ligaram dizendo q depositar errado e conheço a pessoa) mas sendo que trabalho com transporte escolar e TDs os pais dos alunos depositam nessa conta ,como de costume as mães só afirmam q já foi depositado tirei o dinheiro todo sem saber q havia esse dinheiro a mais e gastei,oq faço agora devolvo?

  84. marliete

    fui depositar um valor na minha conta mas ñ percebi que tinha um cartão,no caixa eletrônico o depósito foi para a conta dessa Pessoa o que faço agora, para ter o meu dinheiro de volta?

  85. Douglas joia

    Acabei de tirar o meu saldo e consta 8.900.000.000 a mais no meu saldo. O q devo fazer

  86. Jaqueline

    Boa tarde.
    Por dois anos participei de um programa de residência multiprofissional comandado pelo MEC com bolsa fornecida pelo ministério da saúde em março de 2017 receberia minha última bolsa, mas em abril e maio os valores caíram novamente. Não sei como proceder pois o depósito é realizado pelo ministério da saude, não sei como realizar contato com nos mesmos.
    Como proceder? Eles vão entre em contato comigo posteriormente qnd perceberem o erro para que eu devolva os valores?

  87. renata

    Boa noite, a empresa onde trabalho fez meu adiantamento em conta errada, e nesta conta que foi creditada o bco resgatou o valor até mesmo porque estou em debito com eles, mas pergunto isto pode pois foi uma ted de salario uma renda minha. como devo proceder

  88. Pedi demissão de uma empresa, porem a mesma continuou a efetuar depósitos de salários em minha conta sem que eu estivesse trabalhando, sou obrigado a devolver?

  89. marcos

    Fiz dois docs errados para conta de outro favorecido, por sorte eu conheço o favorecido, mas, a conta dele estava com saldo devedor e o Bradesco não quer devolver o dinheiro alegando que a conta estava com saldo devedor. O que faço, tendo em vista a má fé do banco Bradesco? Entro com B.O. contra a instituição?

  90. andressa rocha

    Bom Dia,

    Fui fazer um deposito numa quantia grande e a menina do caixa contou as notas na minha frente, mais acredito que ficou faltando um bolinho de dinheiro q ela nao contou e eu nao percebi, tem como eu provar que dei todo o dinheiro para ela?

    Alguma filmagem alguma câmera que posso provar que dei esse dinheiro para atendente?

    Por favor me ajudem.

  91. Aurélio

    Apos fazer uma compra online no cartão fui verificar quanto sobrou de limite quando abri o app do banco notei que tinha sumido da minha conta dois valores de 800 e 831. Fui verificar oque tinha acontecido me deparei com uma surpresa duas transferências não autorizadas por me uma para uma pessoa fisical com todos os dados necessários e outra para a receita Federal como cobrança de impostos através de TED. Oque posso fazer ? Vou reaver meu dinheiro de novo ?

  92. Aline

    Qual é o prazo que o banco tem para pedir o estorno da quantia recebida indevidamente? Qual é o prazo prescricional dessa ação?

  93. Marcelo

    Quando numa ação fica provado que o empréstimo consignado foi indevido, mas houve por parte da instituição financeira o crédito via TED do valor do empréstimo na conta corrente do cliente, no ato da feitura da sentença, o juiz pode descontar esse valor do TED do valor condenado à empresa? Qual o amparo legal, digo artigos, leis, jurisprudências que amparam o dispositivo da sentença do juiz?

  94. Fabrício Vieira

    Cometi um erro no numero da agencia ao fazer uma transferência e o valor foi para uma conta errada. Entrei em contato com o banco e o mesmo falou que a cliente que recebeu meu deposito em sua conta não tem obrigação de me restituir o valor.
    O banco ficou de tomar as providências para que eu receba de volta mas deixou claro que a outra cliente não é obrigada a devolver.
    O que faço?

  95. Jaqueline

    O banco fez um empréstimo consignado sem a minha autorização, e eu utilizei o dinheiro. Porém na minha conta sempre a depósito de terceiros, no qual não percebi o valor de 1000 reais a mais na minha conta. Depois de 02 meses,que eu vi o meu holerite o valor descontado. Fui no banco e a gerente pediu pra devolver o dinheiro. Falei para ela, que isso seria fraude, pois não assinei nada! . Nesse caso oque eu posso fazer?

  96. Wellington

    Boa tarde , recebi um depósito no valor de 500 reais , saquei o msm em um banco 24 horas e no dia seguinte avia um estorno do banco 24 horas no msm valor . Não percebendo transferi para minha conta corrente pois recebo transferência e depósito a td dia .
    Depois de 2 meses o banco que tenho a conta estornou esse valor de 500 de minha conta, sem saber do q se tratava fui conversar cm meu gerente e ele me disse q seria por conta do erro do 24 horas .
    Nesse caso gostaria de saber se está correto eo que devo fazer se foi erro deles?

  97. Ricardo

    Recebi um valor indevido em minha conta e gastei o mesmo pois estava esperando um ressarcimento agora a empresa esta pedindo o ressarcimento vou devolver em parcelas mas eles nao aceitam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.