Se você tem uma empresa no setor de food-service e ainda não sabe como se cadastrar no iFood, saiba que você está perdendo uma grande chance de expandir o seu negócio. Isso porque o iFood é responsável por conectar clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática.
Para você ter uma ideia da dimensão da plataforma, basta conferir os seus números:
- somente no mês de janeiro de 2023 foram entregues mais de 60 milhões de pedidos;
- o aplicativo iFood soma mais de 1,5 milhões de downloads;
- possui mais de 300 mil restaurantes parceiros;
- e tem mais de 200 entregadores ativos.
Diante de tudo isso, não há dúvidas de que estar presente no iFood é uma estratégia que favorece qualquer empreendimento. Por esse motivo, elaboramos este conteúdo para explicar como se cadastrar no iFood e aumentar a visibilidade da sua marca. Acompanhe a leitura!
Leia também: Saiba quais são os 7 melhores aplicativos de delivery!
Por que é importante saber como se cadastrar no iFood?
Estar presente em uma plataforma de delivery, como o iFood pode elevar os resultados da sua empresa de maneira expressiva, assim como ampliar as opções de forma de pagamento, escolher bons fornecedores e contratar maquininhas de cartão de crédito mais apropriadas para seu tipo de negócio.
Isso porque, além do iFood ser uma plataforma de delivery conhecida em todo território nacional e, inclusive no exterior, a companhia investe constantemente em campanhas de marketing digital que incentiva o público alvo a pedir suas refeições e outros produtos pelo delivery.
Ainda, o hábito de pedir refeições no delivery já fazia parte da rotina de muitos brasileiros. No entanto, durante a pandemia, esse costume ganhou ainda mais força. Para você ter uma ideia, o delivery de alimentos cresceu 89% em 2022 e a expectativa é que o setor cresça mais 7,5% em 2023.
Outro dado importante é que o iFood é o aplicativo da categoria de alimentos e de bebidas mais utilizado pelos brasileiros de acordo com a data.ai. Segundo o mesmo levantamento, o tempo que o brasileiro passa usufruindo dos serviços de app com essa finalidade cresceu cerca de 380%, enquanto no mundo o aumento foi de 65%.
Baseado nesses dados, fica evidente que grande parte dos brasileiros usam o iFood. E o que isso influencia na sua empresa? A resposta é bem simples: a sua marca ganha mais visibilidade e alcance.
Então, para pequenos e médios empreendimentos o iFood se torna a ferramenta perfeita de divulgação e fortalecimento da marca. Portanto, se você quer tornar a sua marca conhecida e atrair consumidores de diferentes localidades, vale a pena cadastrar a sua empresa no iFood.
Como se cadastrar no iFood: guia para incluir sua empresa!
O iFood é uma ferramenta prática que permite que qualquer pessoa, até mesmo quem não tem familiaridade com aplicativos, possa facilmente utilizar os recursos disponíveis. Sendo assim, o primeiro passo para começar a divulgar seus produtos na plataforma é cadastrar a empresa. O processo é bem simples e pode ser feito em poucos minutos. Veja só!
1. Requisitos para se cadastrar no iFood
Antes de iniciar o processo de cadastro, é preciso ter em mente que empreendedores que atuam como pessoa física não conseguem vender no iFood. Isso porque um dos critérios da plataforma é que as empresas parceiras tenham CNPJ e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício.
Somente assim, é possível concluir o cadastro e divulgar os produtos na plataforma. Lembrando que quem é MEI e possui o CNAE também pode se tornar uma empresa parceira.
2. Instale o aplicativo do iFood para parceiros no seu celular
O próximo passo consiste em instalar no seu celular o aplicativo do iFood para Parceiros. Por meio dele é possível acompanhar em tempo real cada operação da empresa, independentemente de onde você estiver. Portanto, você pode:
- conferir as avaliações recebidas;
- personalizar o cardápio;
- organizar o feed;
- e definir o horário de funcionamento sempre que quiser.
Além dessas possibilidades, o aplicativo também permite que você aceite, acompanhe, envie ou cancele os pedidos recebidos por meio da função de Gestor de Pedidos. Logo, fica evidente que o app é uma ferramenta bastante útil e obrigatória para quem quer vender no iFood.
3. Realize seu cadastro no aplicativo
Após instalar o aplicativo no seu celular, é hora de dar início ao cadastro. Como mencionamos, o processo é bem simples e requer apenas informações sobre:
- Endereço da loja;
- CNPJ;
- Razão Social;
- Nome da loja;
- Telefone comercial;
- Especialidade;
- Nome e contato pessoal do gestor da empresa e entre outros dados.
4. Preencha sua documentação
Como mencionamos, o processo de cadastro é muito simples. Basicamente, é solicitado informações sobre a empresa e dados pessoais como, nome e telefone de contato. Inserir todos os dados solicitados é essencial para dar sequência ao cadastro e seguir para a próxima etapa.
5. Escolha um dos planos para parceiro iFood
Após inserir as informações solicitadas, é hora de escolher um dos planos disponíveis para você organizar sua logística de entrega. Nessa etapa, você precisa decidir se a entrega dos pedidos será feita por um entregador próprio ou por um entregador parceiro do iFood.
Se você já tem uma equipe de entregadores, por exemplo, o plano terá um custo menor. Mas nesse caso, seu negócio terá que lidar com aumentos repentinos da demanda e eventuais insatisfações por demora. Por outro lado, terá mais controle da qualidade e fidelização do cliente.
6. Cadastre sua conta bancária
A penúltima etapa consiste em informar os dados da sua conta bancária. Essa etapa é importante, pois será por meio dela que você receberá os pagamentos. Portanto, para garantir a segurança de suas transações, o iFood estabelece os seguintes critérios:
- conta bancária de pessoa física é válida apenas para o empreendedor que atua como MEI. Nesse caso, o CPF da conta deve está vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood;
- conta bancária pessoa jurídica: o CNPJ da conta bancária deve ser o mesmo cadastrado no iFood.
7. Leia e assine o contrato com o iFood
Por fim, é necessário que você leia o contrato para saber quais são suas responsabilidades e deveres como empresa parceira. Além disso, o documento também serve para reforçar as funções da plataforma destacando seu papel na conexão de usuários, empresas parceiras e entregadores.
Confira também: Veja quais são as taxas, preços e vantagens da maquininha iFood!
Como montar sua loja e como vender no iFood?
Cadastro feito! É hora de montar a sua loja. Nessa etapa, é muito importante dar atenção a cada detalhe, já que a loja virtual terá a mesma função de uma vitrine virtual. Nesse contexto, uma loja bem montada e, sobretudo, organizada tem maior chance de atrair o interesse do consumidor e incentivá-lo a comprar seus produtos.
Por esse motivo, veja como montar sua loja e como vender no iFood.
1. Elabore um perfil atrativo para sua loja!
Não importa se o seu empreendimento é novo no mercado, para chamar a atenção do cliente e conquistar a sua confiança é necessário demonstrar autoridade naquilo que faz. E como fazer isso no iFood? Simples, por meio de um perfil atrativo e bem organizado.
Para garantir que a sua loja mantenha a personalidade e originalidade, o iFood permite incluir o logotipo da marca e uma foto de capa. Ambos ficarão visíveis para os clientes, então escolha bem a imagem. Ok?
Além disso, é possível descrever de maneira objetiva os valores e diferenciais da sua empresa. Ainda nessa etapa, é necessário que você defina o valor mínimo do pedido que o cliente precisa fazer para concluir a compra.
2. Monte o cardápio do seu negócio no iFood
A montagem do cardápio é bem simples, mas requer um pouco de paciência. Isso porque é necessário inserir a imagem e descrever as características de cada prato, bem como seus ingredientes.
Sendo assim, para montar um cardápio estratégico e convidativo é necessário focar na organização das categorias, na descrição do produto, nos complementos oferecidos, na disponibilidade dos pratos e nas imagens apresentadas.
3. Organize a logística das entregas
Outra etapa muito importante que impacta na sua relação com o cliente é a organização da logística de entrega. Tenha em mente que pedidos entregues em menor tempo mantém o cliente satisfeito e ainda conquista a sua fidelidade. Desse modo, no momento de estruturar a logística de entrega da sua loja você pode optar pela:
Entrega própria
Ao escolher entregar por conta própria, os pedidos feitos pelo iFood serão responsabilidade da sua empresa. Nesse caso, é necessário dispor de entregadores para cumprir com essa função.
Entrega fácil
Já na modalidade de entrega fácil, você solicita os serviços dos entregadores disponíveis na própria plataforma do iFood. E o melhor é que você pode utilizar esse serviço para finalizar pedidos feitos em outros canais de venda.
Quanto custa vender no iFood: veja os planos!
Ao entender as vantagens de estar presente no iFood, logo vem à mente o seguinte questionamento: mas é de graça? Apesar de não ser totalmente gratuito, o preço cobrado pelo iFood é bastante acessível e você ainda pode escolher entre duas opções de planos. Veja só!
Plano Básico
No Plano Básico, sua empresa tem acesso ao gestor de pedidos e demais funcionalidades da loja virtual, incluindo estratégias de marketing. Além disso, a empresa fica responsável por realizar as entregas dos pedidos. Quanto aos valores, no Plano Básico o empreendedor tem os seguintes custos:
- 12% de comissão para pedidos feitos no delivery;
- 3,2% para pedidos pagos via iFood;
- R$ 100 de mensalidade.
Lembrando que o primeiro mês é gratuito e o valor da mensalidade só é cobrado em caso de faturamento acima de R$ 1.800 por mês.
Plano Entrega
Já no Plano Entrega, você tem acesso a todas as condições do plano Básico e ainda pode solicitar os serviços dos entregadores parceiros para finalizar seus pedidos. Além disso, é possível oferecer atendimento diretamente pela plataforma e acompanhar em tempo real cada entrega. E você ainda pode contar com o seguro contra fraudes.
Sendo assim, os custos do Plano Entrega são os seguintes:
- 23% de comissão para pedidos feitos no delivery;
- 3,2% para pedidos pagos via iFood;
- R$ 130 de mensalidade.
Lembrando que o primeiro mês é gratuito e o valor da mensalidade só é cobrado em caso de faturamento acima de R$ 1.800 por mês.
Leia e saiba mais: Conta digital gratuita do iFood para restaurantes é lançada
Como se cadastrar no iFood: conclusão
Viu como é bem fácil cadastrar sua empresa no iFood? Com base nas informações apresentadas neste conteúdo, fica evidente que estar presente na maior plataforma de vendas por delivery do país é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.
Contudo, mais importante do que apenas expor seus produtos é necessário saber fazer bom uso das estratégias e recursos disponíveis para conseguir alcançar o seu objetivo. Ao fazer isso de maneira correta, o iFood se torna uma ferramenta poderosa de divulgação e fortalecimento da marca.
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Perguntas Frequentes (FAQ)
- Qual a taxa cobrada pelo iFood?
O iFood oferece dois planos: Plano Básico e Plano Entrega. No primeiro plano, a empresa parceira paga os seguintes valores: 12% de comissão para pedidos feitos no delivery; 3,2% para pedidos pagos via iFood; R$ 100 de mensalidade em caso de faturamento acima de R$ 1800/mês. Já no Plano Entrega, os custos são esses: 23% de comissão para pedidos feitos no delivery; 3,2% para pedidos pagos via iFood; R$ 130 de mensalidade em caso de faturamento acima de R$ 1800/mês.
- É preciso ter CNPJ para vender no iFood?
Sim. Para vender no iFood é preciso ter CNPJ ativo e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício. Quem é MEI também pode vender no iFood.
- O que é necessário para vender no iFood?
Para começar a vender no iFood é necessário ter CNPJ, CNAE e uma conta bancária vinculada ao seu CPF (caso seja MEI) ou CNPJ.