Como divulgar link de afiliado para ganhar dinheiro: 9 maneiras de aumentar suas vendas

Trabalhar como afiliado é uma das melhores formas de faturar uma renda extra atualmente. Veja quais são as melhores formas de divulgação para potencializar seus lucros:

Escrito por Lucas Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Saber como divulgar link de afiliado de forma eficiente é essencial para quem deseja ganhar dinheiro com este modelo de negócio que vem atraindo cada vez mais pessoas no mundo todo.

Basicamente, o marketing de afiliados funciona da seguinte maneira: uma determinada empresa (chamada de produtora) lança um produto na internet e, para impulsionar as vendas, ela conta com a ajuda dos afiliados, que podem divulgar o produto nas redes sociais e de outras inúmeras formas.

Nesse sentido, o afiliado em questão recebe um link personalizado que é utilizado para concluir a transação. Quando a venda é efetuada por esse link, ele recebe uma comissão em cima do produto vendido.

No entanto, para conseguir ganhar dinheiro de verdade com este tipo de negócio, é importante conseguir um bom volume de vendas por mês. Ou seja, é preciso adotar as melhores estratégias para divulgar link de afiliado.

Pensando nisso, para ajudar você a lucrar cada vez mais com essa atividade, preparamos este conteúdo com as melhores opções de onde divulgar seu link de afiliado. Acompanhe a leitura!

1- Atração de tráfego para o seu site ou blog de forma orgânica

O tráfego orgânico é um dos principais fundamentos deste tipo de negócio e também a forma mais eficiente de divulgar seu link de afiliado, afinal de contas, você não precisará pagar nada por isso.

No entanto, é necessário produzir conteúdos relevantes para o seu site ou blog, ou seja, textos de alta qualidade que abordem temas relacionados ao produto de afiliado que você pretende divulgar.

Por fim, você precisará fazer a otimização do texto para ferramentas de busca, como o Google, para que a página em questão consiga conquistar as primeiras posições nas pesquisas.

As redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube também são peças fundamentais para potencializar seus lucros com o marketing de afiliados.

icon

Atenção

Todavia, aqui será preciso tomar o cuidado e verificar se os programas de afiliados que você pretende usar permite que a divulgação do produto em questão seja feita por este meio.

Isso porque algumas plataformas de afiliados ou programas específicos não permitem este tipo de estratégia de marketing digital e, se você fizer isso, não será remunerado pelas vendas efetuadas.

Quem pretende trabalhar no meio digital precisa ter criatividade, por isso outra forma interessante de divulgar link de afiliado é por meio da criação de um e-book que você pode oferecer aos visitantes do seu site ou blog.

Neste conteúdo você pode, por exemplo, inserir um ou mais links de programas de afiliados dos quais você participa. Mas lembre-se: o link deve ser inserido em um momento oportuno e de forma natural, que faça sentido para o leitor.

Esta opção também é interessante pois permite a criação de uma boa lista de email marketing, que pode ser utilizada futuramente.

Fazer a divulgação do seu link de afiliado por meio de vídeos também pode proporcionar resultados bem significativos. Nesse sentido, o YouTube e o TikTok se tornam peças chave.

Se você já tiver um canal na plataforma melhor ainda, pois você pode contar com o público que já conquistou para ganhar dinheiro com seus links de afiliados. Caso não tenha, basta criar um e ir conquistando seu público aos poucos, postando vídeos relevantes para o seu nicho escolhido.

Como divulgar link de afiliado exige uma estratégia muito bem definida para que os retornos sejam positivos, o recomendado é que você comece a estruturar um bom plano de marketing digital nesta área e, aos poucos, ir implementando para avaliar o retorno de cada um.

5- Tráfego pago

Além do tráfego orgânico, existe também a possibilidade de você divulgar link de afiliado por meio do tráfego pago. Aqui, você pode criar anúncios tanto nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube, quanto no próprio Google.

No entanto, o ideal é ter um pouco de conhecimento prévio acerca de tráfego e Ads, uma vez que é necessário realizar um pequeno investimento financeiro inicial antes de colocar os anúncios para rodar.

6- Canal no Telegram

Não é novidade que o Telegram vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, e você pode aproveitar essa “onda” para criar um canal no aplicativo de mensagens e divulgar seus links de afiliados por lá.

Aqui, é importante construir um bom relacionamento com os usuários da rede, agregando valor e compartilhando conteúdos relevantes para eles. Dessa forma, sempre que for viável você pode inserir CTAs  (Call To Action) direcionando as pessoas para o seu link de afiliado.

Além das páginas e os perfis pessoais, o Facebook também conta com os tradicionais grupos, e se você está se perguntando onde divulgar link de afiliado, saiba que esse espaço é muito interessante. Pois, esses grupos, na maioria das vezes, são nichados por interesses, ou seja, reúnem pessoas com interesses iguais em um determinado assunto.

Por exemplo, se o infoproduto (produto digital) que você vai anunciar como afiliado for um curso de receitas sem lactose, você pode procurar grupos no Facebook de pessoas que possuem essa restrição alimentar ou que buscam uma alimentação sem lactose.

Assim, você pode ser um membro ativo do grupo, que faz comentários úteis e posts interessantes, entregando valor para essas pessoas e, consequentemente, divulga o link de afiliado.

icon

Atenção

Aqui, o único ponto de atenção é conferir as regras do grupo antes de começar a sua divulgação para confirmar que não há nenhuma restrição.

Embora muitas pessoas não saibam, você também pode anunciar seu link de afiliado no Mercado Livre. Afinal, o site é uma plataforma de vendas, que é exatamente o que um afiliado busca.

icon

Atenção

Antes de colocar essa estratégia de divulgação em prática, você deve procurar saber se o produtor em questão permite isso. Caso contrário, sua filiação será cancelada e você não receberá pelas vendas efetuadas.

Por sua vez, se o produtor permitir, além de rastrear a origem das vendas do produto e encurtá-lo, você também precisará criar um anúncio dentro da plataforma do Mercado Livre.

Sendo assim, use as páginas de vendas como referência e preencha os campos obrigatórios do anúncio, como: descrição, preço, fotos, nome e categoria.

Por fim, é importante saber que, no Mercado Livre, o link de afiliado não fica clicável, ou seja, você deve colar no campo de descrição e avisar para as pessoas copiarem e colarem o link no navegador.

9- Invista em e-mail marketing 

Embora muitas pessoas insistam em dizer que o e-mail é algo do passado, isso não passa de um mito. Afinal de contas, cerca de 72% dos consumidores ainda o consideram como o melhor canal de comunicação entre marcas e pessoas.

Dessa forma, é importante ter em seu site ou blog um formulário visando a captação de leads que pode ser criado a partir de um plugin, caso o seu CMS seja o WordPress.

Assim, para se relacionar com esses leads, você pode, em um primeiro momento, criar uma newsletter semanal ou quinzenal com informações e dicas úteis. Posteriormente, você também pode criar uma forma automática de enviar esse conteúdo para os contatos certos.

Conhea também o nosso canal do YouTube

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite e confira os seguintes artigos:

Como vender como afiliado: 7 dicas para aumentar seus ganhos

Conheça o Programa de Afiliado Shein e saiba como ganhar dinheiro

Conheça o Programa de Afiliado Shopee e saiba como ganhar dinheiro

  1. Quais são as principais plataformas de afiliados?

    Atualmente, existem diversas plataformas de afiliados interessantes onde você pode divulgar seus links de afiliados. As principais delas são: Eduzz, Hotmart, Monetizze, Shopee, Americanas e Amazon.

  2. Quanto ganha um afiliado Amazon?

    A Amazon permite que seus afiliados ganhem comissões de até 15% sobre o valor de cada produto da loja.

Referências do artigo

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp