RD Station ou Hubspot: compare e veja qual é a melhor!

Está em busca de uma plataforma de automação de marketing e não sabe escolher entre RD Station ou Hubspot? Faça sua comparação!

Escrito por Vitor Braga

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RD Station ou Hubspot: qual a melhor empresa de automação de marketing digital? Confira os principais dados sobre cada uma e compare!

Características RD StationHubspot
PlanosLight;
Basic;
Pro;
Enterprise.
Starter;
Professional;
Enterprise;
PreçosR$50 /mês (Light);
R$ 489 /mês (Basic);
R$ 939 /mês (Pro);
R$ 2.659 /mês (Enterprise).
U$45/mês (Starter);
U$800/mês (Professional);
U$$3.600/mês (Enterprise)
VantagemInterface amigável para pequenas e médias empresasSoftware completo com 3 módulos
DesvantagemPlano gratuito limitadoTransações apenas por dólar
Avaliação Reclame AquiAproximadamente 7.8/10Sem nota

Se você está em busca de ferramentas para otimizar o seu site e potencializar a sua conversão digital, pode ter se perguntado qual a melhor opção, RD Station ou Hubspot.

Ambos os serviços auxiliam na automação de tarefas e o no gerenciamento do seu negócio, por meio de plataformas e funcionalidades digitais.

No entanto, iniciantes nesse ramo podem ficar confusos sobre qual a melhor empresa para contratar, especialmente considerando seus preços, planos e forma de atuação para o empreendimento.

Ainda, as líderes do mercado apresentam propostas distintas, uma vez que a RD Station é brasileira, e a Hubspot é norte-americana, com focos diferentes para operar junto da sua empresa.

Nesse caso, antes de escolher uma alternativa e tomar uma decisão definitiva, vale a pena conhecer mais sobre essas duas opções e entender o que elas propõem em seus pacotes de serviço.

Para te ajudar, preparamos um conteúdo completo comparando as duas ferramentas, trazendo as principais vantagens e desvantagens de cada plano.

Confira qual a melhor plataforma de automação de marketing e CRM, e veja como otimizar suas estratégias de maneira prática e eficiente.

O que é automação de marketing e CRM?

Automação de marketing e CRM são dois sistemas que buscam otimizar as estratégias de atuação virtual de uma empresa.

A primeira plataforma opera como ponto de partida para desenvolver campanhas para a geração de leads, selecionando clientes qualificados para dar seguimento ao processo de venda.

Nesse caso, existem determinadas tarefas que devem ser feitas para possibilitar esse recrutamento, ajudando o negócio a desenvolver uma jornada de compra eficiente.

As ferramentas de Automação de Marketing surgiram para simplificar essa operação, facilitando ações como estudo de perfil e customização de ações para cada cliente. Testes de página e monitoramento de conversões também fazem parte do seu catálogo.

Com essa funcionalidade, é possível aumentar o número de vendas e trabalhar na retenção de público por meio de estratégias mais assertivas. 

Enquanto isso, CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, uma plataforma que cuida da automação de tarefas mais comerciais.

Depois que a ferramenta de marketing prospectou leads, é função desse setor convertê-los e realizar as vendas.

Para isso, é possível utilizar recursos que aceleram as negociações, diminuindo a quantidade de tarefas manuais que os colaboradores precisam realizar.

Assim, em vez de disparar e-mails para cada cliente, o usuário pode programar o CRM para fazer essa atividade, acompanhando os resultados pelo painel.

Isso torna a atuação do vendedor e do time de conversões mais prática e simples, além de trazer mais estratégias para realizar a negociação.

Ambas as ferramentas costumam atuar juntas, para complementar sua atuação, e diversas empresas, como RD Station ou Hubpost, oferecem esse serviço para as empresas.

RD Station

O que é o RD Station?

A RD Station é a empresa responsável pela ferramenta a RD Station Marketing, uma plataforma de automação que centraliza operações e estratégias da área.

A companhia é a antiga Resultados Digitais, fundada em 2013 por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi e André Siqueira.

Recentemente, foi vendida para o grupo TOTVS, em uma negociação de R$1,8 bilhões, segundo informações do portal Valor Investe.

Com essa ferramenta, as empresas e profissionais podem gerenciar leads e clientes, movimentar e qualificar sua base de comprados, além de promover ações de relacionamento, como:

  • disparar newsletters;
  • integrar redes sociais;
  • responder e-mails.

Ainda, vale a pena mencionar que a empresa possui mais de 20 mil clientes e escritório em outros países na América Latina. Para quem deseja escolher entre RD Station ou Hubspot, esse diferencial pode ser interessante na avaliação.

Sua automação de marketing e CRM também desenvolvem landing pages e permitem uma administração integrada das redes sociais.

Quanto custa o RD Station? Veja os principais planos!

Para verificar qual a ferramenta ideal para o seu negócio, RD Station ou Hubspot, é importante avaliar os seus custos e os planos principais.

Planos para a equipe de marketing

A princípio, confira as opções disponíveis para a equipe de marketing das companhias:

1. Plano Light

O Plano Light é mais simples da empresa, e apresenta funções básicas para otimizar as estratégias de venda do seu negócio. O valor é o mais acessível, em torno de R$50/mês.

Ele inclui a elaboração de páginas de captura com conteúdos e ofertas para atrair o público, além de permitir campos personalizados para formulários e contato.

Também possibilita a programação de um botão de WhatsApp no seu site para atender os visitantes diretamente no aplicativo, além de criar base de contato com telefone e e-mail de modo mais simples.

Ferramentas de pop-up e notificações também fazem parte do plano, mesmo sendo mais simples.

2. Plano Basic

Enquanto isso, o Plano Basic já traz alguns aprimoramentos, além de incluir todas as funcionalidades que existem no modelo anterior.

Ele disponibiliza um criador de formulários totalmente personalizado, painel de palavras-chave, para verificar os melhores termos e otimizar o desempenho das páginas.

Ainda, acompanha relatórios com gráficos para monitorar os leads e interações geradas, o que facilita o desenvolvimento de estratégias no futuro.

O preço desse contrato é de R$489 por mês, atualmente, sem contrato de carência.

3. Plano Pro

Empresas que buscam um plano mais profissional no RD Station podem contar com a modalidade Pro, disponível a partir de R$939 por mês.

Ela traz aplicações mais inteligentes, que permitem integrar outras ferramentas dentro do painel, otimizando os resultados.

Ainda, trabalha com fluxos personalizados, que indicam e classificam os leads e pontuam cada categoria de acordo com as chances de vendas.

Os gestores poderão aproveitar suporte especializado em cada etapa da jornada, e gerenciadores automáticos para as páginas no portal e nas redes sociais.

4. Plano Enterprise

O Plano Enterprise da RD Station é voltado para grandes empresas, que lidam com um alto volume de tickets.

Suas ferramentas de integração permitem gerenciar anúncios no Facebook e criar links para direcionar os leads diretamente para seu site.

Além disso, o painel também define a localização, faixa etária e interesse do público que acessou a campanha, seja na internet ou nas redes sociais.

Estratégias de otimização de páginas com SEO estão inclusas nesse plano, além de melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca e oferecer suporte via chat 24 horas.

Planos para equipe de vendas

Enquanto isso, se você avalia o RD Station ou Hubspot pelos planos de CRM, vale a pena conhecer as soluções para vendas, começando pela modalidade Free do RD Station.

1. Plano Free

Ele é gratuito, com algumas funcionalidades que podem ajudar gestores iniciantes na realização das suas atividades, incluindo:

  • funil de vendas;
  • lembretes;
  • telefone virtual;
  • disparo de e-mails;
  • histórico de interações.

Embora tenha um número limitado de interações mensais, é um plano indicado para negócios que estão começando, além de ser acessível e não ter cobranças para instalação inicial.

2. Basic

O Plano Basic já inclui um número maior de ferramentas para o negócio, permitindo o gerenciamento do processo comercial por meio de diferentes equipes.

É possível ter múltiplos canais de contato, além de índices de visibilidade das páginas.

O preço também é acessível para pequenas empresas, sendo R$ 48,60 por mês para cada usuário registrado.

Dessa forma, é possível implementar a automação de marketing e realizar a administração do setor comercial de forma digital.

3. Plano Pro

O Plano Pro para a equipe de vendas foi uma proposta nova lançada pela RD Station para otimizar o tempo de vendas e os processos de prospecção.

Ele traz relatórios avançados e ferramentas inteligentes para verificação de métricas, além de tudo que o plano Basic oferece.

Ainda, a empresa poderá contar com mais 10 GB de espaço para armazenar informações e documentos importantes dentro do painel.

O que é Hubspot?

Enquanto isso, para decidir entre RD Station ou Hubspot, é importante conhecer mais sobre a segunda empresa também.

HubSpot é uma empresa de marketing digital com origem em Boston, Estados Unidos, fundada em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, sendo conhecida como uma das pioneiras no Inbound Marketing.

A empresa tem mais de 45 mil clientes em 90 países, e conta com um time de mais de 2 mil colaboradores.

Essa companhia traz propostas para transformar as organizações por meio da automação de marketing, de vendas mais estruturadas e de um atendimento ao cliente com qualidade.

Seu software é completo, e traz mais de 30 funcionalidades distintas, divididas em três módulos:

  • Marketing Hub;
  • Sales Hub;
  • Service Hub.

Dessa forma, você pode centralizar todas as etapas do processo de atração em um só lugar, auxiliando na conversão e qualificação dos clientes.

Outro diferencial da empresa é o HubSpot CRM, um CRM gratuito para determinado volume de vendas e oportunidades, voltado para negócios que estão começando.

Quanto custa a Hubspot? Veja os principais planos!

Para escolher entre RD Station e Hubspot, também é fundamental avaliar os custos que a empresa possui, e quais os seus principais planos.

Veja mais detalhes sobre as alternativas disponibilizadas pela Hubspot:

1. Plano Starter

O Plano Starter possui uma série de ferramentas gratuitas com limitações, para que as empresas testem antes de seguir com um contrato mais profissional. Sua implementação também é acessível, a partir de U$45 por mês.

A modalidade é a mais básica, presente nas duas opções, RD Station ou Hubspot.

Suas funcionalidades incluem otimização do envio de e-mails e formulários, além da elaboração de landing pages para atração.

Um dos diferenciais é a disponibilidade de suporte por chat, além de ter um painel para controle de pagamentos, um serviço a parte, mas que já está disponível para o plano inicial.

2. Professional

Enquanto isso, o Plano Professional é uma evolução dos pacotes de ferramentas do Starter, com a inclusão de automação personalizada em todos os canais, além de omnichannel e formulários dinâmicos.

É possível traduzir seu site para vários idiomas, e administrar suas redes sociais em uma única plataforma.

O plano possui armazenamento a mais para hospedagem e gerenciamento de vídeos, além da possibilidade de gerenciar campanhas e equipes dentro do painel geral.

Para empresas que buscam uma atuação mais profissional, é possível otimizar suas conversões com testes de páginas e avaliar o tráfego do site.

Todos os resultados geram relatórios completos para avaliação, disponíveis dentro do pacote de U$800 por mês.

3. Enterprise

Por fim, o último plano da Hubspot é o Enterprise, com todas as funções do Professional, mais gerenciamento avançado e personalização exclusiva.

É possível programar o painel por meio de hierarquia de equipes, com permissões diferentes para cada nível.

Dessa forma, os colaboradores poderão trabalhar com mais segurança, somente nas suas áreas de atuação.

É possível aprimorar os relatórios com as métricas alcançadas, e verificar detalhes como a pontuação de cada campanha de marketing automatizada.

O plano disponibiliza testes adaptativos para os usuários realizarem, e conta com previsão inteligente baseado no comportamento dos leads.

Os valores de contratação são a partir de U$3.600 por mês.

RD Station

RD Station: vantagens e desvantagens

Para decidir entre RD Station ou Hubspot, é fundamental conhecer não apenas os planos, mas também as vantagens e desvantagens de cada opção.

Por isso, veja algumas das funcionalidades que mais se destacam na empresa, inicialmente, para conhecer os pontos de atenção que ela possui. Confira:

Vantagens

Antes de mais nada, vale a pena destacar que a RD Station é mais acessível para pequenas empresas e negócios que estão começando a crescer nesse mercado.

Seus planos possuem valores reduzidos, além de ferramentas mais intuitivas e simples de serem utilizadas.

Ainda, com uma interface intuitiva, mesmo iniciantes podem utilizar o serviço com mais facilidade, sem grandes dificuldades de monitoramento.

Isso otimiza o tempo e as estratégias desenvolvidas dentro da plataforma, mesmo para os modelos mais simples de marketing e vendas.

Desvantagens

Por outro lado, antes de escolher entre RD Station ou Hubspot, é importante conferir alguns dos pontos de atenção dessa empresa.

Seu plano gratuito é um tanto limitado, com poucas funcionalidades para empresas que não contratam os pacotes profissionais.

Nesse caso, o setor comercial pode ficar em defasagem, se comparado à automação de marketing paga, levando a empresa a ter que contratar uma versão mais completa.

Além disso, a plataforma ainda apresenta algumas ferramentas mais antigas, que podem não dar conta da demanda de grandes empresas de maneira apropriada, ou usando todas as tecnologias que já estão disponíveis no mercado.

RD Station no Reclame Aqui

Atualmente, a RD Station possui uma nota de aproximadamente 7.8 no Reclame Aqui, uma média considerada boa. Seus índices incluem:

  • Cerca de 100% de reclamações respondidas;
  • Por volta de 85% de soluções encontradas;
  • Quase 68% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Nesse caso, vale a pena pontuar que, na opinião dos usuários, as ferramentas da empresa são confiáveis.


Leia também: Vantagens de trabalhar com marketing digital e veja se vale a pena!


Hubspot: vantagens e desvantagens

Enquanto isso, na avaliação entre RD Station ou Hubspot, é fundamental comparar as vantagens e desvantagens da segunda ferramenta também.

Por isso, avalie os pontos de maior destaque e veja seus diferenciais:

Vantagens

A HubSpot é uma das plataformas de automação de marketing e CRM mais completas do mercado. 

Ela possui três módulos que compõem seu software e fornecem todas as funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas explorarem suas oportunidades e estratégias.

Além disso, possui integração com uma plataforma própria, de modo que o gestor possui todas as principais ferramentas dentro do mesmo painel.

Ainda, outro diferencial desas empresa é a disponibilização de programas de treino online para cada módulo da plataforma.

Dessa forma, iniciantes também poderão aprender como usar o recurso e ter dicas de vendas e pós-venda. 

Seu blog com conteúdos gratuitos também ajudam com orientações e novidades sobre automação de marketing.

Desvantagens

Por outro lado, para comparar RD Station ou Hubspot, é importante considerar algumas limitações da plataforma.

Ela realiza operações apenas em dólar, o que limita as opções de empresas brasileiras ou de outras nacionalidades, por exemplo.

Ainda, não é possível criar módulos personalizados dentro da plataforma, como focando em recursos dedicados ou integrando uma parte específica do painel.

Os usuários podem usar apenas as alternativas que já estão programadas, limitando sua autonomia na hora de usar o serviço.

Hubspot no Reclame Aqui

Até o momento, a Hubspot não possui nota no Reclame Aqui, pois não recebeu reclamações e registros suficientes.

Isso se justifica por ser uma empresa norte-americana, e não realizar suportes ou responder dúvidas por meio desse site no Brasil.

Assim, não é possível encontrar uma média de avaliações dos usuários para o serviço.

Resultado da comparação RD Station ou Hubspot: qual a melhor empresa de automação de marketing e CRM

Depois de comparar as duas empresas, é possível determinar qual a melhor escolha, RD Station ou Hubspot.

Ambas são consolidadas no mercado de automação de marketing e CRM, e possuem diferentes tipos de planos para cada perfil.

Além disso, também promovem certificações e enriquecem o mercado com conteúdos educacionais e atualizações sobre as melhores ferramentas da área.

Nesse caso, o resultado da comparação entre RD Station ou Hubspot dependerá diretamente da empresa e como ela atua.

Inicialmente, a RD é mais indicada para pessoas que estão começando, pois sua interface é mais simples e seus preços são mais acessíveis.

Dessa forma, permite que os clientes menores utilizem ferramentas de automação com mais facilidade, além de ter um público consolidado no Brasil e na América Latina.

Por outro lado, a Hubspot é mais voltada para empresas que trabalham com tickets maiores e negociações de maior valor.

Suas ferramentas são mais avançadas, além de trazer pacotes mais completos para atuação, ao passo que seus preços também são mais elevados.

Por esse motivo, ao escolher entre RD Station ou Hubspot, é fundamental levar em conta o seu posicionamento, orçamento e o que busca com essa ferramenta.

Planos mais simples de conversão podem ser alcançados com um pacote mais simples, algo interessante também para quem ainda não possui muita experiência na área.

Enquanto isso, gestores em processo de expansão de atividades precisam contar com funcionalidades mais avançadas, especialmente para desenvolver novas estratégias.

Dessa forma, ambas as empresas são boas escolhas como automação de marketing e CRM, mas possuem propostas distintas para cada perfil comercial, o principal fator que deve ser considerado nessa escolha.

Vale a pena escolher entre RD Station ou Hubspot?

Para quem busca uma empresa confiável e consolidada no mercado, escolher entre RD Station ou Hubspot pode ser uma forma interessante de começar a availar suas opções.

Essas duas opções são completas, e permitem que todos os tipos de negócio utilizem ferramentas profissionais de automação de marketing e CRM.

Além disso, se você deseja expandir sua marca, precisará de um painel que permita otimizar seu tempo e suas operações.

Mesmo que possam existir outras alternativas no mercado, vale a pena começar considerando a RD Station ou Hubspot, por serem conhecidas e oferecerem mais tutoriais para iniciantes.

Dessa forma, você poderá adquirir mais experiência e autonomia antes de trocar de ferramenta, aproveitando todos os benefícios de ter um recurso de gestão comercial eficiente.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Pergunta Frequente (FAQ)

  1. Qual a melhor ferramenta de automação de marketing?

    A melhor ferramenta de automação de marketing varia de acordo com o perfil do seu negócio e os seus objetivos. Entre RD Station ou Hubspot, a primeira opção pode ser mais indicada para pequenas empresas, enquanto a segunda atende melhor empreendimentos com grande volume.

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