Voucher: saiba o que é, como funciona e veja se vale a pena aceitar em seu estabelecimento

Saiba agora o que é voucher, conheça os tipos e as vantagens e veja se vale a pena aceitá-lo como forma de pagamento em seu estabelecimento.

Escrito por Thamires Coelho

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Sua empresa aceita voucher? Se esse meio de pagamento ainda não está incluído nas formas de pagamento aceitas na sua empresa, saiba que você está limitando as suas vendas e perdendo a oportunidade de atrair e fidelizar os seus consumidores.  

Quem atua no ramo alimentício já está acostumado com o cliente utilizando o voucher para pagar suas compras. Isso porque muitos profissionais recebem o voucher como um benefício corporativo que funciona como vale-alimentação. Por essa razão, o voucher tem se tornado bastante popular entre os brasileiros.

Sabendo disso, muitos empreendedores têm buscado diversificar os meios de pagamentos aceitos na empresa. Assim, garantem que o cliente tenha uma boa experiência de compra, mantém a competitividade da marca e otimiza o fluxo de vendas. 

Então, se você ainda não aceita o voucher como forma de pagamento e quer entender melhor como funciona o pagamento com o ticket, continue a leitura deste artigo. 

O que é voucher?

A palavra inglesa “voucher” significa “comprovante” em português. Aqui no Brasil, a expressão ganhou popularidade ao ser utilizada pelas empresas como estratégia de atração e retenção de clientes e funcionários. 

Para ficar ainda mais claro o conceito do voucher, basta se lembrar do vale-alimentação, vale-cultura, vale-transporte e outros. Todos eles são benefícios concedidos aos colaboradores como forma de incentivo. 

Nesse caso, a empresa fornece para a sua equipe um cartão pré-pago que possibilita o consumo de produtos ou serviços nos estabelecimentos credenciados. Sendo assim, o voucher tem a mesma proposta, pois funciona como uma espécie de vale que permite o usuário adquirir produtos ou serviços. 

Além da possibilidade de oferecer voucher para os funcionários, a empresa também pode disponibilizar para seus clientes como forma de brinde. Assim, conseguem atrair a atenção do consumidor e aumentar as chances de fidelização.  

Dessa forma, a utilização do voucher ocorre em duas situações: quando a empresa oferece para seus colaboradores como benefício e quando o funcionário, no papel de cliente, utiliza o vale para adquirir produtos em outros estabelecimentos. Em ambos os casos, o uso do voucher gera retornos positivos.

Tipos de cartão voucher

Basicamente, o voucher funciona como um ticket que facilita a aquisição de um produto ou serviço. Logo, há vouchers para diferentes finalidades. Veja a seguir como funciona cada um. 

Voucher presente ou promoção

O voucher presente é uma estratégia de atração que muitas empresas utilizam para chamar a atenção do consumidor e interagir com ele. Nesse caso, a empresa oferece para o cliente, por meio de sorteios e promoções, um valor para ser usado na loja ou estabelecimento.  

O objetivo dessa estratégia é incentivar o consumidor a conhecer melhor os produtos ou serviços da empresa caso seja a primeira compra. Ou ainda, facilitar o processo de trocas e reembolsos.

Vale cultura

O vale cultura é mais um tipo de voucher que a empresa pode oferecer para o colaborador. Por meio desse benefício, o usuário pode assinar serviços de streaming, frequentar cinemas, eventos culturais, teatros, livrarias e demais estabelecimentos desse nicho. O objetivo é incentivar o colaborador a participar de programas sociais e, sobretudo, proporcionar diversão nos momentos de folga

Vale-alimentação

O vale-alimentação, como mencionado, pode ser visto como um tipo de voucher. Nesse caso, trata-se de um benefício como, por exemplo, o Flash Benefícios, Caju, Alelo e Sodexo que são oferecidos pela empresa para o funcionário. Por meio do vale-alimentação, o colaborador (e seus familiares) pode utilizar o saldo do cartão para consumir produtos alimentícios em estabelecimentos, como supermercados, açougues, mercearias, etc.

Apesar de permitir que os beneficiários escolham os produtos que desejam consumir, o vale-alimentação é específico para a compra de alimentos. Isso significa compras de itens como cigarro, bebidas alcoólicas e outros produtos não são permitidas, mesmo sendo de um estabelecimento credenciado.  

Vale-refeição

O vale-refeição funciona de maneira similar ao vale-alimentação. Afinal, ambos permitem que o usuário adquira alimentos em diferentes estabelecimentos. A diferença, é que o vale-refeição possibilita a compra de refeições prontas, logo, só é aceito em lanchonetes, fast food, padarias e restaurantes

Normalmente, o vale-refeição é oferecido quando a empresa não possui refeitórios e, por isso, o funcionário precisa cumprir seu horário de almoço ou lanche fora da empresa. Nesse caso, o saldo liberado no vale-refeição é menor e limitado ao período de trabalho. 

Como funciona o pagamento por voucher?

Se você já utilizou algum ticket vai entender facilmente como funciona o pagamento por voucher. Isso porque existe uma semelhança entre ambos. Ao receber um voucher é necessário apresentar a empresa no ato da compra. Aqui, podem acontecer duas situações: 

  • A primeira, o cliente oferece o voucher recebido da empresa empregadora;
  • E a segunda, o cliente utiliza o crédito que ganhou como brinde da empresa para gastar quando quiser consumindo os produtos da própria instituição. 

No primeiro caso, basta passar o cartão referente ao voucher na máquina de cartão e utilizar o saldo disponível para quitar a compra. Vale ressaltar que para aceitar o pagamento por voucher é necessário se filiar a uma empresa especializada em vale, como Sodexo, Alelo, Ticket e outras. 

Já no segundo exemplo, o cliente apresenta o bilhete que comprova o pagamento e o direito de consumo do produto. Basicamente, o voucher como vale presente funciona como um cupom desconto. 

Isso porque ao receber de brinde um valor para ser gasto, o cliente tem a opção de consumir apenas o valor recebido ou utilizar o saldo para abater no valor da compra e pagar a diferença. Nesse caso, as regras são definidas pela própria empresa. 

Vale a pena aceitar voucher em meu estabelecimento?

Sim. Como mencionamos, a diversificação dos meios de pagamentos aceitos no estabelecimento mantém a competitividade da empresa, melhora a experiência de compra do cliente e potencializa o fluxo de caixa. 

Além do mais, quando utilizado de maneira estratégica, o voucher serve para atrair a atenção do consumidor e criar a oportunidade perfeita para você apresentar seus serviços a ele, isso faz toda a diferença na percepção que o cliente cria sobre a sua marca. 

Quais as taxas do voucher?

As taxas são negociadas diretamente com a empresa responsável pelo voucher. Isso significa que os valores podem variar entre empresas. De todo modo, quando você credencia seu negócio a uma empresa de benefícios corporativos, você terá que assumir os seguintes custos:

  • Pagamento de taxa de adesão;
  • Taxa de anuidade. Nesse caso, o valor cobrado é calculado com base no volume de faturamento da sua empresa;
  • Pagamento da TPE (Taxa de Participação Estabelecimento). O valor é definido de acordo com o segmento do seu negócio;
  • Taxa de gestão de pagamento (DOC). O valor é cobrado sempre que um reembolso é transferido para sua conta bancária;
  • Taxa por transação, independentemente do valor da compra.

Quais as vantagens de aceitar voucher?

Devido à maior conscientização sobre a importância de humanizar o atendimento ao cliente e, sobretudo, o ambiente corporativo, a utilização de benefícios como estratégias para atrair e reter tem sido cada vez maior. Diante disso, quando o gestor recusa aceitar essa opção de pagamento está limitando o alcance da marca e, consequentemente, prejudicando o crescimento do seu negócio.

Por outro lado, a situação de quem aceita o voucher como opção de pagamento é bem melhor. Isso porque as vantagens geradas contribuem com o fortalecimento da marca. Por isso, confira só os motivos para aceitar o pagamento com voucher. 

Aumento das vendas

Quando a empresa aceita formas diferentes de pagamento, uma das vantagens mais visíveis é o aumento do número de consumidores dispostos a se tornarem clientes. Graças a essa disposição, a empresa tem como retorno o aumento do seu volume de vendas e da quantidade de fidelização. 

Mais visibilidade

Toda empresa deseja ser notada e percebida pelo cliente. Para isso, precisa criar estratégias para chamar a atenção. Sendo assim, quando a empresa aceita o voucher como opção de pagamento, ela se destaca entre a concorrência e, consequentemente, obtém a preferência do consumidor.

Com o intuito de facilitar o trabalho de busca do cliente, muitas empresas de voucher criam um aplicativo com a relação de todas as empresas credenciadas. Além de simplificar o processo, o aplicativo permite que a empresa ganhe ainda mais visibilidade e confiança.  

Estreita as relações 

Quando o cliente tem preferência por uma forma de pagamento, é de se esperar que ele priorize os empreendimentos que aceitam o tipo de pagamento oferecido devido à maior praticidade. Então, além de ser uma forma de  otimizar as estratégias comerciais, essa é uma ótima oportunidade para estreitar o relacionamento com o cliente, pois o contato se torna constante

Mais segurança

Pior do que perder uma boa venda é pensar que conseguiu realizar uma e descobrir que foi vítima de fraude. Infelizmente, a ocorrência de fraudes é uma realidade que afeta muitos empreendedores, por esse motivo, todo cuidado é pouco para garantir que as transações ocorram de forma segura e confiável.  

Assim como as demais formas de pagamento, o voucher é totalmente seguro. No entanto, se você deseja reforçar a segurança, é ideal adquirir uma máquina de cartão que ofereça sistema antifraude. Assim, é possível proteger a sua empresa e evitar possíveis prejuízos. 

Quais as desvantagens de aceitar voucher?

Quando se fala em voucher, as vantagens são sempre destacadas. No entanto, para garantir que as suas estratégias de venda sejam eficientes é preciso entender que aceitar o pagamento com voucher tem dois pontos negativos. Observe abaixo quais são eles!

Taxas altas e não padronizadas 

As taxas cobradas para realizar o pagamento com voucher são negociadas diretamente com a empresa responsável pelo benefício. Desse modo, não há uma padronização nos valores e, em alguns casos, o percentual cobrado pode chegar a 8%. Então, quando o lojista não possui uma boa gestão financeira, esse custo pode pesar no orçamento e afetar o ganho de lucros. 

Diante disso, é ideal analisar bem as propostas de cada empresa de voucher para escolher a que oferece a melhor condição. Além disso, é importante investir em uma boa gestão financeira para conseguir administrar os custos e potencializar os ganhos.

Nem sempre o voucher é uma opção vantajosa

Como mencionamos, o voucher pode apresentar um custo alto para a empresa. Então, é importante analisar se você tem público suficiente para compensar o gasto e manter o lucro. Se a procura não for alta, o voucher pode não ser uma opção vantajosa para o seu negócio. Por esse motivo, é importante analisar os prós e os contras de aceitar o voucher como pagamento.  

Sou lojista, como aceitar voucher em minha loja?

Agora que você já sabe como funciona o pagamento por voucher e quais são suas vantagens e desvantagens, veja o que precisa ser feito para aceitar a modalidade de pagamento na sua empresa.

Prepare toda a documentação necessária

O voucher é um tipo de comprovante que confirma o direito do cliente de fazer uma compra específica. Por esse motivo, não são todos os empreendimentos que estão habilitados a aceitar o voucher como forma de pagamento. Isso porque um voucher para ser gasto em restaurantes, por exemplo, não pode ser utilizado em supermercados e vice-versa.  

Além disso, a empresa precisa estar regularizada e atuar em conformidade com as legislações específicas para o seu segmento. Sendo assim, para confirmar que a sua empresa comercializa os produtos e serviços que o voucher oferece é necessário reunir toda a documentação exigida. Nesse caso, o gestor precisa apresentar.

  • CNPJ ativo, uma vez que cadastros feitos em pessoas físicas não conseguem aceitar pagamentos de voucher;
  • Alvará de funcionamento;
  • Máquina de cartão devidamente habilitada;
  • Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) conforme o tipo de voucher que pretende aceitar.

É importante salientar que a documentação apresentada precisa estar atualizada e deve constar o nome do responsável pela empresa.  

Habilite a sua máquina de cartão 

A maquininha de cartão é uma ferramenta essencial para possibilitar o pagamento por voucher. Além de tornar o processo mais prático, você centraliza todos os pagamentos feitos com o cartão benefício na mesma maquininha que já utiliza para aceitar pagamentos no crédito e no débito. Sendo assim, para habilitar a sua máquina, basta apresentar para a empresa de voucher os seguintes documentos:

  • CNPJ e CNAE;
  • Número do Banco;
  • Agência e conta corrente pessoa jurídica;
  • RG e data de nascimento dos representantes legais;
  • Código de afiliação da sua máquina de cartão;
  • contrato, estatuto social ou Certificado de Microempreendedor Individual.

Contudo, é preciso deixar claro que o processo de habilitação varia conforme a empresa que disponibiliza o voucher. Além disso, você precisa verificar se a operadora da máquina de cartão aceita esse tipo de transação. Após conferir as informações, analisar as opções conforme os seus objetivos para conseguir fazer uma escolha correta. 

Ative o voucher no seu aparelho

Diferentemente das bandeiras dos cartões de crédito e débito que já estão incluídas na maquinha de cartão, o voucher é um serviço que precisa ser contratado à parte. Isso porque a contratação de cada bandeira é feita de forma individual, logo, você tem como vantagem a possibilidade de escolher a bandeira que deseja trabalhar. 

Ou seja, se você pretende trabalhar apenas com a bandeira Sodexo, por exemplo, você precisa entrar em contato com a Sodexo e solicitar a habilitação do serviço. Se pretender aceitar mais de uma bandeira, como Alelo, Ticket, VR Benefícios e outras, será necessário entrar em contato com cada uma para solicitar a habilitação.    

Como saber se a maquininha aceita vouchers?

Para saber se a sua máquina pode ser habilitada para aceitar voucher é necessário entrar em contato com a adquirente da sua máquina. Além de se informar sobre os modelos que podem ser habilitados, é muito importante que você confira as taxas e os recursos disponíveis. Assim, você consegue analisar qual oferta é mais vantajosa.

Para ajudar você nesse processo de escolha, a iDinheiro elaborou um ranking com as melhores máquinas de cartão que aceitam vale-refeição. Para selecionar os modelos mais vantajosos, consideramos os custos das máquinas e as opções de vales aceitos. Então, o ranking ficou da seguinte forma:

Afinal, voucher é seguro?

Sim. O voucher é um benefício seguro tanto para o cliente quanto para a empresa. Isso porque o voucher utilizado como cartão benefício possui tecnologia que dificulta a clonagem e a maquininha de cartão possui sistema antifraude. 

Portanto, além de ser uma forma de pagamento segura, o voucher pode ser utilizado como estratégia para atrair e fidelizar o seu público. Por isso, vale a pena incluir a modalidade de pagamento entre as opções aceitas na sua empresa.   

Termos Relacionados:

Perguntas frequentes

  1. Qual a melhor maquininha para voucher?

    De acordo com o ranking feito pela iDinheiro, a máquina de cartão que aceita voucher e possui a melhor taxa é a Granito. Agora, se você procura uma máquina que aceita mais opções de cartões por um valor acessível, a melhor opção é a máquina da SafraPay.

  2. Quais as marcas de cartão alimentação?

    As marcas de cartão alimentação mais populares, são: Sodexo; Alelo; Ticket; e VR Benefícios.

  3. Qual o vale-refeição mais utilizado?

    Entre as bandeiras mais populares, a Ticket se destaca por não cobrar taxas para credenciamento e oferecer outras facilidades para os seus clientes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp