De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 74% dos entrevistados utilizam o celular em alguma etapa da compra online.
Felizmente, este dispositivo também pode ser utilizado agora para realizar compras presenciais, por meio da tecnologia NFC.
Também conhecido como pagamento por aproximação, o NFC tem se popularizado cada vez mais entre usuários, ainda mais com a possibilidade de carregar o meio de pagamento no celular ou até mesmo em pulseiras, otimizando assim, toda a operação.
Quer saber mais sobre o NFC? Acompanhe a leitura deste artigo!
O que é NFC? E para que serve?
O NFC é a sigla para (Near Field Communication) é uma tecnologia que proporciona a troca de informações entre os dispositivos sem o contato físico. Assim, basta aproximá-los para realizar um pagamento, por exemplo.
Com o NFC, é possível realizar pagamentos com smartphone, smartwatch, pulseiras, adesivos e cartões contactless apenas posicionando estes dispositivos a menos de 10 centímetros do leitor ou máquina de cartões.
Mas, além de pagar, a tecnologia NFC também possibilita conferir um menu de restaurante, compartilhamento de dados, controle de pontos dos colaboradores de uma empresa, abertura de fechadura inteligente, compartilhar Wi-Fi e muito mais.
Como pagar usando NFC?
Com o NFC, ao aproximar o celular, cartão ou outro dispositivo do terminal de pagamentos, é estabelecida uma conexão por radiofrequência, que realiza a troca de informações.
Para pagar usando NFC é necessário ter algum dos seguintes dispositivos:
- celular no modelo smartphone com um aplicativo bancário ou de pagamentos instalado;
- cartão contactless;
- smartwatch;
- pulseira;
- adesivo cartão contactless.
Dessa forma, para realizar um pagamento com NFC, basta aproximar o seu smartphone do terminal de pagamentos, no momento que o vendedor solicitar.
Alguns bancos, com o Santander, por exemplo, oferecem aos seus clientes pulseiras e adesivos independentes que possibilitam o pagamento por aproximação. Já os cartões Nubank já são NFC, como pode-se certificar observando o símbolo no plástico.
Pagamento por aproximação com cartão
Atualmente, o pagamento por aproximação com cartão é o mais comum utilizado pelos consumidores.
Trata-se da disponibilização do chip NFC no plástico enviado ao titular. Com isso, basta aproximar o recurso da maquininha e aguardar a leitura.
Um diferencial interessante é que a função pode ser lida de qualquer lado do cartão, independente da forma que o usuário o aproxime. Isso torna a experiência ainda mais completa e prática para quem está utilizando.
No entanto, antes de realizar os pagamentos dessa forma, é importante que o titular autorize o uso da aproximação.
Geralmente, as instituições financeiras disponibilizam essa opção nos aplicativos. Caso o usuário autorize, selecionando a liberação, o aplicativo envia um sinal para ativar o chip, permitindo que ele funcione com a tecnologia NFC.
Da mesma forma, caso o consumidor deseje cancelar a autorização, basta selecionar em seu aplicativo, cancelando a emissão do sinal.
O pagamento por aproximação com cartão foi uma facilidade adotada, inicialmente, pelos bancos digitais, que já enviaram seus plásticos com essa possibilidade.
Posteriormente, algumas instituições convencionais também incluíram essa função em seu serviço. No entanto, cartões mais antigos podem não ter o chip em sua composição.
Nesse caso, é necessário que o titular acione seu banco para receber um novo plástico com esse recurso incluso.
Para pagamentos superiores ao limite adotado, a senha utilizada deve ser a mesma do cartão físico, cadastrada no momento do pedido ou de abertura da conta.
Pagamento por aproximação com celular
Enquanto isso, o avanço da tecnologia também permitiu o desenvolvimento de funções que fossem acessíveis para outros dispositivos, como smartphones.
Com isso, se tornou possível utilizar o pagamento por aproximação pelo celular.
Isso porque a maioria dos aparelhos já são vendidos com tecnologia NFC< possuindo o mesmo chip que permite a leitura a distância dos dados.
Após autorizar o uso desse recurso, basta que o consumidor cadastre seu cartão em uma plataforma de pagamento no seu celular. Cada marca conta com uma plataforma distinta, como Apple Pay e Samsung Pay.
Elas funcionam como uma carteira digital, e o cadastro insere todos os dados necessários para finalizar as compras da mesma maneira que o plástico convencional faria.
No entanto, conta com algumas facilidades e seguranças, uma vez que não é necessário carregar o cartão físico o tempo todo, e, muitas vezes, os aplicativos só podem ser abertos com reconhecimento digital ou por senha.
Assim, o pagamento por aproximação com celular pode ser uma alternativa prática para quem gosta de aproveitar a tecnologia e deseja ter mais proteção em suas compras.
Após o cadastro, o método é o mesmo, utilizando o aparelho e aproximando-o da maquininha.
Pagamento por aproximação com pulseira
Por fim, uma das tecnologias que também ganharam o mercado foram as pulseiras que realizam pagamento por aproximação.
O modelo mais conhecido são os smartwatches, ou relógios inteligentes, com configurações de sistema operacional e diversas funções semelhantes aos celulares.
Dessa forma, eles também acompanham o chip de leitura, e permitem o pagamento diretamente pela pulseira, desde que o cartão tenha sido cadastrado em sua plataforma.
Além disso, diversas marcas já estão lançando pulseiras próprias de pagamento, voltadas unicamente para essa função, tornando a prática ainda mais simples.
Uma vez que o produto é associado diretamente ao sistema operacional, como a Apple, existe uma segurança maior na manipulação dos dados com o NFC.
Além disso, bancos convencionais também já lançaram suas pulseiras, como o Santander Pass, Visa Bradesco e Pulseira Ourocard.
Na hora do pagamento, basta aproximar o braço da maquininha e seguir os mesmos procedimentos, com exigência da senha somente acima do limite de valor indicado.
Como pagar com o celular?
Para pagar com o celular, basta usar os aplicativos que já suportam esta tecnologia, como Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay. Além disso, é possível pagar com o celular por meio de aplicativos como PicPay, TapTon e NuTap.
Ademais, se certifique que o local no qual irá efetuar o pagamento possui um aparelho que aceita este tipo de operação.
Muitas das máquinas de cartões, atualmente, aceitam pagamentos por aproximação, mas recomenda-se ver se o terminal possui o símbolo do NFC. Este símbolo se assemelha ao do Wi-Fi. É válido, também, perguntar ao vendedor se há esta possibilidade.
Durante o pagamento o empreendedor irá utilizar o aparelho destinado a pagamentos para digitar o valor da venda e o tipo de transação desejada, seguindo o procedimento de uma compra comum, mas sem a inserção do cartão.
Em seguida, para efetivar o seu pagamento com o NFC, aproxime o seu dispositivo do leitor ou máquina de cartões quando o símbolo desta tecnologia aparecer na tela.
Como pagar com o iPhone?
Caso o dispositivo NFC usado for um smartphone como iPhone, basta clicar duas vezes no botão lateral direito, destinado ao bloqueio do celular, que ele irá solicitar o reconhecimento facial para permitir a conclusão da operação.
Lembrando, que para realizar todo esse procedimento será necessário baixar o aplicativo do banco que você utiliza e autorizar o uso dessa tecnologia para pagamento.
O NFC é seguro?
A proximidade evita que haja o roubo de dados, interferência ou interrupção do sinal, visto que, para que isto seja feito, é necessário estar extremamente perto do terminal.
Logo, pode-se concluir que o pagamento por NFC é seguro e também otimiza tanto o tempo do cliente quanto do vendedor, tornando a operação mais rápida.
Ainda, não é preciso se preocupar com o furto do smartphone, pois comumente, os aplicativos bancários e de pagamentos contam com a identificação digital ou fácil.
O que fazer quando o cartão é roubado?
Uma das situações mais relatadas quanto ao pagamento por aproximação é o uso do saldo após o plástico ser roubado.
Nesse caso, a principal indicação, ao perceber que o cartão físico foi levado, é acionar o aplicativo do banco e impedir o uso da tecnologia NFC, uma vez que existe a possibilidade de compras abaixo da margem de limite.
Dessa forma, ao cancelar a autorização para uso da aproximação, as chances de fraudes ou roubo do saldo diminuem consideravelmente.
Em seguida, é recomendável acionar a instituição, realizar um Boletim de Ocorrência e seguir com as principais orientações para lidar com a situação.
No entanto, após desabilitar o uso do pagamento por aproximação, o titular terá uma segurança maior, além da função ser facilmente encerrada pelo aplicativo de controle, conferindo ainda mais garantias.
Como saber se meu celular tem NFC?
A melhor forma de saber se o seu celular possui NFC é conhecer as especificações técnicas do seu aparelho.
É possível também identificar por meio das configurações, no Android, por exemplo, a opção fica na parte de “conexões”, onde encontramos o Wi-Fi e Bluetooth. Se você não achar o tópico NFC entre elas, possivelmente seu modelo não possui a tecnologia.
Já em celulares da Apple, todas as linhas a partir do modelo 6 contam com o NFC. Mas, se não for o seu caso, há a possibilidade de identificar se possui o NFC através do manual do aparelho. Caso, não possua mais o manual em mãos, é possível localizá-lo na internet, basta pesquisar pelo modelo.
Quais celulares tem NFC?
iPhone | Todos os modelos a partir da linha 6. |
Motorola | Todos os modelos mais recentes G e E, além das linhas One e Edge. |
Xiaomi | Todas as linhas Redmi, Redmi Note, Poco e Mi. |
Samsung | Todos os modelos recentes A e M, e as linhas Galaxy S, Z e Note. |
O que fazer se meu cartão não tiver pagamento por aproximação?
Se você não conseguir identificar o pagamento por aproximação no seu cartão, pode tentar solicitar outro plástico ou usar uma alternativa disponível.
Muitas instituições emitem novas versões do cartão para clientes que desejam essa tecnologia, enviando para o titular de forma convencional. Além disso, o serviço pode ser gratuito, sem taxas de emissão.
No entanto, nem todas as administradoras contam com essa opção liberada atualmente. Nesse caso, o titular pode optar por outros caminhos, como uso do smartphone ou de pulseiras.
Basta verificar a plataforma de pagamento no seu smartphone e cadastrar o cartão físico. Mesmo que ele não tenha aproximação, o celular realizará essa função, e sem precisar do plástico.
Além disso, parcerias e serviços adicionais de instituições financeiras podem oferecer pulseiras de pagamento aos seus clientes, ou mesmo smartwatches com essa função.
Assim, o consumidor pode aproveitar a aproximação sem, necessariamente, precisar do seu cartão, caso ele ainda não tenha o chip de reconhecimento instalado dentro do seu dispositivo.
Contudo, vale lembrar que as práticas de segurança são as mesmas, entrando em contato com a operadora para garantir que a função está habilitada ou desabilitada, e monitorando o uso para identificar compras suspeitas.
Vale a pena usar o NFC?
O pagamento por aproximação por meio da tecnologia de NFC, certamente, é uma das inovações que facilitam o momento da compra.
Dessa forma, utilizar o NFC pode ser vantajoso para quem possui um dispositivo com a tecnologia ou aplicativo que ofereça essa possibilidade.
Além disso, ele é considerado um método seguro, pois depende da autorização do usuário por meio da senha cadastrada nas instituições financeiras.
Contudo, deve-se considerar os riscos de roubo dos dispositivos e cartões com essa tecnologia e verificar se as regras de segurança dos dados são cumpridas pelo app ou cartão.
Termos Relacionados:
- O que é arranjo de pagamento;
- O que é PIN PAD;
- O que é estorno;
- O que é instituição de pagamento;
- O que é link de pagamento;
- O que é sistema TEF;
- O que é Pix.
Para saber mais sobre finanças e meios de pagamento, assine a newsletter do iDinheiro!
- Como pagar usando NFC?
Para pagar usando NFC é necessário aproximar o smartphone com um aplicativo bancário ou de pagamentos instalado; cartão contactless; smartwatch; dentre outros dispositivos do equipamento que aceita a tecnologia.
- Como pagar com o celular?
Para pagar com o celular, basta usar os aplicativos que já suportam esta tecnologia, como Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay. Além disso, é possível pagar com o celular por meio de aplicativos como PicPay, TapTon e NuTap.
- O que é a função NFC no celular?
O NFC é a sigla para (Near Field Communication) é uma tecnologia que proporciona a troca de informações entre os dispositivos sem o contato físico. Assim, basta aproximá-los para realizar um pagamento, por exemplo.
- Como funciona o pagamento por aproximação?
Para realizar um pagamento com NFC, basta aproximar o seu smartphone do terminal de pagamentos, no momento que o vendedor solicitar.
- Qual aplicativo para pagar com aproximação do celular?
Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay, PicPay, TapTon e NuTap são algumas das principais opções disponíveis para pagamento por aproximação.
- Tem como contestar compra por aproximação?
A contestação de compras por aproximação depende de cada instituição, que pode apresentar uma política particular quanto a esse assunto. No entanto, em um primeiro momento, existe a possibilidade de solicitar suporte para compras não identificadas pagas com NFC.
- Qual o valor máximo para pagamento por aproximação no Nubank?
Atualmente, o Nubank, um dos bancos digitais mais populares do mercado, apresenta margem de R$50 para pagamentos por aproximação sem necessidade de senha. Valores superiores não apresentam limite, mas exigem senha pessoal.
- Qual o valor máximo para pagamento por aproximação no banco Inter?
O Banco Inter possui um valor máximo de até R$200 sem necessidade de senha pessoal.
- Como impedir pagamento por aproximação?
Para impedir pagamento por aproximação, é necessário que o titular desabilite essa função em seu aplicativo de controle, ou por meio de contato com a instituição, impedindo que o sinal transmita os dados para a maquininha.