Qual a bandeira do Sodexo? Saiba onde aceita e em quais máquinas!

Saiba qual a bandeira do Sodexo, quais são as máquinas compatíveis com esse cartão, veja os principais custos e como se cadastrar!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Se você, empreendedor ou consumidor, está pensando em usar um dos cartões de vale-alimentação mais populares do mercado, é fundamental saber qual a bandeira do Sodexo e como ele funciona.

A empresa é uma das maiores prestadoras de serviços de alimentação e gestora de facilidades do mundo, com sede na França e 50 anos de experiência no segmento.

Continua após a publicidade

No entanto, sua atuação no Brasil também é referência no mercado, oferecendo parcerias de vale-alimentação e vale-refeição para empresas de todo o país.

Esse benefício costuma ser um dos mais desejados pelos trabalhadores, e funciona como um saldo em débito aceito em milhões de estabelecimentos de alimentação, como restaurantes e supermercados.

Continua após a publicidade

Dessa forma, empreendedores que possuem um negócio voltado para esse setor podem se beneficiar ao se credenciar junto à empresa.

Enquanto isso, empregados e consumidores que possuem o vale-alimentação também podem aproveitar melhor as vantagens do cartão conhecendo mais sobre como ele funciona.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial com as principais informações que você precisa para utilizar esse serviço de maneira completa, como qual a bandeira do Sodexo, onde ele é aceito e como se cadastrar!

Qual a bandeira do Sodexo?

Para consumidores que utilizam o benefício no dia a dia, é importante saber essa informação, para garantir que o estabelecimento aceita o pagamento e evitar transtornos no futuro.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, empreendedores que procuram parceiras com vales-refeição e ticket alimentação também devem conhecer os detalhes técnicos do Sodexo.

Dessa forma, a experiência poderá ser completa, sem complicações na hora de credenciar o negócio ou usar o cartão como forma de pagamento.

Em um primeiro momento, para quem se pergunta qual a bandeira do Sodexo, é importante pontuar que o cartão opera com bandeira própria. Isso significa que o cartão Sodexo atua com bandeira Sodexo.

Por esse motivo, é fundamental saber quais maquininhas de cartão aceitam o serviço, justamente por se tratar de uma operadora exclusiva.

Continua após a publicidade

Além disso, a empresa também oferece outra modalidade de cartão, o Sodexo Multi, que atua com bandeira Mastercard.

No entanto, o vale-alimentação comum disponibilizado pelas empresas para seus funcionários é o cartão mais básico, com bandeira Sodexo.

Como funciona o cartão Sodexo?

Além de saber qual a bandeira do Sodexo, também é importante conhecer outras características do serviço e como ele funciona.

Dessa forma, será possível aproveitar melhor seus benefícios, sem ter dúvidas ou complicações no futuro.

Continua após a publicidade

Por isso, além de ver qual a bandeira do Sodexo, confira também como ela funciona!

Para consumidores

Consumidores que possuem o cartão Sodexo geralmente recebem o benefício do vale-alimentação ou vale-refeição da empresa onde estão contratadas, por meio do regime CLT, ou outro modelo que ofereça o recurso.

Nesse caso, a empregadora realiza a transferência de um valor mensal, acordado no momento da contratação, que funciona como um benefício extra voltado para alimentação.

No entanto, para utilizar esse benefício, o trabalhador deve possuir um cartão específico desse segmento, como o Sodexo.

Continua após a publicidade

Assim, a empresa firma uma parceria com a operadora do cartão, realizando o repasse do vale, que fica disponível como crédito para o titular.

Dessa forma, o consumidor pode utilizá-lo de maneira semelhante a um cartão de crédito, nos estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento.

Entretanto, por se tratar de um benefício voltado para alimentação, apenas locais credenciados podem aceitar o cartão, portanto, é necessário saber qual a bandeira do Sodexo para oferecer essa possibilidade.

Continua após a publicidade

Além disso, o cartão também costuma funcionar de maneira cumulativa, de modo que o saldo permanece disponível todos os meses, acumulando o valor do benefício.

Ainda, vale a pena ressaltar que, para os consumidores, não é possível parcelar compras com o vale-alimentação ou vale-refeição.

Para estabelecimentos

Enquanto isso, também é importante que os estabelecimentos conheçam mais sobre o serviço, para saber qual a bandeira do Sodexo e como ela funciona no negócio.

A princípio, é necessário se credenciar junto à empresa, preenchendo um cadastro simples em seu site. O formulário é enviado para aprovação, que irá avaliar se o estabelecimento atende os principais requisitos para se tornar um credenciado.

Assim, apenas CNPJs que atuem em atividades voltadas para o setor de alimentação estão autorizados a aceitar o Sodexo como forma de pagamento.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a empresa pode limitar o uso indevido do cartão, uma vez que ele deve ser utilizado apenas para fins de alimentação. No entanto, o funcionamento do cartão é relativamente simples nos estabelecimentos.

Depois de descobrir qual a bandeira do Sodexo e quais as maquininhas que aceitam o serviço, basta contratar uma operadora de máquina de preferência.

Caso a máquina de cartão esteja habilitada para aceitar Sodexo, o método de pagamento será semelhante aos demais cartões. A empresa irá identificar o credenciamento e liberar o saldo, enquanto a maquininha repassa o valor para o responsável.

Continua após a publicidade

A maioria das máquinas de cartão solicitação o código de afiliação da loja para liberar o pagamento. Isso diminui os riscos de fraudes e outros problemas. Assim, o estabelecimento deve realizar a afiliação primeiro e, em seguida, habilitar a bandeira Sodexo na maquininha que utilizará.

Qual máquina aceita o cartão Sodexo?

Saber qual a bandeira do Sodexo é fundamental para habilitar o serviço no estabelecimento, pois é necessário que a máquina também aceite a bandeira.

Nesse caso, todas as principais marcas do mercado trabalham com o Sodexo e outras empresas prestadoras de serviços alimentícios, como Ticket e Alelo, por exemplo.

Dessa forma, o empreendedor que deseja ampliar suas formas de pagamento e aceitar o vale-alimentação pode escolher entre empresas como:

Não são todas as máquinas de cartões que trabalham com vale-refeição. No entanto, o Sodexo é uma das principais empresas do mercado atualmente. Por isso, várias marcas passaram a trabalhar com essa bandeira.

Continua após a publicidade

Além disso, como consumidor, vale a pena confirmar qual a bandeira do Sodexo antes de consumir no estabelecimento, caso deseje utilizar esse cartão para pagar a conta.

Assim, será possível confirmar se o local realmente trabalha com a bandeira exclusiva da empresa, e se existe alguma restrição.

Como comprar pela internet com o Sodexo?

As compras pela internet se tornaram uma das práticas mais comuns no dia a dia do consumidor, por diversos motivos, como a praticidade de adquirir produtos sem precisar sair de casa, além do maior número de opções disponíveis.

Por isso, muitas pessoas se interessam pelas compras online, mas podem estar com dúvida sobre qual a bandeira do Sodexo e se funciona virtualmente. Esse serviço ainda é muito recente, e, por isso, não são todos os estabelecimentos que aceitam a forma de pagamento pela internet.

Continua após a publicidade

Geralmente, a maioria das lojas permite a compra online e realiza a entrega com uma maquininha de cartão portátil, que aceita o cartão físico.

No entanto, o consumidor pode desejar pagar pela internet também. Dessa forma, é preciso confirmar se o estabelecimento está habilitado para isso.

A boa notícia é que o Sodexo disponibiliza uma lista especial de lojas credenciadas nessa opção, facilitando a busca e análise do usuário. Assim, basta entrar na lista e localizar as lojas que aceitam pagamento pela internet.

Contudo, é necessário que o estabelecimento saiba qual a bandeira do Sodexo e já esteja credenciado fisicamente.

Continua após a publicidade

Se o site possuir a alternativa e estiver dentro dos requisitos, o consumidor pode fazer suas compras e inserir as informações do cartão Sodexo para finalizar.

Qual a taxa cobrada pelo Sodexo?

Além de saber mais sobre qual a bandeira do Sodexo, também vale a pena verificar a taxa cobrada pela empresa a cada pagamento.

Essa informação é especialmente importante para empreendedores que desejam aderir à forma de pagamento em seus estabelecimentos.

No entanto, a tarifa é variável, e pode mudar de acordo com o período avaliado e outros fatores externos. A média percentual é de 6% a 13% para a maioria das bandeiras de vouchers e vale-alimentação, incluindo o Sodexo.

Continua após a publicidade

O valor é consideravelmente superior a outras taxas, como de cartão de débito e crédito, por exemplo.

Como passar Sodexo na maquininha?

Por fim, para saber como passar os cartões de vale-alimentação na maquininha utilizada no seu estabelecimento, é preciso apenas alguns passos.

A princípio, saiba qual a bandeira do Sodexo, e se a operadora contratada por você aceita essa bandeira. Em seguida, entre na plataforma relativa à sua maquininha, e localize a área de credenciamento. Geralmente, essa área está disponível pelos aplicativos ou na central do cliente no site da operadora.

Além disso, o procedimento mais comum é que o estabelecimento forneça seu código de afiliação ao Sodexo. Dessa forma, a maquininha irá identificar o cadastro e já habilitar o repasse dos valores normalmente.

Continua após a publicidade

Cada maquininha pode ter requisitos específicos diferentes. Por isso, vale a pena acionar a operadora no caso de dúvidas, para passar o cartão Sodexo sem problemas.

Conclusão sobre qual a bandeira do Sodexo

Embora seja uma das marcas mais comuns de vale-alimentação do mercado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual a bandeira do Sodexo.

No entanto, mesmo com bandeira própria, assim como a maioria das operadoras do ramo, a empresa continua sendo aceita em milhares de estabelecimentos em todo o Brasil.

Esse é um dos pontos positivos do serviço, além da parceria com as principais maquininhas de cartão do mercado.

Continua após a publicidade

Contudo, ainda vale a pena conhecer mais sobre qual a bandeira do Sodexo, para não ter problemas na hora de usar o benefício no dia a dia.

Por isso, sempre confirme se o estabelecimento possui cadastro. Como empreendedor, também busque saber se a sua maquininha aceita bandeira Sodexo, e amplie as opções de pagamento dos seus clientes com mais facilidade e modernidade.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Perguntas frequentes sobre qual a bandeira do Sodexo

  1. Qual máquina aceita o cartão Sodexo?

    As principais marcas do mercado trabalham com o Sodexo, então é possível aceitar esse cartão em maquininhas do PagSeguro, Cielo, Rede, Vero, GetNet, dentre outras.

  2. Como comprar pela internet com o Sodexo?

    O Sodexo disponibiliza uma lista especial de lojas credenciadas nessa opção. Assim, basta entrar na lista e localizar as lojas que aceitam pagamento pela internet.

  3. Qual a taxa cobrada pelo Sodexo?

    A tarifa é variável, e a média percentual é de 6% a 13% para a maioria das bandeiras de vouchers e vale-alimentação, incluindo o Sodexo.

  4. Como passar Sodexo na maquininha?

    A princípio, saiba qual a bandeira do Sodexo, e se a operadora contratada por você aceita essa bandeira. Em seguida, entre na plataforma relativa à sua maquininha, e localize a área de credenciamento. Geralmente, essa área está disponível pelos aplicativos ou na central do cliente no site da operadora.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.