Franquia de Padaria | Casa de Bolos | Fábrica de Bolo Vó Alzira | Sodiê Doces | B. Lem Padaria Portuguesa | Padaria Pet |
Investimento inicial | A partir de R$ 96 mil | A partir de R$ 190 mil | A partir de R$ 513 mil | A partir de R$ 250 mil | A partir de R$ 105 mil |
Faturamento médio mensal | Cerca de R$ 45 mil | Cerca de R$ 50 mil | De R$ 50 mil a R$ 100 mil | De R$ 50 mil a R$ 100 mil | Não informado |
Prazo de retorno | Até 24 meses | De 18 a 24 meses | Não informado | De 18 a 36 meses | Não informado |
Está pensando em investir numa franquia de padaria? Então, chegou ao lugar certo! Saiba que o segmento das franquias de alimentação, do qual as padarias fazem parte, é uma boa opção de investimento. Isso vale inclusive para períodos de crise econômica, já que esse setor acaba sendo um dos que menos sofrem com isso.
De acordo com a pesquisa de desempenho do setor de franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) referente ao terceiro trimestre de 2022, o segmento de alimentação cresceu 31% no ano passado em comparação a 2021. Para se ter uma ideia, ele ficou atrás apenas do setor de hotelaria e turismo, cujo crescimento foi de 56,8% no mesmo período.
Franquia de padaria: as melhores do Brasil!
Se você está começando nesse segmento, aproveite para conferir uma lista com as melhores franquias de padarias. Contudo, vale destacar que as informações listadas aqui não compõem um ranking. Na verdade, são as padarias mais famosas do mercado. E cada futuro empreendedor deve buscar aquela que mais tenha a ver com a sua realidade, certo?
Confira a lista com as melhores franquias e seus respectivos valores!
1. Casa de Bolos
- Investimento inicial: A partir de R$96 mil
- Faturamento médio mensal: Cerca de R$45 mil
- Prazo de retorno: Até 24 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Cerca de 7.4/10
- Vantagem: Investimento inicial baixo
- Desvantagem: Marca não é flexível a mudanças
A Casa de Bolos é uma opção muito interessante para quem está querendo investir no conceito de comfort food, que está sendo cada vez mais difundido no mercado. Trata-se do consumo de alimentos que levam o cliente a voltar ao passado. No caso dos bolos, eles costumam remeter à infância e ao convívio com pessoas queridas, tendo, assim, um forte apelo.
Criada em 2010 no interior de São Paulo, essa franquia é uma referência no setor, possui o selo de excelência da ABF e, frequentemente, é citada como uma das opções de franquias mais rentáveis.
2. Fábrica de Bolo Vó Alzira
- Investimento inicial: A partir de R$190 mil
- Faturamento médio mensal: R$50 mil
- Prazo de retorno: De 18 a 24 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: Não há cobrança de royalties
- Desvantagem: Poucos modelos de negócio
A Fábrica de Bolo Vó Alzira nasceu em 2008 de um negócio familiar na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Em 2013, saiu do modelo de loja própria para o de rede de franquias. Dois anos depois, era inaugurada a primeira franquia em Florianópolis (SC). Atualmente, são 300 lojas em 70 cidades do país gerando 1,2 mil empregos diretos. Por mês, são vendidos 600 mil bolos.
3. Sodiê Doces
- Investimento inicial: A partir de R$ 513 mil
- Faturamento médio mensal: De R$ 50 mil a R$ 100 mil
- Prazo de retorno: Não informado
- Nota geral no Reclame Aqui: Cerca de 7.4/10
- Vantagem: Margem de lucratividade de 12% a 18%
- Desvantagem: Investimento inicial de mais de R$ 500 mil
Com 20 anos de existência, a Sodiê Doces foi criada em Salto, no interior de São Paulo. Hoje são mais de 340 lojas em 16 estados do país, mais o Distrito Federal. Com um preço considerado acessível, o mix de mais de 100 sabores de bolo são feitos à base de pão de ló e frutas frescas. Destaque para as versões zero açúcar, bolos caseiros e salgados.
4. B.Lem Padaria Portuguesa
- Investimento inicial: A partir de R$ 250 mil
- Faturamento médio mensal: De R$ 50 mil a R$ 100 mil
- Prazo de retorno: De 18 a 36 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: Fábrica própria
- Desvantagem: Poucos modelos de negócio
A B.Lem Padaria Portuguesa é a única rede de franquia especializada em confeitaria e padaria portuguesa no país. Ainda, a marca possui fábrica própria localizada em São Paulo, e é possível dar destaque para suas lojas enxutas em termos de instalação e equipe, rápida implementação (90 dias entre a assinatura do contrato e a inauguração da loja) e três modelos de loja para o franqueado (quiosque, loja de shopping e loja de rua).
5. Padaria Pet
- Investimento inicial: A partir de R$ 105 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Prazo de retorno: Não informado
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: Investimento inicial baixo
- Desvantagem: Poucos modelos de negócio
Você sabia que o Brasil está entre os países com a maior população de pets no mundo? Criada em 2010, a Padaria Pet é uma padaria e petiscaria pensada para animais de estimação. Isso, porque os seus sócios têm cachorros e viram que seus pets já estavam se tornando membros da família e celebrando aniversários igual aos humanos.
Sendo assim, surgiu a pergunta: onde seria possível encontrar bolos para seus filhos pets? Bom, agora é possível encontrar na Padaria Pet.
Além disso, no site é dito que os produtos são estudados para os animaizinhos e os ingredientes são selecionados cuidadosamente.
6. Franquia de padaria – Pão & Companhia
- Investimento inicial: A partir de R$ 346 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Prazo de retorno: De 24 a 36 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: É dito que a sua lucratividade é acima da média do mercado
- Desvantagem: Poucos modelos de negócio
A primeira Pão & Companhia foi aberta em 1982 em Belo Horizonte (MG). Em 1987, teve início o seu sistema de franchising. Em seu site, é disponibilizado gratuitamente o livro “Pão & Companhia – Uma franquia saudável” escrito por Hélio Valadão, um dos fundadores da empresa.
Destaque para a preocupação com a responsabilidade social e o respeito por meio de uma política de reaproveitamento dos alimentos excedentes, uma relação mais humana com os colaboradores e a manutenção periódica de equipamentos para que o processo de produção seja de menor impacto.
Além do mais, também são oferecidas sacolas biodegradáveis para os clientes, a fim de incentivar que eles a carreguem consigo.
Para completar, desde a primeira loja, todas as receitas são exclusivas e foram desenvolvidas sem conservantes ou aditivos químicos. Também foram desenvolvidas linhas de produtos dietéticos, sem glúten e sem lactose para a clientela com necessidades específicas.
7. Franquia de padaria – Casa Bauducco
- Investimento inicial: A partir de R$ 523 mil
Faturamento médio mensal: Não informado - Prazo de retorno: de 24 a 40 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: Marca de renome no mercado
- Desvantagem: Não há informações sobre a franquia em seu site
A Casa Bauducco foi criada em 2012, ano em que a família Bauducco comemorou 60 anos no Brasil. A sua proposta é resgatar os valores típicos de um negócio de família.
Atualmente, são mais de 60 unidades distribuídas em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (capital e Niterói), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Vila Velha (ES), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Balneário Camboriú (SC). Ao todo, são mais de 70 itens à disposição da clientela.
Vale frisar que as informações mencionadas acima foram extraídas do site Portal do Franchising da ABF por conta da falta de dados no site da Casa Bauducco.
Franquias baratas de padaria
Nem todas as pessoas possuem um grande capital de investimento, por isso separamos também, algumas franquias baratas de padaria. Leia e confira!
8. PremiaPão
- Investimento inicial: A partir de R$ 10 mil
- Faturamento médio mensal: Cerca de R$ 10 mil
- Prazo de retorno: De 1 a 6 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: Retorno rápido e home based
- Desvantagem: Não é uma franquia de padaria propriamente dita e sim de publicidade.
O PremiaPão é uma empresa de publicidade nas sacolas de pão das padarias. Ele se destaca entre as franquias baratas e lucrativas, principalmente por suas taxas menores e faturamento de retorno rápido. Isso, porque, em menos de um ano, o franqueado já consegue reaver seu investimento. Por ser acessível, tornou-se uma das franquias mais recomendadas para cidades pequenas.
Destaque para o fato de essa franquia ser do tipo home based, ou seja, não há necessidade de investimento em uma grande estrutura. Da mesma forma, não há um custo fixo mensal elevado referente à manutenção do negócio.
9. Mídia do Pão
- Investimento inicial: R$ 8.900
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Prazo de retorno: De 6 a 12 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: Variedade de produtos e home based
- Desvantagem: Não é uma franquia de padaria propriamente dita e sim de publicidade
Também do setor de publicidade e home based, o diferencial da Mídia do Pão é que, além das embalagens de saco de pão, também é possível trabalhar com outros tipos de produtos.
Vale destacar que todos eles são voltados para a linha ecológica como embalagens de pizzas, sacos para farmácias, jogo americano para restaurantes, sacolas para lojas, entre outros. Ademias, não há cobrança de royalties e de taxa de propaganda.
Por fim, saiba que as informações mencionadas acima foram extraídas do site Portal do Franchising da ABF por conta da falta de dados no site da Mídia do Pão.
Franquia de padaria e cafeteria
Além das franquias apenas de padarias, existem também aquelas franquias de cafeteria que acabam vendendo itens de padaria, como pães, bolos, biscoitos, ou seja, lanchinhos que acompanham os cafés.
Por isso, separamos algumas franquias de padaria e cafeteria, confira!
10. Franquia Cheirin Bão – Empório Mineiro
- Investimento inicial: R$ 258 mil
- Faturamento médio mensal: Até R$ 104 mil
- Prazo de retorno: De 12 a 24 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: Margem de lucro de até 20%
- Desvantagem: Sem expansão ou produtos internacionais
Criada em 2013, no interior de Minas Gerais, a cafeteria Cheirin Bão lançou sua rede de franquias com o objetivo de expandir seu serviço para outros regiões do país. Com isso, hoje são mais de 800 franqueados. Destaque para seu cardápio regional e produtos mineiros que acompanham a venda de cafés. Ao todo, são mais de 150 itens tipicamente mineiros.
11. Sterna Café
- Investimento inicial: A partir de R$ 276 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
- Nota geral no Reclame Aqui: Sem nota
- Vantagem: Convênios com instituições financeiras para financiamento
- Desvantagem: Poucos modelos de negócio
A Sterna Café foi criada em 2015 e nasceu com o desejo de democratizar o café especial. Além de todo o Brasil, mais de 60 países foram visitados para se pensar a melhor experiência na hora de tomar um café. Assim, os grãos nacionais são servidos com métodos de extração internacionais.
Para ter uma ideia, a rede conta hoje com cerca de 90 franqueados nos seguintes estados, além do Distrituo Federal: Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo (capital e interior), Tocantins.
Quanto custa uma franquia de padaria?
O valor de uma franquia de padaria vai variar de acordo com o seu tamanho, segmentação e, claro, popularidade da marca. Em termos de investimento inicial, é possível encontrar opções que variam de cerca de R$100 mil a mais de R$500 mil.
Por isso, a principal dica é pesquisar bastante sobre a marca do seu interesse e verificar quais são seus valores. Lembre-se de que podem existir taxas adicionais e royalties. Fique atento, porque, muitas vezes, elas são informados somente após um contato inicial.
Vantagens e desvantagens das franquias de padaria
Como mencionamos lá no início, o setor de alimentação é um dos que são menos afetados pelas crises econômicas. Assim, investir na abertura de uma franquia de padaria pode ser uma boa opção de negócio em 2023.
Isso, porque há nomes já famosos no mercado e, também, pequenas redes. Por estarem em ascensão, elas acabam por ter um investimento inicial mais acessível.
Dentre as desvantagens, está o tempo necessário para o retorno do investimento. Em geral, ele é de dois anos, o que, para muitos, pode vir a ser um empecilho. Portanto, não deixe de se dedicar à pesquisa da marca que tenha em mente para evitar surpresas negativas.
Perfil do dono de uma franquia de padaria
Podemos dizer que o perfil do dono de uma franquia de padaria é semelhante ao de um proprietário de qualquer outra franquia. Isso, porque além de noções básicas de legislação sanitária, não é necessário ter conhecimento e habilidades específicas para ser bem-sucedido.
Afinal, a maioria das empresas cobra apenas que seus franqueados tenham experiência em administração e gestão de negócios.
De qualquer forma, vale frisar que, para garantir o bom funcionamento de uma franquia, é indispensável ter senso de liderança para orientar e supervisionar uma equipe. Em outras palavras, vocação para gerir pessoas.
Como abrir uma franquia de padaria?
O processo para abrir uma franquia de padaria segue o mesmo trâmite de abertura de qualquer outra franquia. Confira!
- Cadastro e Análise;
- Reunião de Apresentação;
- Prospecção e Avaliação do Ponto;
- Documentação e Leitura de Contrato;
- Análise do Comitê de Avaliação;
- Treinamento;
- Inauguração.
O primeiro passo a ser dado pelo futuro franqueado é demonstrar interesse pela franquia e realizar o envio das suas informações. Se aprovado, ele passará por reuniões, a fim de conhecer mais sobre a empresa.
Também é requerido um treinamento especializado, além de uma possível avaliação por parte de um comitê de aprovação. Uma vez que o seu perfil for aprovado, a pessoa receberá todo o suporte para abrir sua loja.
Conclusão
Se você tem o sonho de empreender e possui afinidade com o setor alimentício, em especial, padarias e cafés, que tal investir numa franquia de padaria? Como mostramos ao longo deste artigo, há diversas opções disponíveis no mercado e, com certeza, alguma delas tem mais a ver com a sua realidade.
Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!
- Franquia de cosméticos e perfumaria: veja o valor das 21 melhores!
- Franquias de sucesso: as 10 melhores 2023 + 33 opções!
- 13 Franquias baratas até R$ 5 mil para começar a investir em 2023
- Franquia de roupas: veja 21 exemplos e saiba quanto custa!
- Franquia Casa do Construtor: veja o valor e se vale a pena!
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!
Perguntas Frequentes (FAQ)
- Quanto custa uma franquia de padaria?
O investimento inicial para abrir uma franquia de padaria é de cerca de R$100 mil.
- Quanto lucra um dono de padaria?
Não há uma resposta pronta para isso, afinal, a margem de lucro de um dono de padaria vai depender de diferentes fatores, como o modelo da franquia e a sua localização.
- Quanto fatura uma padaria de médio porte?
Também não há uma resposta pronta para isso. O faturamento de uma padaria de médio porte dependerá de diferentes fatores, como o modelo de franquia e sua localização.