Cobrar clientes costuma ser trabalhoso e desconfortável, não é mesmo? No entanto, sem ter o controle geral de caixa, fica muito difícil manter a saúde financeira do seu negócio.
Então, que tal ter um aplicativo para te ajudar com a gestão e conciliação de recebíveis da sua empresa a qualquer hora e de onde estiver?
No mercado, há inúmeras opções de aplicativos para cobrar clientes, tanto pagas quanto gratuitas que prometem otimizar seus recebimentos.
Assim, para te ajudar a decidir qual deles melhor atenderá as suas necessidades, separamos 7 opções para que você conheça e compare os recursos disponíveis. Continue a leitura!
Qual a importância de fazer o controle geral de caixa em seu negócio?
O controle de caixa tem a ver com o dinheiro que entra e o dinheiro que sai do caixa do seu negócio, certo? Para que ele funcione corretamente, é essencial registrar todas as movimentações, que são chamadas de fluxo de caixa.
Afinal, para tomar decisões mais acertadas, o empreendedor precisa estar ciente do dinheiro que possui e das possíveis dívidas também. Se houver erros nesses cálculos, o pagamento do aluguel, funcionários, fornecedores e impostos pode ficar comprometido. A consequência dessa falta de controle são os juros.
Como funciona o aplicativo para cobrar clientes?
Conhecido também como gestão de cobrança, um serviço normalmente oferecido por bancos que trabalham com conta jurídica.
O aplicativo para cobrar clientes, costuma funcionar realizando a gestão e conciliação de recebíveis da sua empresa, fazendo upload ou download de arquivos, recebendo notificações, comandando instruções e reemitindo boletos a qualquer hora e de onde estiver.
Ainda, além dos aplicativos para cobrar clientes, também listamos opções de cobrança via API (em inglês, Application Programing Interface).
Um API pode ser entendido como um recurso que possibilita integrar um sistema a outro, a fim de obter mais funcionalidades. Assim, um API de pagamento é uma ferramenta de automatização.
Diferentemente de um aplicativo, a contratação do API requer um profissional com conhecimento em tecnologia para fazer a integração com o sistema do seu negócio.
Por que usar aplicativo para cobrar clientes?
A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, concorda? Então, por que não usar um API ou algum aplicativo para cobrar clientes? Eles podem auxiliar na otimização da gestão do seu negócio. Com isso, você ganha agilidade e economiza tempo. Ótimo, né?
Quais as vantagens de utilizar aplicativos para cobrar os clientes?
Como mencionado anteriormente, há inúmeras vantagens de utilizar APIs ou aplicativos para cobrar seus clientes.
Prós
• Facilidade no controle geral de caixa;
• Gestão do capital de giro via smartphone ou computador;
• Mais previsibilidade e tranquilidade nas cobranças;
• Comunicação automática de pagamentos pendentes aos clientes;
• Redução da inadimplência.
Qual o melhor aplicativo para cobrar clientes?
Não há uma resposta pronta para essa pergunta. Isso porque a escolha do melhor aplicativo para cobrar clientes dependerá das necessidades do seu negócio.
Por exemplo, há aplicativos mais completos que, por conta disso, apresentam um custo mais alto. Assim, dependendo do seu caso, pode ser que ele compense ou não.
Confira, a seguir, as opções de API e aplicativo para cobrar clientes que a equipe do iDinheiro separou para você. Conheça cada um deles, compare e faça a sua própria avaliação.
PagBank
Apresentamos como primeira opção, o serviço Pagamento Recorrente do PagBank. Ele permite que você receba pagamentos de forma automática e periódica dos seus clientes.
Indicada para quem oferece serviços ou vende produtos com mensalidades, ou assinaturas. Ao ativá-lo o vendedor poderá definir a periodicidade do pagamento, podendo ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual.
O comprador, por sua vez, ao concordar com a recorrência na primeira compra, não precisa se preocupar em efetuar o pagamento periodicamente, pois a cobrança já acontece de forma automática no cartão de crédito.
Ainda, é possível escolher como notificar o cliente, que pode ser por e-mail ou SMS. Assim, após concluir a configuração da cobrança recorrente, o PagBank enviará enviar as cobranças aos seus clientes, conforme o período definido.
Por fim, vale mencionar que, o valor pago pelo cliente é creditado em sua conta do PagBank, onde você acompanhar todas as cobranças recorrentes e a situação de cada uma através do seu painel de controle.
Atenção
Como criar um plano de Pagamento Recorrente?
Gostou do aplicativo para cobrar clientes disponibilizado pelo PagSeguro? Então, saiba que para criar um plano de Pagamento Recorrente é bem simples, bastar ter um cadastro na conta digital PagBank e seguir as etapas abaixo:
- No site oficial do PagSeguro, acesse o menu Venda Online, clique em Pagamento Recorrente.
- Em seguida, realize o login em sua conta. Logo após, será necessário realizar a leitura do QR Code apresentado na tela.
- Ao acessar sua conta, selecione Planos e defina o nome que deseja disponibilizar para seus clientes e inclua uma descrição (opcional).
- Informe qual será o valor de cada parcela.
- Defina a frequência para cobrar seus clientes: semanal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anualmente.
- Escolha o período das adesões (sem expiração, onde as adesões só finalizam caso o cliente solicite o cancelamento) ou (com tempo de duração, se o tempo definido for 1 ano, após 1 ano da data de adesão a assinatura será cancelada).
- Clique em Continuar e confirme.
Mercado Pago
Provavelmente, você já ouviu falar do Mercado Pago, que começou como solução de pagamento do Mercado Livre. Hoje ele oferece diversos recursos para seus clientes, como conta digital, serviço de carteira digital, cartão e maquininha de cartão.
Mas você sabia que é possível vender online com uma assinatura mesmo sem ter um e-commerce, cobrando de forma automática e podendo receber o dinheiro na hora? Tudo isso no site ou aplicativo do Mercado Pago. Veja como fazê-lo:
Acesse o site ou aplicativo do Mercado Pago (disponível para Android e iOS).
- Crie seu plano de assinatura, definindo nome, valor e frequência das cobranças.
- Compartilhe com seus clientes via link pelo WhatsApp ou nas redes sociais.
- O cliente recebe o link, escolhe como pagar e a cobrança será automática.
- Pronto!
Para todos os meios de pagamento, a taxa a ser cobrada dependerá de quando você quer ter o dinheiro disponível. O valor é depositado na sua conta Mercado Pago.
Prazo de recebimento do dinheiro | Taxa |
Na hora | 4,99% |
14 dias | 4,49% |
30 dias | 3,99% |
Cora
Para aqueles que buscam um aplicativo para cobrar clientes, eficiente, a Cora oferece a ferramente de gestão de cobrança, disponibilizada aos usuários que se cadastram na conta jurídica da instituição.
Desenvolvido com o intuito de auxiliar as empresas a lidarem com inadimplências e garantir o recebimento dos valores devidos. Através do app Cora, você pode programar o envio automático de lembretes de cobranças para seus clientes antes, depois ou na data de vencimento dos boletos.
Ainda, é possível criar cobranças recorrentes que se repetem mensalmente. Desse modo, o cliente receberá um e-mail automaticamente 7 dias antes do vencimento.
Vale frisar que o app Cora é gratuito, não há cobrança para abertura de conta, emissão de boletos ou recebimento de pagamentos em sua conta PJ.
Contudo, caso queira integrar a Cora com ERPs (em inglês, Enterprise Resource Planning) e sistemas contábeis elegíveis em seu programa de parcerias, será cobrado um valor conforme o volume de cobranças. A integração é realizada via API.
Asaas
O Asaas é uma fintech que oferece soluções por meio de uma conta digital, a fim automatizar as atividades burocráticas das empresas. Logo, se você ainda não escolheu seu aplicativo para cobrar clientes, vale a pena conhecer essa opção.
Bem como as empresas citadas anteriormente, o Asaas, também traz em seu catálogo de serviços a gestão de cobranças, visando reduzir a inadimplência em seu negócio. Veja como funciona:
- Primeiramente, será necessário realizar um cadastro na plataforma, sendo aprovado já é possível criar sua cobrança recorrente.
- Para criar a cobrança, informe o valor e a data de vencimento. Em seguida, defina a periodicidade (à vista, parcelado ou recorrente) e finalize informando os dados solicitados.
- Agora as notificações já estão configuradas, seus clientes receberão um alerta via e-mail e SMS, antes e depois do vencimento.
É de se referir que o app Asas não cobra tarifa de adesão e mensalidade. Confira, a seguir, todas funcionalidades gratuitas:
- 30 transferências por mês;
- Emissão de cobranças;
- Emissão e envio do cartão Asaas para pessoa jurídica;
- Manutenção do cartão Asaas;
- Manutenção da conta Asaas;
- Pagamento de boletos;
- Suporte multicanal.
Contudo, depois que o cliente realizar o pagamento, você será taxado de acordo com o tipo de transação:
- Recebimento;
- Notificações e negativação;
- Antecipação;
- Nota fiscal;
- Saques e saída de dinheiro.
Recebimento | Taxa |
Pix | R$ 0,99 por transação recebida (válido por 3 meses) |
Boleto bancário | R$ 0,99 por transação recebida (válido por 3 meses) |
Cartão de débito | R$ 0,35 + 1,89% por transação recebida |
Cartão de crédito | à vista – R$ 0,49 + 1,99% (válido por três meses) 2 a 6 parcelas – R$ 0,49 + 2,49% (válido por três meses) 7 a 12 parcelas – R$ 0,49 + 2,99% (válido por três meses) Sobre o valor total da venda para parcelamentos e por cobranças recebidas para assinaturas. |
Para conferir todos os valores, acesse o site do Asaas.
Pagar.me
Empresa do Grupo Stone Co., o Pagar.me se descreve como um facilitador de pagamentos online. Dentre suas funcionalidades, ele permite realizar a cobrança de clientes de maneira recorrente por meio de planos e assinaturas avulsas.
Em seu site, o Pagar.me informa que não disponibiliza os valores das taxas cobradas antes de conversar com o cliente e entender suas necessidades.
iugu
O iugu é um API de pagamentos paga que permite a automatização da gestão de mensalidades, planos e assinaturas. Através do seu painel, é possível acompanhar a performance financeira da empresa, confira:
- Status das cobranças recorrentes;
- Previsão de faturamento;
- Notificação de pagamento;
- Gerenciamento de planos.
Destaque também para a segurança e proteção contra fraudes por meio de certificação 100% PCI Compliance, criptografia de dados e tokenização.
Por fim, conheça cada um dos três planos disponíveis.
Plano | Benefícios | Preço |
Essencial iugu | – pagamentos disponíveis por boleto, carnê, cartão de crédito e Pix – tecnologia de fácil implementação – segurança garantida – suporte via e-mail | R$ 149/mês |
Essencial iugu + Split | – controle de acessos ilimitado – customização de regras e marca – diferentes canais de suporte – analytics completo – split de pagamentos (divisão automática de recebíveis entre os envolvidos numa transação) | R$ 649/mês |
Motor iugu | – todos os benefícios do Essencial iugu – flexibilidade na negociação de custos por transação – split de pagamentos com todas as suas vantagens – Professional Services – Customer Success Manager | mediante consulta |
Cobre Fácil
O Cobre Fácil é um sistema de cobrança recorrente que se propõe a automatizar e profissionalizar seu negócio. Há dois tipos de planos disponíveis: Básico e PRO. Acompanhe, a seguir, funcionalidades e valores de cada um deles.
Plano Básico
Dentre as funcionalidades do plano Básico, podemos citar:
- Criação de diferentes planos mensais;
- Programação da emissão automática da nota fiscal;
- Criação de link de pagamento com recorrência;
- Cobrança recorrente com cartão de crédito;
- Emissão grátis de carnê de pagamento.
O plano é gratuito, mas são cobrados os seguintes valores:
- R$ 3,50 por boleto pago;
- 3,99% no cartão de crédito;
- Sem antecipação;
- Receba um parcela a cada 30 dias;
- Nota fiscal grátis Ilimitada;
- Um link de pagamento ativo.
Plano PRO
Quanto aos recurso do plano PRO, podemos mencionar:
- Emissão de nota fiscal ilimitada;
- Análise de métricas;
- Recorrência no cartão;
- Gestão de contratos;
- Envio de lembretes para clientes por e-mail e SMS;
- Área exclusiva do cliente no sistema.
O plano custa R$ 49,90/mês nos seis primeiros meses. Confira os valores cobrados:
- R$ 1,90 por boleto pago;
- 1,97% + 1,99% por parcela no cartão de crédito;
- R$ 0,99 por Pix cobrança recebido;
- Receba todas as parcelas em 10 dias;
- Nota fiscal grátis Ilimitada;
- Link de pagamento ilimitado.
Como escolher um aplicativo para cobrar clientes
Como falamos acima, na hora de escolher um API ou aplicativo para cobrar clientes, o primeiro passo é avaliar as necessidades do seu negócio.
Em seguida, faça uma análise comparativa tendo em mente que a ideia é ganhar agilidade no controle de caixa. E, claro, considere também quais serviços são oferecidos de maneira gratuita, quais possuem taxas de operação e quanto custa cada um deles.
Vale ainda ter em mente a usabilidade do aplicativo, isto é, a praticidade que ele ira proporcionar na rotina do seu negócio.
Como solicitar um aplicativo para cobrar clientes?
Após avaliar as opções apresentadas, se você se interessou por algum aplicativo para cobrar clientes, bastar acessar o site oficial da opção escolhida e verificar como dar continuidade para usar a ferramenta.
Normalmente, será necessário realizar o download do aplicativo, em seguida a plataforma pode solicitar o cadastro de alguns dados para liberar o acesso ao serviço.
Não se esqueça de conferir as taxas cobradas e o regulamento antes de fazer a assinatura do serviço.
Lembre-se de que, por se tratar de um aplicativo, não é preciso ir até a agência de um banco para contratá-lo, por exemplo. Tudo é feito de maneira online para sua facilidade, como qualquer outro aplicativo que você já tenha baixado no seu smartphone.
Afinal, vale a pena utilizar aplicativos para gestão de pagamentos?
Se você chegou aqui, já sabe que existem APIs e aplicativos para cobrar clientes que podem ajudar você no controle de caixa e, com certeza, eles valem muito a pena!
Dentre as suas vantagens, podemos citar a facilidade no controle geral de caixa, a tranquilidade nas cobranças por meio do envio de notificações automáticas para os clientes e, para completar, a redução da inadimplência.
No entanto, como mostramos acima, há aplicativos que não são gratuitos, portanto, é preciso conferir suas taxas antes de optar pela contratação de um plano específico.
Portanto, compare as opções disponíveis no mercado e faça sua escolha conforme as necessidades e orçamento da sua empresa.
Perguntas Frequentes
- O que é fluxo de caixa?
Fluxo de caixa é a ferramenta usada para fazer o registro da entrada e saída de dinheiro de um negócio.
- O que são pagamentos recorrentes?
O pagamento recorrente é um método de cobrança por meio de uma assinatura, que pode ser mensal ou anual.
- Quais os benefícios de usar um aplicativo para cobrar clientes?
O uso de um aplicativo para cobrar clientes, pode facilitar o controle geral de caixa, proporciona a gestão do capital de giro via smartphone ou computador, gera mais previsibilidade e tranquilidade nas cobranças, comunicação automática com os clientes sobre os pagamentos pendentes e redução de inadimplência.
- Qual melhor app para cobrar um cliente?
O melhor aplicativo para cobrar clientes dependerá das necessidades do seu negócio. Então, conheça cada um deles, compare e faça a sua própria avaliação.
- Como cobrar um cliente pela internet?
Envie uma mensagem educada por meio de canais como WhatsApp, e-mai e SMS, informando o valor pendente e as opções de pagamento disponíveis. Por fim, diga que, caso haja alguma dúvida, você estará à disposição para ajudar.
- Como fazer um lembrete de pagamento?
É válido encaminhar um alerta, alguns dias antes da data de vencimento com uma mensagem educada. Informe o valor pendente, as opções de pagamento disponíveis e a data de vencimento. Por fim, diga que, caso haja alguma dúvida, você estará à disposição para ajudar.
- Como cobrar um cliente por WhatsApp?
Envie uma mensagem educada informando o valor pendente e as opções de pagamento disponíveis. Por fim, diga que, caso haja alguma dúvida, você estará à disposição para ajudar.