O que é leasing? Entenda como funciona a modalidade de arrendamento mercantil!

Você já ouviu falar em leasing? Não? Então leia este artigo para saber do que se trata e entender como funciona.

Escrito por Julyana Andrade

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O que é leasing? O que é arrendamento mercantil? São a mesma coisa? Confira a seguir!

Apesar de parecer algo novo, o termo leasing refere-se a um contrato que viabiliza a utilização de bens móveis ou imóveis por um prazo estipulado, por mediação de um arrendador.

Portanto, se está precisando levantar recursos rapidamente para adquirir um bem, essa pode ser uma boa alternativa para você.

A seguir, vamos explorar o assunto e responder às perguntas:

  • O que é leasing?
  • Arrendamento mercantil e leasing são a mesma coisa?
  • Como funciona um contrato de leasing?
  • Existem diferentes tipos de leasing? Quais são eles?
  • Quais são as vantagens e desvantagens do arrendamento mercantil?
  • Existem diferenças entre financiamento e leasing?

Confira!

O que é leasing?

O leasing consiste em uma modalidade semelhante ao financiamento, na qual o locador adquire um bem (móvel ou imóvel) e em seguida o concede para o seu cliente, por um prazo determinado, mediante o pagamento de um valor periódico, com opção de compra no final.

Essa operação acontece entre duas partes: o locador (ou arrendador), geralmente uma instituição financeira, e o locatário (ou arrendatário), que é o cliente que contrata o leasing.

Só para ficar claro, é importante explicar o que é arrendamento: é uma espécie de aluguel. Nesse caso, o diferencial é que, no fim do contrato, existe a possibilidade de o cliente efetuar a compra do bem. Isso já é previsto no momento da contratação.

Ou seja, no leasing, o cliente aluga o carro, imóvel ou qualquer outro bem pertencente à instituição. Posteriormente, no fim do contrato, ele tem três opções:

  • renová-lo;
  • devolver o bem ao banco e encerrar o contrato;
  • comprá-lo da instituição financeira.

Você pode contratar o leasing para automóveis, maquinários, imóveis, ferramentas e outros tipos de bens, por exemplo. Vale ressaltar que essa modalidade está disponível tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Arrendamento mercantil e leasing são a mesma coisa?

Sim. Arrendamento mercantil e leasing são dois termos usados para se referir ao aluguel de bens com a possibilidade de compra no término do contrato.

Como funciona um contrato de leasing (ou arrendamento mercantil)?

Antes de tudo, na formalização do contrato de leasing, existem as figuras do “arrendador” e do “arrendatário” (cliente), que negociam o arrendamento de um bem, que será o objeto do contrato.

O arrendatário é quem terá o direito de usufruir e terá posse do bem e o arrendador é o proprietário do bem.

A formalização determina um prazo específico. Por fim, como dito, o cliente tem a opção de comprar o bem, normalmente pagando um valor residual garantido (VRG).

Existem diferentes tipos de leasing? Quais são eles?

Agora que você já sabe o que é leasing e como esse tipo de contrato funciona, vamos mostrar quais são as opções disponíveis no mercado.

Leasing financeiro

O leasing financeiro é uma modalidade de financiamento de médio e longo prazos, sendo a forma mais comum de locação financeira, que envolve três agentes: o arrendador, o arrendatário (cliente) e o fornecedor do bem.

Nesse tipo de arrendamento mercantil, o cliente escolhe comprar o bem por um preço predeterminado ou pelo valor de mercado no fim da operação.

Sendo assim, além das parcelas referentes ao aluguel, o usuário pagará também o Valor Residual Garantido (VRG), que é uma garantia que a empresa de arrendamento receberá o valor, se porventura, o cliente optar por não comprar o bem.

O VRG pode ser pago de forma integral no início do contrato, dividido em parcelas, já inclusas nas prestações ou ser pago ao fim do contrato.

Entretanto, se o arrendatário decidir adquirir o bem no fim do contrato, esse valor residual garantido será menor, uma vez que o valor das prestações pagas acabam amortizando o valor do bem.

Leasing operacional

Essa modalidade está ligada à locação de material ou instrumentos. A formalização do contrato possui cláusulas, onde há a opção de compra do bem ou quebra de contrato antes do término, com prazo mínimo de 90 dias de arrendamento.

Ou seja, ao final do contrato, o cliente pode comprar, devolver o bem e substituí-lo ou ainda renovar o contrato.

Ademais, os custos com despesas e manutenção ficam por conta do arrendador, por esse motivo, é um tipo de leasing muito utilizado por empresas.

Nesse caso, o valor pago nas contraprestações não pode ultrapassar 90% do valor do bem.

Leasing back

O leasing back, também conhecido como leasing de retorno, é um tipo de contrato que é feito unicamente entre pessoas jurídicas.

Nessa modalidade, a parte arrendatária vende um bem e logo em seguida aluga este mesmo item, em outras palavras, vende para alugar de quem comprou.

É uma forma de obter capital de giro para empresas em dificuldades financeiras e que pretendem readquirir seu patrimônio.

Quais são as vantagens e desvantagens do arrendamento mercantil?

icon

Prós

Não tem IOF, o bem é a garantia da operação e parcelas possivelmente mais baratas.

As operações via arrendamento mercantil apresentam uma vantagem de custo, devido ao fato de o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não incidir sobre elas. Também podemos citar a garantia do bem, objeto da operação.

Sendo assim, comparando com algumas opções de financiamento, e especialmente algumas opções de empréstimos (com liberação de valor sem destinação específica), o leasing certamente apresentará valores menores de “prestações”.

No final da operação, de acordo com o contrato estabelecido, o cliente tem a opção de devolver o bem, renovar o contrato ou adquirir o bem definitivamente.

icon

Contras

Pode haver multa por quebra de contrato e alta burocracia para transferir a titularidade do contrato.

Por se tratar de algo semelhante a um contrato de aluguel, caso haja pedido de quitação antecipada, antes do período de permanência mínima chamado de “período de cancelamento improvável”, pode ocorrer cobrança de quebra contratual.

Existem também algumas burocracias para passar a operação para terceiros, como acontece com a troca de carro, por exemplo.

Existem diferenças entre financiamento e leasing?

Sim. Financiamento e leasing são modalidades distintas, porém, é muito normal confundir o conceito de ambos.


Aproveite e confira: Qual o melhor financiamento de veículos?


No leasing, o bem é de propriedade do arrendador (normalmente um banco). Este concede o direito ao cliente de usufruir do bem, mediante o pagamento de contraprestações, por um período determinado.

Ao final do contrato, como já mencionado, o cliente pode optar pela compra definitiva do bem.


Veja também qual é a melhor taxa de financiamento imobiliário!


Já no financiamento, o cliente compra o bem utilizando recursos de terceiros, como bancos e instituições financeiras. Nesse caso, ao terminar de pagar todas as prestações do financiamento, o cliente se torna dono bem, que é registrado em seu nome.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é leasing, pôde ver que o arrendamento mercantil é uma alternativa na hora de adquirir algum bem, como um carro ou um imóvel. Só não deixe de estudar as possibilidades antes de tomar qualquer decisão.

Afinal, por mais que o arrendamento se mostre bem vantajoso, é sempre importante colocar os custos na ponta da caneta. Assim, você evita ter um custo maior do que o necessário na hora de realizar seus sonhos — e, de quebra, ainda dá uma ajudinha para as finanças pessoais.

Termos Relacionados:

Este artigo foi útil? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações em tempo real no seu e-mail.

Dúvidas frequentes

  1. O que é arrendamento mercantil?

    Arrendamento mercantil é uma modalidade de crédito em que um arrendador “empresta” um bem para o arrendatário, que poderá usufruir dele durante um prazo, pagando parcelas mensais. No fim do contrato, há a possibilidade de adquiri-lo. Vale lembrar que arrendamento mercantil e leasing são a mesma coisa.

  2. Financiamento e leasing são a mesma coisa?

    Não. Apesar de serem bem parecidas, são modalidades de crédito distintas. Enquanto o leasing funciona como um aluguel que dá a possibilidade de comprar o bem no término do contrato, o financiamento já envolve a compra em si. Porém, no segundo caso, o crédito é liberado mediante recursos de terceiros (como bancos) e funciona mais como um empréstimo.

  3. O que é Valor Residual Garantido?

    Trata-se de um valor mínimo que é contratualmente garantido ao arrendador caso o arrendatário opte por não comprar o bem no término do prazo.

  4. Contrato de leasing é confiável?

    Sim. O arrendamento mercantil é regulamentado pelas Leis nº 6.099 e 7.132. Porém, antes de assinar o contrato, é necessário pesquisar sobre a instituição arrendadora e avaliar se ela tem autorização para atuar com essa atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp