#INSS

Saiba como usar o Meu INSS!

#INSS

O portal Meu INSS foi criado para ajudar quem precisa acessar informações sobre a Previdência Social, facilitando a navegação e a realização dos processos, que são 100% digitais.

#INSS

Porém, mesmo com esse facilitador, algumas pessoas ainda encontram dúvidas que vão desde a criação do cadastro, até a solução de dúvidas e acesso a serviços, como:

#INSS

- simulação de aposentadoria;

- tirar extratos;

- consultar benefícios ativos;

- entre outros.

#INSS

Por isso, confira a seguir as principais informações sobre o portal a seguir:

#INSS

O que é o Meu INSS?

#INSS

O Meu INSS é um portal online criado pelo Governo Federal para atender às demandas da Previdência Social de forma 100% digital.

#INSS

Por lá, é possível coletar informações e tratar de assuntos voltados aos benefícios pagos pelo Serviço Social, como aposentadorias, pensões por morte, entre outros.

#INSS

Essa solução foi ideal para diminuir a grande demanda nas agências físicas e facilitar a vida do cidadão já que, por meio desse portal, é possível realizar tarefas que vão desde consultas mais simples, à informações mais aprofundadas e solicitação de serviços.

#INSS

Além disso, outra facilidade que a plataforma oferece é que o acesso pode ser feito pelo site do portal ou com o aplicativo Meu INSS, que está disponível para aparelhos Android ou iOS.

#INSS

O Meu INSS oferece algumas opções para realizar o cadastro:

Além do portal e aplicativo, alguns sites de bancos também permitem o acesso por meio do Internet Banking.

#INSS

Se optar pelo site ou app, você contará com uma integração ao Gov.br e terá acesso a um ambiente digital completo, que engloba várias opções de serviços públicos do governo, tudo de forma rápida e simplificada.

#INSS

Mas, antes de concluir o cadastro e entrar no Meu INSS, é necessário ter em mãos algumas informações sobre sua vida trabalhista.

#INSS

Serviços disponíveis no Meu INSS

#INSS

Muitos dos serviços que antes estavam disponíveis apenas presencialmente, hoje podem ser feitos de forma online.

#INSS

Isso facilitou tanto a vida dos cidadãos que antes tinham que ficar horas na fila do INSS quanto dos funcionários, sobrecarregados por causa da alta demanda de atendimentos.

#INSS

Antes de decidir se realmente é necessário ir até uma das agências do órgão, confira os serviços que podem ser feitos de forma online:

#INSS

- Extratos, certidões e declarações do benefício;

- Extrato de Imposto de Renda;

- Simulação de aposentadoria;

- Consulta do benefício ativo;

#INSS

- Agendamento de atendimento;

- Acesso e configuração dos dados cadastrados;

- Visualização do calendário de benefício;

- Solicitação de recurso e revisão do benefício;

#INSS

- Emissão de GPS — Guia de Previdência Social;

- Agendamento de Prova de Vida;

#INSS

Além dos serviços citados, existem muitos outros disponíveis no portal do Meu INSS. Para conferir com mais detalhes, faça uma visita ao site ou efetue login no app e verifique se o que você precisa está disponível por lá.

#INSS

Quer saber mais? Acesse o nosso guia completo sobre o portal Meu INSS!

#INSS

Gostou do conteúdo? No iDinheiro, cobrimos os principais temas sobre programas sociais.