Como acessar a carteira de trabalho digital? Saiba como acessar os dados da CTPS!

Quer aprender como fazer carteira de trabalho digital? Venha conferir o passo a passo que preparamos em nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

Escrito por Camille Guilardi

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Muitas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre como acessar carteira de trabalho digital. Pois, mesmo que seja um recurso lançado há alguns anos, ainda é pouco conhecido por uma parcela dos trabalhadores. No entanto, essa alternativa já está substituindo o documento físico tradicional, e é importante que novos empregados e iniciantes no mercado saibam como emitir seu registro online.

Além de ser um facilitador para os trabalhadores, a plataforma também oferece outros benefícios de acesso, e traz as mesmas funcionalidades do formato antigo. Com fácil emissão e cadastro gratuito, vale a pena saber mais sobre esse canal virtual, e aprender como fazer carteira de trabalho digital da maneira mais simples.

O que é a carteira de trabalho digital?

A Carteira de Trabalho Digital é uma ferramenta que apresenta todos os dados e registros do trabalhador em uma plataforma, com cadastro e acesso feitos diretamente pela internet.

Criada em 2017 pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério do Trabalho, seu objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores. No entanto, foi apenas em 2019 que começou a substituir o documento de papel convencional e reunir as informações mais importantes sobre o profissional dentro de um aplicativo. Dessa forma, o usuário pode acessar o que for preciso utilizando apenas seu smartphone, além de não correr riscos de perder o registro ou esquecê-lo em um momento de necessidade.

Além de conter informações de registro sobre o trabalhador, a ferramenta também permite consultas online sobre contratos de trabalho antigos, incluindo dados financeiros e o período. Ademais, solicitações como seguro-desemprego e andamento da concessão de benefícios como Abono Salarial também passaram a ser feitos dentro do aplicativo.

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Atenção

É importante reforçar que a Carteira de Trabalho Digital funciona apenas como documento para fins de monitoramento dos contratos empregatícios e outros dados relacionados. Ela não é válida como documento de identificação.

Benefícios da carteira de trabalho digital

São alguns os benefícios da carteira digital de trabalho, dentre eles:

  • maior facilidade no acesso das informações de registro, empregos antigos e do cargo atual do trabalhador;
  • atualizações são inseridas automaticamente, como mudanças na remuneração e inserção de férias, por exemplo;
  • ao solicitar benefícios e auxílios, não será mais necessário recorrer aos centros de atendimento convencionais, agilizando o processo e reduzindo o tempo de espera;
  • novos trabalhadores podem aproveitar a ferramenta para gerar seu cadastro de modo mais simples;
  • as informações passam a ser consolidadas em um único ambiente virtual, assim, os riscos de perder dados relevantes para a carreira diminuem, além da facilidade de consulta;
  • por fim, órgãos trabalhistas conseguem agilizar suas fiscalizações através de uma plataforma de registros centralizada e moderna.

Como acessar a carteira de trabalho digital?

Algumas pessoas podem ter dúvidas de como acessar a carteira de trabalho digital, mas o processo é simples e pode ser realizado também pela internet. Assim, para acessar o seu documento é preciso baixar o aplicativo, fazer login com os seus dados da sua conta GOV.BR e autorizar o aplicativo a usar as suas informações para a CTPS Digital. Ademais, caso você perca a sua CTPS física é possível solicitar uma nova, tendo em vista que ela ainda é necessária para fins de comprovação.

Para que serve a carteira de trabalho digital?

Aprender como fazer carteira de trabalho digital permite que o empregado tenha todas as suas informações e registros consolidadas em um único lugar, uma vez que a alternativa serve para simplificar as rotinas de acesso e solicitações.

Com a ferramenta, é possível:

  • acompanhar novos contratos utilizando apenas o smartphone;
  • conferir dados antigos sem que seja necessário resgatar documentos de papel ou solicitar atendimento em um órgão federal;
  • emitir pedidos de benefícios sociais, como seguro-desemprego e auxílios relacionados ao emprego, como abono;
  • simplificação da comprovação de experiências profissionais, reduzindo as chances de perder ou comprometer os dados com um documento de papel.

Essas facilidades são uns dos principais objetivos da carteira de trabalho digital, que também visa otimizar as solicitações dos trabalhadores. Por fim, a carteira de trabalho já vem substituindo a carteira física, tornando desnecessária a sua apresentação no momento da contratação.

Como ver o número da carteira de trabalho digital

O número da carteira de trabalho digital é o mesmo número do CPF, e pode ser consultado na página inicial do aplicativo após a realização do login. Assim, no programa mobile, basta que o utilizador insira seus dados e aguarde a tela. Na parte superior, poderá identificar sua foto de perfil, seu nome e, logo abaixo, a identificação correspondente.

Se o trabalhador possuir uma carteira de trabalho física, o número exibido no aplicativo continua sendo o CPF, e não o número inscrito no documento original. Esse identificador é fundamental para garantir os benefícios do trabalhador, incluindo aposentadoria e FGTS. Inclusive, no momento da contratação, o empregador deve solicitar os dígitos correspondentes para inserir nos seus sistemas.

Contudo, as facilidades de aprender como fazer carteira de trabalho digital permitem que não seja mais necessário apresentar uma cópia do documento e do número. Dessa forma, pode-se enviar apenas o CPF ou uma foto da carteira com o dígito correspondente.

A carteira digital de trabalho substitui a impressa?

A carteira de trabalho digital passou a substituir o documento impresso em 2019, e, desde então, prioriza a emissão virtual para novos cadastros. Assim, todos os órgãos de atendimento e tutoriais do Governo Federal indicam o passo a passo de registro no site e download da carteira para smartphone, em vez de orientar quanto ao pedido do documento físico.

No entanto, a caderneta física ainda não foi totalmente extinta, uma vez que pode ser emitida em casos excepcionais, como, por exemplo, quando o empregador não faz uso do eSocial. Nesse caso, é necessário possuir um registro físico das anotações correspondentes, que são feitas na carteira original.

O mesmo é válido para a apresentação de comprovações antigas. Caso os empregadores passados não contassem com o sistema de atualização, o Governo pode emitir uma nova carteira para atualizar os dados, ou solicitar a antiga para verificação.

Como alterar os dados incorretos da carteira digital de trabalho

Os dados da carteira de trabalho digital estão diretamente vinculados ao CPF do empregado, e, para alterá-los, é necessário buscar a Receita Federal. O processo é mais burocrático, pois envolve as informações essenciais que identificam o trabalhador.

Dessa forma, não diz respeito somente à carteira de trabalho, mas também a outros documentos associados, registros formais e contratos diversos. Por esse motivo, não é possível solicitar a alteração de uma referência pessoal pelo aplicativo, por exemplo.

O titular deve procurar o site da Receita Federal, e preencher um formulário completo com os dados que constam no documento, mesmo que estejam errados. Em seguida, deverá informar o motivo da mudança, e enviar seu requerimento.

No entanto, a proposta passará por avaliação, e um representante pode entrar em contato com o usuário para solicitar mais informações. Se o motivo for válido, a troca de informações será concluída, e atualizada no banco de dados do Governo Federal e nos sistemas relacionados, incluindo a carteira de trabalho digital. Ademais, é importante destacar que a mudança infere apenas em alguns dados, como:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • sexo;
  • nome da mãe;
  • nacionalidade.

Ainda, identificar-se com dados não verídicos também configura alguns crimes, especialmente se o titular não buscou a alteração o quanto antes. Por isso, é importante estar atento para essa questão e informar os motivos integralmente.

Vale a pena aprender como fazer carteira de trabalho digital?

Uma vez que o documento físico já está sendo substituído pela alternativa virtual, vale a pena aprender como fazer a carteira de trabalho digital o quanto antes. Afinal, esse procedimento é simples, embora muitas pessoas o desconheçam, e, por isso, tenham dúvidas quanto ao passo a passo.

Assim, entender quais as etapas que envolvem sua emissão não apenas pode sanar perguntas dos trabalhadores, como também agiliza o acesso no dia a dia. Todas as consultas podem ser feitas no site ou aplicativo do Governo Federal, e unificam as informações do empregado em um único sistema, o que simplifica a atualização de contratos e outros arquivos no futuro.

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Perguntas Frequentes

  1. Como fazer a carteira de trabalho digital pela internet?

    Para fazer a carteira de trabalho digital, basta acessar o sistema gov.br e fazer seu cadastro na plataforma. O login poderá ser usado no aplicativo ou no site de acesso posteriormente.

  2. Como emitir a carteira de trabalho?

    No passado, a carteira de trabalho era emitida nas Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ou nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Hoje, a preferência é sua emissão online, no site do Governo Federal.

  3. Quem não tem carteira de trabalho pode fazer a digital?

    Sim, todo cidadão brasileiro com CPF já tem uma Carteira de Trabalho Digital, sem ser necessário emiti-la de maneira convencional. Basta se registrar e acessar o documento pela plataforma.

  4. Como fazer a carteira de trabalho digital para quem nunca trabalhou?

    Mesmo pessoas que não possuem nenhuma experiência profissional ou vínculo empregatício podem fazer a carteira de trabalho digital. O documento está disponível com o cadastro no sistema gov.br, e será atualizado automaticamente quando houver um novo contrato.

Referências do artigo
    1. Receita Federal. “Alteração de Dados Cadastrais no CPF”. Link.
    2. Portal Emprega Brasil. “Portal Emprega Brasil”. Link.
    3. Dataprev. “Carteira de Trabalho Digital é o aplicativo mais baixado do Governo Federal no mês de julho”. Link.
    4. GOV.BR. “Obter a Carteira de Trabalho”. Link.
    5. App Store. “Carteira de Trabalho Digital”. Link.
    6. Google Play. “Carteira de Trabalho Digital”. Link.
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