Bancos

Um banco pode tirar dinheiro de outro para pagar dívidas?

Flávio Mariano
Um banco pode tirar dinheiro de outro para pagar dívidas?

Você tem uma dívida com o banco e teme que o dinheiro depositado na conta seja descontado? Veja neste artigo se esta prática é legal.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Nesse momento em que o país passa por uma forte crise, infelizmente o número de pessoas que estão com dívidas vem aumentando cada vez mais. E a maioria dessas dívidas são com com os bancos, por causa de empréstimos, cartões de crédito, cheque especial, etc.

Então, muitas dessas pessoas têm dúvidas sobre a cobrança dessas dívidas: será que o banco pode cobrar esta dívida retirando dinheiro da minha conta sem minha autorização?

Continua após a publicidade:

A resposta é não! Nenhuma instituição financeira pode retirar dinheiro da sua conta sem a sua autorização. É preciso que o cliente demonstre o interesse em pagar a dívida, autorizando o banco a retirar dinheiro da conta. Caso contrário, essa cobrança não pode ser feita automaticamente.

Dívida com o mesmo banco

Quando a dívida é com o mesmo banco onde você está movimentando o seu dinheiro, há a possibilidade do dinheiro ser descontado da conta corrente, quando há no contrato uma cláusula informando esta possibilidade e quando o cliente tenha concordado com isso.

A maioria dos bancos usam esta forma de cobrança, então quando você usa o cheque especial, ou atrasa o pagamento do cartão do crédito, ou alguma parcela de algum empréstimo, automaticamente este valor é debitado quando cai um dinheiro na conta. Mas isso precisa ser informado ao cliente no ato da abertura da conta, e deve constar no contrato. Isso vale, inclusive para seu salário se você permitiu que ele fosse redirecionado para uma conta corrente.

Um banco pode tirar dinheiro de outro para pagar dívidas?

Dívida com outro banco

Em alguns casos, o cliente tem uma dívida com um banco, mas abre uma segunda conta corrente para movimentar o seu dinheiro. Nesse caso, de forma alguma o banco credor poderá retirar o dinheiro de outro banco para quitar a sua dívida. É uma prática totalmente ilegal.

A única forma de um banco retirar o dinheiro depositado em outra conta bancária para quitar dívidas, é em caso de uma ação judicial, que autoriza o bloqueio dos bens do devedor. Mas antes que isso aconteça, o devedor será avisado, e normalmente os bancos oferecem algum tipo de acordo para que o cliente possa pagar a sua dívida sem precisar dispor de todo o seu dinheiro em conta.

A mesma regra serve para conta poupança e conta salário. Sem a sua autorização, nenhum valor pode ser descontado.

O banco pode aplicar meu dinheiro sem minha autorização?

Além dos serviços de crédito disponibilizados pelos bancos, eles também possuem serviços de aplicação de dinheiro. E muitos bancos têm feito aplicações sem a devida autorização do correntista.

Essa prática também é totalmente ilegal. Nenhum tipo de aplicação pode ser feita sem a autorização do cliente, nem mesmo em conta poupança. Para que o banco aplique o seu dinheiro de alguma forma, é preciso a sua autorização. Até mesmo porque em algumas aplicações você corre o risco de perder dinheiro. Por isso, essa aplicação tem que ser bem detalhada por um contrato assinado pelo cliente.

Lembre-se: Você é o responsável pelo seu dinheiro e decide a melhor forma de usá-lo, mas se tem uma dívida, o melhor é sempre procurar formas mais rápidas de pagá-la.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

76 resposta em “Um banco pode tirar dinheiro de outro para pagar dívidas?

  1. minha esposa tem uma conta e ficou devendo o cheque especial e eles debitarão da minha conta por ser conjunta isso pode

  2. Fiz Financiamento de carro (banco pan )
    mas lendo a cláusula 21 vi que eles podem descontar da minha conta corrente caso não pague , conta atual itau ( Bancos diferentes) isso pode ?

      1. Olá Flávio, tive uma conta no banco Real e ficou negativa por um cartão de crédito, tentei negociar mas os juros estavam abusivos isso faz quase 10 anos. A empresa a qual trabalho fazia o pagamento pelo Bradesco e a quase um ano mudou para no Santander, banco ao qual substituiu o banco Real onde eu possuo a dívida. Minha pergunta é o atual banco pode desconta de mim valores referente a essa dívida antiga? Reli o contrato e possui cláusulas que permitem isso por ser conta corrente. Outra pergunta, posso fazer uma portabilidade nessa situação?

        1. A portabilidade, como descrita é para conta salário. As dívidas podem ser descontadas porque são dentro da mesma instituição ou grupo, uma vez autorizadas.
          Você pode optar por cancelar também esta autorização.

        2. Fique atento! Aconteceu comigo e o Itaú quando comprou o Unibanco pegava todo meu dinheiro mesmo sendo conta salário! Me deu a maior dor de cabeça!

  3. Fiz um empréstimo com a Agiplan e minha conta era na Caixa. Agora passo a receber no Bradesco e todo quinto dia útil é descontado da minha conta várias parcelas da Agiplan, sendo que não autorize o Bradesco que essas parcelas poderiam ser descontadas da minha conta.

  4. Continua após a publicidade

  5. Tenho uma dúvida junto ao Banco do Brasil referente ao Fies,e tenho uma conta no Bradesco, gostaria de saber se alguém que tiver conta no Banco do Brasil fizer uma transferência (Ted) para a minha conta do Bradesco, o banco do Brasil pode confiscar essa transação?

  6. Olá Flávio, fiquei com o nome sujo na caixa por ter sido fiador de alguém, tenho uma conta no bradesco e tenho um pouco de dinheiro lá, a caixa pode pegar esse dinheiro?

  7. Minha dúvida é, eu fiz um empréstimo a uns 6 anos atrás e não paguei. Meu nome não está mais sujo, mas ainda estou devendo ao BB. Se eu não pagar esse empréstimo, eu não consigo fazer financiamento nem empréstimos em outros banco?? Isso influencia?

  8. Continua após a publicidade

  9. Fiz um empréstimo em um banco e tenho conta de poupança em outro. Se eu não pagar as parcelas do empréstimo o banco pode tirar da minha conta de poupança?

  10. Se tenho dívida com o Banco do Brasil e possuo dinheiro em poupança na Caixa, o Banco do Brasil pode debitar do outro Banco ?

  11. perdi o meu trabalho e no entanto fiquei sem possibilidades de pagar o cartao de credito dirigi me ao banco para tentar chegar a um acordo e logo me disseram que sim, que me iriam facilitar o pagamento em prestações mas que teria de esperar que me liga sem para assinar um acordo mas entretanto recebi uma ajuda do estado para poder pagar a renda e me alimentar e foi me tirado todo o dinheiro e fiquei sem nada o que posso fazer

  12. Continua após a publicidade

  13. Olá Flávio tudo bem gostaria de tirar uma dúvida meu pai têm um empréstimo no banco Santander e vamos mudar de estado porém gostaríamos também de mudar de banco pois meu pai têm duas contas uma ele recebe a pensão e outra o salário da aposentadoria se eu mudar só banco Santander para receber só na caixa eles vão descontar do salário ainda ou como faço pra pagar ao banco Santander agradeço desde já…..

  14. Possuo uma dívida no banco Santander por cartão de crédito de 2000R$ e possuo uma conta poupança no banco Bradesco, o banco Santander pode retirar dinheiro dessa minha poupança já que os bancos são diferentes ?

  15. Tenho uma quantia de herança para receber no BB mas eu tenho uma divida de um pequeno empréstimo q fiz no ano de dois mil eles podem descontar desse dinheiro?obs:era conta salário

  16. Continua após a publicidade

  17. Bom dia!

    Tenho uma dívida no Banco do Brasil por conta de cartão de crédito. Meu marido também tem conta corrente neste banco (não é conjunta). A minha dívida pode ser debitada na conta dele?

  18. Bom dia, eu tenho 1 dívida no Bradesco e Itaú. Vou receber um dinheiro, e quero aplicar esse dinheiro em 1 corretora para levantar dinheiro a mais. O Bradesco ou o Itaú pode bloquear o meu dinheiro nessa corretora via judicial?

    1. Quem bloqueia é o juiz, não o banco. Todos os seus bens, incluindo investimento, podem ser considerados para penhora, salvo as exceções por lei.

  19. Boa tarde !
    Tenho uma dívida no Banco Bradesco e abri conta no Banco Itaú para pagar as minhas contas e futuramente saldar a dívida no banco credor. O Itaú pode cancelar a minha conta devido a inadimplência no Bradesco ?

  20. Continua após a publicidade

  21. Tenha uma dívida de cartão de crédito , o banco pode tirar o meu dinheiro da poupança pra cobrir a dívida a conta e na caixa econômica E a dívida do cartão de crédito e do Itaú

  22. Tenho divida de cartão de credito com o BB. Recebo Minha restituição no imposto na conta que tenho no próprio BB. Podem reter minha restituição?

    1. Se seu cartão for débito automático em conta ou tiver aceitado alguma cláusula que permita que os créditos em conta sejam usados para dívidas.
      Quando creditado o valor em sua conta, o banco pode usar para saldar o devido.

  23. Ganhei um precatório e foi depositado no BB em uma conta judicial . Porem tenho uma divida antiga com o BB em uma c /c que nao uso a 11 anos e um debito de carro que foi roubado no mesmo ano . o banco pode reter o valor do precatório.?

  24. Tenho uma dívida com o banco Itaú, posso abrir conta poupança em outro banco? O banco pode me impedir de ter uma outra conta?

  25. tenho uma divida com o Bradesco mais recebo meu salário pelo Itau
    eles podem bloquear minha conta do Itau ??

  26. Boa noite. Tenho uma dúvida. Tenho duas contas no Santander e tenho dúvida em uma delas do cartão de crédito e cheque especial. Eles podem descontar da outra conta em outra agência Santander?

    1. Confira em seu contrato. É muito provável que deve ter uma cláusula permitindo que valores devidos em uma conta podem ser descontados de outras contas do conglomerado.

  27. Quanto a ação judicial para retirar dinheiro de um banco pra pagar outro, eles fazem isso internamente e só ficamos sabendo depois do desconto ou eles nos avisa através de algum meio??

    1. Um banco não mexe na conta do outro. O juiz determina, o valor é bloqueado pelo Bacen e, depois, transferido ao credor, seja banco, empresa ou PF.

  28. Tenho uma conta poupança na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em uma cidade e possuo uma conta corrente também na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em outra cidade.
    Estou prestes a receber um certo valor que vai cair automaticamente na conta poupança, mas como fiz um financiamento e não consegui pagar na agência onde possuo a conta corrente, tenho receio que o Banco possa descontar a divida de financiamento (Construcard) que possuo na conta corrente da conta poupança.
    minha pergunta… eles podem fazer essa operação sem minha autorização e sendo de agências e contas distintas?

    1. Se consultar os contratos de abertura, é bem provável que tenha dado esta autorização na assinatura.
      O que pode ser questionável se acontecer, de qualquer forma.

  29. Bom dia! Flávio fiz um financiamento para terceiros, a pessoa não pagou, eles fizeram busca e apreensão do veículo, más mesmo assim tenho a dívida, posso ter conta em outro banco se que seja bloqueada?

    1. Sim, em caso de ingresso na justiça para pagamento, o juiz verificará seu patrimônio para quitar as pendências.

  30. Tenho dividas de emprestimos em banco,como fico sabendo que esta no judicial??
    Estou querendo abrir um conta poupança em um outro banco,mais tenho receio q possam retirar meu dinheiro de la,por isso gostaria de saber como sei que ja esta no judicial??

  31. Bom dia se eu ficar devendo em um banco que tenho conta bancária essa dívida afeta em um futuro empréstimo em outro banco que tbm tenho conta

  32. Bom dia. Tenho dívida de alguns contratos com o banco Itaú. Estava pagado, entretanto estão muito pesadas e tem uns 3 meses que não pago esses acordos, que estão com parcelas vencidas em minha conta corrente. Desde então, optei por receber o salário em minha conta Poupança. Fui ao banco esses dias e a gerente da minha conta disse q eu tenho que pagar as contas ou o banco vai descontar da minha conta poupança. Disse que entrou uma lei a uns dois anos que permite que o banco desconte dívidas da poupança dos clientes. Ela me deixou bastante tensa, com um peso enorme nas costas, dizendo que se eu não pagar, o Banco vai pegar todo meu salário da poupança.
    Vocês têm conhecimento dessa lei? Como faço para saber se é verdade?
    Obrigada.
    ABS

  33. Bom dia,
    Tenho uma dívida no Bradesco (cheque especial e cartão de crédito), e abrir uma conta digital no Next que é do Bradesco.
    Pergunta: O Bradesco pode descontar o valor da conta digital?

    1. Não conheço o contrato do Next, mas você leu e deve se lembrar de algo autorizando o desconto em contas do conglomerado. É bem provável que tenha esta cláusula lá.

  34. Bom dia..tenho uma dívida com a caixa..se eu abrir uma conta poupança na caixa mesmo ela pode descontar desta conta poupança?

  35. Bom dia!!
    tenho 2 contas poupanças do mesmo banco com agencia diferentes, em uma delas estou negativa, sendo assim eu so movimento uma.
    Pode o banco pegar o dinheiro dessa conta pra cobrir a outra divida de outra agencia????

    1. Poupança não fica negativa porque não tem linha de crédito. Talvez esteja se referindo à conta corrente.
      Normalmente há cláusulas que permitem usar crédito na instituição para quitar débitos.

  36. Tenho uma divida no Itaú e recebo meu salário em uma conta salário Santander,se eu deixar o dinheiro na conta salário do Santander o Itaú pode bloquear ou pegar o dinheiro? Obrigado

  37. Bom dia! Tenho um empréstimo no bradesco, mais movimento meu dinheiro cartoes de crédito tudo no Santander, caso eu não consiga pagar o empréstimo no bradesco, isso pode fazer eu perder o crédito que tenho no Santander, como cartões cheque especial?

  38. Os bancos costumam entrar com ação judicial para bloqueio de bens por dívida no cartão de crédito

  39. Olá tenho um problema, fiz um empréstimo no itau não consegui pagar o empréstimo, meu salário é do Santander conta corrente, a pergunta ele o Itaú pode descontar do Santander, por que Antes eu tinha portabilidade no Itaú, Aí eu retirei a portabilidade do Itaú, mesmo assim Vai descontar?

  40. Fiz o financiamento de um imovel na planta pela caixa,estava pagando juros de obra,fiquei desempregada e não tive como pagar as parcelas.Tentei cancelar o financiamento e não deu.Se eu não pagar mais os juros de obra a caixa pode mexer na minha conta poupança?

    1. Arita,
      A Caixa pode entrar com uma ação de execução fiscal, o que a tornará passível de perder seus bens para penhora. Os recursos depositados em contas de poupança são impenhoráveis até o equivalente a R$ 37.480 reais, conforme artigo 833 do Novo Código de Processo Civil.

  41. Então sim, é arriscado ter dinheiro em outra conta pois a qualquer momento o outro banco pode entrar com uma ação e bloquear aquele dinheiro no banco novo né. Mesmo sem minha autorização.

  42. Boa tarde, tenho um dívida no Bradesco e minha empresa pedir pra abrir um conta digital next , sera que podem descontar

  43. Tenho uma conta poupança na Caixa Econômica Federal. E atualmente adquiri uma divida junto ao banco Itaú. Eu posso ter esse dinheiro depositado na Caixa confiscado ou retido , sei lá , de alguma forma. Seja através de processo ou medidajudicial

  44. Tenho um consignado no banco do brasil, mas atualmente estou afastado por 2 anos pelo INSS, passei a receber pelo banco mercantil meu benefício, ou seja se eu não transferir o dinheiro que recebo pelo banco mercantil para o banco do Brasil não vou ter saldo na conta do banco do brasil para descontar o consignado, minha duvida é :se eu deixar de pagar o consignado do banco do Brasil, o Banco do Brasil pode tirar meu dinheiro do mercantil? Ou bloquear que eu receba pelo banco mercantil?

  45. Fui abrir uma conta no Sicredi e dei o nome da minha esposa , ela tinha uma dívida senda assim três dias depois debitaram o dinheiro da conta neon dela isso pode sem autorização nenhuma só ligaram e disseram que a conta estava paga

  46. A corretora codescontou da minha conta corrente do Bradesco.
    O valor mais na minha conta corrente não tinha este valor é mesmo assim o banco cobriu o valor. Sem eu ter limite na conta. Vou começar do início entrei na corretora Ágora comprei 80 Mil de ações como daí tudo bem.
    Agora o gerente do Bradesco me liga falando para eu ir pagar o valor. Mais eu não tenho ele falou que a cada dia o juros e de 16% do valor mais 56,00 reais de muita.

  47. olá minha duvida é a seguinte, tenho uma divida na caixa do Financiamento construcard, já faz 6 anos, e meu nome atualmente se encontra limpo por ter passado 5 anos, mas ainda continuo com a divida, estou usando uma conta poupança em uma cooperativa (sicoob), para guardar dinheiro, eles podem pegar esse dinheiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *