Banco pode tomar bens para quitar dívida?

Se você tem uma dívida com um banco, ele pode tomar seus bens para quitá-la? Sua casa, carro ou outros pertences podem ser utilizados para pagar a dívida do cartão, cheque especial ou empréstimos? Veja a resposta para esta e outras dúvidas neste artigo.

perfil
Camille Guilardi

Ter dívidas com bancos é sempre uma enorme dor de cabeça. Por isso, o ideal é sempre ter controle de todos os seus gastos para não ficar devendo para nenhuma instituição. Entretanto, quando nos encontramos nessa situação é comum surgirem dúvidas, entre elas, a principal é: será que o banco pode tomar bens do devedor?

Atualmente, os maiores casos de dívidas com bancos se deve ao cheque especial e ao cartão de crédito. Por terem as maiores taxas de juros do mercado, o não pagamento das parcelas pode causar um aumento rápido no valor da dívida. E, quando isso acontece, muitos bancos enviam cartas ameaçadoras para seus clientes a fim de receber o seu dinheiro devido.

Continua após a publicidade

Em muitas dessas cartas de cobranças, os bancos ameaçam tomar os bens dos devedores para quitar suas dívidas. Mas será que isso é legal?

Dívida bancária pode ir parar na justiça?

O aumento dos preços e o período de crise vivenciado nos dias atuais ocasionaram no agravamento das dívidas bancárias. Dessa forma, a questão, antes já agravante, tornou-se ainda mais recorrente por toda a situação vivida pelos brasileiros, que tiveram que recorrer aos bancos.

Continua após a publicidade

Porém, as instituições são conhecidas por cobrarem taxas altas que podem rapidamente colocar o cidadão em situação de endividamento. Com o tempo, a condição vai se agravando e, quando você for ver, vai se encontrar um uma bola de neve de dívidas.

Portando, saiba que, se você tem dívidas, o credor tem o direito legal de cobrá-las. Assim, alguns optam por realizar a cobrança fora do âmbito judicial através de ligações ou e-mails. Porém, se for da vontade do credor, ele pode levar a questão diretamente ao judiciário, onde podem ser impostos meios que forcem o devedor a pagar suas dívidas.

icon

Atenção

Importante ressaltar que qualquer ameaça por parte do credor através de cartas de cobrança infringe o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor. Logo, é um direito seu reportar qualquer ato que tinha intenção de lhe coagir ou constranger visando o pagamento da dívida.

Quando o banco pode tomar bens do devedor para quitar dívida?

Casa sob livro simbolizando se o banco pode tomar bens do devedor.
Saiba como funciona a penhora de bens para quitar dívidas

Dessa forma, em caso de dívidas não pagas, o que deve ser feito pelos bancos é entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da mesma. Logo, esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens do devedor. Preste bem atenção, depois da decisão judicial apenas.

Bens que não podem ser penhorados

Entretanto, esses bens que podem ser penhorados em caso de dívidas, são muito poucos. Existem muitos bens que não podem ser tomados pelo banco para pagamento de dívidas, como já é de conhecimento do público. Eles são chamados de bens impenhoráveis.

Continua após a publicidade

Assim, é importante se manter atento! Abaixo, deixamos alguns dos bens inpenhoráveis para dívidas no cartão de crédito e cheque especial, confira!

  • Salário, aposentadoria e pensão, sendo possível apenas penhorar uma parte deles, tendo em vista que auxiliam na sobrevivência do devedor;
  • Automóvel que serve para a sobrevivência do devedor.
  • Imóvel onde a família do devedor mora;
  • Valor disponível na poupança que não é utilizada como conta corrente, desde que não ultrapasse 40 salários mínimos;
  • Bens que não podem ser alienados e nem disponibilizados na execução para pagar o credor, como imóveis públicos ou tombados.

Outros tipos de dívidas

Demos aqui o exemplo de dívida com cheque especial e cartão de crédito. Mas será que em outros tipos de dívidas o banco pode tomar os bens do devedor?

Primeiramente, em caso de dívidas de financiamentos, a garantia é o próprio bem financiado. Portanto, o banco pode sim tomar o bem, caso a dívida não seja paga. Por exemplo, se você comprar uma casa financiada por um banco e começar a atrasar as parcelas, o banco poderá entrar com um recurso exigindo o pagamento das mesmas. Dessa forma, caso as parcelas não sejam pagas, a instituição poderá tomar a casa como forma de pagamento da dívida.

Entretanto, no caso de empréstimos, depende do contrato. Alguns empréstimos, oferecem bens como garantia. Nesse caso, como está especificado em contrato, o banco poderá tomar o bem citado como forma de pagamento. O mesmo acontece com os empréstimos consignados, onde a garantia de pagamento é o próprio salário, e pode ser descontado diretamente pelo banco ou financeira, segundo informado em contrato.

Continua após a publicidade

Não tenho bens em meu nome, e agora?

A princípio, no caso de o devedor não possuir bens em seu nome que possam ser penhorados, fica de responsabilidade do juiz determinar meios alternativos para o pagamento da dívida. O caso pode, por exemplo, ser arquivado até que o devedor tenha como pagar a quantia, ou pode ser determinada um percentual do salário. Entretanto, isso varia muito de dívida para dívida.

Após penhorar meu bem a dívida é dada como paga?

Não! É importante que você tenha consciência que a penhora de algum bem nem sempre significa que a dívida foi paga.

Assim, para que o bem penhorado pague a dívida é preciso que o seu valor seja correspondente ao que é solicitado pelo credor. Em caso contrário, mesmo que penhorado, a dívida não é considerada inteiramente paga, então fique atento!

Conclusão

Portanto, a penhora é um mecanismo utilizado pela justiça para garantir o pagamento das dívidas geradas. E, apesar de ser uma última medida, pode levar o banco a tomar bens do devedor. Dessa forma, é imprescindível que você busque outras formas de negociar suas dívidas, buscando regularizar a sua situação.

Ademais, conta pra gente nos comentários o que você achou desse artigo. Ficou com dúvidas? Esquecemos de alguma coisa? Será nosso prazer te responder nos comentários!

Continua após a Publicidade

385 comentários

  1. Déborah

    Boa Noite! Me chamo Déborah! Tenho uma dívida na CEF de cheque especial, cartão e empréstimo, que acabou de ir para o jurídico, não tenho como pagar o valor que estão pedindo, tenho 3 imóveis em meu nome, todos financiados, eles podem penhorar?

  2. Cleber

    Olá. Tenho uma divida já refinanciada com o Bradesco, tenho outra dívida com o nubank e mais uma dívida com o mercado pago.tudo dá mais de 40 mil, ate Então todas em dia ,quero saber o que vai acontecer daqui pra frente já que vou ficar desempregado mês que vem e não vou ter como pagar. Podem me prender?

  3. Claudia

    Estou com uma dívida no cartão de crédito no valor de R$ 22.000,00 no Itaú. Esse valor é considerado alto pelo banco a ponto de quererem entrar com uma ação judicial para receber, ou esse valor para banco não vale a pena esse processo?

  4. Continua após a publicidade

  5. Cidimar

    Oi sou o cidimar Pilatti comprei um caminhão financiado pelo banco Mercedes bens e as parcelas então muito altas referente aí meu serviço ter caído pela metade entrei em contato com o banco porém com eles não tem negociação e me ameaçaram tomar o meu bem pra quinta a dívida porém não estou me negando de pagar e sim quero uma renegociação dos valor da parcela e de 8500 mês mais estou podendo pagar 4300 e com eles não tem acordo simplesmente pode tomar o meu caminhão e fica tudo serto ?

  6. Boa noite, eu peguei um empréstimo de 20 mil, e não consigo pagar não adicionei nenhum bem pra penhorar no contrato, tenho um terreno.. posso perder ele?

  7. Jose William

    Peguei 500 mil com banco sou casado com comunhão parcial de bens! O os bens adquirido da minha esposa antes dela casar comigo pode ser penhorado? Ou a única casa temos para viver?

  8. Continua após a publicidade

  9. antonio

    boa noite, tenho um carro financiado pelo itau, a parcela esta em dias. porem estou devendo o cartão de credito do banco. apos a quitação das pacelas do carro o banco pode n liberar o carro por causa da divida no cartão?

  10. Beltor

    Tenho um empréstimo consignado,quando era funcionário público,agora não estou mais conseguindo pagar,tenho casa e carro no nome,corro o risco de perdelos?

  11. Diego Bruno

    Tenho dividas de cartão de crédito e dívidas de empréstimo pessoal sem garantia, se encontro desempregado, até um mês atrás tirei a moto do meu nome e agora não tenho bens nenhum em meu nome, moro com meus pais, minha mãe tem a casa e meu pai tem o carro, tudo no nome deles, eu já desisti de pagar pois o valor ficou muito alto, nesse caso o que pode acontecer comigo? E se eu começar a trabalhar agora também, o que pode acontecer comigo? Agradeço se puder responder, preciso saber urgentemente.

  12. Continua após a publicidade

  13. Jefferson

    Olá! Tenho uma dívida com o banco de empréstimo pessoal. Não foi nenhum tipo de empréstimo com garantia. Porém tenho também com o mesmo banco um financiamento da minha casa, que moro hoje em dia, que está em dia as parcelas. É minha única casa e estou ainda na metade do financiamento. Eles podem tomar para quitar a dívida do empréstimo?

  14. Madalena

    Olá, meu marido fez um empréstimo de 20 mil no Nubank após nosso casamento, ele não tem nada em seu nome. Eu tenho um carro no meu nome adquirido antes do casamento, sendo em comunhão parcial de bens.
    Caso ele não quite a divida, o meu carro poderia ser penhorado para pagar o banco?

  15. Sabrina

    Boa tarde! Peguei um empréstimo no Santander e não estou conseguindo pagar, sendo que tenho uma moto no meu nome mas essa moto não é minha, só tirei para a pessoa e ele está pagando as parcelas, o banco pode pegar essa moto?

  16. Carmen Santos

    Fiz um financiamento com o banco Santander para pegar uma moto na honda até então estava pagando tudo certo até que em janeiro fui roubada e seguro do Santander não há nada anti roubou. Estou já a 3 meses sem pagar pois não tenho condições nenum pois usava a moto para trabalho assim cosegui pagar.nao tenho nada em meu nome além d.amoto roubada foi feito bo no dia do roubo mesmo. O banco pode pegar algo que é meu ? Moro de aluguel e ganho as coisas dos outros para tentar sobreviver pois não estou conseguindo noutro emprego no momento.

  17. Lucas

    Peguei um empréstimo com o nubank e dei entrada em um ap no meu nome e da minha namorada, se eu não pagar o empréstimo eles podem tomar o apartamento e a moto que estamos financiando?

  18. Tatyana

    Meu nome é Tatyana e minha amiga( esposa) quer comprar um apartamento em meu nome,eu tenho umas dividas de empréstimo em alguns bancos. Ela passando o apartamento pro meu nome o banco pode me tomar o apartamento?? Obrigada

  19. Raphaella

    Olá! Tenho uma empresa que tem um total de dívidas junto ao banco no valor de 250 mil.
    Não estou conseguindo pagar os empréstimos e queria saber o que acontece se chegar a esse ponto?

    No meu nome, pessoa física, tenho 1 apartamento (único imóvel) e 1 carro financiados.

  20. Heverton

    Olá, fiz um empréstimo de 40 mil no nubank e infelizmente não conseguirei pagar, não tenho nenhum bem no meu nome, o que pode acontecer?

  21. Emerson Santos

    Tenho uma dívida com o Itaú de 10 mil reais do cheque especial,e tenho um carro financiado pelo Itaú, porém as parcelas estão em dia o banco pode pegar o carro para quitar a dívida

  22. Patrícia

    Financiei um carro no meu nome, perdi o emprego na época e acabei ficando sem condições de pagar as parcelas. O banco levou o carro e mesmo assim continua me cobrando um valor exorbitante. Não tenho casa e nem carro próprio e a única conta de banco que tenho é de onde recebo meu salário atualmente. O banco pode entrar com processo judiciário contra mim? Mesmo já tendo levado o bem? Inclusive, ja até leiloaram o carro pq levaram o carro a 3 anos.

  23. Bruno prates

    Ola fiz um financiamento de um carro porem infelizmente não consingo pagar ,ja tem alguns anos que essa divida percorre . minha duvida é , se eles pode fazer o bloqueio de contas bancarias por conta da divida ??

  24. Dú Morenk

    Tenho uma divida de empréstimo no cartão o de crédito. Naobtwnho contando banco que opera esse cartão. Naonassinei nada que desse algum bem como garantia. Eles podem me tomar meu único carro por essa dívida?

  25. Juranda

    Olá. Tenho uma dívida no cartão de crédito de 30 mil e tenho um carro financiado mas está em dia. Eles podem tomar o carro.

  26. Evelyn

    Meu marido morreu e a cooperativa do trabalho cobra 25.000 de empréstimo consignado.so temos uma casa em contrato de compra e venda.podem tomar nossa casinha??

  27. Lucas

    Olá,

    Em caso de uma divida de R$20.000,00 em cartão de crédito, a operadora C6 Banck, pode entrar com ação para tomar o meu carro?

    O carro se encontra financiado e ainda faltam longas parcelas, eles tem direito a algo?
    só tenho isto em meu nome.

  28. Claudia

    Boa tarde! Estou com algumas dívidas, meu nome está no Serasa, meu filho pretende adquirir um carro, caso coloque mesmo no meu nome, corre o risco de penhora?
    Ficar sem o carro?

  29. Natã

    Como seria essa ação judicial para o pagamento da dívida ? Devo 45 mil cartão de crédito.

  30. Juliana

    Olá! Irei me casar essa semana e meu noivo tem uma divida de R$ 200.000,00 de empréstimo mais R$ 6.000,00 no cartão de crédito. O regime será separação obrigatória pois ambos somos divorciados. Eu tenho um apto financiado, aplicação financeira e dois carros em meu nome. Essa dívida dele pode refletir nos meus bens e valores em banco? Obrigada!

  31. Silvania Avellar

    Meu esposo fez um consórcio de um carro no banco bradesco, deu um lance e foi sorteado mas não pegou ai da, depois disso ele esta com o empréstimo atrasado e o cartão de crédito tbm , o banco pode pegar o carta de crédito para cobrir essas prestações atrasadas?

  32. Jaqueline

    Olá, tenho uma dívida com o banco enorme, tenho apenas um terreno em meu nome e moro com meus pais.
    Eles podem penhorar meu terreno para pagamento da dívida?

  33. Maria

    Olá boa tarde!

    Uma seguradora entrou em contato comigo, perguntando sobre minha mãe e informando que ela tem uma dívida com o banco referente à um crédito pessoal. Acontece que ela faleceu já faz quase 3 anos e na época, era casada com uma pessoa que deu um golpe e influenciou a fazer essa dívida, levou todas suas coisas e sumiu do mapa logo que faleceu. Como descobrimos tarde esse golpe, só houve tempo de anular um pedido de atualização de casamento, que permaneceu na separação de bens. Por esse motivo, o parceiro dela roubou vários bens e fugiu para não ser pego.

    Mas como podemos recorrer sobre essa dívida se somos os únicos herdeiros da minha mãe, e o único bem que sobrou era uma casa que está dividida metade entre eu e meu irmão, e a outra metade já estava em processo de separação do casamento anterior dela (com meu pai, ex-marido)? A seguradora pode exigir o pagamento desta dívida sendo que não tivemos parte disto e nunca assinamos como responsáveis?
    Preciso muito de ajuda.

  34. Junior Alves

    Olá tenho uma divida com um cartão de credito e minha esposa comprou um carro mas colocamos em meu nome eles podem tomar o carro pelo fato dele estar em meu nome? Desde já agradeço!

  35. Dulce F

    Olá
    Tenho um cartão de crédito e não tenho conta bancária por esse cartão. Apenas o Cartão de crédito mesmo. Pago mês a mês, não estou em atraso.
    Por esse cartão fiz 4 tipos de seguros.
    Em Janeiro/22 acionei dois seguros por fratura óssea e auxílio hospitalar.
    Mas apenas dois seguros me davam essa cobertura. Sendo que um deles dava a cobertura por fratura invalidez temporário e auxílio hospitalar. O outro apenas Invalidez Física temporário.
    Recebi o auxílio hospital com depósito em conta e da invalidez temporário foi debitado o valor da minha fatura. Fechando assim um seguro, dois em um.
    No outro seguro foi aprovado e o dinheiro nunca recebi. Ou melhor, eu fiz um empréstimo através desse cartão em 48 meses. 48 x 176,43 as parcelas. Fiz esse empréstimo no valor de R$ 2.250,00 em novembro de 2021 e me cobram mês a mês R$ 176,43 em 48 parcelas. Sendo que a primeira foi em Dezembro/2021 paguei. A Segunda em Janeiro /2022 paguei e a terceira em Fevereiro/ 2022 e …… e em Fevereiro o Seguro, o segundo seguro, me pagou ou melhor, repassou para a operadora do meu cartão o Valor de R$ 8.000,00.
    Para meu cartão me repassar. Como fez o outro seguro desse mesmo cartão. Lembrar que a Cardif é a seguradora e meu cartão Cetelem Submarino.
    Acontece que não recebi os R$ 8.000,00. Cobrei da Cardif e ela disse que passou para Cetelem. Cobrei da Cetelem e dizem que não receberam. E ficaram o jogo de empurra.
    Sai liguei para Ouvidoria Cardif e descobri que eles passaram o dinheiro para Cetelem ( certo) e a Cetelem quitou meu empréstimo. Seria Ok se….
    Meu pagamento tanto do cartão como das parcelas de empréstimo estavam ou estão em dia. Sem atraso e sem falta de pagamento.
    Mas quitaram as 48 – 03 parcelas que paguei, quitaram as restantes, as 45.
    Mas….. todos sabemos que quanto antecipamos parcelas, temos descontos.
    E meu R$ 8.000,00 da seguradora ficou todo para cetelem.
    Sendo que, mesmo que não tenha desconto nas parcelas…
    Vejamos
    176,43 x 48 = R$ 8.468,64 menos 03 que paguei de R$ 176,43 ( 3 x 176,43 = R$529,26) daí só estava devendo R$ 7.939,35 teria um “tronquinhos” de R$ 60,65, pouco mas teria. E nem isso me passaram.
    Agora acionei a Cardif e eles acham errado, mas nada resolveu.
    O que devo fazer.
    Deixar bem claro que não atrasei parcelas e nem atrasei pagamento de cartão.
    O que devo fazer?
    Isso está certo?

    Ok! Um absurdo, mas contratei.
    Daí a parcela vem mês a mês no meu cartão e pago meu cartão corretamente.
    Portanto R$ 2.250,00 em 48 prestações de R$ 176,43 dá um total de R$ 8.468,64. Paguei a primeira, depois a segunda, depois a tercei

  36. Wagner Andrade

    Bom dia.
    Tenho um empréstimo consignado no Itaú e acabei sendo dispensado do trabalho.
    Minha dívida está gigantesca, o banco pode tomar minha casa para quitar a dívida????

  37. Ola boa tarde. No caso de FIES, o nao pagamento, eles podem penhorar algum bem do fiador?

  38. Carol

    Tenho dívida de emprestimo no banco itau de 13mil e cancelei a conta pra não descontarem nada nela. O probpema que arrumei emprego e mandaram abrir conta salario exatamente lá. Eles podem descontar desta conta? Ou tem como eu nao autorizar o desconto? Pois sei que se autoriza descontam até 35% do salário e nao posso ter esse valor descontado agora.

  39. Mizyu

    Desempregada com dívidas de empréstimo de 45mil + 25mil no cartão de crédito só tenho a roupa do corpo e uso as coisas dos outros, sou andarilha de rua. Vendi na rua todos meus bens de casa. vão pedir o que de mim se não vou sair mais da marginalidade agora.

  40. Flávio Mendes

    Boa tarde, passei o meu cartão de crédito na minha própria máquina de cartão, e o valor está alto e não vou ter como pagar nem a primeira parcela, o que pode acontecer, tenho 2 carros quitados em meu nome e mais 2 em nome da minha esposa, podemos perder os carros?

  41. Lucas Vieira

    Olá , tenho uma dívida de 25 mil de empréstimo no nubank e 6 mil em cartão de crédito e não consegui pagar pois estou muito apertado, porém tenho um carro que faço Uber e tiro o ganha pão, eles podem tomar meu carro ?

  42. Daniel

    Tenho uma dívida de Capital de giro pelo BB de 40.000,00, e não tive como pagar, o banco pode tomar algum bem meu sendo que não tenho nada no meu nome ?

  43. Alisson Santos

    Peguei dois empréstimos no banco BTG e deixei de pagar por não ter como pagar. Porém não tenho bens em meu nome é moro com minha mãe! Mesmo sendo uma dívida minha o banco poderia tomar a casa dela estando no nome dela? E se a casa dela não tiver não estiver no nome dela nem no nome de ninguém ainda assim eles poderia tomar a casa dela mesmo ela não tendo nada haver com a minha dívida com o banco?

  44. Boa noite, fiz um empréstimo no BB a mais de 7 anos no valor de R$ 150,000,00, Na época tinha uma empresa a qual quebrou e hoje vivo do salário do meu esposo, pois fiquei com depressão após tudo isso, e na época minha mãe de 80 anos assinou como fiadora, mas não informou bem algum, pois não pediram penhora de nada, eles me acionaram judicialmente em 2015 e até agora está lá o processo. ela tem um único imóvel, no qual possui 50% do mesmo, eu atualmente possuo 25% da parte do meu pai e meu irmão tem 25% da parte dele (no caso os filhos dele pois ele também é falecido) pois nosso pai já é falecido. Minha pergunta caso minha mãe venha a óbito o que acontece? No aguardo, com Urgência, e minha eterna gratidão.

  45. Dinho

    Amigo bom dia. Tenho uma dívida com Bradesco de 35 mil de conta garantida. por cpf. Mas não coloquei nenhum bem em garantia. Eles colocaram meu nome no spc ja. Oque pode acontecer? Agora? Espero uma renegociação da parte deles? Essa dívida só aumenta ou derepente posso receber uma proposta mais em conta para pagar avista? Obrigado

  46. Thais

    Financiei um carro pela BV , depois de 3 meses me mandaram um cartao de crédito, O financiamento do carro está em dia, já o cartão faz 2 meses que a fatura está em atraso. Hj chegou uma carta de um cartorio que iriam penhorar meus bens. Podem tomar o carro mesmo as prestações do carro estando em dia?

  47. André Lima

    Fiz um empréstimo para terceiro em meu nome
    E não foi pago faz 10 anos que tenho essa dívida
    E hj tenho 2 imóvel 1 quitado e outro financiado
    Posso perder um imóvel mesmo fazendo 10 anos essa dívida com banco

  48. Jessica

    Boa tarde!
    Tenho um apartamento financiado pela caixa a qual está em dia ,porém a entrada foi parcelada com a construtora e está em atraso a construtora pode tomar meu imóvel?

  49. Raquel

    Olá,
    Tenho uma dívida de cartão de crédito e de um empréstimo, o banco envia mensagens extrajudiciais. Só tenho no meu nome um apartamento financiado com parcelas em dia e um carro quitado no meu nome, o juiz pode pedir a penhora do meu apto e meu carro mesmo sendo únicos bens?

  50. Carlo Renato

    Boa noite, tenho dívidas com cartão de crédito e lojas Quer-Quero, onde fiz um empréstimo, hoje estou trabalhando e tenho uma moto no meu nome, eles podem me tirar?
    Uso a moto para ir pro trabalho, só que o valor da dívida está muito alto e, por enquanto não consigo pagar…perco minha moto?

  51. Joabson

    Oi minha esposa está negativado recebemos uma carta para se apresentar com 15 dias no fórum.. temos um sítio porém o sitio n er escriturado só tem o papel de compras e venda agente pode perder esse sítio pode ser penhorado

  52. Arisvaldo

    Olá Boa tarde, eu tenho uma dívida de 40 mil no cheque especial, mais 7 mil de cartão de crédito e 20 mil de um empréstimo consignado que fiz na empresa antes de ficar desempregado, todos com banco Itaú .. e ainda tenho um imóvel financiado com essa instituição, mas está em dia, o banco pode penhorar ou leiloar meu imóvel.. não posso outro imóvel só esse financiado que é onde moro com minha família

  53. Samara sousa

    Olá fiz um empréstimo na conta da nubank de 12.500 estou com medo de não conseguir pagar …porém só tenho um bem que é minha casa e está no meu nome o banco pode me tomar ?

  54. Iinda

    Olá tenho uma dívida no meu cartão de crédito de mil Reais Que não consegui pagar qual é a melhor forma para pagar

  55. André

    Eu tenho dúvidas de cheques e emprestimos em vários bancos há mais de 6 anos… Se eu comprar uma moto e colocar no meu nome o banco pode tomar?

  56. Tenho 2 empréstimos 1 pela SIM e outro no Itaú, abri uma conta no Santander (no qual recebo o meu salário) que é dono da SIM, eles podem retirar o dinheiro da minha conta do Santander para o pagamento da empréstimo?, e tbm tenho um carro que estou pagando eles podem tomar o carro, eu não coloquei como garantia o carro

  57. Eliana Santos

    Boa tarde,
    Meu marido quer comprar um carro com isenção pois ele tem direito por ter cardiopatia grave.
    Gostaria de saber se ele pode perder o carro por uma dívida de banco.
    Obrigada

  58. diego

    tenho um divida com o bando do brasil de 147 mil, CDC e cartao de credito. Tenho um carro quitado em meu nome, porem não foi dado em garantia. Posso perder o carro pela divida ?

  59. Bruna

    Bom Dia,
    Meu marido tem uma empresa de transporte, fez dois empréstimo na conta jurídica da empresa no banco Bradesco e está usado o limite da conta que já está negativa, acredito que não vai conseguir pagar. O que acontece se ele não fazer o pagamento sendo uma conta jurídica?

  60. Eu fiz empréstimo em meu cartão de crédito e não paguei tbm a fatura pq acabei ficando desempregado. A dívida gira em torno de 40 mil. Não tenho bens em meu nome. Posso ir preso por isso?

  61. Uelton

    Boa noite , fiz um empréstimo de 142 mil e não vou conseguir pagar, mas não tenho nada no meu nome . Eles pode penhora os bens de minha esposa?

  62. FELICIANO DE

    Boa tarde! Eu acabei fazendo algumas dúvidas no cartão da minha mãe e não consegui pagar. No total são 200mil reais. Ela é aposentada e tem a casa no nome dela, ela pode perder a casa e o aposento do governo?

  63. Oi boa noite!! Se eu fiz um emprestimo pessoal no santander, valor que apareceu pelo aplicativo valor pre aprovado,e peguei uns 13 mil de emprestimo pessoal ,pelo aplicativo msm,a empresa que trabalhava que me indicou o banco porém fui demitido e nao tenho como pagar, depois de 5 anos o banco nao tem mais direito de me cobrar? Pode penhorar alguma herança no futuro?

  64. lucinete vieira

    Boa Tarde, fiz um emprestimo consignado em maio de 2018, meses depois fiquei desempragada, estou recebendo mensagens dizendo que tem um bloqueio judicial programado em meu nome, mas o q devo fazer, continuo desempregada e nem tenho dinheiro em conta, a casa q moro é de herança do meu esposo, o que eles realmente podem fazer?

  65. Jeferson

    Olá fiz um empréstimo pessoal sem garantia de 30 mil no Itaú e mais um de 20 mil no cartão Luiza. O banco pode pegar meu carro mesmo que não seja com garantia?

  66. Tenho dúvidas em vários cartões de créditos e aquele empréstimo pessoa do próprio cartão, não tenho como pagar, a casa que eu tinha passei pro nome da minha filha, moro na casa q está no nome da minha mãe, tenho um carro de trabalho. Corremos algum risco de perder algum imóvel?

  67. Lúcia

    Olá BOM dia,
    Eu tenho um empréstimo do valor 86.000 fiz com um renda de uma fazenda, a Fazenda já foi para o judiciário ,eles podem também piorar a casa minha .

  68. Boa noite, É pq meu amigo fez um empréstimo de 10 mil e não está conseguindo pagar, aí ele está pagando um terreno, será que ele tem perigo de perde esse terreno ???

  69. BARBARA GOMES

    Ola boa tarde

    estou devendo cartao de credito do itau, estou empregada, mas meu salário é a unica renda da familia. Eles me enviaram uma carta falando sobre penhora de bens se eu nao pagasse. Tenho um apartamento financiado pela caixa e fico com medo de impactar isso e também de bloquear meu salario. Eles podem fazer isso?

  70. marcos scheidt

    Bom dia. Minha esposa contraiu uma dívida de cartão de crédito. Temos contrato de união estável. Meu nome ficara comprometido também.

  71. Michel

    Fiz dois empréstimos no meu nome coloquei meu carro na garantia mais o meu tá financiado e não está no meu nome. Ele pode vim fazer busca e aprencao..

  72. Gabriel dos

    Fiz um empréstimo consignado no banco e nao conseguir pagar tenho uma casa Só no contrato de compra e venda o banco pode me tomar.

  73. leandro

    Fiz uma hipoteca rural no valor de 50% da terra e atrasei 3 parcelas. Caso o banco tome a terra, terei dividas ainda com o banco ou ele ja quita a divida tomando a terra?

  74. THIAGO SANTOS

    Boa noite,
    Tenho uma divida de 117 mil de cartão de crédito.
    Eles me ligam falando que fiz uma renegociação. Porém n fiz.
    Me enviaram uma carta falando que será levado a cobrança Judicial.
    O que pode acontecer?

  75. Lérida da

    Ola eu recebia pensão por morte agora já sessou o meu tempo e essa pensão foi passado pro no nome do meu filho quando eu recebia o banco insistiu tanto pra mim fazer empréstimo pessoal e eu caí nisso agora estou devendo 30 mil reais e não tenho dinheiro pra pagar a única renda k tinha era da pensão e eu tenho uma moto em meu nome eles podem pegar pra pagar essa dívida

  76. Vitoria

    Olá tenho dois carros no nome um foi roubado e em atraso, o outro em dia.
    Se ocorrer busca e apreensão do carro que está em atraso o banco pode penhorar pra pagar a dívida

  77. jonas

    Boa tarde, eu tenho uma divida do cartão PAG! que está em torno de 4 mil, tenho uma moto antiga de 2007 em meu nome, honda biz, recebi uma cartão que se eu não pagar em 1 dia, vão abrir um processo e tirar meus bens, unica coisa que tenho de valor no meu nome é essa moto.
    Eles podem empenhorar ela?
    quem está enviando emails é a KITEI.

  78. RIANE KAROLINE

    Boa noite fis uma empréstimo na nubank fiquei desempregada e não tenho como pagar eles podem tomar minha casa que está no meu nome? Lembrando que eu não coloquei minha casa como garantia agradeço a atenção

  79. Roberta

    Olá. Tenho uma dúvida no cartão de crédito, empréstimo pessoal e cheque especial.
    Estou desempregada não estou conseguindo pagar a dívida.
    Tenho um apartamento no meu nome que também está no nome das minhas irmãs (somos em 3 proprietárias) o banco pode tomar esse apartamento mesmo estando no meu nome e de outras pessoas? (Minhas irmãs)

  80. Ederson

    Minha mãe tem 2 processos trabalhistas contra a empresa dela e deve em 2 bancos, o pai dela (meu avô) faleceu. Minha pergunta é, pra ela receber a parte dela precisa pagar os processos e as dívidas do banco?

  81. Alex bitencourt

    Tenho um emprestimo pessoal no Itaú e não estou conseguindo pagar.
    Recebo meu salário na cx economia.
    Posso ter meu salario bloqueado ou retido

  82. Não identificado

    Olá… Desde já agradeço a resposta.
    Fiz vários empréstimos e usei o limite dos meus cartões, totalizando uma dívida total de 800.000,00. Sabendo que o banco pode entrar com pedido judicial, sendo que não tenho nada em meu nome. O juiz pode observar que houve uma atitude de má fé da minha parte? Existe alguma interpretação para tornar o caso cível ?

  83. Odirlei de

    Me mata essa dúvida, vamos supor que eu faça um empréstimo dando minha casa como garantia, minha casa vale 400 mil e eu emprestei 100 mil depois de alguns anos não consigo mais pagar as parcelas, o banco terá direito de ficar com a minha casa mesmo ela valendo quatro vezes a mais que o empréstimo?? E eu ficarei sem nada, perderei uma casa de 400 mil por uma dívida de 100 mil??

  84. Fabiano

    Tenho uma dívida de cheque especial no banco. Eles podem pegar o meu salário CLT para pagar essas dívidas sem a minha autorização? Fiz uma negociação via boleto mas no contrato está como débito em conta sem a minha autorização. O que posso fazer nesse caso ? Vou ficar sem meu salário ?

  85. A minha pergunta é um pouco tola, mas é só p tirar uma dúvida, já q não entendo nada disso: Se eu fiz um empréstimo sem garantia de bem nenhum e existe uma casa no nome de minha mãe, na qual moramos, e a casa não está no meu nome, o banco pode tomar essa casa?

  86. Robert costa

    Olá, meu pai tinha um carro que foi financiado por um banco, porém já foi quitado em outubro de 2020 e nesse mesmo banco ele pegou um empréstimo e acabou não conseguindo pagar negativando o nome dele, o banco pode tomar o carro?, mesmo ele sendo quitado ? Pois verifiquei agora e está constando como restrição financeira no site do Detran.

  87. Julia

    Olá, tenho dois financiamentos pelo o mesmo banco, o carro as parcelas estão em dia mas o outro financiamento está em atraso. Eles podem pegar o carro para quitar o outro financiamento?

  88. Boa noite! Gostaria de saber se caso eu não conseguir pagar as parcelas do Fies, eles podem tomar a casa da minha mãe, que é minha fiadora. A casa é o único imóvel da família e é onde moramos atualmente. Obrigada!

  89. Nathiely

    Tenho um empréstimo em um banco devo em outro no cartão de crédito meu carro está financiado mais pago e dia posso perde o carro?

  90. Roberto

    Eu moro com meus pais e tenho dívidas de cartão de crédito com alguns bancos. Estou desempregado e não tenho condições de pagar nem negociar minhas pendências no momento. Se algum desses bancos entrar na justiça para cobrar a dívida, ele pode pedir a penhora de algum bem dos meus pais? Não tenho bens em meu nome.

  91. Heloísa Helena

    Fiz um consignado, e me aposentei. Pararam de fazer o desconto. Eu fiquei algum tempo sem pagar. Eles entraram em contato e combinamos que eu iria renegociar a dívida, mas antes do prazo combinado, verbalmente, eles me acionaram. Entrei com defesa. Mas, por enquanto, há possibilidade de execução. Não é nenhum valor altíssimo. Mas não estou conseguindo negociar com o banco diretamente. O que posso fazer? Eles não podem tomar minha casa, acredito, pois não é financiamento imobiliário.
    Pode me orientar?

  92. José Lívio

    Oi devo Po banco há mais de dês anos uma dívida de onze mil reais o banco pode tomar meu carro

  93. Denise Rodrigues

    bom dia..fiz um emprestimo de 20.mil ja paguei os 20 mil agr estou pagando os juros de 36 mil reais ..eles podem tomar meus bens..se caso eu nao pagar mais.. esse juros abusivo está muito alto…

  94. Lucas

    Fiz um boleto no banco losango e na credipar fiz um empréstimo via boleto, quero comprar um carro mais tô com medo que me tomem pois estou devendo para eles, nesse caso eles podem tomar o carro que estiver no meu nome ?

  95. Audair Lucas

    Estou construindo pela caixa,e peguei um empréstimo em outro banco pra pagar umas coisas q não entra no financiamento mas agora me apertei não sei se vou dár conta de pagar isso pode me atrapalhar na averbação da casa?

  96. Milena CÉSAR

    tenho um emprestimo consiguinado de 100mil e nao vou conseguir pagar o resto eles podem pegar minha motoe minha casa ????

  97. Brayan aliffer

    Tenho um carro financiado pelo o mesmo banco do meu cartão de crédito se eu não pagar o cartão de crédito ele pode pegar meu carro ou até mesmo pegar todo dinheiro que já paguei do financiamento

  98. Everaldo Ferreira

    Tô querendo comprar um imóvel, porém este imóvel a maís de 20 anos atrás foi confiscado pelo banco do Brasil, por dívida aonde este imóvel foi dado como garantia os donos do imóvel voltaram a casa sem pagar a dívida, será que depois de 20 anos essa dívida caducou?

  99. Cláudio junior

    Amigo fiz um empréstimo de 20 mil reais e não sei conta de paga tenho um carro financiado em meu nome o banco pode tomar o empréstimo que eu fiz e de uma empresa empréstimo sim

  100. Leandro

    olá,
    estou com divida em dois bancos, já em um valor aproximado a 40mil.
    tenho um terreno financiado,(57x ainda para pagar) onde esse estou honrando a divida,
    ou seja o terreno ainda esta em posse da construtora. o banco pode tomar esse terreno, ou o que ja foi pago dele?

  101. Silvio

    Peguei 4 impetimos pessoal de 35 mil cancelei mas nao paguei
    posso pder meu carro que trabalho com taxista

  102. Cleber Ramos

    Bom dia fiz uns empréstimo pessoal e gastei muito no cartão de credito mas não consegui pagar devido a falta de serviço por causa da pandemia mas tenho um carro somente e um imóvel me mandaram. Carta dizendo que ia bloquear meus bens isso e possivel e queria saber o tempo que caduca a dívida e se ela caduca mesmo…

  103. Otavio

    Tenho dois empréstimos em dois bancos que dá uns 30 mil… não consegui pagar por falta de emprego.. mas tenho um carro. Sera que eles tem como tirar o carro como falta de pagamento?

  104. Fabricio

    Tenho um caminhão no meu nome que eu trabalho com ele fiz iz um emprestimo pessoal será que eles pode tomar o meu caminhão

  105. Lucilene

    Boa noite! Tenho empréstimo e cartões não pagos na caixa econômica, tenho um imóvel quitado que ainda está em meu nome, porém vendi mas ainda estou recebendo as prestações. Recebi uma monitória dizendo que se eu não pagar a dívida vão penhorar meu bem( que a princípio já não é mais meu mas a escritura ainda está em meu nome). Eles podem tomar o imóvel? Mesmo tendo um documento registrado em cartório que a casa já foi vendida? Obrigada.

  106. Boa tarde
    Tenho um imovel quitado (alugado para terceiros) e outro financiado (onde moro), devo cheque especial e emprestimos, no caso de penhora qual imovel o banco pode tomar? Obrigada desde ja

  107. Patrícia Alessi

    Boa tarde , tenho 2 empréstimos em um banco que estão sendo pagos em dias e estou devendo só a fatura do cartão de crédito ,mais eu fui amortizando mensalmente , eles querem renegociar toda dívida ,inclusive a que não está em atraso ,o cartão total ficaria 4.300 , e em atraso tem pouca quantia ,eu quero renegociar em um valor mais baixo e com o outro empréstimo que não está em atraso , mais eles querem entrada, E ameaçam em cobrar na justiça e bloquear todas as minhas contas ,mais isso eles fizeram no primeiro mês de atraso, o que posso fazer nessa situação?

  108. Oi! Tenho um empréstimo de 30 mil, não estou conseguindo pagar. Depois de quanto tempo o banco pode tomar meus bens? Tenho 80 mil num outro banco, que está aplicado. Eu posso ter esse dinheiro tomado para quitar a dívida?

  109. Silva santos

    Boa noite..
    Tenho um apartamento financiando no Banco do Brasil pago em dias e um carro pelo consórcio Bradesco pago em dia.Fiz um empréstimo pelo Bradesco de 35mil( pelo App do banco) e usei o cartão de crédito no valor de 15 mil,não paguei nada porque fiquei desempregado.Nao penhorei nada,o banco pode tomar meu apartamento ou carro??

  110. Samara

    Bom dia,
    devido a pandemia não estou conseguindo pagar meus cartões e nem um emprestimo de crédito unificado. minha dúvida é: tenho 2 carros financiados com o mesmo banco onde estou devendo, porém os carros estão sendo pagos em dia, o banco pode tomar esses carros mesmo eles não estando atrasados?

  111. Silas

    Olá !!!
    Bom dia!!!
    Tenho algumas dívidas no cartão de crédito e tambem empréstimos de crédito pessoal, não estou conseguindo pagar, o banco ou financeiras podem penhorar ou tomar algum bem q possuo caso nao consiga pagar ?

  112. Bruna

    Flávio…
    Tenho uma casa financiada um carro financiado e estou com cartão de crédito em atraso qual a possibilidade deles penhorar os bens que ainda não são meus pois estão financiados.

  113. PAULO

    Tenho uma dívida com um banco, cartão de crédito e cheque especial. O valor total é de R$20.000,00 reais. O pagamento que entra no banco é de de minha aposentadoria, tenho 74 anos, uma casa onde moro com minhas filhas e 5 netos, menores. Fiz uma portabilidade para outro banco. Se eu não pagar os R$500,00 reais que pago todo mês para um total de 42 parcelas, já paguei 3 parcelas de uma nova negociação, pois a anterior de 72 parcelas eu havia pago 10 de R$ 600,00 na primeira negociação. Pergunto: Se eu não pagar as parcelas restantes, o banco pode retirar da minha aposentadoria o valor da parcela antes de encaminhar a portabilidade para o outro banco?

  114. Adriene Alexandre

    Fiz um empréstimo em junho do ano passado no valor de 4 mil,e falei do apto da minha mãe como garantia.
    Nesse caso o banco pode tomar o apto dela,
    Eu não tenho nada em meu nome.
    Isso pode acontecer?

  115. Jaqueline

    Boa noite minha mãe fez um financiamento de um carro para um neto o mesmo pagou o carro um ano depois vendeu para outra pessoa que se responsabilizou em pagar a dívida com contrato em cartório e tdo
    Porém essa pessoa sumiu não conseguimos mais localiza lo e já temparcelas atrasadas
    Gostaria de saber se podem bloquear a aposentadoria da minha mãe

  116. Luisa

    Oi financiei uma casa gostaria de saber se eu não pagar eles podem tirar minha casa

  117. Luisa

    Oi financie um carro queria saber se eu não pagar e ele entrar em busca e apreensão eles podem tirar a minha casa?

  118. Williams Felipe

    Devo em 3 cartões de credito e cheque especial falta 3 parcelas para quitar o carro da mesma financeira eles podem tomar o veiculo assim que pago ?

  119. Anderson Araujo

    Olá, boa noite,

    Fiz um financiamento imobiliário pela caixa econômica federal, ainda não me entregaram as chaves, pois está em construção. Gostaria de saber se eu não pagar as parcelas do financiamento a caixa pode tomar algum bem meu, como carro, para pagamento dessa divida, mesmo sem eu ter recebido a casa? Já fui na caixa, pedindo o distrato, porém ela se nega a fazer o mesmo.

  120. diana

    ola, fiz um emprestimo de credito pessoal, e usei o limite de alguns cartoes, totalizando 300mil de dividas, paguei algumas parcelas e agora nao consigo mais pagar. o emprestimo nao dei nada como garantia.
    tenho uma casa financiada com esse banco (todas as parcelas estao em dia), eles podem tomar esse imovel quando terminar de pagar? podem cobrar a divida do meu marido? fiz a divida so no meu nome, e na minha conta corrente individual

  121. Davi Silva

    Eu tinha um cartão com um banco, atrasei algumas faturas e o banco realizou um consignado sem meu consentimento alegando que seria para quitar a divida do cartão.
    A dívida do cartão era de 10 mil já o consignado foi parcelado e gerou uma divida de 20 mil. Isso é legal?

  122. Junior

    Olá sou Junior , tinha um emprego bom, e vários limites com bancos e ai perdi o emprego e usei os limites, cartões e empréstimo, e agora não estou conseguindo pagar pois consegui um emprego com o salário 5 vezes menor e vou tentar negociar e eles oferecem a parcelas altas e não tenho condições de pagar, a minha dúvida é se eles podem tomar minha casa para pagar a divida

  123. Romário de

    Olá Boa tarde, desculpe o incômodo, gostaria de saber assim eu tenho uma conta na Embracon vai fazer 5 anos e não tenho a condição de pagar porem a proposta é só avista ou em 2 vezes o problema é que tem fiador incluído me de uma dica como faço se não pagar logo meu fiador pode perder sua casa ?

  124. Anderson

    Olá Flávio,me tire uma dúvida por favor,minha esposa e eu financiamos uma casa pelo minha casa minha vida,em momento algum coloquei minha moto já quitada como alienação fiduciária,e hoje fazendo o agendamento do CRLV 2020 descobri que a mesma está nessa situação,a pergunta é: a caixa pode fazer isso sem meu consentimento????

  125. Carla lissandra

    Tenho carro no nome da minha firma estou com financiamento e cartão de crédito em divida e cheque especial podem tomar o carro uso para trabalhar

  126. Poliana

    Tenho uma casa financiada pela caixa meu marido deve ao banco por outros motivos mas pagamos as prestações da casa em dia eles podem nos tirar a casa?

  127. Leonice

    Flávio eu fiz um empréstimo no banco R$ 30.000,00, pra investir na empresa, estava pagando , só que não deu certo, as coisas foram se apertando, e aí optei em fechar a empresa, e também cancelei meu cnpj, pra não gerar mais dívidas, porque não tinha mais como manter, hoje não tenho mais nada, não consigo pagar o empréstimo, tenho um apto que está em meu nome é do meu marido e outro apto financiado, que passei para meu cunhado porque não tinha como pagar.
    Eu pergunto , o Banco pode tomar meu apto quitado e e o outro apto que foi financiado? Sendo que no empréstimo não coloquei nenhum dos apto como garantia.

  128. Alves

    Eu tenho uma divida com cartão de credito nubank meu imite era 8 mil e poico e agora estão cobrando 12 mil e pouco e eu não consegui pagar e estou com nome sujo ai agora fui demitido e com meu acerto qro comprar uma moto no valor de 2.500 e queria saber eles pode tomar monha moto? Seria bom eu por no nome da monha esposa?

  129. Marcelo

    Olá, fiz um empréstimo consignado no valor de 40 mil mais não conseguir pagar, o banco pode tomar meu imóvel de família?

  130. angelica

    ola, tenho dividas de emprestimos bancarios, e so possuo uma casa de doação de usufruto, onde é vitalicio a meus pais , o banco pode tirar a casa ?

  131. Roberto Damasceno

    Boa tarde!
    Fiz empréstimo em um banco , pagando algumas prestações. No decorrer do Período deixei de pagar as prestações. Tive alguns problemas pessoais e financeiros.
    Como é de costume ( burlando a lei do código de defesa do consumidor – venda casada ), todo empréstimo é liberado pela instituição financeira juntamento com um seguro para casos diversos , como o não pagamento.
    Como fica esta situação? Qual a finalidade do seguro, se não cobre a divida? Sendo que a instituição te cobra a divida, mesmo sabendo da situação.

  132. Lorena

    Boa noite
    Tive um veículo q foi tomado pelo banco pq estava com as parcelas atrasadas, mesmo após levarem o veículo, continuo devendo p banco, se eu comprar outro carro à vista e colocar em meu nome, o banco pode tomar esse veículo p cobrir a dívida daquele q foi apreendido?

  133. Rozilene

    Boa tarde,vendi uma moto que estava no financiamento em 2009 , mas a pessoa não pagou ele não tinha habilitação e moto foi presa,meu nome foi pro SPC e depois de 5 anos foi limpo .Agora uma empresa de cobrança vem me ligando querendo fazer acordo , e disse que se eu não fizer o banco irá entrar com processo e bloquear cartões e penhorar bens isso é possível?

  134. Jéssica

    Bom dia. Realizei a compra de apto, já tendo o registrado em meu nome. Todavia, eu e os demais adquirentes dos aptos do prédio, tomamos ciência de que uma instituição financeira busca alguma forma de constrição dos bens para pagamento de dívida, que até então não se sabe se foi entre construtora e alienante fiduciário ou dono do prédio e alienante fiduciário. Sei que no primeiro caso, é cabível embargos de terceiro. E no segundo, qual a defesa em sendo os imóveis garantias da hipoteca ou empréstimo? É possível a constrição nos bens já registrados em nome de terceiros adquirentes?

  135. Gislaine

    Boa tarde, me ligaram e me deram uma oportunidade de pagar minha divida com a caixa porém, consegui um emprego a um mês e ainda não tenho como fechar um acordo com eles. Então me mandaram uma msg em meu celular dizendo que um inspetor iria na minha casa para avaliar meus bens. Esta correta essa atitude deles? O que eu devo fazer agora…

  136. celso

    tenho uma divida caixa E. federal de 55.000 mil reais já esta em processo judicial , posso peso perder único imóvel.
    empréstimo CDC e cheque especial.

  137. Tamires

    Fiz um empréstimo de 260 mil no banco não consegui pagar mas tenho casas de aluguel .. o banco ou judicialmente pode requerer meus bens ?

  138. carolina

    A casa esta financiada em meu nome e nome do ex, se não for paga a casa ela vai à leilão, isso? Tenho um carro e uma moto no meu nome, o banco pode penhorar se caso o financiamento da casa não for pago? Ou a propria casa é a garantia de pagamento da dívida?

  139. Joselito Domingos

    Boa tarde amigo. Peguei um empréstimo no meu cartão de crédito comecei a pagar mas fiquei desempregado e não consegui mais pagar esse empréstimo. Estou desempregado e não possuo nada de bens. O que pode acontecer?

  140. edvan Batista

    Olá boa noite. fiz um empréstimo de 30 mil ni banco não paguei nenhuma eu corro o risco de perder meu imóvel o único bem que tenho.?

  141. Vanderlei

    É possível ter a poupança confiscada por um financiamento de veículo com prestaçães atrasadas?
    Em que altura isso acontece?

  142. Sergio do

    Estou com pronf sem pagar o banco do Brasil eu corro risco de perde minha propriedade? Se vier acontecer leva quanto tempo?

  143. Wander

    Tenho um lote financiado pela Caixa onde moro e uma casa financiada pela caixa.estourei meu cartão de crédito 20 mil reais.nessa falta de pagamento do cartão essa casa que está financiada corro risco de perder por causa do cartão de crédito?

  144. Eduardo Castineira

    Olá.
    por favor, qual seria o enquadramento jurídico na situação da locação de um imóvel?
    Se eu locar um imóvel dando como garantia minha casa (único bem em meu nome), o locador poderá tomar minha casa como pagamento de atrasos no aluguel?

  145. DEMILSON PIRES

    Hoje há uma dívida com o Bradesco relativa a cheque especial. Tenho uma moto que daria para cobrir a dívida, mas não consegui vende-la até o momento (há meses que tento e sem sucesso).
    Posso oferecer a moto ao banco como forma de quitação da dívida?
    Ressalto que o valor dela é maior que o da dívida. O banco teria que me devolver algum dinheiro.
    Esse tipo de negociação é possível?

    Obrigado.

  146. Eduardo

    Olá, gostaria de sanar uma dúvida. Tive meu carro que estava alienado apreendido após uma ordem de busca e apreensão solicitada pela financeira. Porém ainda restam valores a serem pagos. A financeira pode solicitar a penhora de algum de meus bens como forma de quitação destes valores? Obrigado pela atenção.

  147. Oi Flávio, tenho 50% de casa com minha irmã só quem mora lá e minha mãe e minha avó, uma chacazinha dividida com a minha irmã também, e que também é de uso e fruto da minha mãe para criar gado e tenho um apartamento financiado no meu nome, por conta de um descontrole meu não consegui pagar a fatura do meu cartão, pois ou era a parcela do apartamento ou a fatura do cartão, parcelei mas mesmo assim com os juros altíssimos não estou conseguindo pagar mais e já faz 2 meses, recebi uma carta do banco falando que vão penhorar meus bens, será que mesmo tento minha irmã como dona da metade dos meus bens, tenho apenas o meu apartamento, e possível essa penhora?

  148. klecio

    Boa noite já paguei mais de 70% do valor do meu apto só que fiquei desempregado e não estou pagando e só tenho esse imóvel no meu nome eles podem tomar??

  149. Alexandre

    Olá, minha mãe tem uma dívida no banco de mais de 7 mil feita no cartão de crédito, caso ela não pague a dívida o banco pode tomar o carro que está no nome dela? O carro não tem nenhuma pendência

  150. Antonio Henrique

    Eu tenho uma dívida de cheque especial. Gostariabde saber se o banco pode penhorar o meu consultório, que eh a fonte do meu sustento.

  151. daniel

    a partir de quantos mil em dividas com emprestimos e cartao de credito que o bco entra com acao judicial

  152. Robson

    Boa noite minha sogra deve ao banco do brasil emprestimo consignados sendo que ela mudou de banco e recebe a pensão em outro banco e os empréstimos não vem mais no contra cheques ela corre risco de perder bens ou a pensão?

  153. Patricia

    Olá boa tarde! Se eu tomar um empréstimo de valor pequeno, e se por acaso não ter condições de pagar depois, perderei algum bem? Tipo minha casa ou carro? Quais os riscos?

  154. Wilson

    Boa Noite
    Eu e minha esposa compramos um apartamento pela caixa economica federal e Infelizmente eu tive contratempos financeiros e no momento devo 1 cartões de crédito, todo o limite da minha conta e ainda não vou ter como pagar o empréstimo de várias parcelas que fiz há alguns meses…a única cpisa q está em dia é parcela do financiamento desse apartamento que foi feito pelo mesmo banco mas em outra agencia.Em nenhum dos empréstimos ou dívidas assinei nada como bens em garantia.Mesmo assim, o Ap financiado que paguei 60 pode ser tomado pelo mesmo banco por cauda destas outras dívidas?

  155. Franciele

    Recebi uma comunicação extrajudicial do Bradesco dizendo que pode ocorrer penhora de bens caso eu não pague minha dívida de cartão de crédito, porém o único bem que eu tenho não está em nenhuma garantia minha com o banco, eles podem penhorar mesmo assim?

  156. Regina Castor

    Ola. Tínhamos uma micro empresa que foi fechada. Ficaram dívidas no cheque especial. Renegociamos, porem nao tivemos condições de pagar por serem juros abusivos. Entramo apenas com nossos nomes. Meu ex sócio possui um imóvel que depende como renda. O banco pode enpenhorar esse imóvel?

  157. Carlos

    No caso de divida de cartão e emprestimo pessoal em nome do homem casado afeta a esposa?

  158. Adriana Garcia

    Flávio

    Tenho uma dívida no cheque especial pela pessoa jurídica, hoje tenho um carro quitado que esta no nome da empresa. Recebi uma carta de um escritório de advocacia informando que os bens da empresa serão penhorados para o pagamento da dívida. Hoje estou como CLT e uso o carro para trabalho. Eles podem tomar o carro para o pagamento desta dívida, esse escritório tem competência para tomar tal ação?

  159. MAICON DE

    Em um empréstimo consignado, a pessoa perde o emprego e fica sem renda, existe a possibilidade de penhora de bens?

  160. valeria de

    Quando o devedor do cheque especial é um idoso de 78 anos o que acontece ? Qual seria a provável avaliação do juiz sendo a casa usufruto para os filhos?

  161. Cristofer

    Estou com uma divida de cerca de 80mil reais de emprestimos no nome da empresa, que esta eu e minha ex mulher de socios, porém estamos divorciados.
    Moro em um sitio com 11hectarias em meu nome, uso o terreno para criar vaca leiteira(10animais), minha ex mulher mora na cidade e tem apenas a casa(paga) em seu nome e um carro ainda financiado, as prestaçoes estao atrasadas a 6 meses ja recebi cartas do banco sobre açao judicial.
    Minha duvida é, o banco pode tomar o sitio onde moro ou a casa de minha ex mulher?

  162. No caso de ação judicial para pagamento da divida, a partir de que momento o bem fica bloqueado? No caso se assim que eu for informada da ação judicial eu tentar tirar o carro do meu nome ele pode já estar bloqueado?

  163. Roberto Silva

    Olá amigo, Tenho uma dívida de cartão de crédito que deu entrada no Serasa em 2012. Depois de 05 anos a dívida saiu do Serasa. Porém a empresa que comprou a dívida vem me cobrando juros abusivos desde 2012. Essa semana recebi um e-mail desta empresa dizendo que colocou meu nome no protesto. Gostaria de saber se minha dívida com cartão de crédito prescreveu com 05 anos? E mesmo saindo do Serasa pode voltar com a mesma dívida em virtude desse protesto? Obrigado!!

  164. Juliana Sposito

    Solicitei crédito em conta de 1000,00 reais, mas com os juros o total da dívida é de 3500,00.
    É menos que o valor do imóvel que eu moro, obviamente. E não dei o mesmo como garantia.
    Está pra eu começar a pagar as parcelas em junho.
    Se eu não pagar,eu corro o risco de perder o meu apartamento?
    É o único bem que eu possuo.
    E eu estou sem emprego.

  165. SERGIO

    A dívida de empréstimo com banco não se extingue no prazo de 05 anos ?
    Após esse 05 anos passados o banco não pode mais cobrar a dívida e é obrigado a limpar o nome do devedor do SPC e SERASA ?

  166. Erica

    Tenho 2 empréstimos com o BB (um deles Finame) e agora estão impagaveis. Outras dividas e empréstimos estou dando conta. Falaram em penhorar as máquinas da loja , todavia se eu não tiver como trabalhar, aí sim jamais será negociado esse pgto. O maquinário não paga nem 15% da dívida. Eles podem mesmo assim penhorar ?

  167. Rafael

    Tinha dois consignados descontados mas o contrato finalizou em dezembro 2017 ,um de $500 outro de $1200 , estou desempregado. Não tenho condições de pagar. O que faço era servidor contratado

  168. Ola, tenho uma dívida de 4mil com o banco, e tenho um carro no valor de 10 mil quitado no meu nome,o banco pode pegar meu carro ?

  169. anderson

    peguei um impretimo de 20,000,00 mil paguei uma e nao tive condiçoes de pagar o restante o banco pode penhorar algo meu tipo um carro q ja ta quitado ha mais de 2 anos

  170. Vinicius

    Ola. Recebi uma notificacao do Banco que se eu nao pagar a divida do cheque especial bem como emprestimos realizados, será penhorado meus bens. Tenho somente 50% de um imóvel com meu irmão. E um valor alto em outro banco. Li que se for so um imovel nao sera penhorado e a conta de outro banco com saldo? A justica pode penhorar mesmo sendo de bancos diferentes?

  171. Luciana

    Depositei 1000,00 num banco numa conta poupança que tenho. É provável que uma financeira de outro banco penhore esse valor para quitar dividas de menor valor?

  172. Boa Tarde,
    Infelizmente eu e meu noivo tivemos contratempos financeiros e no momento devo 2 cartões de crédito, todo o limite da minha conta e ainda não vou ter como pagar o empréstimo de várias parcelas que fiz há alguns meses…a única cpisa q está em dia é p financiamento de um carro pela financeira do banco.Em nenhum dos empréstimos ou dívidas assinei nada como bens em garantia.Mesmo assim, o carro financiado em 48 vezes, que paguei 10, pode ser tomado pelo banco por cauda destas outras dívidas?

  173. Vinícius

    No caso de empréstimos?tipo já está com 420 dias de atraso ,ligaram pra negociar uma dívida de 120.000 por 80.000 dividido em vários meses,,,,,
    Fiquei sabendo q eles ligam depois dando mais descontos, procede?
    Até quanto tempo eles podem entrar com ação judicial?
    É verdade q é com uns 3 anos?mil e tantos dias?

  174. Moisés

    Olá boa tarde em caso de dividas no cartão de crédito,o banco poder tomar meu carro que ainda é financiado pela financeira como forma de pagamento da dívida??????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.