Grupo Recovery é confiável? Saiba como renegociar as suas dívidas!

O Grupo Recovery é uma das principais empresas de recuperação de crédito do mercado. Veja como renegociar suas dívidas!

Escrito por Camille Guilardi

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Para quem deseja renegociar as dívidas de forma prática e flexível, o Grupo Recovery pode trazer propostas interessantes. A empresa atua em parceria com diversos bancos e lojas brasileiros, realizando cobranças amigáveis e administrando os ativos das instituições que contratam seus serviços.

Além disso, é uma alternativa para devedores que buscam propostas mais interessantes e condições melhores para liquidar seus débitos. Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre essa empresa, como ela atua e quais os canais disponíveis para negociação. Confira essas e outras informações no conteúdo especial que preparamos sobre o Grupo Recovery, e veja como quitar suas dívidas com essa intermediária.

O que é o Grupo Recovery?

O Grupo Recovery é uma empresa de recuperação de crédito que faz parte do grupo Itaú. Seu catálogo de serviços é especializado na gestão de dívidas. A empresa foi fundada em 2000 na Argentina, se instalando no Brasil em 2006, visando auxiliar pessoas físicas e jurídicas negativadas. Para isso, atua conciliando os interesses do devedor, para que não apenas realize a quitação das dívidas, mas que possa realizar um controle financeiro mais adequado ao seu orçamento.

Atualmente, a empresa conta com mais de 30 milhões de acordos firmados, ajudando mais de 8 milhões de pessoas no pagamento de pendências. O Grupo Recovery também se responsabiliza pelas diversas etapas de ação com o devedor, desde contato amigável, negociações e cobrança judicial, se necessário. Ainda, é importante reforçar que a empresa pode atuar como cobrado ou como intermediária do serviço. Isso porque ela pode adquirir as dívidas ou trabalhar em parceria com as instituições. Seus serviços podem abranger áreas como:

  • bancos;
  • lojas;
  • cartão de crédito;
  • operadoras de telefone;
  • companhias de água;
  • luz e gás.

A recuperadora também expandiu sua atuação para além do telemarketing, acionando o cliente por meio de canais diversos, como mensagens por aplicativo, SMS, e-mail e com a possibilidade de contato ativo pelo seu chat virtual. Uma vez que o cliente negocia com o Grupo Recovery, suas dívidas são quitadas com a instituição inicial, independente se o pagamento foi facilitado pela intermediária.

Grupo Recovery é confiável?

Embora a empresa seja conhecida no mercado, muitas pessoas podem ter dúvidas se o Grupo Recovery é confiável. Afinal, ele trabalha diretamente com a cobrança de dívidas em tome de terceiros, e existem ações criminosas que incorporam essa operação para receber os pagamentos de devedores como golpe.

Por esse motivo, é normal que os consumidores questionem a confiabilidade da companhia e seu contato com o inadimplente. Nesse caso, vale a pena conhecer alguns elementos que ajudam a comprovar a segurança do Grupo Recovery. Veja abaixo:

Empresas certificadas

Um dos principais critérios que ajudam a definir se o Grupo Recovery é confiável são as empresas que possuem parceria com a instituição. Atualmente, existem diversos bancos e estabelecimentos de renome associados ao nome da administradora de crédito, como:

  • Santander;
  • Itaú;
  • Natura;
  • Cielo;
  • Marisa;
  • Bradesco;
  • Carrefour.

O catálogo de instituições que trabalham com o Grupo Recovery é diversificado, mas conta com companhias certificadas e de atuação reconhecida em todo o Brasil. Dessa forma, o cliente pode confirmar a credibilidade da parceria nas plataformas de cada marca, com garantia de que existe a autorização de cobrança. Além disso, todos os contatos feitos pelo grupo acompanham seus endereços oficiais, dados de registro e CNPJ, um diferencial para identificar tentativas de fraude.

Tempo de serviço

Ainda, vale mencionar se o Grupo Recovery foi criado em 2000, e possui mais de 18 anos de trabalho no Brasil, sendo uma das empresas mais antigas desse ramo. Dessa forma, consumidores e inadimplentes podem ter mais confiança nas cobranças efetuadas pela companhia, que possui um histórico sólido de gestão de crédito em parceria com bancos e lojas de todo o País.

Além dos anos de experiência no mercado, o Grupo Recovery também possui cadastros certificados que podem ser consultados pelo usuário em sites de pesquisa de empresas. Essa é uma informação relevante para identificar companhias que se passam pela administradora na cobrança, caso o CNPJ seja recente ou não apresente todos os dados oficiais.

Reclame Aqui

Outra forma de garantir se o Grupo Recovery é confiável é por meio do site Reclame Aqui, uma plataforma que reúne reclamações e notas de clientes que já utilizaram o serviço. Além de conferir os depoimentos dos usuários, suas impressões e dificuldades, também existe a possibilidade de avaliar o retorno da empresa e o atendimento ao cliente.

Atualmente, a nota do Grupo Recovery no Reclame Aqui é considerada “boa”, com índices positivos de resposta. O número de retornos em 100% indica que a página é movimentada com frequência, registrada oficialmente há 13 anos. Outros critérios de avaliação, como índice de soluções, também são positivos, para quem busca avaliar a experiência de outros clientes antes de confiar no serviço.

O que é recuperação de crédito?

O Grupo Recovery trabalha com recuperação de crédito, um procedimento que procurar reparar inadimplências por meio de negociações e pagamentos. Inadimplência, por sua vez, é uma situação que o devedor se encontra quando a sua dívida é inscrita nos órgãos de proteção ao crédito. Isso ocorre ao deixar de cumprir o acordo feito anteriormente com uma empresa ou estabelecimento. A forma de mais comum consiste no atraso de pagamentos de determinada conta.

A reversão dessa situação permite que o devedor não apenas quite a sua dívida, mas recupere, se fato, o seu crédito na praça, de modo que possa voltar a realizar negociações e compras. Para obter sucesso nesse objetivo, empresas que trabalham com recuperação de crédito possuem uma abordagem diferenciada, para o negócio ser interessante ao devedor. As ofertas e propostas são mais flexíveis, e tendem a considerar o formato de preferência do cliente, para se adequar ao seu orçamento.

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?

A diferença entre cobrança e recuperação de crédito é o foco e a abordagem do contato, pois acontecem em momentos diferentes da dívida.

A cobrança é a primeira etapa de contato entre empresa e cliente, feita logo após a data de vencimento de uma dívida. Nesse caso, o consumidor não precisa estar, necessariamente, cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito para receber tentativas de cobrança em diferentes canais. A intenção é o pagamento da dívida.

Enquanto isso, a recuperação de crédito ocorre quando o consumidor está cadastrado no Serasa ou SPC e teve seu poder aquisitivo comprometido. Dessa forma, a ação é voltada para liquidar a dívida, mas também recuperar sua autonomia e controle financeiro com mais facilidade. Por esse motivo, a abordagem é diferenciada, com propostas mais interessantes para o devedor liquidar os débitos. Existem mais formas de parcelamento, para pagar o débito conforme o orçamento do consumidor.

icon

Atenção

Além disso, a cobrança pode ser feita em qualquer momento de atraso da dívida, enquanto a recuperação de crédito ocorre apenas em determinada etapa de contato. 

Quais serviços o Grupo Recovery oferece?

O Grupo Recovery possui um catálogo amplo de serviços, voltado para negociar com o devedor em diferentes etapas do débito. Dessa forma, é possível realizar a melhor abordagem conforme o momento em que o consumidor se encontra. Veja mais detalhes sobre cada serviço que faz parte da companhia:

Gestão de ativos

Para empresas e estabelecimentos credenciados, o Grupo Recovery oferece uma gestão de ativos completa, permitindo organizar as inadimplências mais facilmente. Por meio da sua plataforma e equipe de colaboradores, a instituição pode organizar seu banco de clientes e categorizar cada dívida. Os dados são centralizados em apenas um sistema, facilitando a rotina de verificações.

Caso uma empresa não queira administrar os débitos de seus compradores, existe a possibilidade de contratar as soluções do Grupo Recovery para realizar essa gestão de modo terceirizado. Nesse caso, trata-se de uma solução empresarial, sem foco em devedores. Além disso, não é uma etapa que realiza contato com os clientes, mas disponibiliza práticas internas de organização.

Cobrança amigável

Uma vez que a base de clientes está em posse do Grupo Recovery, ele inicia estratégias e ações de cobrança amigável para os clientes, visando a recuperação de crédito. Esse contato pode ocorrer em diversos momentos, desde atrasos de curto prazo, até longos períodos de inadimplência.

Além disso, a empresa também se atenta para uma abordagem humanizada, como forma não apenas de atrair o cliente, mas de proporcionar uma experiência positiva para ambas as partes, aumentando as chances de negócio. Para os consumidores, a cobrança amigável é uma maneira de não se sentir desconfortável com o contato, tendo suas dúvidas e dificuldades ouvidas.

Cessão de crédito 

Outro serviço disponível no catálogo do Grupo Recovery inclui a cessão de crédito, soluções para empresas que desejam repassar a dívida do seu banco. Com essa alternativa, as instituições não contratam a plataforma como mediadora de pagamento ou administradora dos contatos, mas sim como compradora do crédito.

Assim, a Recovery repassa o valor para o banco e assume a dívida, realizando a cobrança e eventuais negociações com o cliente. Posteriormente, o pagamento e taxas são direcionados para o próprio grupo. Na prática, ela adquire o direito de cobrança e, eventualmente, o recebimento dos débitos que adquiriu. Como a gestão de ativos, essa solução é voltada apenas para pessoas jurídicas.

Cobrança judicial

Ainda, o Grupo Recovery também pode ser o responsável pelas cobranças judiciais de dívidas que estão nessa etapa. Caso o contato amigável e extrajudicial não resulte em negociação, a plataforma pode seguir para os próximos passos envolvendo um processo legal.

A empresa também media todos os procedimentos necessários, desde informar o cliente, até a contratação de representantes e seguimento com a avaliação judicial. Nesse caso, as empresas e estabelecimentos podem contar com a Recovery para assumir essas cobranças, enquanto o cliente negocia com o grupo, e não com a empresa inicialmente credora.

Como consultar dívida com a Recovery

Para devedores que possuem débitos ativos e desejam consultar a dívida junto ao grupo Recovery, é possível utilizar os canais disponíveis de contato. A princípio, é possível localizar contratos pendentes inserindo o número do CPF no site oficial do grupo. O acesso pode ser feito por meio de desktop ou navegador mobile.

Uma vez que o sistema localiza o documento da pessoa física titular da dívida, é possível acessar os detalhes entrando na conta pela plataforma. Nesse caso, é importante se registrar no site ou entrar com suas informações de login para consultar todos os detalhes da pendência Recovery.

Enquanto isso, para pessoas que precisam de orientações ou desejam um contato mais próximo, é possível utilizar o número 0800 772 3331 para consultar débitos pendentes. Siga as instruções da ligação e aguarde o atendimento de um dos colaboradores, que irá pesquisar diretamente no sistema interno. Esse processo pode ser feito mesmo para pessoas que possuam débitos de dívidas prescritas, mesmo que não gere negativações ou não prejudique o score.

Dicas

Por vezes, nem todos os contratos e débitos de uma instituição foram repassados para a Recovery. Assim, se o cliente não localizar suas dívidas pelo sistema de pesquisa, pode ser que os mesmos não estejam com os dados registrados ainda. Por esse motivo, recomenda-se acessar a consulta por CPF e, em seguida, confirmar por meio do telefone se as dívidas estão disponíveis para verificação.

Como negociar dívida com a Recovery

Após consultar suas dívidas com o Grupo Recovery, é possível realizar a negociação de maneira simples e prática, diretamente pelo site da instituição. Uma vez que o contrato já está em sua base de dados, o cliente pode dar seguimento junto à intermediária para avaliar as melhores propostas de pagamento. Por isso, vale a pena conferir o passo a passo de como negociar sua dívida após consultá-la. Veja as principais etapas abaixo:

1. Entre no site da Recovery

É importante reforçar que apenas os canais oficiais do Grupo Recovery permitem negociações pela internet, seja por desktop ou por navegador mobile. Se atentar para qual o endereço e se conta com todos os certificados de segurança auxilia na redução de riscos de golpes ou emissão de boletos falsos para quitar a dívida. Por esse motivo, veja se o site da Recovery é oficial, e navegue pelas abas antes de atender a qualquer solicitação. O portal oficial deve disponibilizar informações sobre a empresa e ter uma interface amigável.

2. Acesse sua conta

Em seguida, será necessário entrar na sua conta no site do Grupo Recovery. Ao contrário da consulta, que pode ser feita, inicialmente, sem nenhum acesso, as propostas só estão disponíveis no registro de cada cliente. Essa é uma forma de garantir a segurança e o sigilo de dados sensíveis sobre o consumidor, como inadimplências e valores devidos.

Assim, acesse a plataforma com seu e-mail e senha, verificando a identidade antes de seguir para a aba de negociações. Caso não tenha cadastro, selecione a opção “Não tenho cadastro” e siga as instruções para criar uma conta gratuitamente. O processo pode exigir informações pessoais do cliente, mas o sistema é seguro, e conta com todas as garantias e criptografias para evitar o vazamento de dados.

3. Localize as propostas

Após logar na sua conta, ou finalizar o registro seguindo as instruções da plataforma, será possível localizar as propostas para negociar com a Recovery. As principais informações de cada oferta estão disponíveis em abas separadas, para facilitar a avaliação por parte do cliente.

Existe a possibilidade de mais de uma proposta estar liberada, mas não são todos os casos. Verifique qual a sua situação e o formato oferecido pelo site para negociar o débito. Se possuir dúvidas sobre algum elemento da negociação, entre em contato com o suporte antes de finaliza qualquer acordo. Assim, poderá reduzir as chances de golpes, e terá mais confiança no processo.

Um dos benefícios do Grupo Recovery é possibilitar a negociação simplificada pelo seu site. Basta aceitar a proposta e cumprir com as condições para liquidar a dívida. Como a instituição possibilita uma recuperação de crédito amigável, existem diversas possibilidades de acordo, para melhor atende ao devedor. Assim, siga as instruções após o acordo, como emissão de boleto ou confirmação de comprovante no canal indicado, e finalize o acordo com facilidade.

Como emitir boleto do Grupo Recovery?

A maioria dos acordos realizados pelo Grupo Recovery permitem que o devedor emita boletos com novas parcelas para quitar sua dívida. Em um primeiro momento, a aceitação da proposta gera um documento atualizado para pagamento, seja do valor integral ou de entrada, por exemplo.

Assim, o número do código de barras e os detalhes do boleto seguem para os canais de contato do cliente, principalmente seu e-mail. Dessa forma, é possível verificar se o documento está na caixa de entrada ao finalizar um acordo. No entanto, o cliente pode precisar de uma segunda via do boleto, ou emitir um novo documento para pagar o valor combinado.

Nesse caso, o Grupo Recovery disponibiliza alguns canais oficiais para essa solicitação. Inicialmente a segunda via está disponível na conta do usuário, na área de “Meus Acordos”. Acesse a proposta referente e emita o boleto novamente, para fazer download ou enviar por e-mail.

Enquanto isso, também existem outros canais acessíveis, como a Central de Atendimento pelo número 0800 772 3331, que envia o código de barras para os canais que o cliente solicitar na ligação. Ainda, para quem deseja mais praticidade, é possível emitir o boleto via WhatsApp no número (11) 4765 8402. Entretanto, lembre-se de que esse contato é apenas passivo. Ou seja, o envio só ocorre quando o cliente solicita o documento. Se um número entrar em contato ativamente, desconfie de golpes, e não faça nenhum pagamento. Ademais, lembre-se que a data de vencimento deve ser cumprida para não cancelar a negociação vigente. Se não for possível pagar o documento, emita um novo boleto com data atualizada, para não ter problemas no futuro.

Vale a pena negociar com o Grupo Recovery?

Consumidores negativados e empresas podem se beneficiar com as negociações do Grupo Recovery, que possui soluções para ambos os grupos. A princípio, os consumidores aproveitam uma cobrança amigável e voltada para efetiva recuperação de crédito, atendendo às suas necessidades e combinando com o seu orçamento. Essa flexibilidade pode não estar disponível em acordos com a instituição original, por exemplo. Dessa forma, é uma alternativa interessante para obter as melhores condições de pagamento;

O portal e os canais de atendimento também são acessíveis, e ajudam o usuário a administrar seus débitos com facilidade. Enquanto isso, as instituições financeiras e estabelecimentos comerciais com banco de inadimplentes também podem aproveitar as soluções da Recovery. Além da gestão interna de ativos, o grupo também oferece serviços como cessão de crédito, que adquire os direitos de cobrança e recebimento das dívidas. Seu sistema otimiza o controle de informações, além de propor as melhores estratégias de cobrança para recuperar o crédito.

Assim, o Grupo Recovery apresenta alternativas atrativas para diferentes grupos, além de ser uma instituição com muito tempo de atuação no mercado e experiência nesse segmento. Por esse motivo, vale a pena considerar as negociações com o Grupo Recovery, principalmente para aproveitar condições mais flexíveis de pagamento e liquidar a sua dívida com facilidade.

Quer conhecer mais sobre o universo financeiro? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Perguntas Frequentes

  1. Qual banco pertence a Recovery?

    O Grupo Recovery é uma empresa com foco em recuperação de crédito que trabalha para diversos bancos, mas, atualmente, faz parte do Grupo Itaú.

  2. Como renegociar dívida com a Recovery?

    Se o cliente possuir um acordo em andamento e quiser renegociar a dívida com a Recovery, basta acessar os canais de contato ou sua conta para conferir as propostas disponíveis.

  3. Quais são as empresas do Grupo Recovery?

    O Grupo Recovery trabalha com diversas empresas em seu catálogo, como Santander, Itaú, Natura, Cielo, Marisa, Bradesco e Carrefour, entre outras.

  4. Qual o telefone do Grupo Recovery?

    O telefone para consulta e negociações do Grupo Recovery é 0800 772 3331.

Referências do artigo
    1. Reclame Aqui. “Grupo Recovery”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp