O que é provedor de internet? Veja 5 melhores opções do Brasil!

Está com dúvidas a respeito do que é provedor de internet ou não sabe qual escolher? Saiba mais no nosso conteúdo!

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Quando navegamos pela internet, seja a trabalho ou a lazer, poucas vezes paramos para nos dar conta de todo o processo tecnológico envolvido no que já se tornou uma ação cotidiana em nosso dia a dia. E com isso, dúvidas a respeito do provedor de internet, podem surgir.

Pelo PC, smartphone, e até pelas TV’s e videogames, a internet se faz presente em boa parte dos lares brasileiros. E para que isso aconteça, o provedor de internet é o principal responsável por fazer essa ponte entre a rede mundial de computadores e a nossa casa. Continue lendo e saiba mais!

O que é provedor de internet?

Termo mais comumente utilizado nos primórdios da internet discada no Brasil — lá pelos anos 1990 —, o provedor de internet era a empresa que intermediava a ligação entre o modem do computador de sua casa ou empresa e a conexão de rede.

Leia: Internet discada ainda existe? Entenda como funcionava!

Com a chegada da banda larga, os provedores passaram a ser cada vez mais distribuídos por empresas especializadas que oferecem conexões via rádio, satélite, cabo ou fibra, exercendo essa função de levar a internet aos clientes.

Com a modernização tecnológica, os provedores de internet passaram a diversificar seus serviços e oferecer opções como hospedagem de sites, e-mail, ferramentas de busca, armazenamento em nuvem etc.

Como funciona um provedor de internet?

Para ter acesso a conexão, o provedor de internet se conecta às redes locais por meio dos protocolos TCP/IP, uma tecnologia de envio e recebimento de dados que trabalha com base nos endereços de cada computador em uma rede.

Leia também e saiba o que é: IP Fixo

O provedor de serviços recebe os dados originados em servidores de acesso e os distribui para os usuários finais, de acordo com os planos e serviços contratados. São inúmeros os processos envolvidos no funcionamento de um provedor de internet e esse é o básico de seu funcionamento, bastante complexo e pouco conhecido para a maioria dos usuários comuns.

Qual a diferença entre provedor e servidor de internet?

Os servidores de internet são simplesmente os dispositivos físicos que vão controlar esse acesso, filtrando as informações recebidas e enviadas.

É por meio dos servidores que as empresas controlam o acesso e monitoram a utilização da internet em locais como empresas e escritórios podendo, inclusive, bloquear ou restringir o acesso a determinados sites, monitorar mensagens, visualizar histórico de navegação etc.

Existem vários benefícios em ter servidores próprios de internet na sua empresa ou no seu negócio, seja ele qual for. Conheça algumas das vantagens!

icon

Prós

Acesso a relatórios detalhados sobre os sites mais acessados ou dados de análise de produtividade, que podem ser gerados de forma automática e periódica e incremento da segurança digital, uma vez que toda a transferência de dados é feita em um ambiente seguro e constantemente monitorado pela equipe de TI responsável.

Quais são os principais provedores de internet do Brasil? Top 5!

Atualmente os principais provedores de internet a nível nacional são as famosas operadoras de telefonia/internet. Confira abaixo!

A operadora oferece planos de internet móvel e residencial por meio de fibra óptica, satélite, 4G com modem próprio, além de várias opções de combos e serviços que podem incluir TV por assinatura e telefonia móvel e fixa.

A Sky tem hoje uma das maiores redes de cobertura de internet no país, oferecendo serviços de TV a cabo e conexão de internet 4G, que é instalada em um modem preparado para receber essa tecnologia e distribuí-la para a residência.

Veja: Internet SKY é boa? Conheça as vantagens, pontos negativos e avalie!

A Claro oferece uma das redes de internet móvel mais rápidas entre todas as disponíveis no mercado atualmente. Além disso, é possível contar com uma banda larga de qualidade e planos voltados à áreas rurais, com pacotes 4G que são distribuídos por um modem.

A Tim tem a maior rede de cobertura em telefonia móvel no Brasil, com serviços de internet disponíveis a praticamente todos os usuários. Quanto a banda larga, ela também é distribuída por meio da rede 4G.

Saiba mais: Qual é o melhor plano da TIM? Conheça as opções e saiba escolher o melhor para você!

A Oi também se destaca entre as principais operadoras/provedores de telefonia e internet em atuação no país, oferecendo tanto o sinal móvel 4G quanto banda larga por meio de fibra óptica.

Quais são os benefícios de um provedor de internet?

Contar com um provedor de internet é essencial para que você possa ter acesso à uma conexão de rede. Mas os benefícios não se limitam apenas ao acesso. Ao optar pela contratação do serviço por uma empresa especializada, você conta com:

  • Preços competitivos;
  • Atendimento personalizado;
  • Suporte técnico mais ágil;
  • Planos personalizados;
  • Serviços agregados.

Dicas

Para escolher o provedor de internet ideal, leve em consideração fatores como: suas necessidades e demandas; custos diretos e indiretos; serviços agregados; relatos de usuários, amigos e conhecidos. É essencial que o provedor de internet ofereça a melhor infraestrutura e os melhores serviços dentro das necessidades da sua casa ou do seu negócio.

Quanto custa para montar um provedor de internet? 

Se você tem interesse em montar seu provedor de internet, é normal que a principal dúvida seja quanto ao custo para isso. Antes de mais nada, você precisará de uma licença chamada Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), emitida pela Anatel. Para isso você vai precisar de um CNPJ ativo, pois essa licença só pode ser emitida para pessoas jurídicas.

Valor

Se a conexão do seu provedor for disponibilizada para mais de 5 mil assinantes, a taxa de emissão dessa licença é de R$ 400 e só precisa ser paga uma vez. Para menos clientes, a licença é gratuita, mas só pode ser concedida para conexões via rádio e cabo.

Além da licença, os provedores devem contribuir com uma alíquota de 1% de sua receita bruta para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

No mais, é necessário investir em uma ótima infraestrutura de equipamentos e colaboradores, para oferecer serviços de qualidade que possam fidelizar sua clientela. Ou seja, é necessário se preparar para um investimento de acordo com o que você deseja oferecer.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona um provedor de internet, suas principais diferenças para um servidor e quanto custa montar seu próprio negócio nesse setor, basta analisar bem para escolher a operadora que melhor se adeque às suas exigências e navegar à vontade!

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp