Franquia Maria Brasileira: veja o que é, o valor e se é boa!

A franquia Maria Brasileira é uma opção muito interessante para quem deseja empreender no setor de serviços. Venha saber tudo sobre ela!

Escrito por Vitor Braga

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 Informações Franquia Maria Brasileira
Investimento inicialA partir de R$ 42 mil
Faturamento médio mensalCerca de R$ 45 mil
Prazo de retornoAté 14 meses
Nota do Reclame AquiAproximadamente 7.8/10
VantagemÉ possível adquirir a franquia em formato home office
DesvantagemAs regras de adesão são bem rígidas
Informações sobre a franquia Maria Brasileira

Para quem está em busca de um investimento no setor de prestação de serviços, a franquia Maria Brasileira é uma opção a ser considerada.

Com foco em limpeza, o trabalho desenvolvido pela equipe da franquia vem modificando o conceito de cuidados com a sua casa e/ou empresa. Indo além de apenas apresentar uma proposta de serviços de limpeza, a empresa defende que o lema da Maria Brasileira é de facilitar a vida dos clientes.

Isso se reflete em seus números positivos. Hoje, há franquias da marca em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Além disso, ela possui o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o que indica que a empresa possui alta relevância no mercado e um bom índice de resultados.

Outro dado expressivo que justifica a importância da franquia Maria Brasileira, é o fato de ter sido premiada com o título de Melhor Microfranquia do Brasil, de acordo com o portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Se você está de olho na oportunidade de empreender, mas deseja investir em um negócio com maiores chances de rentabilidade, essa é uma opção que pode te interessar.

Então, que tal saber mais sobre ele? Nós reunimos as principais informações sobre a empresa e trouxemos neste guia especial!

Franquia Maria Brasileira

Franquia Maria Brasileira: confira a história dessa rede de limpeza e cuidados!

A franquia Maria Brasileira nasceu em 2012, na cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. O sucesso do projeto foi tão grande, que já em 2013 a empresa expandiu a primeira unidade de franquia.

Hoje, são mais de 400 lojas em todo o país, o que coloca a rede Maria Brasileira como a principal rede de franquias de limpeza residencial da América Latina.

Com um moderno sistema de agendamento online, a proposta principal da marca é facilitar o dia a dia dos donos de casas e empresas.

A franquia Maria Brasileira conta com impressionantes números e títulos. Veja os principais:

  • 1º lugar em desempenho de Rede no Anuários das Melhores Franquias, pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
  • Presença entre as 25 melhores franquias do Brasil, pelo Grupo Bittencourt;
  • Chancelada com o Selo de Excelência em Franchising da ABF;
  • Prêmio Great Place to Work;
  • Prêmio 5 Estrelas e de Melhor Microfranquia do Brasil.

Quanto custa a franquia Maria Brasileira?

O total do investimento para adquirir uma franquia Maria Brasileira depende de alguns fatores determinantes.

O principal deles diz respeito à quantidade de habitantes na cidade onde a unidade será instalada. Isso, porque o número de possíveis clientes pode influenciar no tamanho da unidade e, consequentemente, pode interferir no valor total da franquia.

Sendo assim, será necessário desembolsar as seguintes quantias para:

  • Cidades com até 30 mil habitantes: a partir de R$ 42 mil;
  • Cidades com até 50 mil habitantes: a partir de R$ 49 mil;
  • Cidades com até 100 mil habitantes: a partir de R$ 61 mil;
  • Cidades com mais de 100 mil habitantes: a partir de 70 mil.

Nesse montante já está inserida a taxa de franquia e o mobiliário para a criação do espaço franqueado.

Ainda, considerando que essa é uma franquia de prestação de serviços, não é necessário fazer nenhum investimento inicial em estoque. Desse modo, todos esses fatores acabam por determinar que a franquia Maria Brasileira tem um custo bastante acessível.

Entretanto, outros custos estão associados à abertura de uma franquia Maria Brasileira. Estamos falando sobre a publicidade e royalties, que são relacionados a autorização de uso da marca.

O total que deve ser desembolsado para cada um deles é de:

  • R$ 200 a R$ 300 de propaganda;
  • A partir de ½ salário mínimo para os royalties.

Leia também: Franquias de sucesso: as 10 melhores 2023 + 33 opções!


Modelos de negócio da franquia Maria Brasileira

Outro fator que coloca a franquia Maria Brasileira como uma das mais acessíveis, é a possibilidade de adquirir modelos de negócio de menor custo. Eles são voltados para os interessados que não dispõem de espaço físico para iniciar os trabalhos ou não tem capital suficiente para uma franquia de maior porte.

No caso da Maria Brasileira, também é possível contar com um modelo primário que pode ser instalado em home office.

Nós trouxemos mais informações a respeito desse formato de unidade e, também, sobre os outros formatos da franquia. Leia e confira!

Loja Física

A loja física Maria Brasileira é uma unidade montada para atender os clientes que desejam agendar serviços e/ou retirar itens que foram enviados, como no caso do serviço de passagem de roupas.

O modelo de loja física é disponibilizado em cidades com maior número de habitantes, sendo montado em cidades acima de 100 mil pessoas.

Home Office

Já o modelo de franquia home office é mais democrático. Pois a empresa atua, efetivamente, disponibilizando mão de obra para serviços de limpeza, logo esse agendamento pode ser realizado diretamente da casa do franqueado.

As unidades Maria Brasileira em home office são mais adequadas para cidades com menor número de habitantes.

Qual o lucro médio mensal de um franqueado da Maria Brasileira?

A previsibilidade de lucro médio que a franquia Maria Brasileira oferece pode ser vista como mais um ponto positivo associado à empresa. Isso ,porque tanto no modelo físico, quanto em home office, ela apresenta uma lucratividade que é bastante significativa.

Mas, é importante deixar bem claro que o montante previsto varia considerando tanto a quantidade de habitantes do local onde a unidade está instalada, quanto o próprio modelo de negócios escolhido.

Essa variação leva em conta fatores como a maior demanda pelos serviços oferecidos, que vão desde a limpeza residencial e empresarial, até o trabalho específico de uma passadeira.

Portanto, é possível obter por volta de R$ 45 mil mensais com os multisserviços que são oferecidos em cada unidade.

Tempo de retorno da franquia

Como o valor total do investimento se modifica de acordo com o modelo de negócios escolhido, consequentemente o tempo de retorno sobre o montante também irá variar.

Essa modificação leva em conta fatores como o tamanho da unidade e o kit de limpeza adquirido, composto pelos itens básicos para a operação dentro dos padrões da empresa Maria Brasileira.

Pensando nisso, quanto maior for a unidade instalada e serviços oferecidos, maior será a sua previsão de lucratividade. Isso, por sua vez, vai afetar o payback.

No entanto, a empresa disponibiliza uma previsão máxima para que os investidores consigam recuperar o total inserido no negócio. Esse prazo é de 14 meses, um período relativamente curto para ter de volta todo o valor que foi usado para a criação da franquia.

Dessa forma, o período menor também pode ser visto como um diferencial positivo para determinar a contratação da franquia em sua cidade. Em pouco mais de 1 ano, você já terá retornado o valor total do investimento.

Em adição, algo que vale a pena reforçarmos é que, independentemente do total faturado mensalmente e da lucratividade obtida dentro de determinado período, os pagamentos relacionados à publicidade e royalties devem ser mantidos.

Como abrir uma unidade dessa franchising?

O processo de como abrir uma franquia Maria Brasileira depende de um primeiro passo fundamental, que é ter o capital necessário para o investimento inicial.

A partir dessa determinação, todo o passo a passo para a instalação do modelo de negócios segue um padrão proposto pela grande maioria das empresas de franquia.

São critérios e fatores que estão associados com a adequação aos métodos da marca, indo desde o modo como o atendimento é proposto, até a preparação do local da unidade, para que ela possua os padrões Maria Brasileira.

Para que a empresa tenha a certeza de que o interessado está apto para se tornar dono de uma unidade de franquia, ele deverá passar por certas etapas, que envolve reuniões de apresentação e treinamentos.

Esse processo pode ser melhor explicado a partir de alguns passos que organizamos para o seu entendimento. Confira:

Receber apresentação

Diretamente no site da franquia Maria Brasileira, o interessado em se tornar um franqueado pode clicar no botão “Receber apresentação”.

Lá também ele deve preencher um formulário de cadastramento, constando seus dados de contato.

Apresentação da marca

Após esse contato inicial, os representantes da marca poderão falar com o interessado, marcando uma reunião para apresentar da franquia. Além disso, é nesse etapa que o futuro franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF), que se consiste num documento de apresentação do negócio.

Essa reunião também serve para que as partes se conheçam e se inicie a avaliação de perfil do possível franqueado.

Submissão da documentação

Se o perfil do interessado se adequar à proposta da marca, ele poderá submeter a documentação para a obtenção de uma unidade de franquia.


Leia também sobre o contrato de franquia e veja o que é e como analisar!


Definição do modelo de negócios

Considerando que a franquia Maria Brasileira conta com dois tipos de modelo de negócio, o interessado deverá escolher qual tipo lhe interessa. 

Caso opte pela loja física, nessa etapa também será aprovado o possível ponto comercial a ser instalado. Essa definição deverá levar em conta a circulação de pessoas e o nível de atração da loja.

Treinamento e Inauguração

Os franqueados Maria Brasileira recebem apoio e treinamento durante a implementação de sua unidade, a fim de que mantenham e perpetuem os padrões da empresa.

Por fim, é realizada a inauguração, que é o momento efetivo onde ele poderá colocar em prática a sua atuação.

Perfil de um franqueado da franquia Maria Brasileira

A franquia de limpeza e multisserviços Maria Brasileira sempre busca associados que tenham um perfil adequado à proposta da marca.

Esse tipo de ação é comum em todo tipo de franquia, para que as unidades mantenham o mesmo modo operacional independentemente do local onde seja instalada.

Para se tornar dono de uma franquia Maria Brasileira, portanto, a empresa opta por empreendedores que tenham as seguintes características de perfil:

  • Tenham interesse em prosperar no segmento, levando em conta a proposta básica de facilitar a vida das pessoas;
  • Tenham perfil de liderança, para poder gerenciar uma equipe e oferecer o melhor nível de trabalho;
  • Ter conhecimentos em rotina administrativa seria um diferencial, apesar de não ser algo determinante para o negócio;
  • Tenham comprometimento e foco, para fazer com que a empresa se sobressaia diante do mercado e conquiste ainda mais clientes;
  • Estejam determinados a trabalhar e a se tornar grandes empreendedores.

Vantagens e desvantagens dessa franquia de serviços

A proposta de empreender a partir de uma franquia já é, por si só, uma ideia segura e positiva, que pode ser vista como uma vantagem estratégica. Afinal, o modelo de negócio já está em funcionamento e possui altas chances de dar certo, considerando as outras unidades.

Por isso, muita gente tem optado em investir nesse tipo de empreendimento, a fim de buscar mais segurança para a sua atuação.

Agora, em relação à franquia Maria Brasileira, em específico, ainda podemos associar mais vantagens ao negócio. Isso, porque a proposta dos multisserviços de limpeza vem sendo cada vez mais buscada, o que pode favorecer diretamente o faturamento mensal.

Além disso, temos mais alguns pontos positivos para considerar:

  • A marca Maria Brasileira é forte e tem grande apelo no mercado nacional;
  • Durante os primeiros 90 dias de atuação da franquia, os representantes da marca Maria Brasileira dão todo o suporte para o empreendedor aprender como trabalhar;
  • Após a efetiva implementação da franquia, a empresa disponibiliza um consultor especialista para tirar todas as dúvidas e dar apoio ao empreendimento;
  • São disponibilizados treinamentos para toda a equipe da franquia, incluindo em setores de gerenciamento e divulgação do negócio;
  • A empresa Maria Brasileira disponibiliza suporte especializado nas áreas contábeis, jurídicas, técnicas, comerciais, de marketing, entre outros setores;
  • Há um software especializado da marca, próprio para otimizar os processos internos;
  • A franquia é nacional;
  • A franquia possui selo de excelência da ABF.

A partir dessa lista de vantagens, é possível compreender que a franquia Maria Brasileira oferece um investimento bastante assertivo.

Entretanto, a rigidez nos processos de atendimento e gerenciais, e a necessidade de treinar toda a equipe a partir de padrões muito determinados, são vistos como pontos negativos da empresa.

Franquia Maria Brasileira

A Franquia Maria Brasileira é boa e vale a pena?

Para quem deseja empreender em um setor com alta relevância e com enorme expectativa de crescimento, como é destacado no Portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, a franquia Maria Brasileira é uma excelente opção.

Os diferentes modelos, que são relativos à quantidade de habitantes no local onde serão instaladas as unidades, favorecem para que o investimento inicial seja acessível.

Isso, por sua vez, permite que pessoas com diferentes níveis financeiros tenham a oportunidade de empreender com a marca.

Maria Brasileira no Reclame Aqui

A franquia Maria Brasileira consta no portal Reclame Aqui, um dos mais confiáveis para medir o índice de satisfação dos clientes com o atendimento e serviços de determinada empresa.

No site, o seu índice é considerado “Bom”, com a nota de aproximadamente 7.8/10. Isso significa que grande parte dos clientes se sente satisfeito com os serviços prestados pela empresa.

Franquia Maria Brasileira: conclusão 

Para quem está em busca de um empreendimento com alta rentabilidade e investimento inicial mais baixo, a franquia Maria Brasileira pode ser uma boa opção.

A possibilidade de obter um payback dentro do prazo de 14 meses demonstra uma certa confiabilidade no negócio.

Isso favorece para que os empreendedores se sintam mais seguros e animados em investir, podendo, inclusive, expandir as unidades dentro da própria demanda.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual o valor da franquia da Maria Brasileira?

    Há diferentes modelos de negócio relacionados à franquia Maria Brasileira, com valores que se iniciam a partir de R$ 42 mil.

  2. Como adquirir uma franquia da Maria Brasileira?

    Para se tornar dono de uma unidade de franquia Maria Brasileira, a primeira etapa é se registrar como interessado no site da empresa. A partir daí, os representantes da marca entrarão em contato para determinar os próximos passos para a aquisição de uma unidade.

  3. Quanto custa a diária da Maria Brasileira?

    O valor médio da diária de serviços da franquia Maria Brasileira é de R$ 90, podendo ser um montante maior ou menor, dependendo do serviço que será oferecido.

  4. Quem é o dono da Maria Brasileira?

    A empresa Maria Brasileira é 100% nacional, nascida na cidade de São José do Rio Preto, a partir da iniciativa dos empresários Felipe Buranello e Eduardo Pirré.

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