Melhor corretora de valores para pequenos investidores e iniciantes

Se você está começando a investir e tem pouco dinheiro disponível, precisa de uma corretora que tenha baixo custo. Veja a nossa lista das melhores para renda fixa e renda variável.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes
Corretoras para iniciantes em renda fixaCorretoras para iniciantes em renda variável
1. BTG Pactual Digital1. Órama Investimentos
2. Easynvest2. Banco Inter
3. XP Investimentos3. Rico
4. Warren4. CM Capital
5. Modalmais5. Clear

Melhor corretora de valores para pequenos investidores e iniciantes

Você já pagou as dívidas, já organizou as finanças e agora chegou a hora de investir? Então, provavelmente está procurando o melhor lugar para colocar o seu suado dinheiro, certo?

Diante de todas as opções que temos hoje, entre bancos tradicionais, bancos digitais e corretoras de valores, essa não é uma tarefa tão simples. A melhor escolha para você será aquela que estiver de acordo com seus objetivos: finalidade do investimento, capital disponível e nível de conhecimento.

Continua após a publicidade

Portanto, é preciso escolher aquela instituição que tem os produtos certos para o seu momento. E, já que você está aqui hoje, vou supor que ainda está no começo da sua jornada investidora e não tem ou não quer delegar tanto dinheiro para esse fim, acertei?

Se sim, então eu escrevi esse artigo para você mesmo. Vou te mostrar todo o meu racional para avaliar as corretoras listadas nos rankings acima e as informações sobre cada uma delas. Vamos lá?

Continua após a publicidade

Por que investir por uma corretora de valores?

Talvez você esteja se perguntando: será que uma corretora é melhor do que o banco para investir? Bem, não necessariamente, mas, normalmente, sim.

Isso porque as corretoras de valores funcionam como um grande supermercado de investimentos, onde geralmente existem diversas opções de produtos. Sabe aquele mercado alternativo que a gente gosta de ir quando quer uma marca diferente das mais comuns? É mais ou menos por aí!

Já nos bancos tradicionais e em alguns bancos digitais, as opções são mais restritas. Alguns, inclusive, só possuem investimentos próprios (igual aqueles mercados que têm marca própria), mas nem sempre esses são os mais interessantes.

Aliás, muitos bancos grandes ainda cobram dos seus clientes taxas que já foram abolidas há muito tempo pelas corretoras e bancos menores. E ninguém precisa ficar pagando tarifa à toa, certo?

Continua após a publicidade

Pronto, já está convencido que você precisa pensar com carinho em uma corretora de valores? Então, agora é hora de entender o que ela precisa ter para te conquistar.

O que a melhor corretora de valores para pequenos investidores precisa ter?

Assim como todo supermercado que se preze tem produtos variados e de qualidade, preços acessíveis, é organizado e tem funcionários gentis (e, quem sabe, estacionamento grátis), uma corretora também precisa preencher alguns requisitos importantes.

Quando falamos em pequenos investidores, alguns aspectos são cruciais, como:

  • segurança;
  • custo zero ou muito baixo;
  • facilidade de navegação;
  • bom atendimento para eventuais dúvidas; e
  • variedade de produtos com valor acessível.

Por isso, esses foram os pontos que mais contaram nessa análise. No total, 31 corretoras passaram por essa avaliação e 13 mereceram entrar nesse ranking.

É claro que isso não quer dizer que as outras sejam ruins (assim como supermercados mais caros não são sinônimos de má qualidade), mas que talvez não sejam as mais apropriadas para quem está começando a investir, tanto em renda fixa como em renda variável.

Continua após a publicidade

Então, vamos entender um pouco mais sobre essa avaliação nos tópicos abaixo.

Segurança

Essa questão é a mais fácil de avaliar: todas as corretoras de valores precisam ter autorização do Banco Central e da CVM para funcionar. E isso é bem fácil de checar, basta acessar o site da CVM e conferir se a corretora onde você quer abrir conta consta na lista de instituições autorizadas. É claro que todas que listei aqui estão cadastradas.

Além disso, existem alguns selos bastante interessantes que as corretoras podem ter:

  • Cetip Certifica: é um selo que atesta o registro de uma operação, como uma forma de garantir a segurança, especialmente nos produtos de renda fixa.
  • PQO Retail Broker: esse selo da B3 garante que a corretora possui estrutura organizacional e tecnológica voltada ao investidor pessoa física.
  • ANBIMA: as instituições que oferecem certos produtos de investimento precisam exibir os selos de autorregulação da ANBIMA, que garantem seu compromisso em seguir os códigos e as regras estabelecidas.

Nem todas as corretoras possuem esses selos e eles também não são obrigatórios, mas são uma ótima indicação de que a empresa se importa com a transparência e a qualidade dos seus produtos e serviços.

Normalmente, você encontra os selos no rodapé da página da corretora, como podemos ver abaixo:

selos diferenciados na página da corretora easynvest
Fonte: corretora Easynvest

Custos

Quando se é um pequeno investidor, qualquer troco do pão importa na hora de fazer aportes. Por isso, priorizar corretoras que sejam custo zero ou tenham o mínimo possível de taxas é de extrema importância. Algumas delas se referem a:

Continua após a publicidade

  • custódia: é o que a corretora cobra para “guardar” seus investimentos;
  • administração: essa taxa depende de qual investimento estamos falando, sendo que alguns não é possível abater;
  • corretagem: um custo bem comum para operar na bolsa de valores, normalmente cobrado por ordem, mas algumas oferecem pacotes diferenciados;
  • transferência: assim como muitas vezes pagamos ao banco para fazer uma TED, algumas corretoras também cobram para que você resgate o dinheiro da sua conta.

A boa notícia é que muitas corretoras já aboliram a maioria dessas taxas, sendo que hoje a mais comum é a corretagem. Mesmo assim, nos últimos anos, com o aumento da concorrência entre as corretoras online, grande parte reduziu esse custo e algumas, como você verá mais adiante, zeraram.

Layout

Outro aspecto que não pode ser ignorado é o layout (e o design como um todo) da página ou aplicativo da corretora.

Pensa comigo: você gosta de ir a um supermercado onde é tudo desorganizado ou a organização não tem muito sentido e você precisa ficar pedindo ajuda para encontrar os produtos? Provavelmente não, né.

Por isso, antes de abrir sua conta, explore o site, procure informações, veja se o design é intuitivo ou se você precisa clicar em 10 lugares diferentes para achar algo que procura. Você vai notar que, em algumas corretoras, é bastante difícil encontrar informações de custos ou os produtos que estão disponíveis. Aí você já sabe que esse é um mau sinal.

Continua após a publicidade

Atendimento

Ninguém gosta de ser atendido por um caixa de má vontade, certo? Às vezes, estraga o nosso dia. Então, exija também um bom atendimento na sua corretora de escolha.

Abra o chat, ligue no SAC, faça perguntas óbvias ou não, peça ajuda ou orientação. Essa é a melhor forma de saber se a corretora se preocupa com o cliente e se os atendentes estão bem informados ou não. Afinal, é do seu dinheiro que estamos tratando, né? Vale o esforço de investigar se, caso algo aconteça, você vai conseguir o suporte que precisa.

Ah, e sabe aqueles chats em que você conversa com um robô? Nesses casos, se você precisar falar logo com uma pessoa, tente digitar “humano” logo no início. Se tudo der certo, o robô vai entender o que você quer.Por fim, você também pode analisar as notas das empresas no Reclame Aqui (que eu já fiz pra você nesse artigo), além do número de reclamações, motivos, índice de resolução e etc.

Produtos oferecidos

Nem todas as corretoras oferecem todo tipo de investimento. Algumas são mais especializadas em renda fixa, outras em renda variável. Por isso, esse é um ponto bastante importante na hora de escolher onde abrir sua conta.

Continua após a publicidade

Afinal, do que adianta ir ao mercado comprar maçãs se eles só têm laranjas, não é mesmo?

Então, procure observar esses pontos:

  • renda fixa: a corretora dispõe de boa diversidade de produtos? Qual o valor mínimo para investir nesses produtos? Oferece Tesouro Direto?
  • renda variável: como é o home broker? Como ficam organizados os investimentos? Existe alguma plataforma gráfica? Existe algum custo para utilizar?

Caso você invista em fundos de investimento, esse ponto também pode ser analisado. Algumas corretoras têm os próprios fundos ou possuem parcerias com gestoras para distribuir seus fundos, mas fique atento a quaisquer conflitos de interesses que possam surgir.

Qual a melhor corretora de valores para pequenos investidores?

Qual será, então, o melhor supermercado, digo, a melhor corretora para você, pequeno investidor, investir seu precioso dinheiro?

Bem, na verdade, resolvi trazer algumas opções para que você mesmo possa escolher aquela ou aquelas que mais te agradam. Mas fica tranquilo, pois todas listadas aqui passaram no teste dos tópicos anteriores. Além disso, decidi que a melhor estratégia para esse ranking era dividi-lo em dois: renda fixa e renda variável. Assim, a sua decisão fica mais acertada para o seu momento de investidor.

Continua após a publicidade

Melhor corretora de valores para pequenos investidores em renda fixa

Ranking corretoras para iniciantes em renda fixa
1. BTG Pactual Digital
2. Easynvest
3. Xp Investimentos
4. Warren
5. Modalmais
logo btg pactual digital

BTG Pactual Digital

O BTG já é um banco bastante tradicional e que traz uma plataforma online de alta qualidade, melhor nota em atendimento e grande diversidade de produtos de investimento. Na renda fixa, oferece CDBs a partir de R$ 100, com rendimento acima do CDI, além de bons fundos com valor também acessível. Na renda variável há cobrança de corretagem, mas esse custo é irrelevante nesse ranking.

SelosTodos
CustosCorretagem máx. R$ 4,50
LayoutMuito bom
Nota (Reclame Aqui)9,0
Produtos oferecidosTodos
easy-logo

Easynvest

A Easynvest, comprada pela Nubank em 2020, é uma corretora muito dedicada à parte de educação financeira. Toda sua plataforma foi montada para que qualquer um possa investir sem precisar de ajuda, inclusive na renda variável.

Nesse caso, o investidor tem a opção de comprar pelo home broker ou pela plataforma para iniciantes, que é uma versão simplificada. Na renda fixa, a Easynvest tem uma ótima variedade de produtos, com o único porém do investimento mínimo ser de R$ 1.000.

SelosTodos
CustosNão há
LayoutMuito bom
Nota (Reclame Aqui)8,0
Produtos oferecidosTodos
logo da corretora xp investimentos

XP Investimentos

A XP é a maior corretora do país, com 2,3 milhões de clientes ativos. Ela faz parte da marca XP Inc, empresa de capital aberto na Nasdaq que também é dona das corretoras Rico e Clear. Sendo uma plataforma de investimentos completa, a XP é uma boa opção especialmente na renda fixa e fundos de investimento, pois só há cobranças na renda variável.

Continua após a publicidade

SelosTodos
CustosCorretagem swing trade R$ 4,90
Corretagem day trade R$ R$ 2,90
LayoutMuito bom
Nota (Reclame Aqui)7,9
Produtos oferecidosTodos

A Warren é uma corretora de valores com uma proposta diferenciada: você paga uma taxa única anual e tem acesso a todos os produtos e serviços (com exceção de alguns poucos pagos à parte).

Além disso, você pode optar por contratar uma carteira de investimentos com gestão ativa (isto é, existe um gestor no comando) alinhada com cada um dos seus objetivos. Como lado negativo para quem opera na bolsa, o home broker da Warren só permite ordens a mercado, ou seja, não é possível estipular o preço.

SelosANBIMA
CustosTaxa única 0,5% a 0,7% ao ano
LayoutMuito bom
Nota (Reclame Aqui)8,3
Produtos oferecidosTodos
logo modalmais

Modalmais

A corretora Modalmais, também Banco Modal, oferece todos os tipos de produtos financeiros aos seus clientes. Existem também diferentes planos, voltados aos diferentes perfis de investidor e com custos diferenciados para quem é trader. Não há taxas na renda fixa em nenhum deles, as diferenças se dão nos investimentos em renda variável.

SelosTodos
CustosCorretagem R$ 1,99
LayoutBom
Nota (Reclame Aqui)7,1
Produtos oferecidosTodos

Melhor corretora de valores para pequenos investidores em renda variável

Ranking corretoras para iniciantes em renda variável
1. Órama Investimentos
2. Banco Inter
3. Rico
4. CM Capital
5. Clear
logo da corretora órama

Órama Investimentos

A Órama é uma corretora que tem como pilares a transparência, segurança e inovação. Em 2018 e 2019, foi eleita a melhor corretora de investimentos do Brasil. Além de ser uma boa opção na renda fixa, recentemente a corretora zerou a corretagem para operações via home broker e conquistou seu lugar nessa lista para investidores iniciantes.

Continua após a publicidade

SelosTodos
CustosNão há
LayoutBom
Nota (Reclame Aqui)8,0
Produtos oferecidosTodos
banco inter logo

Banco Inter

O Inter, banco digital e corretora, oferece um portfólio completo aos seus clientes, além da isenção de taxas tanto na conta digital como nas operações e custódia. Apesar de relatos de atraso na plataforma home broker, o Inter pode ser uma boa opção para quem opera pouco e com pouco dinheiro.

SelosPQO e ANBIMA
CustosNão há
LayoutBom
Nota (Reclame Aqui)7,9
Produtos oferecidosTodos

A Rico é uma corretora que faz parte da XP Inc e tem o objetivo de facilitar o acesso do público aos investimentos. Como parte dessa missão, não há cobrança de taxas e nem corretagem (exceto derivativos). Além disso, o cliente tem acesso a análises e carteiras para ajudar nas suas decisões de compra na bolsa de valores.

SelosCetip e ANBIMA
CustosNão há
LayoutBom
Nota (Reclame Aqui)8,2
Produtos oferecidosTodos
logo da corretora cm capital

Cm Capital

A CM Capital é uma corretora menos conhecida, mas que também fornece um portfólio completo de investimentos. Aqui, ela se destaca pelo baixo custo para investir em ações, já que possui corretagem grátis no lote fracionário (0 a 99 ações). No lote padrão (100 ações), o custo é de R$ 1,99, o que não é o ideal para o pequeno investidor, mas também é um gasto dispensável.

SelosTodos
CustosCorretagem lote padrão R$ 1,99
LayoutBom
Nota (Reclame Aqui)8,3
Produtos oferecidosTodos

A Clear é uma marca da XP Investimentos que facilita o acesso ao mercado de ações, já que não cobra taxa de corretagem do investidor. Recentemente, a corretora lançou uma nova versão do seu home broker, com um layout mais moderno e bastante diferente dos tradicionais.

Continua após a publicidade

Apesar do alto número de reclamações em relação ao funcionamento da plataforma, a Clear pode ser uma boa corretora para iniciantes na bolsa que façam poucas operações e não dependam tanto da eficiência do home broker (como é o caso do day trade).

SelosTodos
CustosNão há
LayoutBom
Nota (Reclame Aqui)7,3
Produtos oferecidosTesouro Direto e Renda Variável

Por fim, vale mencionar que existem outras corretoras com custos baixos que cobram corretagem até R$ 3, como é o caso da Genial Investimentos e da Mirae Asset. Então, caso você tenha preferência por essas instituições, considere se o custo vale a pena, especialmente se você faz poucas operações.

Afinal, qual a melhor corretora de valores para pequenos investidores?

Como você viu, existem diversos aspectos que precisamos avaliar para responder a essa pergunta. Com o ranking, fica bem mais fácil decidir, mas não deixe de explorar as corretoras por si mesmo.

Você verá que nenhuma delas é perfeita e que você sempre vai achar alguém que teve um problema ou está muito insatisfeito com a corretora “X” ou “Y”. Por isso, tire suas próprias conclusões.

Continua após a publicidade

Aliás, se você já investe por alguma dessas corretoras listadas, conta pra gente aqui nos comentários: acertei na análise? Como foi sua experiência? Qual foi a injustiçada que não colocamos na lista?

Espero que esse artigo tenha contribuído de alguma maneira para que você possa tomar boas decisões em relação ao seu dinheiro, já que esse é nosso propósito aqui no iDinheiro.

Se você curtiu esse texto, não esqueça de deixar seu e-mail aqui embaixo e assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como esse na sua caixa de entrada!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

4 comentários

  1. Miguel Martello

    Artigo Perfeito! Acho que vou abrir conta na Órama!!

  2. Manuel Messias

    Gostei muito bem explicativo . perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.