Uma sala enorme, tumulto, muita gente gritando e falando ao telefone. É nisso que você pensa quando se fala em bolsa de valores? Pois saiba que essa cena deixou de existir há um bom tempo! Hoje, graças à tecnologia do home broker, todas as operações são feitas virtualmente.
Felizmente, a popularização da internet tornou o processo de investir em ações bem mais fácil e acessível a todos. O que antes só era possível por intermédio de um operador, hoje pode ser realizado no conforto de casa ou de qualquer lugar, com o seu computador ou até mesmo pelo smartphone.
Continue lendo para entender:
- o que é home broker;
- quais as vantagens de utilizá-lo;
- o passo a passo para investir na bolsa;
- como utilizar o home broker;
- exemplos de vários bancos e corretoras;
- e qual é o melhor home broker.
O que é o home broker e como funciona?
O home broker é uma plataforma online que conecta investidores que querem comprar e vender ativos de renda variável. Seu significado, isto é, a tradução literal para o português, é “corretor de casa”. Ou seja, o home broker levou a função do antigo corretor de ações para dentro da sua casa.
Assim, por meio da corretora de investimentos, podemos acessar a bolsa de valores com autonomia. Com essa tecnologia, é possível:
- comprar e vender ações, ETFs, BDRs, fundos imobiliários e derivativos;
- controlar sua carteira de ativos e o saldo financeiro;
- visualizar gráficos e cotações;
- acompanhar notícias do mercado;
- acompanhar as ordens de compra e venda enviadas para a bolsa.
Um grande diferencial dessa interface, inclusive, é a possibilidade de visualizar todas as cotações em tempo real. Desse modo, o investidor pode acompanhar as oscilações diárias de um ativo para, então, tomar suas decisões de compra e venda.
Vantagens do home broker
O acesso à bolsa de valores em casa não é a única coisa boa dessa tecnologia. Podemos destacar, também, vantagens como:
✔ | agilidade: o home broker eliminou a necessidade de entrar em contato com a corretora para fazer um pedido de ordem, possibilitando que você possa aproveitar as melhores oportunidades de negócio; |
✔ | mobilidade: você só precisa de acesso à internet, assim, você pode operar em casa, durante viagens, ou em qualquer outro lugar que queira; |
✔ | economia: os custos são reduzidos para operar via home broker. Como as operações são feitas pelo próprio investidor, a taxa de corretagem é menor do que as taxas para transações feitas através da Mesa de Operações; |
✔ | monitoramento: você pode acompanhar bem de perto suas operações e saber se as suas ordens já foram executadas, por exemplo. Além disso, você também tem acesso a dados administrativos, como seu saldo financeiro, e pode checar sua carteira de ações sempre que quiser. |
Como operar na bolsa via home broker?
Acessar essa plataforma é muito simples. Confira, abaixo, 3 passos para começar.
1. Escolha uma boa corretora de valores
Em primeiro lugar, para operar na Bolsa de Valores, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores (ou banco digital com corretora). Isso porque todo home broker está atrelado a uma corretora, mesmo que não seja a plataforma exclusiva da instituição em questão.
Então, se você deseja realizar suas próprias operações, escolha uma empresa de confiança, analisando diversos critérios que vão muito além do preço, como:
- a corretora é confiável?
- a interface é agradável?
- como é o atendimento ao público?
- existe alguma taxa para investir pelo home broker?
Vale mencionar que o uso do home broker é grátis, o que você paga são taxas da B3 e da corretora quando faz uma compra ou venda, ou seja, quando você gera uma ordem e ela é executada.
Aliás, algumas corretoras não cobram taxas de corretagem e custódia, podendo ser uma ótima alternativa para quem opera pouco. Veja algumas sugestões:
Para conhecer outras opções, confira os conteúdos:
- Corretoras taxa zero: as melhores sem corretagem em 2023
- Qual a melhor corretora de valores para iniciantes? 8 opções!
- As 11 melhores corretoras de valores para investir em 2023
2. Abra a sua conta e ative a plataforma
Uma vez escolhida a sua corretora, para começar a operar, você deve abrir a sua conta e ativar o seu home broker.
Via de regra, você vai precisar fazer o teste do perfil de investidor antes de ter acesso à plataforma, sendo que a maioria das corretoras só permite esse tipo de operação para investidores com perfil moderado ou arrojado.
Depois disso, aceite os termos de uso do home broker e aguarde a liberação em até 24h.
Feito isso, você já pode começar a operar. Suas ordens de compra e venda serão enviadas para a sua corretora e transmitidas para a B3, que é a Bolsa do Brasil, antiga BM&F Bovespa.
3. Conheça o mercado de ações
Para começar a utilizar o home broker, não basta saber fazer o operacional. É preciso, também, estudar o mercado de ações e a própria plataforma.
Seu sucesso, aliás, virá por meio da união de muita prática e conhecimento. Por isso, é importante aprender como investir em ações, pois existem muitos conceitos e técnicas nesse meio. A partir do momento que você os domina, pode utilizá-los para te auxiliar a encontrar as melhores oportunidades e realizar lucros.
Aqui vão algumas ideias para aprender efetivamente:
- busque artigos sobre termos e processos que você não conhece (aqui no iDinheiro tem vários!);
- siga profissionais do mercado nas redes sociais, como especialistas e analistas de investimentos;
- procure tutoriais e vídeos informativos e educativos sobre os ativos que deseja operar;
- acompanhe notícias de empresas das quais você está interessado em adquirir ações;
- acesse sites de notícias mundiais e procure entender como elas podem afetar o mercado de ações.
É claro que você não vai saber tudo em uma semana ou um mês, mas esse é um bom modo de se familiarizar com o mercado e começar a entender suas dinâmicas. Com o tempo, as coisas ficam muito mais fáceis!
Como usar o home broker?
Para mostrar a interface e as partes que compõem a plataforma, vamos utilizar o home broker do Banco Inter. Escolhemos esse, pois é o formato padrão e muitas corretoras disponibilizam o mesmo, a não ser que seja uma plataforma personalizada.
Abaixo, você vê uma captura de tela da plataforma:
Numeramos as partes mais importantes para fácil entendimento:
- aqui você vê as informações dos papeis adicionados, como cotação máxima e mínima e a variação positiva ou negativa do dia;
- essa janela mostra alguns destaques de papeis, como maiores altas e baixas do dia;
- nessa parte, ficam as ordens lançadas e seu status, como “aberta” ou “executada”, por exemplo;
- esse é o livro ou book de ofertas, onde você vê a cotação do ativo em tempo real.
Além disso, destacamos também a boleta de ordem, onde você coloca todas as informações do ativo que pretende comprar ou vender. Você consegue acessar essa janela clicando nos botões verde e amarelo acima da lista de ativos.
Na boleta, você escolhe o ativo, o preço que quer pagar pela compra ou receber pela venda e a quantidade de papeis que quer negociar. Observe, também, que essa ordem é válida apenas para o dia, mas existem outras opções, como a ordem agendada, caso você não queira realizar a operação hoje.
Essa é só uma visão geral, mas, como você vê, são muitos detalhes! Então, antes de fazer seus investimentos, procure se familiarizar com a plataforma da sua corretora para entender onde fica cada parte, pois pode variar um pouco.
Caso precise de ajuda, não hesite em contatar o atendimento ao cliente e pedir orientações.
Exemplos de home broker
Dependendo da corretora ou banco que você resolver usar para investir, a plataforma pode variar um pouco ou muito. Algumas instituições personalizam seus home brokers, mas isso pode tanto ajudar quanto atrapalhar.
Veja, a seguir, capturas de tela de várias plataformas.
Home broker Banco do Brasil |
Home broker BTG Pactual |
Home broker Clear |
Home broker NuInvest |
Home broker Genial |
Home Broker Itaú |
Home broker Modalmais |
Home broker CM Capital |
Home broker Órama |
Home broker Rico |
Home broker Banco Inter |
Home broker XP Investimentos |
Home broker Banrisul |
Home broker Terra Investimentos |
Home broker Toro Investimentos |
Home broker Warren |
Qual o melhor home broker?
Como você viu, os layouts dos home brokers são bem diversos, alguns escuros, outros mais claros; uns com muitas informações e outros com menos. Mas, no fim das contas, todos têm mais ou menos as mesmas funções, mesmo que apresentadas de maneira diferente.
Por isso, o melhor home broker é aquele ao qual você se adapta bem. Além disso, a maioria oferece opções de personalização, ou seja, você tem liberdade para escolher o que aparece na sua tela.
Mesmo assim, há algumas coisas que você pode avaliar para decidir se vai usar a plataforma ou experimentar outra:
- a plataforma tem boa usabilidade?
- existem gráficos e outras ferramentas de análise?
- ocorreu algum travamento enquanto você usava?
- o atendimento é satisfatório?
- o aplicativo oferece as mesmas funções?
Então, vale a pena fazer testes por um tempo e, se não estiver satisfeito, abrir uma nova conta. Afinal, você pode até mesmo transferir a custódia dos seus ativos para outro banco ou corretora sem custo nenhum.
Conclusão
Antigamente, era realmente complicado investir na bolsa aqui no Brasil. Hoje, já são mais de 5 milhões de brasileiros na B3. Um desses motivos, com certeza, é a facilidade que a tecnologia nos trouxe.
Afinal, você viu como é fácil utilizar o home broker? A ferramenta é excelente para quem quer acompanhar os investimentos de perto, tornando o ato de investir algo bastante autônomo e descomplicado.
Outro detalhe para quem quer começar a fazer uso da ferramenta é lembrar-se que ela é acessada apenas via internet, e depende da rede para funcionar. Portanto, é imprescindível cuidar da proteção dos seus dados de acesso e também da escolha da conexão de internet que você utilizará.
Sugestões de leitura do iDinheiro:
- O que é trader e como se tornar um? Entenda as estratégias!
- Plano de investimentos: o passo a passo para construir o seu!
- Stop loss: o que é e quando usar nos seus investimentos
Perguntas frequentes
- O que é home broker e como funciona?
O home broker é uma tecnologia que permite que investidores acessem a bolsa de valores em seus dispositivos pessoais, como um computador ou o celular. Ele é o meio de compra de ações e outros ativos negociados em bolsa.
- Qual é o melhor home broker?
O melhor home broker deve ser aquele ao qual o investidor se adapta. Hoje, existem diversos modelos, alguns mais tradicionais e outros customizados pelas corretoras. Experimente e escolha o que funciona melhor para você!
- Quais bancos têm home broker?
Todos os grandes bancos e alguns bancos digitais têm home broker. Alguns deles, são: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa, Inter e C6.
- Qual corretora não cobra taxa de corretagem?
Diversas corretoras não cobram taxa de corretagem no home broker. Alguns exemplos, são: Órama, Rico, Toro, Inter, C6, Warren e Clear.