É melhor investir em banco ou corretora? Entenda como escolher!

Veja se é melhor investir em banco ou corretora conforme o seu perfil e o que avaliar antes de tomar uma decisão!

Escrito por Melissa Nunes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Se você quer aplicar o seu dinheiro, mas não sabe se é melhor investir em banco ou corretora, é importante saber como funciona cada instituição.

Isso porque cada alternativa oferece um conjunto de opções e vantagens distintas. Por exemplo, as corretoras de valores oferecem mais opções de ativos financeiros, além de terem foco no investimento de clientes.

Por outro lado, os bancos disponibilizam pacotes de serviços essenciais, como transferências e extratos, e englobam diversos tipos de investimentos, além de seguros, empréstimos e serviços de crédito.

Nesse sentido, vale a pena conhecer os principais fatores de comparação entre as corretoras e os bancos, como as suas taxas, vantagens, serviços e pontos positivos.

Qual a diferença entre bancos e corretoras de investimentos?

As principais diferenças entre os bancos e as corretoras de investimentos estão basicamente na maneira como cada um opera.

logo idinheiro BancosCorretoras
Autorização de funcionamentoBanco CentralBanco Central e CVM
Atividades principaisMovimentações financeiras
Operações de crédito e financiamento
Investimentos
Operações em bolsa de valores
Segurança da contaSaldo coberto pelo FGCMecanismo de Ressarcimento de Prejuízos
Diversidade de produtosBaixaAlta

Do ponto de vista legal e regulatório, ambas instituições se submetem às normas do Sistema Financeiro Nacional, sendo fiscalizadas por órgãos como o Banco Central do Brasil (Bacen) e pela Comissão de Valores Mobiliário (CVM).

No entanto, existem diferenças em suas formas de atuação. Os bancos ganham dinheiro com as movimentações dos seus clientes por meio de empréstimos, financiamento de cartão de crédito, juros e rentabilidade da poupança.

Já as corretoras lucram com as transações realizadas e pela quantidade de dinheiro que o cliente aloca em sua conta. Com isso, a companhia recebe uma quantia por cada investimento efetuado.

Assim, as principais características que diferenciam as organizações são as suas taxas, produtos, serviços e plataformas.

Posto isso, cabe ressaltar que enquanto as questões de segurança, não existe diferença entre um banco e uma corretora. Isso se dá porque o risco de um banco falir é o mesmo de uma instituição.

Contudo, o dinheiro reservado na conta da corretora não tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), enquanto em um banco a cobertura pode chegar até R$ 250 mil. No entanto, a corretora de valores também conta com o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), que assegura até R$ 120 mil em caso de erros ou omissões da instituição.

Ainda assim, é importante ressaltar que, caso algo aconteça com a corretora, o dinheiro investido em produtos está seguro, uma vez que ela é apenas uma intermediadora.

Vantagens e desvantagens de investir em bancos

Algumas das vantagens que um banco oferece estão no acesso ao capital do investidor, cuja renda normalmente cai diretamente na conta bancária. Nesse caso, existe um ganho em praticidade e rapidez para o correntista que utiliza os serviços da própria organização financeira.

Por outro lado, uma desvantagem é que os bancos costumam cobrar taxas maiores do que as corretoras.

Confira a seguir alguns dos principais pontos de análise e saiba como funciona o sistema das instituições bancárias, avaliando se é melhor investir em banco ou corretora:

1. Taxas

Tradicionalmente, os bancos costumam cobrar taxas que a maioria das corretoras não trabalha mais ou oferece um custo mais baixo, como:

  • taxa de abertura e manutenção de conta;
  • taxa de custódia; e
  • taxa de corretagem.

Por isso, utilizar os serviços de um banco comum pode sair mais caro. No entanto, hoje existem as contas digitais, que contam com o mesmo nível de segurança regulatória dos bancos tradicionais, mas que, em geral, não cobram taxas em diversos serviços.

Conheça mais sobre bancos digitais: Qual o melhor banco digital no Brasil? Veja o ranking

2. Produtos e serviços

A área de investimentos que um banco oferece é um diferencial, e não o seu foco, já que sua principal fonte de receita vem dos serviços de crédito.

Assim, é importante saber que bancos costumam ser menos diversos nas opções de aplicações financeiras. Na maioria dos casos, eles costumam oferecer apenas as da própria instituição.

Por exemplo, se um investidor abre uma conta no Banco do Brasil, ele terá títulos e fundos do próprio BB. Contudo, alguns bancos distribuem ativos de outras instituições, especialmente fundos de investimento. Mesmo assim, a diversidade é bem menor do que nas corretoras de valores.

Entre os principais produtos que uma instituição bancária possui em seu catálogo de investimentos, se destacam:

ProdutoDescrição
Certificado de Depósito Bancário (CDB)O CDB é um tipo de produto financeiro ofertado por bancos de investimento, comerciais ou múltiplos, que promove a captação de recursos de quem tem interesse em investir, seja pessoa jurídica ou física. Ao comprar esse produto, o investidor recebe em troca os rendimentos dos juros dos títulos.
Fundos de investimentoUm fundo de investimento é um modelo de aplicação financeira coletiva que agrega recursos de diferentes investidores, sendo administrado por um gestor profissional, responsável por tomar decisões de investimentos em nome do grupo.
PoupançaA poupança é um tipo de investimento tradicional, e, por isso, é oferecido por grande parte das instituições financeiras. Na maioria dos bancos, a conta poupança é disponibilizada de forma atrelada à conta corrente, onde o cliente pode guardar o seu dinheiro sem pagar nenhuma tarifa extra pelo serviço.

Enquanto isso, os principais serviços essenciais que um banco oferece são:

ServiçoDescrição
Extrato bancárioO extrato bancário é um tipo de documento que mostra toda a movimentação financeira de uma conta durante diversos períodos.
TransferênciasA transferência bancária é um pagamento eletrônico que envia dinheiro de uma conta para outra, podendo ser realizada pela internet nas modalidades de TED, DOC e PIX, ou em caixas eletrônicos.
Conta correnteConsiderado um dos principais serviços que os bancos oferecem, a conta corrente oferece fácil acesso ao dinheiro depositado nela, além de ser uma modalidade que permite movimentações, pagamentos, depósitos e saques.

3. Plataformas

Apesar da oferta de serviços mais completa, é notável que a área de investimentos dos bancos costuma ser pouco desenvolvida. Assim, as plataformas podem ser pouco intuitivas e de difícil navegação.

Contudo, isso não é uma regra. Da mesma forma, existem corretoras com interfaces não muito amigáveis, mesmo atendendo ao investidor de varejo.

Assim, antes de optar em investir em banco ou corretora, considere pesquisar as plataformas que eles oferecem, já que esse fator pode proporcionar mais praticidade nas suas transações.

Vantagens e desvantagens de investir em corretoras

Para escolher se é melhor investir em banco ou corretora, é importante conhecer os pontos diferenciados das duas instituições.

Em um primeiro momento, umas das vantagens que uma corretora oferece são as maiores opções de produtos com boa rentabilidade. Isso porque essas empresas são focadas em investimentos, e, nesse sentido, existe uma grande variedade no seu portfólio.

Com atendimento exclusivo aos investidores, as corretoras também ofertam carteiras de investimentos conforme cada perfil, além de produtos personalizados.

Veja a seguir algumas informações acerca das taxas, produtos e serviços, dentre outras questões que envolvem as corretoras de valores:

1. Taxas

Atualmente, muitas corretoras oferecem taxas mais atrativas, visando captar e fidelizar clientes para sua atividade principal e intermediar a relação entre o cliente e o mercado financeiro.

Inclusive, vale ressaltar que determinadas instituições oferecem taxa zero, isentando o investidor de tarifas administrativas e taxas como a de corretagem ou de custódia.

Conheça as corretoras taxa zero: Corretoras corretagem zero: as 12 sem taxa!

2. Produtos e serviços

As corretoras oferecem um portfólio diversificado, uma vez que disponibilizam produtos de diferentes instituições, remuneradas conforme a distribuição de serviços.

Nesse sentido, um investidor encontrará títulos e fundos de muitas instituições diferentes em uma única corretora de valores. Ainda, a taxa de rentabilidade costuma ser bem mais alta do que nos bancos, já que é possível encontrar títulos de emissores grandes, médios e pequenos.

Conheça um pouco sobre os principais produtos e serviços que as corretoras oferecem:

ProdutosDescrição
Renda fixa privadaNas corretoras de investimentos é possível encontrar CDBs, LCIs, LCAs e outros produtos de renda fixa emitidos pelas mais diversas instituições financeiras nacionais.
Títulos do Tesouro DiretoO Tesouro Direto é uma plataforma do Tesouro Nacional com finalidade de ofertar ao mercado títulos de renda fixa emitidos pelo governo. É possível investir via bancos, corretoras ou diretamente pelo site do Tesouro.
Fundos de investimentoCorretoras e distribuidoras de valores costumam formar parcerias com gestoras e administradoras de fundos, ofertando seus produtos na sua plataforma.
Bolsa de ValoresOutra opção de ativos que pode ser adquirido por uma corretora são aqueles negociados na bolsa de valores, como ações e fundos imobiliários.

Enquanto isso, os principais serviços que uma corretora oferece, são:

ServiçosDescrição
Assessoria de investimentosA assessoria de investimentos da suporte e orientação a investidores na gestão de aplicações financeiras, ajudando a trazer os melhores retornos conforme o perfil e objetivos do cliente.
Gerenciamento de carteira de ativosO serviço de gerenciamento de carteira costuma ser oferecido aos investidores com patrimônio maior, possibilitando que profissionais façam a aplicação e gestão de recursos.
Análises do mercado financeiroAs corretoras também costumam ter um time de analistas profissionais para prover análises do mercado e montagem de carteiras de investimento recomendadas.

3. Plataformas

Como o foco das corretoras de valores são os produtos de investimentos, essas instituições costumam ter plataformas mais desenvolvidas, com interface amigável e de fácil navegação.

Para o investidor de bolsa, também é possível operar por um home broker mais eficiente e, até mesmo, contratar plataformas gráficas profissionais.

Por isso, se você busca saber se é melhor investir em banco ou corretora, especialmente para operar em renda variável, é necessário levar esse ponto em consideração. 

Bancos tradicionais ou bancos digitais?

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a abrir conta em bancos digitais, especialmente quando se trata de segurança. Porém, é importante saber que os bancos nativos digitais passam pelos mesmos processos de aprovação do Banco Central que os bancos tradicionais.

Suas principais vantagens, são:

  • abertura de conta menos burocrática e 100% virtual;
  • isenção de diversas taxas;
  • serviços de crédito com taxas competitivas.

Já em relação aos bancos tradicionais, podemos citar:

  • presença de agências físicas;
  • relação mais próxima com o gerente de contas;
  • maior solidez e tradição.

Assim, na hora de escolher entre um banco digital e tradicional, o ideal é avaliar os serviços essenciais e os custos das operações, principalmente, além de analisar se o tipo de atendimento e suporte oferecido é compatível com a sua expectativa.

Se você preza pelo atendimento personalizado e o contato humano, talvez os bancos tradicionais possam ser uma boa opção. Agora, se você busca autonomia e liberdade de escolha entre diferentes tipos de investimentos, os bancos digitais podem atuar de maneira mais efetiva em suas necessidades.

Afinal, é melhor investir em banco ou corretora?

Entender a diferença entre os bancos e corretoras de valores é indispensável para saber se é melhor investir em banco ou corretora conforme o seu perfil.

Se, por um lado, um banco é necessário para realizar transações bancárias, as corretoras contribuem com a diversificação de investimentos e aumentam as chances de valorização do patrimônio.

Assim, se você deseja uma experiência completa nos seus investimentos e mais opções, a melhor opção pode ser as corretoras. Aqui estão algumas sugestões:

Órama
Órama
Corretora taxa zero
BTG Pactual
BTG Pactual
Corretora e banco digital completo
Toro Investimentos
Toro Investimentos
Corretora taxa zero do Grupo Santander

No entanto, se, além do serviço de intermediação, você visa ter acesso a outros serviços bancários, a escolha que melhor pode te atender é um banco. Algumas das melhores opções, são:

Inter
Inter
Banco digital taxa zero
BMG Invest Digital
Banco BMG
Segurança e rentabilidade
Conta Itaú padronizada
Banco Itaú
Melhor banco tradicional para investir

Contudo, o ideal seria você ter uma conta em ambas as instituições para que você possa usufruir de todos os benefícios em relação aos tipos de investimentos disponíveis no mercado.

Quer conhecer mais sobre o universo financeiro? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro!

Perguntas frequentes

  1. Qual a melhor corretora para investir?

    A análise das melhores corretoras é complexa, e, por isso, a resposta nem sempre será a mesma para todos os investidores. Contudo, você pode estabelecer os filtros que julga mais importantes como facilidade de abertura de conta, variedade nos produtos e investimentos, tarifas, dentre outras.

  2. Qual o melhor banco para investir?

    Se você ainda não possui conta em um banco, a melhor opção pode ser optar por um banco digital, uma vez que ele oferece serviços e produtos com taxas mais baixas, além de burocracia reduzida.

  3. É seguro investir em corretoras de valores?

    Sim, as corretoras também precisam ser autorizadas pelo Banco Central para funcionar, além da CVM. Embora o dinheiro depositado em conta não seja protegido pelo FGC, como nos bancos, o dinheiro investido não fica associado ao risco da corretora.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp