Em busca da melhor alternativa para atuar no mercado financeiro, muitos investidores podem se perguntar se o BTG Pactual é bom e seguro para iniciar seus investimentos. Sendo um dos nomes mais consolidados no segmento, o banco atrai a atenção de clientes interessados em uma instituição confiável para começar a investir, principalmente pela diversidade de serviços que oferece em seu catálogo.
Onde se destaca
★ Oferece gestão de patrimônio
★ Oferece assessoria de investimentos
★ Conta digital e cartão de crédito
★ Conta global para compras ou investir no exterior
★ Conta para seus filhos
★ Seguro de vida, de conta e de cartão
O BTG Pactual é bom para investir?
Em geral, sim, o BTG Pactual é uma boa opção para aplicar em investimentos. No entanto, é interessante considerar alguns fatores, como:
- avaliações de outros usuários;
- experiências de clientes;
- certificações e premiações.
Nesse sentido, consideramos algumas fontes de informações mais relevantes para que cada pessoa possa avaliar se os números são satisfatórios:
- Consumidor.gov.br: índice de solução – 73% (6 meses)
- Nota no Reclame Aqui: acima de 8 (ótima)
- Nota média nos apps (Android e iOS): 4,5
É interessante ressaltar que o BTG Pactual tem um bom histórico de notas no Reclame Aqui, acumulando uma reputação ótima nos últimos 12 meses e 6 selos RA1000, que garante que a empresa atenda a uma série de exigências.
Vale mencionar que o registro de reclamações é bastante inferior ao de outras empresas do segmento. Mesmo assim, usuários relatam dificuldades de acesso à conta ou de encerramento, problemas operacionais e para contatar o atendimento.
De forma geral, a iniciativa tem credibilidade positiva entre os investidores, apesar das tarifas também aparecem como ponto negativo. Nesse caso, as avaliações também ajudam a avaliar se o BTG Pactual é bom para investir, mas, em um parâmetro mais amplo, as constatações são positivas.
O BTG Pactual é seguro e confiável?
Sim, é uma instituição segura e confiável. Mesmo assim, para avaliar a confiabilidade do BTG Pactual, é importante entender a segurança que a plataforma oferece para os clientes. Afinal, trata-se de um serviço que permite a transação direta de recursos financeiros pela internet, o que exige maiores cuidados.
A princípio, o BTG Pactual tem todas as autorizações dos órgãos de regulação para operar online. São eles:
- Banco Central do Brasil;
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Brasil, Bolsa, Balcão (B3);
- Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA);
- BM&F Bovespa Supervisão de Mercados (BSM).
Além disso, o próprio BTG Pactual é uma empresa de capital aberto, com ações disponíveis na B3 (BPAC). Dessa forma, é possível garantir que se trata de uma ferramenta de investimentos autêntica e legítima.
Por fim, o banco também é membro do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura o pagamento de montantes em produtos bancários da renda fixa em caso de calote da instituição. Conheça mais sobre esse seguro: FGC: como funciona e quais investimentos são garantidos.
O Banco BTG é bom?
Pelo seu histórico, podemos dizer que o BTG Pactual é bom no que faz. O banco foi fundado em 1983, já acumulando 40 anos de tradição no mercado brasileiro, e conta também com escritórios em ao menos 9 países nas Américas e no Reino Unido.
Entre os produtos e serviços oferecidos no seu ecossistema, estão:
- conta corrente digital (PF, PJ, menor de idade e internacional) e de investimentos;
- cartão de crédito com bandeira Mastercard;
- ferramenta de gestão financeira (Finanças+);
- carteiras de investimentos recomendadas;
- seguro de vida, de conta e de cartão;
- crédito pessoal e consignado;
- programa de fidelidade;
- simuladores e calculadoras.
O Banco BTG Pactual também conta com uma das plataformas mais modernas entre os varejistas, podendo ser acessada via aplicativo ou desktop.
Prêmios
Existem algumas indicações que podem ajudar o investidor a decidir se o BTG Pactual é bom. O serviço já foi indicado ao prêmio RECLAMEAQUI na categoria Plataformas Digitais de investimentos, além de a instituição acumular seis selos RA1000, certificação do Reclame Aqui.
Outras publicações também incluem prêmios como:
- Melhor Banco de Investimentos no Brasil, no Chile e na Colômbia, eleita pelo World Finance em 2018;
- Melhor plataforma do Brasil, eleita pela equipe de Research pelo terceiro ano consecutivo em 2018, 2019 e 2020;
- Premiação de Melhor Gestora de Fundos pela World Finance, em 2019;
- Excelência no relacionamento com cliente, Associação Brasileira de Telesserviços, em 2021.
Veja mais na página do BTG Pactual.
Vantagens e desvantagens de investir no BTG Pactual
Além dos detalhes técnicos e características do serviço, o investidor que busca saber se o BTG Pactual é bom também pode avaliar as vantagens que a plataforma pode oferecer, bem como os pontos negativos que podem afetar sua decisão. Veja abaixo:
Vantagens
✓ bom histórico de avaliações positivas;
✓ plataforma moderna e estável, com pouca instabilidade de serviço;
✓ alta diversidade de produtos e serviços;
✓ isenção de taxas de abertura e manutenção de contas;
✓ 8 saques gratuitos por mês nas redes Banco24Horas.
Desvantagens
✗ aplicativos separados para conta corrente e conta de investimentos (pode ser uma desvantagem para quem prefere acessar tudo junto);
✗ conta para menores não tem acesso aos investimentos (é possível investir, mas o menu fica junto à conta do responsável).
Como abrir conta no BTG Pactual?
Depois de definir que o BTG Pactual é bom, o investidor pode abrir uma conta de forma prática e simples pela internet. Para começar, faça o download do app BTG Pactual em seu dispositivo móvel. O aplicativo está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. Em seguida, basta entrar na aplicação e selecionar a opção de abertura de conta.
O processo é rápido, com o preenchimento de algumas informações para completar o perfil que seguirá para aprovação. Ainda, será necessário enviar uma foto de rosto com um documento oficial, para garantir a identidade do titular. Os requisitos para ter a conta aprovada incluem:
- ter mais de 18 anos;
- estar com o CPF regularizado junto à Receita Federal e aos órgãos de proteção ao crédito;
- ter uma conta corrente ativa em outra instituição financeira, para transferência de recursos.
Os documentos para abrir uma conta no BTG Pactual são simples, sendo apenas um documento de identidade e um comprovante de residência.
Caso seja aprovado, o investidor já terá sua conta liberada, com acesso a todos os produtos e serviços da plataforma. No entanto, é importante saber que que a abertura pode ser negada, mesmo sem motivo aparente, após avaliação do time de compliance do banco.
Conheça mais sobre o BTG Pactual
Fundado em 1983, por Luiz Cezar Fernandes, André Jacurski e Paulo Guedes, o banco BTG Pactual (BPAC11) é hoje o maior banco de investimentos na América Latina. Além da atuação no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Argentina, também está presente nos EUA, em Londres e em Portugal. Mais do que oferecer investimentos, o BTG Pactual também serve outros segmentos:
- Wealth management (gestão de patrimônio)
- Corporate lending (crédito corporativo)
- Sales & trading (formação de mercado, corretagem, operações, etc.)
- Asset management (gestão de ativos)
- Research (casa de análises)
- Third party distribution (distribuição de fundos)
Já a plataforma de investimentos digital da instituição foi lançada em 2016, com o objetivo de proporcionar ao cliente novas possibilidades de aplicar e administrar recursos virtualmente.
Ainda em 2006, o BTG Pactual foi adquirido pelo Banco Suíço, maior companhia bancária da Suíça, e recebeu um aporte de U$ 2,6 bilhões, posicionando a iniciativa entre os principais bancos do Brasil. Além da função principal, o serviço também disponibiliza outros produtos, como uma conta digital vinculada ao perfil do investidor, e suporte especializado para atender os usuários.
Produtos e serviços do BTG Pactual
Como mencionado, o BTG Pactual é uma plataforma bastante completa e oferece boa diversidade de produtos de investimento, plataformas e serviços ligados às necessidades do investidor. Veja, abaixo, a relação de produtos oferecidos:
Segmento | Produtos |
---|---|
Serviços financeiros | Conta digital (PF, PJ, menor de idade, internacional), cartão de débito e crédito Mastercard, crédito pessoal e consignado, câmbio, seguro de vida. |
Renda fixa | Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures. |
Renda variável | Ações, opções, BDR, ETF, FII, futuros de ações, minicontratos (índice, dólar, S&P), contratos cheios (índice e dólar), contratos BM&F, termo. |
Criptomoedas | Bitcoin, Ether, Solana, Polkadot, USD Coin, The Sandbox, Decentraland, Cardano, BTG Dol, Dogecoin e mais. |
Outros | COE, fundos de investimento, previdência privada, aluguel de ações. |
Plataformas | Profit One, Plus, Pro e Ultra TraderEvolution Pro Fast Trade Starter e Pro Tryd Trader e Pro PnT Básico e Avançado MetaTrader 5 SmarttBot Trademap Starter Valor Pro Ouro e Prata Trading News Kinvo Scalper Pro CodeTrading |
Como você pode ver, a corretora tem alternativas interessantes também em plataformas gráficas, o que pode ser especialmente importante para quem pretende fazer trading ou análises de mercado.
Também é possível fazer investimento em criptomoedas diretamente pelo aplicativo da corretora, facilitando o processo para quem já é cliente. No entanto, uma experiência melhor se dá utilizando a plataforma Mynt (veja detalhes abaixo).
Ainda, para definir se o BTG Pactual é bom, vale a pena conhecer mais sobre seus produtos e também sobre os serviços auxiliares da ferramenta. Por isso, veja mais detalhes sobre alguns de seus recursos:
Invest Flex
O Invest Flex é um serviço exclusivo que analisa o perfil e as movimentações do investidor, disponibilizando um crédito para operar mesmo sem saldo ativo na conta. Em outras palavras, se trata de uma alavancagem financeira, aumentando a exposição do investidor sem, necessariamente, aumentar seu aporte aplicado.
De qualquer forma, esse é um recurso que adiciona mais risco à carteira do investidor e seu uso deve ser avaliado com cautela.
Análises e relatórios
O BTG Pactual também conta com um serviço exclusivo de análises. Consultores e especialistas oferecem avaliações gratuitas para os clientes, considerando as melhores oportunidades de acordo com o mercado e com o perfil de cada usuário.
O recurso também disponibiliza análises de estratégias e atividades de day trade, para auxiliar diferentes perfis de clientes em seus objetivos. As análises podem ser individuais ou por meio de eventos semanais planejados pela própria plataforma, com profissionais de cada ramo.
Carteiras recomendadas
Além das análises, o BTG Pactual também opera com o serviço de carteiras recomendadas para o investidor. Elas atendem diferentes objetivos, como: dividendos, fundos imobiliários, small caps, BDR, criptoativos e mais.
Esse recurso é especialmente vantajoso para investidores iniciantes, que podem estar em dúvida sobre quais produtos adquirir. Além disso, o suporte com profissionais de análise também aumenta a confiança do investidor em seus ativos.
Mynt
Lançada em 2022, a Mynt é a plataforma de criptomoedas do BTG Pactual, oferecendo mais uma opção de investimentos aos clientes. Por lá, você pode investir em 27 ativos: Bitcoin, Ether, Aave, Solana, Polkadot, Uniswap, Lido, Polygon, Curve, USD Coin, The Sandbox, Decentraland, Cardano, BTG Dol, Chainlink, ApeCoin, Quant, MarkerDAO, Avalanche, Cosmos, Stellar, Algorand, Synthetix, Optimism, Compound, Dogecoin, LiteCoin.
Essa forma de negociação não é equivalente à uma exchange, visto que ainda existem algumas limitações. Por exemplo, ainda não é possível retirar os ativos para uma carteira de criptomoedas e também não há muitas informações sobre as negociações.
De qualquer forma, é uma alternativa lançada pelo banco que deve apresentar melhorias contínuas. Ainda assim, a plataforma é independente e uma nova conta deve ser aberta pelos que se interessarem, diretamente no site da Mynt.
Fundos de investimento BTG Pactual
Se você está procurando saber se o BTG Pactual é bom, vale a pena conhecer mais sobre os fundos de investimento que a plataforma disponibiliza. Isso porque trata-se de um dos grandes destaques do banco, com inúmeras alternativas vantajosas para os clientes. Alguns de seus fundos chegaram a mais de 90 milhões de cotas negociadas, trazendo vantagens como menor exposição e maior praticidade de investimento.
Existem vários produtos de diferentes áreas, como fundos de renda fixa, ações, cambiais e multimercado. Entre seus destaques, está o popular BTG PACTUAL TESOURO SELIC FI RENDA FIXA SIMPLES, um fundo destinado àqueles que querem investir no Tesouro Selic sem pagar taxas de administração.
Outro fundo interessante é o BTG PACTUAL EXPLORER FI MULTIMERCADO, indicado para perfis moderados e que opera nos mercados de juros, câmbio e dívida pública, uma alternativa para quem quer diversificar a carteira.
De qualquer forma, clientes da plataforma digital possuem total acesso aos fundos do banco, podendo adquirir cotas diretamente pelo celular.
Simuladores BTG Pactual
Finalmente, os simuladores da plataforma também podem influenciar na avaliação se o BTG Pactual é bom. O serviço é gratuito para todos os usuários, e pode ajudar a definir quais os melhores produtos com base no perfil informado. Atualmente, é disponível um simulador conjunto de Previdência e Investimentos.
A ferramenta solicita algumas informações gerais sobre o usuário, como:
- principal objetivo ao investir;
- se já possui outros produtos;
- o prazo que espera para resgatar os rendimentos;
- patrimônio atual e outros recursos disponíveis.
O resultado pode ser salvo pelo investidor, e ajuda a guiá-lo entre as melhores ofertas da plataforma, tudo 100% digital.
Taxas e custos do BTG Pactual
Investidores que procuram saber se o BTG Pactual é bom, também se interessam pelas taxas e custos da plataforma. Afinal, é um dos principais fatores que podem influenciar o serviço.
Por isso, confira algumas dessas tarifas e como elas interferem em cada produto:
Abertura e manutenção de conta (corrente e de investimentos) | Isento |
Transferência via TED/Pix | Isento |
Taxa de custódia | Isento |
Fundos de investimento | Apenas custos dos fundos |
Previdência privada | Sem taxa de carregamento |
Taxa de corretagem (autoatendimento) | – Isento: fundos imobiliários e day trade de ações, ETF e minicontratos com RLP ativo – R$ 4,50 a R$ 0,25 (regressiva): ações, opções, BDR, ETF – R$ 2,00 a R$ 0,50 (regressiva): futuro de ações – R$ 0,95 a R$ 0,05 (regressiva): minicontratos – R$ 3,90 a R$ 1,20 (regressiva): contratos cheios – R$ 30,00 a R$ 12,29 (regressiva): outros contratos BM&F – Exercício de opções: 0,5% do volume exercido – Criptomoedas: 1% |
Câmbio | Taxa de contrato: R$ 90,00 |
Outros custos | Confira a tabela de custos |
Como podemos ver, o BTG Pactual ainda cobra algumas taxas que já foram isentadas em outras corretoras de investimentos. Isso não é, necessariamente, um ponto negativo, visto que a plataforma apresenta qualidade excelente e bom atendimento ao cliente.
Mesmo assim, para quem pretende investir em ações, por exemplo, o custo de corretagem pode ser desencorajador. Como alternativa, é possível procurar uma assessoria especializada e fazer uma negociação por taxas menores.
Afinal, o BTG Pactual é bom?
Definir se o BTG Pactual é bom para investir é uma análise bastante pessoal, pois leva em consideração, principalmente, as impressões do próprio investidor. Afinal, mesmo se apresentar inúmeras ferramentas, ainda pode não atender por completo as necessidades do usuário.
Nesse caso, antes de chegar a uma conclusão definitiva, vale a pena analisar o que você busca em uma plataforma de investimentos.
Por outro lado, a ferramenta traz recursos interessantes para os clientes, cumprindo sua função enquanto facilitador de transações financeiras virtuais. Além disso, seus serviços adicionais também se destacam, permitindo que o usuário tenha uma experiência completa em todas as etapas que envolvem a aplicação de recursos.
Dessa forma, é possível definir, em um primeiro momento, que o BTG Pactual é bom e pode valer a pena para o investidor que procura uma nova plataforma.
E aí, você possui conta ou já investiu no BTG Pactual? Conta pra gente nos comentários qual foi a sua experiência!
Leia mais sobre o BTG Pactual no iDinheiro:
- Home broker BTG Pactual: como comprar e vender ações e mais
- Conta para seus filhos BTG Pactual: como funciona? Vale a pena?
- Como investir no BTG Pactual? Passo a passo!
Perguntas frequentes
- É seguro investir no BTG Pactual?
Sim! O BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina e conta com toda a regulamentação necessária para funcionar.
- Quais as vantagens do banco BTG Pactual?
As vantagens do BTG Pactual incluem: conta corrente sem custo, cartão de crédito, conta de investimentos, diversidade de produtos, plataforma moderna, excelente reputação, entre outros.
- Quanto rende a conta BTG Pactual?
A conta de investimentos do BTG Pactual rende 10% do CDI. Porém, é possível aplicar o dinheiro em CDB de liquidez diária com rendimento acima de 100% do CDI.
- O BTG Pactual aceita conta para menor de idade?
Sim, é possível abrir conta para menor de idade no BTG Pactual usando a “conta para seus filhos”, que pode ser aberta por meio do cadastro do responsável.
- Qual é a corretora do BTG?
A corretora do Banco BTG Pactual é a BTG PACTUAL CORRETORA DE TIT. E VAL. MOBILIARIOS S/A.
- O que é melhor, BTG ou XP?
Tanto o BTG Pactual como a XP Investimentos são boas corretoras. Em comum, são duas das maiores corretoras do Brasil, oferecem produtos de renda fixa e renda variável, cobram taxa de corretagem e disponibilizam conta e cartão.
- Qual o valor mínimo para investir na BTG?
Não há valor mínimo específico para investir na corretora do BTG Pactual. O valor depende do produto escolhido. Na renda fixa, por exemplo, é possível encontrar títulos a partir de R$ 50.
Olá estou analisando o BTG a algum tempo, e com esta instabilidade do nosso governo, como seria se houvesse uma alteração na poupança ou previdência pelo governo no seu banco, aconteceria o mesmo que um banco comum, meu dinheiro ficaria retido. Que risco correria?
Olá, Helena! Pela legislação atual, não há possibilidade de confisco de investimentos pelo governo. Caso houvesse alguma mudança nesse sentido, também não seria da noite para o dia, justamente porque a legislação não permite. Nesse caso, pode ficar despreocupada quanto a isso, pois você teria tempo para reorganizar suas finanças. Se uma alteração radical fosse aprovada, provavelmente afetaria todo o sistema bancário e não apenas uma ou outra instituição em particular.