Nubank Cripto: como comprar criptomoedas?

Nubank Cripto é a nova plataforma da fintech para a compra de criptomoedas, e pode facilitar o seu acesso a esse mercado. Conheça mais!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Um dos maiores bancos digitais da atualidade lançou uma nova plataforma de criptomoedas, o Nubank Cripto. Com isso, essa modalidade de investimentos virtuais pode se tornar mais acessível ao grande público da fintech.

Com a ferramenta, os usuários poderão negociar ativos digitais com mais facilidade, além de permitir a compra e venda de frações de criptomoedas, exigindo um aporte menor dos investidores.

No entanto, por ser uma novidade, muitos clientes podem ter dúvidas sobre como utilizar as funções da plataforma ou ter receio sobre a confiabilidade das operações. Por isso, confira as vantagens e os riscos de utilizar as ferramentas do roxinho para comprar criptomoedas, e saiba como ativar essa função no seu aplicativo.

O que é Nubank Cripto?

O Nubank Cripto é uma ferramenta lançada pelo Nubank em 2022 com o propósito de facilitar a compra e venda de criptomoedas diretamente pela plataforma da instituição. A aplicação havia sido anunciada em maio do mesmo ano, mas passou a operar apenas em julho. Atualmente, já está disponível para todos os 50 milhões de usuários brasileiros do Nubank. 

A proposta da função Cripto é ampliar o acesso ao universo dos ativos digitais, facilitando as negociações para investimentos. Com o recurso, você não precisa se cadastrar em uma corretora para adquirir criptomoedas, utilizando diretamente o aplicativo e o saldo da sua conta.

Além disso, também existe a opção de acompanhar os ativos comprados e monitorar a valorização das unidades da carteira sem precisar sair da tela.

A custódia dos ativos é feita pela provedora de infraestrutura em blockchain Paxos, que atua como a corretora oficial integrada a fintech. No momento, o Nubank Cripto funciona apenas por aplicativo em sistema Android e iOS.

Com o recurso prático, a instituição também começou a disponibilizar conteúdos educativos sobre as moedas que podem ser negociadas, como forma de integrar mais o público a esse segmento, facilitando as negociações para os usuários.

Para que servem as criptomoedas?

Em um primeiro momento, as criptomoedas foram criadas com a intenção de atuarem como formas de transação comercial e pagamentos. Em outras palavras, voltadas para a compra de produtos e serviços, assim como outros formatos.

No entanto, o maior uso dessas moedas é, atualmente, para a valorização e especulação financeira. Isso porque as criptomoedas vão além do universo financeiro e impactam diretamente na aplicação de tecnologias que estão transformando setores de serviços e desenvolvimento.

Dessa forma, tornaram-se ativos sólidos que, apesar de oscilar no mercado, registram altas valorizações por conta do valor que representam para os investidores.

Além disso, os recursos que permitiram o lançamento de criptomoedas também foram responsáveis pela criação de novas tecnologias, como NFTs e metaverso e para a criação de novos tipos de aplicativos.

Com isso, as criptomoedas também se tornaram moedas de troca dentro desses sistemas, ajudando a construir uma nova forma de interação e negociação virtual.

Por conta desse potencial, muitas pessoas passaram a usar as criptomoedas como uma reserva a longo prazo, motivo, inclusive, que contribuiu para o desenvolvimento do Nubank Cripto, uma ferramenta mais acessível para muitos usuários. Assim, é possível comprar as moedas por um preço, vender por outro e tentar lucrar com a operação.

Essa operação se tornou especialmente popular nos últimos anos. Segundo uma pesquisa divulgada pela CNN, com base em dados da B3 e da Comissão de Valores Mobiliários, o número de pessoas que investem em criptomoedas no Brasil cresceu 938% em 2021.

Por esse motivo, as criptomoedas assumiram muito mais funções do que as pensadas originalmente, e seguem com intenção de se tornarem o formato mais popular de moeda no futuro.

Quais moedas há no Nubank Cripto?

Atualmente, o Nubank Cripto possui apenas duas moedas em seu catálogo de operações: Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Por ser uma novidade no mercado e atuar há menos tempo do que outras corretoras convencionais, a ferramenta ainda não se desenvolveu para receber ativos secundários, mesmo que populares no mercado.

Nesse caso, é importante que você saiba quais são as suas opções antes de utilizar a ferramenta para consolidar os seus planos de aplicação.

Veja mais detalhes sobre as moedas aceitas dentro do Nubank Cripto e porque elas foram escolhidas nesse primeiro momento:

Bitcoin

O Bitcoin é uma das moedas disponibilizadas pelo Nubank Cripto, como esperado pelo mercado após o anúncio da ferramenta. Isso pelo fato de o Bitcoin ser o criptoativo mais famoso do mercado, com o maior número de valorizações e mais procuras entre os usuários.

Ao longo dos anos, seu preço sofreu saltos consideráveis e, hoje, apresenta um crescimento surpreendente de 9.000.000% desde o início da sua comercialização, em 2008.

Por conta disso, cada vez mais investidores se interessam por ter um fragmento dessa moeda, especialmente pela redução no número de unidades disponíveis para compra no mercado.

Dessa forma, as principais corretoras buscam oferecer essa criptomoeda em seu catálogo, e o Nubank Cripto seguiu essa tendência.

Ether

Enquanto isso, outra opção escolhida pela plataforma para compor o catálogo de ativos disponíveis é o Ether, da rede blockchain Ethereum (ETH).

Essa é a segunda maior criptomoeda do mundo, criada em 2013 com uma das tecnologias mais populares do mercado digital, que permitiu não apenas o desenvolvimento de outros ativos, como também outros formatos digitais, como aplicativos, games e sistemas.

Atualmente, a Ether representa quase 20% do mercado de criptoativos, conhecida por ser parte da evolução da tecnologia blockchain no cenário virtual.

Nesse caso, também é uma alternativa popular nas corretoras convencionais, e faz parte do Nubank Cripto desde o início da ferramenta. Essa criptomoeda apresenta algumas características diferenciadas, como a negociação por contratos inteligentes automáticos, sem a necessidade de fiscalização de nenhum órgão ou empresa, nem mesmo pela instituição financeira.

Com isso, não apenas sua valorização é maior, como também se trata de uma criptomoeda mais simples de monitorar.

Futuramente, se a ferramenta Cripto do Nubank optar por desenvolver outras moedas virtuais, poderá contar com a tecnologia do Ether para implementar esse projeto. Dessa forma, é uma escolha estratégica disponibilizar esse ativo em seu catálogo.

Quanto custa comprar criptomoedas no Nubank?

Um dos pontos positivos do Nubank Cripto é que o custo para comprar criptomoedas na ferramenta é a partir de R$ 1. Isso porque a plataforma permite que os usuários adquiram fragmentos das moedas, e não apenas unidades inteiras.

Dessa forma, não é necessário investir o valor inteiro, em reais, para ter uma parte do ativo na carteira do usuário no aplicativo do banco. A partir de R$ 1, você adquire o número de fragmentos que é possível com esse valor e pode transferir quanto desejar para compor a sua compra.

Uma vez que a ferramenta está ligada a uma corretora tradicional, as cotações seguem a média mundial. Além disso, vale a pena reforçar que o Nubank Cripto é uma função gratuita para todos os usuários, que cobra apenas uma taxa de administração quando uma negociação for realizada.

Com isso, todos os clientes do banco que se interessarem podem conhecer mais sobre a plataforma e não precisam gastar um alto aporte inicial para começar a negociar criptomoedas.

No entanto, quanto mais saldo for direcionado para a compra, maior o número de fragmentos obtidos, permitindo que você tenha mais criptomoedas e, futuramente, tenha um montante maior reservado na forma de ativos digitais.

Nubank Cripto é seguro?

O Nubank Cripto é um recurso seguro e confiável desenvolvido pela fintech para os seus clientes. Mas, muitos usuários podem ter receio quanto a utilizar uma ferramenta de negociação de criptomoedas, especialmente associada a um aplicativo de banco digital, e não diretamente a uma corretora convencional, como podem estar acostumados.

No entanto, todas as funções desenvolvidas pela Nubank possuem respaldo de uma companhia autenticada e reconhecida pelo Banco Central, e há autorização para operar nesse segmento.

Além disso, também apresenta características que confirmam a confiabilidade do aplicativo, como:

imagefiles_check_sign_icon_purple praticidade: não é necessário sair do ambiente do aplicativo para negociar criptomoedas ou verificar a carteira;
imagefiles_check_sign_icon_purple segurança: a ferramenta funciona seguindo todos os protocolos e certificados do Nubank, que age como intermediário e responsável pelas operações;
imagefiles_check_sign_icon_purple movimentações em um único espaço: o usuário pode comprar e vender criptomoedas em qualquer dia e horário, usando o saldo da sua conta, inclusive aos finais de semana.

Como comprar criptomoedas no app?

Após conhecer mais sobre o Nubank Cripto, qualquer usuário pode comprar criptomoedas no aplicativo de maneira simples e rápida. Confira o passo a passo:

  1. abrir o app do Nubank e clicar em “Cripto”;
  2. escolher a criptomoeda que deseja comprar; 
  3. ler os Termos e Condições, e clicar em “aceitar”;
  4. digitar a sua senha;
  5. selecionar sua criptomoeda;
  6. digitar o valor que você quer aplicar;
  7. conferir a quantidade de criptomoedas e clicar em “confirmar compra”; 
  8. digitar a senha novamente.

Note que é necessário estar logado no aplicativo com seus dados de cliente, para localizar a opção na plataforma. Se ela não estiver disponível, atualize o seu sistema e aguarde a ferramenta aparecer no seu dispositivo.

Além disso, busque avaliar qual a sua opção de criptomoeda e veja mais informações sobre ela, como valorização e outros comportamentos, para ter mais confiança na sua decisão. Nessa etapa, o artigo “Como escolher a melhor criptomoeda para investir em 2022?” pode te ajudar!

Todos os procedimentos são duplamente confirmados antes de serem finalizados, para garantir máxima segurança na operação. Lembre-se de inserir sua senha pessoal e conferir todos os dados, para não ter problemas com saldo.

Futuramente, as unidades adquiridas estarão na sua carteira e você poderá administrá-las ou vendê-las quando desejar, entrando na mesma plataforma. Todas as opções estão reunidas na mesma página, o que te ajuda a encontrar o que precisa sem sair do aplicativo. Ainda, garanta uma conexão estável com a internet antes de prosseguir, para que a operação não apresente erros.

Quais são os riscos de comprar criptomoedas?

Apesar da praticidade, comprar criptomoedas pode apresentar alguns riscos para o usuário. Nesse caso, investidores iniciantes precisam conhecer esses pontos menos positivos antes de seguir com a sua decisão.

Veja alguns dos riscos que separamos e que vale a pena considerar:

Volatilidade

O preço das criptomoedas oscila com muita rapidez, muitas vezes em questão de minutos. Por conta disso, trata-se de investimentos mais instáveis do que outros ativos, por exemplo.

Por esse motivo, são um produto mais indicado para quem possui perfil moderado ou agressivo e está ciente dos riscos e da volatilidade que os preços podem apresentar.

Além disso, para quem está começando, é importante ter uma reserva pronta para suprir as suas necessidades caso exista alguma oscilação negativa no preço e as unidades desvalorizem.

Acompanhamento

Por conta da volatilidade, é indicado que os usuários acompanhem o mercado com maior periodicidade, o que não costuma ser necessário em outros ativos, principalmente de renda fixa.

Uma vez que o Nubank já disponibiliza esses títulos em seu aplicativo, os clientes podem estar mais acostumados com produtos que não precisam de monitoramento constante.

No entanto, as criptomoedas podem apresentar mudanças de valores muito rápidas, e os investidores precisam estar atentos, se quiserem proteger seu capital e evitar prejuízos maiores em relação ao dinheiro reservado.

Experiência

Ainda, para quem está começando nesse mercado e ainda possui pouca experiência, pode ser mais difícil entender o que são as criptomoedas ou como funciona o Nubank Cripto.

Nesse caso, é fundamental estudar mais sobre o tema e aprender gradualmente sobre esse mercado, para se informar sobre os riscos. Do contrário, existem mais chances de ter prejuízos ou não saber qual a melhor hora de movimentar as criptomoedas em busca de lucros ou minimizar as perdas.

De certa forma, é um mercado que funciona como a compra de ações na Bolsa de Valores, uma operação com maior potencial de oscilação e que demanda um conhecimento mais aprofundado, para conhecer o ativo, a empresa e o que esperar do futuro.

Vale a pena comprar criptomoedas no Nubank?

Apesar dos riscos, vale a pena considerar comprar criptomoedas no Nubank Cripto. Isso por a plataforma ser diferenciada e mais simples.

Suas funções não exigem a transferência de recursos, uma vez que a instituição preza pela praticidade e por reunir todas as ferramentas em um só lugar. Dessa forma, não é preciso abrir outras contas para comprar e vender moedas digitais.

Além disso, o usuário pode concentrar seu saldo e suas unidades de criptomoeda no mesmo lugar, para monitorá-los com mais facilidade e tomar decisões mais acertadas quanto ao seu controle financeiro.

De modo geral, o Nubank é uma instituição financeira confiável, que se consolidou no cenário nacional e está avançando em busca de atuar em novos segmentos.

Com esse recurso, ele oferece serviços ainda mais acessíveis para investidores que estão começando, ou que buscam uma alternativa mais simples para operar com criptomoedas.

Embora seu catálogo ainda seja reduzido, a possibilidade de aplicar a partir de R$ 1 na compra de fragmentos é um diferencial interessante. Isso, unido à segurança do aplicativo e aos protocolos de operação, faz com que o Nubank Cripto seja uma plataforma atrativa.

Entretanto, é importante reforçar que apenas investidores que se interessam pelo segmento devem avaliar a possibilidade. Isso porque perfis mais conservadores ou que não se atraem pelos ativos virtuais podem encontrar dificuldades em atuar com esses produtos.

Dessa forma, é fundamental avaliar o que você busca no mercado financeiro antes de decidir se vale a pena investir em criptomoedas. Contudo, se decidir que este é um mercado que te interessa, vale a pena conhecer a ferramenta do Nubank.

Conheça o Nubank

O Nubank é uma fintech criada em 2013 com o objetivo de simplificar as operações financeiras digitais. Unindo tecnologia e serviços bancários, a empresa impactou o mercado de bancos virtuais ao se tornar uma das companhias mais populares nos últimos anos, destacando-se pelo seu aplicativo, que otimiza a experiência do usuário, e pela redução das taxas de transação.

Atualmente, possui mais de 50 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia, estando entre as maiores instituições financeiras digitais do mundo e sendo uma das principais referências em atendimento e solução de problemas.

Seu time está disponível 24 horas por dia por chat, e-mail, redes sociais e telefone, e já ganhou diversos prêmios de excelência na resolução de problemas.

Segundo informações da plataforma, o Nubank já economizou mais de R$ 20 bilhões em tarifas para os clientes, que seriam cobradas por bancos convencionais.

Entre seu catálogo de serviços, destacam-se:

Com o lançamento do Nubank Cripto, a expectativa é que a plataforma continue avançando em outros segmentos do mercado financeiro e consolide, ainda mais, os seus serviços. Além disso, poderá incluir novas opções de moedas conforme a plataforma cresça e ganhe mais adeptos.

Nucoin, criptomoeda do Nubank

A Nucoin é a moeda digital própria do Nubank, que está em fase de desenvolvimento para o próximo ano. Ela foi disponibilizada para 2 mil membros da NuCommunity, o canal de diálogo entre clientes e o Nubank, que participarão de uma comunidade fechada e exclusiva para pensar nas dinâmicas por trás da Nucoin. 

No entanto, a partir de 2023, todos os clientes receberão Nucoins sem custo. Isso porque a moeda digital foi pensada para ser uma base para a criação de um programa de recompensas.  Ou seja, clientes que acumularem Nucoins terão benefícios como descontos e outras vantagens

Além disso, a ideia é que os Nucoins também sejam comercializados no mercado de criptomoedas, como o Bitcoin e o Ether, por exemplo.

Dessa forma, é mais um projeto que a instituição possui para se consolidar no mercado de ativos digitais, mas ainda não está disponível para todos os clientes interessados.

O que esperar do Nubank Cripto?

Para o futuro, é possível esperar que o Nubank Cripto se torne uma das principais plataformas de investimentos em criptomoedas do mercado.

Isso porque ele foi desenvolvido com o objetivo de ser um canal mais simples e acessível para os clientes e facilita a compra e venda de ativos dentro de um mesmo aplicativo.

Além disso, seus diferenciais como segurança reforçada e a possibilidade de investir pouco dinheiro para conseguir ter fragmentos de Bitcoin ou Ether também afirmam a sua importância.

Atualmente, o Nubank é uma das principais fintechs da América Latina e já vem fortificando sua marca em outras categorias para além dos serviços financeiros. Dessa forma, com a função Cripto, seu aplicativo se tornará ainda mais completo e poderá avaliar a possibilidade de criar novos produtos e oferecer novos ativos para a comunidade.

Assim, também vale a pena acompanhar mais sobre a criptomoeda do Nubank, especialmente com o lançamento da sua própria unidade e com a finalização dos testes da primeira versão da plataforma de investimentos.

Com isso, é possível esperar que a fintech continue trazendo novos projetos voltados para esse universo e que as ferramentas se tornem ainda mais acessíveis para os clientes da plataforma.

Quer conhecer mais sobre o universo de criptomoedas? Assine a newsletter do iDinheiro e a tive as notificações do Push para ficar por dentro de todas as novidades!

Perguntas frequentes

  1. Tem como investir em criptomoedas no Nubank?

    Sim, é possível investir em criptomoedas no Nubank por meio da sua plataforma Nubank Cripto. Atualmente, as opções disponíveis são Bitcoin e Ether.

  2. Qual criptomoeda do Nubank?

    O Nubank está desenvolvendo sua própria própria criptomoeda, a Nucoin. Atualmente, ela está disponível para alguns usuários da comunidade, mas será lançada para todos os clientes em 2023.

Referências do artigo
    1. CNN Brasil. “Investimentos em criptomoedas entre brasileiros crescem quase 1.000% em 2021”. Link.
  1. Kerly Magalhães

    Quero começar a investir em Cripto moeda no Nubank. Qual é o primeiro passo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp