O que é Mynt: conheça a plataforma de criptomoedas do BTG

Conheça a Mynt, plataforma de criptomoedas da BTG Pactual que oferece os principais ativos do mercado e serviço acessível e saiba como se cadastrar!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Lançada por um dos maiores bancos de investimentos da América Latina, a Mynt chegou ao mercado para trazer mais praticidade e acessibilidade para os clientes que se interessam pelo segmento. Embora já existam instituições financeiras especializadas na negociação de criptomoedas, diversos bancos estão direcionando recursos para desenvolver seus próprios aplicativos de compra e venda.

Com isso, os investidores poderão não apenas contar com funcionalidades mais simples para operar no dia a dia, como também terão benefícios ao utilizar serviços exclusivos da companhia. Assim, vale a pena conhecer mais detalhes sobre a Mynt, como a plataforma funciona e o que ela oferece aos clientes que desejam investir no mercado de criptomoedas.

Confira as ferramentas, taxas e ativos disponibilizados pelo sistema, e veja como se cadastrar em um dos aplicativos especializados mais populares que estrearam no cenário financeiro.

O que é Mynt?

A Mynt é uma plataforma de criptomoedas desenvolvida pelo BTG Pactual para a realização de negociações com ativos digitais. Seu projeto tinha sido anunciado em 2021, mas foi lançado oficialmente apenas em julho de 2022. 

Além da possibilidade de compra e venda de criptomoedas com mais praticidade, o sistema também acompanha outros serviços adicionais, incluindo as seguintes funcionalidades:

  • fornecimento de materiais educativos sobre criptomoedas;
  • cotações em tempo real;
  • disponibilização de notícias do mercado financeiro e da tecnologia;
  • equipe de suporte 24 horas, todos os dias da semana.

Ainda, também conta com atendimento totalmente em português, e um catálogo que inclui as principais criptomoedas do mercado. O serviço pode ser acessado por aplicativo, disponível para sistema Android e iOS de forma gratuita.

Por enquanto, permite apenas negociações com alguns criptoativos, mas, futuramente, pode evoluir para trabalhar com tokens não-fugíveis (NFTs) e outros títulos digitais financeiros.

A instituição financeira responsável reforça que se trata de uma plataforma separada do banco, o que traz mais agilidade para lançamentos de produtos e serviços, uma vez que não está diretamente atrelada à instituição, e sim ao grupo administrado pela sua gestora.

Como negociar criptomoedas na Mynt? 

As negociações na Mynt são simples e buscam oferecer mais praticidade para os investidores. Uma vez que o usuário realizou o cadastro na Mynt, poderá entrar na área de operações pelo site e pelo aplicativo. Na página, poderá visualizar seu saldo, além das criptomoedas disponíveis para negociar. As cotações atuais também podem ser visualizadas nessa seção.

Em seguida, basta selecionar a moeda que deseja comprar ou vender, e seguir as orientações para finalizar o procedimento.

Geralmente, a finalização pode levar alguns dias até que contabilize as unidades na carteira digital do investidor. Entretanto, uma vez que as criptomoedas são negociadas, será possível administrá-las no próprio aplicativo, acompanhando sua valorização e seguindo para outras transações, se desejado.

Um dos maiores diferenciais dessas plataformas de criptomoedas é a simplicidade em seus procedimentos, pensados para facilitar as etapas para o usuário.

Quais as taxas de negociação da Mynt?

Por conta do tempo de atuação no mercado, existem poucas informações sobre as taxas de negociação da Mynt. Até o momento, os valores da tarifa de corretagem podem variar conforme o volume movimentado, sendo que a taxa nas operações de compra e venda é de 0,5% por ordem executada.

Além disso, a custódia das operações será da própria instituição, e não foram divulgadas as cobranças desse serviço.

Também é possível fazer a transferência de Bitcoin, Ether, Solana, Polkadot e Cardano para outras carteiras digitais ou delas para a Mynt. Não há custos discriminados para esse serviço.

Ainda, é possível sacar o saldo para uma conta de mesma titularidade. Isso porque, a fim de garantir mais segurança, as movimentações entre contas com titularidade diferentes não é permitida. A plataforma conta com transferências nas modalidades TED, DOC e PIX.

Outras funcionalidades adicionais, como suporte e tutoriais de uso da plataforma, também não apresentam cobrança.

Confira um resumo das tarifas divulgadas sobre a Mynt até o momento:

OperaçãoTaxa
Corretagem:0,5%
Abertura de conta:gratuita
Funcionalidades da plataforma:gratuita
Transferência de depósito e saque:gratuita
Custódia:gratuita

Vale reforçar que a disponibilização do aplicativo também é gratuita, e os clientes poderão instalar o programa, ou acessá-lo pelo site, sem pagar nenhum tipo de assinatura ou tarifa.

Quais são os diferenciais da plataforma Mynt?

Além de ser uma novidade entre as plataformas de criptomoedas, a Mynt também apresenta outros diferenciais que a tornam interessante para o público. Confira alguns dos pontos que mais se destacam no serviço:

Acessível

Ao contrário de outros serviços anunciados nessa modalidade, a Mynt é acessível também para outros públicos, além dos clientes da BTG Pactual. Desde que o usuário realize um aporte de R$ 100, todas as funcionalidades estarão disponíveis automaticamente para uso.

Essa acessibilidade destaca a ferramenta entre os concorrentes, principalmente por não ser voltada exclusivamente para os clientes que utilizam os recursos financeiros do BTG Pactual.

No entanto, ainda não existem informações sobre o volume de usuários que são esperados. Nesse caso, vale a pena acompanhar notícias para conferir se existirá alguma restrição com um aumento na procura.

Facilidade de depósito

Para transferir recursos dentro da plataforma, o investidor poderá utilizar apenas contas com a mesma titularidade. Atualmente, é possível movimentar dinheiro com Pix, boleto e cartão, além de envios eletrônicos como TED.

A instituição não possui limite mínimo de depósito, de modo que o usuário terá liberdade para incluir a quantidade de saldo que desejar, desde que, na primeira movimentação, inclua um aporte de R$ 100 na plataforma.

Futuramente, o investidor também poderá trabalhar com diferentes unidades da moeda digital que possui em sua carteira, vendendo frações ou criptoativos inteiros. O saldo é descontado dentro de alguns minutos, o que agiliza as operações no dia a dia.

Diversidade de serviços

Ainda, outro diferencial da Mynt que chama a atenção é a diversidade de serviços dentro do seu catálogo. Além de ser uma plataforma de criptomoedas, a corretora também se preocupou em oferecer outros tipos de funcionalidades para que os usuários possam ter uma experiência completa.

O suporte em tempo integral traz mais segurança e tranquilidade para os usuários durante sua operação, acionando consultores especialistas no momento em que um imprevisto ou dificuldade aparecem.

Enquanto isso, suas cotações em tempo real atualizam os usuários sobre os valores praticados na compra e venda das moedas listadas. Dessa forma, é possível elaborar as melhores estratégias com base em preços concretos e atualizados automaticamente.

O mesmo ocorre com a disponibilização de notícias do mercado financeiro e de tecnologia, dois dos segmentos que mais se relacionam com a Mynt.

Assim, ela pode informar o investidor e fazer com que ele esteja a par das principais novidades não apenas da empresa, mas também de todo o cenário econômico.

Por fim, sendo uma novidade em seu nicho, a plataforma também se preocupou em trazer materiais educativos sobre criptomoedas e como operar com elas.

Isso permite que mesmo investidores iniciantes não se sintam perdidos com o serviço, e saibam como administrar sua carteira de forma estratégica. Todos os conteúdos são exclusivos e gratuitos, mesmo para pessoas que ainda não se registraram em nenhuma das instituições.

Segurança

Vale a pena mencionar que a Mynt conta com todos os elementos de segurança disponibilizados pela BTG Pactual nos serviços que compõem o seu ecossistema.

Isso significa que todas as funcionalidades contam com tecnologia de ponta, criptografia de dados e seguem as normas de proteção estipuladas pelos órgãos de fiscalização financeira.

Dessa forma, os investidores podem ter a certeza de que estão realizando operações de compra e venda em um serviço autenticado e seguro.

Esse fator ganha ainda mais importância por conta do nicho de criptoativos, que apresenta volatilidades maiores e opera diretamente na rede. Ter elementos de segurança que tornam a plataforma mais confiável permite que os usuários operem com tranquilidade.

A plataforma conta com a assessoria do time de Segurança da Informação do BTG Pactual, que segue as melhores práticas estabelecidas pela OWASP (Open Web Security Project).

Outro ponto de destaque é sua autenticação de dois fatores, uma configuração que acrescenta mais uma camada de verificação ao processo de login.

Além disso, o suporte em português e disponível em tempo integral também são componentes que tornam a segurança da Mynt um diferencial atrativo para interessados.

Quais são os ativos digitais da plataforma Mynt?

No momento, a Mynt trabalha apenas com as principais criptomoedas do mercado. Por ser uma novidade, ainda está trabalhando na inclusão de mais alternativas em seu catálogo.

Atualmente, oferece os ativos mais populares no segmento, além de uma variedade que atrai investidores em busca de uma carteira mais diversificada. Os nomes incluem:

  • Bitcoin (BTC);
  • Ether (ETH);
  • Solana (SOL);
  • Polkadot (DOT);
  • Cardano (ADA);
  • Chainlink (LINK);
  • Polygon (MATIC);
  • USD Coin (USDC);
  • AAVE (AAVE);
  • The Sandbox (SAND);
  • Decentraland (MANA);
  • Curve (CRV);
  • Lido (LDO);
  • Uniswap (UNI).

Vale a pena reforçar que todas as práticas de compra e venda, e taxas de operação, funcionam de maneira semelhante entre as moedas. Apesar de o volume de procura poder ser maior em alguns casos, não existem diferenciações na forma de negociar ou administrar as unidades dentro da carteira Mynt.

Ainda, os ativos disponibilizados também apresentam credibilidade, aumentando a confiança dos usuários quanto ao serviço.

Conheça o BTG

O BTG Pactual é, atualmente, o maior banco de investimentos da América Latina, e iniciou no mercado em 2017, trazendo inovações que permitiram sua consolidação no cenário econômico.

BTG Pactual
BTG Pactual

Além de iniciar sua participação no mercado de criptomoedas, também inovou ao tokenizar imóveis no Brasil para clientes no exterior, sendo o primeiro projeto proposto por um banco em todo o mundo.

Atualmente, é especializado em capital de investimento e capital de risco, além de oferecer administração de fundos de investimento e gerenciamento de patrimônio. Seus ativos globais são gerenciados por 64 parceiros e 175 associados, sendo uma empresa de capital aberto (BPAC11).

Possui mais de 39 anos de história no mercado financeiro, com sede em 9 países e mais de 1 trilhão de ativos movimentados pela nova gestão.

Em 2020, ao digitalizar suas operações, passou a atingir novos públicos, tornando operações de investimento mais simples e práticas para iniciantes. Essa proposta também fez com que desenvolvesse canais de educação financeira conhecidos em todo o cenário.

O que esperar da plataforma Mynt?

A Mynt foi uma das primeiras plataformas de criptomoedas a estrear no mercado brasileiro, e traz altas expectativas para o futuro, especialmente por ser administrada por um banco de credibilidade global.

Embora ainda esteja ajustando suas funcionalidades, espera-se que ela inclua tecnologias de transferência o quanto antes, ampliando as possibilidades dos usuários de movimentar seus saldos com contas externas.

Além disso, também está trabalhando na inclusão de outros tipos de produtos no seu catálogo, como NFTs. Isso fará com que a plataforma se destaque ainda mais entre as concorrentes, se especializando em ativos ainda mais complexos da rede.

Uma vez que a empresa não informou o volume de clientes que espera receber, é possível que a plataforma apresenta possibilidades mais amplas para os públicos que atende. Dessa forma, poderá consolidar sua atuação como um serviço acessível, prático e simples.

Embora as criptomoedas apresentem características mais voláteis, a Mynt é uma plataforma estável e confiável, e a expectativa é que ela trabalhe com esses diferenciais para tornar as operações digitais ainda mais conhecidas entre os investidores.

Por esse motivo, vale a pena acompanhar as inovações e atualizações que a corretora irá promover na ferramenta, para aproveitar a novidade de maneira mais completa, sendo um dispositivo com chances positivas de se fortalecer no mercado brasileiro.

Quer receber todas as novidades sobre o universo financeiro? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para não perder nada!

Referências do artigo
  1. Danévita Magalhães

    Estou nascendo hoje para essa realidade do mundo das criptomoedas. Espero encontrar nesta plataforma, a solução para os meus problemas financeiros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp