Mercado Coin: conheça a criptomoeda própria do Mercado Livre

A Mercado Coin é a nova criptomoeda lançada pelo Mercado Livre, e tem potencial de crescimento. Conheça mais detalhes sobre ela!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Mercado Coin é mais um lançamento para o segmento de criptomoedas, trazendo propostas interessantes para os clientes de uma das maiores plataformas de marketplace da América Latina, o Mercado Livre. Com o avanço das tecnologias e ferramentas associadas à rede blockchain, surgem cada vez mais alternativas de pagamentos e transações virtuais para o usuário escolher.

Além da praticidade e segurança, elas também carregam algumas vantagens atrativas, como valorização e possibilidade de obter lucros com as moedas. Por esse motivo, muitos investidores se interessam pela novidade, mas podem ter dúvidas sobre como ela funciona e quais os diferenciais desse novo ativo.

Nesse caso, o primeiro passo é compreender mais sobre a criptomoeda Mercado Coin (MCN) e quais são suas características. Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar a conhecer mais sobre esse produto. Confira mais detalhes sobre a nova criptomoeda do Mercado Livre e como obtê-la.

O que é Mercado Coin (MCN)?

Mercado Coin (MCN) é a nova criptomoeda do Mercado Livre, trata-se de um ativo digital com o objetivo de ser usado em diferentes tipos de transações pela internet. O lançamento aconteceu em setembro de 2022.

Inicialmente, ela servirá como cashback para quem comprar no site ou aplicativo dentro das condições indicadas. Esse serviço acontece em parceria com a plataforma Ripio, que atua como custodiante e exchange das operações de compra e venda dessas criptomoedas realizadas por meio do aplicativo Mercado Pago.

O Mercado Coin foi desenvolvido por meio do padrão de token ERC-20 na blockchain do Ethereum (ETH), e os planos são que a venda aconteça dentro do seu próprio sistema, com valores mais acessíveis. A empresa informou que não irá interferir na oferta, que pode variar conforme a demanda do mercado.

Utilizando a tecnologia blockchain, a Mercado Coin opera como uma solução aberta e mais segura. A plataforma de e-commerce busca seguir as evoluções dos criptoativos e se tornar parte desse mercado. O lançamento iniciou pelo Brasil, que possui o maior número de clientes da empresa.

No entanto, a disponibilização inicial aconteceu de forma aleatória para 500 mil usuários da plataforma. Nos próximos meses, ela será validada para toda a base ativa do Mercado Livre, incluindo 80 milhões de pessoas em todos os países onde a plataforma negocia.

Restrições da Mercado Coin

Até o momento, a Mercado Coin está disponível apenas para as contas dos usuários. Portanto, não é possível transferir a criptomoeda para carteiras externas, mesmo que funcione em parceria com uma exchange registrada.

Esse serviço deve ser liberado nos próximos anos, após a fase de testes do ativo, mas, até o momento, a moeda digital se restringe a ser armazenada nos aplicativos do ecossistema Mercado Livre.

A restrição acontece como forma de monitorar o sucesso da moeda, uma vez que a empresa já investiu nesse segmento em 2021 e obteve prejuízos. 

Dessa forma, os primeiros passos de teste serão mais cautelosos, mas a expectativa é que todos os clientes possam não apenas receber as moedas, como também comprá-las e transferir para outros tipos de carteira no futuro.

Como funciona a moeda do Mercado Livre?

Em um primeiro momento, a Mercado Coin servirá apenas como cashback, funcionando por meio desse sistema tradicional. Os usuários autorizados realizam compras na plataforma ou aplicativo e podem receber parte do dinheiro de volta na forma do criptoativo. As campanhas também são exclusivas, e apenas produtos selecionados participam, identificados por um ícone de moeda nos anúncios.

Dessa forma, o cliente poderá acumular o valor em sua carteira e voltar a usá-lo para novas compras no futuro. O objetivo é movimentar os aplicativos do Mercado Livre e incentivar as compras do consumidor, pois ele continuará recebendo cashback pelos criptoativos e pode economizar.

Além disso, será possível converter as moedas em reais por meio do Mercado Pago ou transacionar dentro dessa carteira para pagar outras contas. Nesse sentido, a Mercado Coin funciona como a moeda interna do Mercado Livre, disponível para diferentes negociações entre os sistemas que integram o serviço.

Ainda, um ponto positivo que se destaca é a possibilidade de converter as moedas de cashback em reais, uma forma de lucrar diretamente com a criptomoeda. Nesse caso, o dinheiro fica retido no Mercado Pago e não pode ser enviado para outras instituições, como parte das restrições da criptomoeda.

Para quem desejar comprar mais Mercado Coin, a plataforma disponibilizará uma seção especial nos aplicativos, para que o cliente adquira a criptomoeda sem esperar para recebê-la como cashback. Usá-la em pagamentos pelo Mercado Livre pode trazer economia e descontos, sendo uma forma de incentivar as negociações.

Quais são os benefícios da Mercado Coin (MCN)?

Muitos investidores procuram saber quais os benefícios que acompanham a Mercado Coin, para considerar se vale a pena acompanhar a novidade.

Em um primeiro momento, existem alguns pontos positivos que se destacam, como:

  • uso da tecnologia blockchain;
  • praticidade para compras;
  • valorização crescente;
  • várias possibilidades de movimentação.

Essa proposta permite que o Mercado Livre volte a operar com a tecnologia blockchain, que traz mais segurança e confidencialidade para as transações financeiras.

Enquanto isso, os investidores também podem se atentar para a valorização crescente que a Mercado Coin pode ter, especialmente com a alta procura por criptomoedas. Com mais demandas, seu valor tende a aumentar, o que torna o cenário propício para lucros.

Ainda, vale a pena mencionar que a Mercado Coin traz mais praticidade para as compras dentro dos aplicativos do ecossistema Mercado Livre, além do cashback. Isso, somado com as várias possibilidades de movimentação, como conversão em reais e uso para novas compras, tornam a novidade atrativa para compradores mais assíduos da plataforma.

A Mercado Coin é segura?

Outra dúvida comum é se a Mercado Coin é segura, sendo uma novidade e que atua em uma rede complexa para a maioria dos investidores. No entanto, é possível garantir que a criptomoeda segue todos os padrões determinados para esse tipo de serviço.

Por ser desenvolvida na blockchain, ela carrega todos os certificados de segurança e tem suas negociações criptografadas antes de serem incluídas nos blocos de dados. Dessa forma, os dados de cada cliente são preservados dentro da rede.

Confira mais sobre as tecnologias da moeda do Mercado Livre em:

Outro fator que contribui para a proteção dessa criptomoeda são os protocolos que ela segue, especialmente o ERC-20 (Ethereum Request for Comments ou Solicitação de Comentários do Ethereum, em português).

Este modelo é a base padrão do blockchain Ethereum, que garante mais segurança às transações de todos os ativos registrados usando sua rede. O protocolo monitora as negociações para garantir o cumprimento das regras, diminuindo as tentativas de fraudes e outros problemas que possam colocar os clientes em risco.

Ainda, é importante mencionar que o Mercado Livre é uma das plataformas mais consolidadas do mercado, e possui uma reputação positiva entre os clientes e investidores. Dessa forma, a segurança da moeda também aumenta, trazendo mais confiança para quem decidir por negociá-la no futuro.

Como conseguir a Mercado Coin?

Em um primeiro momento, poderão adquirir a Mercado Coin somente compradores do Mercado Livre. O benefício é oferecido somente para os clientes, que conseguem a moeda por meio de cashback da compra de produtos selecionados e disponíveis na plataforma ou aplicativo. O valor enviado pode variar conforme a oferta inicial ou o montante pago.

Não serão todos os produtos liberados, e os usuários que podem receber a moeda são aleatórios, até o momento em que toda a base de clientes esteja liberada. Futuramente, será possível conseguir a Mercado Coin por meio de negociação no aplicativo Mercado Pago e nas corretoras, quando a operação estiver liberada.

Conheça o Mercado Livre

O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de e-commerce para que pessoas e empresas possam negociar seus produtos na internet. Além de compras e vendas, também trabalha com pagamentos e a publicação de anúncios. A proposta nasceu em 1999, na Argentina, mas alcançou diversos países.

Atualmente, opera em 18 localidades, sendo o maior marketplace da América Latina. Ainda, reúne mais de 60 milhões de ofertas de produtos variados. 

Seu site registra cerca de seis mil buscas e nove vendas por segundo. Milhares de brasileiros utilizam o marketplace como renda principal, de acordo com informações da empresa.

Sendo assim, a Mercado Coin tornou-se parte de um amplo ecossistema de serviços para comércio, que incluem:

  • marketplace;
  • Mercado Pago;
  • Mercado Envios;
  • Mercado Shops;
  • Mercado Livre Publicidade.

Com isso, é capaz de oferecer vários tipos de soluções para compra e venda dos usuários, além de promover os comerciantes e oferecer diversos serviços pagos.

Mercado Livre e criptomoedas

O Mercado Coin não é a primeira investida da empresa no cenário de criptomoedas. No segundo trimestre de 2021, o Mercado Livre investiu mais de R$ 7 milhões em Bitcoin (BTC), como parte de uma estratégia de diversificação de carteira.

Entretanto, anunciou, em 2022, um prejuízo de US$ 10 milhões na divulgação dos seus resultados contábeis. As perdas foram decorrentes da desvalorização do Bitcoin dentro desse período.

Mesmo com essa situação, a empresa não recuou, especialmente por ter registrado um crescimento no seu patrimônio, apesar das perdas. Com isso, continuou seus investimentos para permanecer atuando nesse segmento.

Assim, em 2022, lançou sua própria criptomoeda, como forma não apenas de permanecer nesse mercado, mas também promover transações dentro dos seus aplicativos e plataformas.

O que esperar da Mercado Coin?

Mercado Coin será o novo projeto a receber incentivo por parte da empresa, especialmente por estar inserido em um segmento com possibilidade de alta movimentação e valorização. Os criptoativos se tornam cada vez mais presentes no mercado financeiro, não apenas em investimentos, mas também pode meio do uso em situações comuns do dia a dia, como pagamentos.

Essa é uma das principais expectativas acerca do produto, com possibilidade de se tornar a moeda mais utilizada para negociações dentro da plataforma do Mercado Livre.

Além disso, o fato de ser distribuída como cashback pode incentivar os clientes a continuar utilizando seus serviços, e, eventualmente, a valorização pode fazer com que investidores apostem na moeda para ter lucros.

Esse projeto esteve se desenvolvendo por um longo tempo, que ultrapassou 18 meses, mas não foram divulgados os custos de produção. No entanto, espera-se grande aceitação por parte dos clientes, o que fará com que a alternativa se torne ainda mais popular.

Futuramente, a expectativa é que a Mercado Coin esteja disponível para outros países da América Latina, ampliando os meios de pagamento com criptomoedas.

O mercado de criptomoedas está crescendo e vários segmentos estão se inserindo nesse setor! Confira o conteúdo relacionado abaixo para ficar por dentro das principais novidades!

Perguntas frequentes

  1. O que é Mercado Coin?

    Mercado Coin é a criptomoeda lançada pelo Mercado Livre em setembro de 2022.

  2. Como funciona a criptomoeda Mercado Coin?

    A Mercado Coin está alocada na rede Ethereum, e funciona por meio da tecnologia blockchain, com criptografia de dados e disponível apenas virtualmente. Os usuários podem recebê-la e usar em compras, converter para reais ou realizar pagamentos pelo aplicativo da empresa.

  3. Como conseguir a Mercado Coin?

    A Mercado Coin está disponível como cashback para a compra de produtos específicos no Mercado Livre, mas também pode ser comprada pelo aplicativo Mercado Pago.

  4. Como usar a Mercado Coin?

    No momento, a Mercado Coin está disponível apenas para uso dentro do ecossistema da empresa, como pagamento no marketplace ou conversão em dinheiro para o Mercado Pago. Não é possível transferi-la de carteira.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp