Jogo The Sandbox: como ganhar dinheiro?

Conheça o jogo The Sandbox e saiba como ganhar dinheiro usando suas ferramentas, além de aprender como construir terras e itens exclusivos!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O jogo The Sandbox utiliza a tecnologia blockchain, DeFis e NFTs para integrar os usuários e permitir a construção de um mundo virtual. Com uma dinâmica interativa e tecnologia inovadora, você pode não apenas criar suas terras e personagens, como também monetizar suas produções exclusivas.

Para integrar ainda mais os usuários, o projeto Sandbox desenvolveu suas próprias ferramentas, o que o torna pioneiro no segmento eletrônico que une criptomoedas e o universo de entretenimento. No entanto, muitas pessoas podem não conhecer o game ou terem dúvidas sobre como ele funciona.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar a conhecer mais sobre o jogo The Sandbox, suas mecânicas e o que ele oferece para os participantes. Veja quais as oportunidades de ganhos dessa plataforma e como começar a jogar um dos títulos mais populares dos últimos anos.

O que é The Sandbox? 

O jogo The Sandbox é um projeto que utiliza a tecnologia blockchain, DeFi e NFTs para integrar os usuários e permitir a construção de um mundo virtual. Cada jogador tem a liberdade de personalizar suas terras, compradas na forma de token, e adquirir itens para construir seus personagens de forma exclusiva.

Em um primeiro momento, interessados nessa plataforma compram suas terras, como imóveis virtuais, que levam o nome de LAND, ou terra, traduzindo do inglês.

A partir disso, pode começar a interagir com o jogo e também com outros participantes, dependendo da sua localização no servidor. Essa é a essência do jogo, baseado na construção de imóveis e estruturas da forma que o usuário desejar.

Posteriormente, sua terra pode começar a gerar lucros e participar de atividades dentro do mundo virtual. Por exemplo, pessoas que construíram uma loja podem se vincular a alguma marca e vender produtos digitais, lucrando com parte dos recebimentos.

Todos os bens dentro do jogo The Sandbox podem ser monetizados usando NFTs e vendidos no marketplace específico da plataforma. Além disso, conta com seu próprio token, chamado SAND, que possibilita a realização de transações dentro desse universo, sendo necessário para qualquer negociação feita no jogo.

Toda a estrutura do jogo foi montada baseada na blockchain do Ethereum, mas permite que as criações individuais de cada participante possam ser compartilhadas com outros usuários, sendo esse um de seus maiores diferenciais.

Veja também:

Quais são os recursos do jogo?

O jogo The Sandbox possui diversos recursos que estão disponíveis para os usuários. Assim, além de ser um projeto de entretenimento eletrônico, semelhante a outros games de criação virtual, ele também expandiu suas possibilidades a fim de criar um ecossistema completo.

Isso não apenas pode ser usado para atrair mais jogadores, como também movimenta a economia dentro da plataforma, contribuindo para o seu crescimento.

Para quem tem curiosidade sobre o jogo, vale a pena conhecer mais sobre as ferramentas que ele oferece. Veja os detalhes:

VoxEdit 3D

Um dos grandes diferenciais do jogo The Sandbox é sua ferramenta VoxEdit 3D, que permite aos usuários criarem seus próprios itens NFTs. Esse recurso de software é usado pela empresa do jogo para criar gráficos 3D que rodam nos mundos virtuais.

Dessa forma, pessoas com experiência em programação, design ou tecnologia blockchain podem criar seus próprios elementos para o jogo.

Isso inclui uma série de possibilidades, como:

  • avatares;
  • acessórios;
  • itens para construção;
  • terras e estruturas completas.

Depois de desenhar e criar seus itens, o instrumento permite usar modeladores, animadores e criadores de NFT para dar vida a esse projeto. Basicamente, trata-se de uma ferramenta completa para o desenvolvimento de itens virtuais exclusivos.

Como eles atuam como NFTs, cada um recebe uma inscrição exclusiva na blockchain e só podem ser negociados por meio de tokens, ou moedas fiduciárias, como real ou dólar. Assim, nenhum usuário terá o mesmo item dentro do universo.

O recurso é revolucionário dentro do jogo The Sandbox, pois não apenas traz a plataforma como um game qualquer, mas também como uma estrutura profissional de criação de itens.

Game Maker

Além disso, a ferramenta Game Maker também é inovadora no jogo The Sandbox, pois permite aos usuários criar e testar seus jogos 3D dentro do metaverso. Depois de dar origem aos seus diferentes itens com o VoxEdit, o jogador pode pegar esses elementos e compor um jogo inteiramente exclusivo, com base na sua criação.

Por exemplo, ao comprar uma terra dentro da plataforma, ele pode usar as mecânicas para desenvolver itens no editor 3D. Em seguida, aplica esses fatores em um jogo na blockchain que possibilite a plantação e criação de animais. Tudo ainda estará rodando dentro dos servidores de The Sandbox, mas de forma personalizada e exclusiva.

Com isso, o jogo se torna mais do que um projeto de entretenimento, sendo também um recurso que possibilita a compra e venda de itens em uma rede aberta. Todos os participantes podem conferir suas criações, que ficam armazenadas de forma segura dentro da blockchain.

Ainda, se desejar, pode modificar seu próprio jogo com os itens criados, implementando eles nas suas terras, sem precisar disponibilizar para outros usuários. Todas as alterações ficam visíveis para os jogadores, por ser um mundo virtual aberto.

Sandbox Marketplace

Por fim, o Sandbox Marketplace é o local onde os usuários compram e vendem seus itens. Ele funciona como um local de comércio tradicional, reunindo diferentes jogadores que procuram elementos para comprar e locais de transação que vendem produtos.

Contudo, além de ser o local que disponibiliza itens básicos do próprio jogo, também se tornou um ponto de encontro para a comercialização das criações de cada desenvolvedor. No entanto, existem algumas restrições e condições para participar do marketplace do jogo The Sandbox.

Isso porque é necessário uma aprovação da equipe do jogo, que valida seu personagem como um criador. Esse passo é necessário para garantir que apenas itens de qualidade sejam vendidos na plataforma.

A submissão de uma aprovação ocorre após o usuário se juntar ao “Creator Fund”, um fundo de US$2 milhões com objetivo de remunerar artistas produtores de conteúdo. Se o usuário for aprovado, ele pode receber até US$60 por cada item que fizer e for aprovado. Em seguida, ganhará 100% dos lucros de tudo que vender no marketplace.

Para ser avaliado, é preciso submeter pelo menos 4 artes feitas no VoxEdit. Contudo, somente mil criadores são aceitos nesse fundo por vez e é preciso concorrer para as vagas ainda abertas.

Caso você queira negociar suas criações por fora, a plataforma permite fazer o download dos arquivos em formato aceito para instalação, mas não se responsabiliza por nenhuma venda.

Toda a dinâmica que envolve a criação dos itens para o jogo The Sandbox é garantida pela empresa, podendo ser uma oportunidade atrativa para designers e desenvolvedores.

Vantagens do jogo The Sandbox

De forma geral, o jogo The Sandbox possui uma série de vantagens para investidores e usuários que atuam dentro da plataforma. Confira alguns dos que se destacam:

manete de jogo neon popularidade crescente: como parte do universo de metajogos, The Sandbox vem apresentando uma popularidade crescente, o que ajuda na valorização dos seus tokens e no aumento da rentabilidade que ele oferece;
manete de jogo neon várias dinâmicas: além de ser um metaverso de entretenimento, com a possibilidade de criar terras e interagir com outros jogadores, a plataforma também traz ferramentas com várias dinâmicas para artistas e programadores comercializarem;
manete de jogo neon segurança: por ser todo ambiente na blockchain do Ethereum, o jogo The Sandbox traz uma segurança maior para os usuários, com todos os dados devidamente criptografados e registro exclusivo dos itens, que se transformam em NTFs.

Tokens do jogo

Além das diversas possibilidades e ferramentas disponíveis, o jogo The Sandbox também trabalha com mais de um token disponível. Dessa forma, os usuários poderão escolher quais moedas desejam investir, de acordo com as suas necessidades.

Atualmente, os tokens disponíveis são:

  1. SAND: é a moeda nativa do jogo, que te permite comprar ativos, gastar em outros jogos e participar do sistema de governança do Sandbox;
  2. LANDs: são as terras do mundo virtual de The Sandbox. Também permitem participar do sistema do jogo. Ou seja, tratam-se de um token de governança;
  3. GAMEs: são jogos criados pelos próprios usuários para serem hospedados em suas LANDs. Surgem por meio da ferramenta Game Maker;
  4. ASSETs: são personagens e objetos criados para serem usados nos games, feitos na ferramenta VoxEdit.

Qualquer usuário pode ter todos os tipos de tokens, em mais de uma unidade. No entanto, apenas os tokens de terra e a gamecoin oferecem a possibilidade de participar das decisões da plataforma.

Como ganhar dinheiro com o jogo The Sandbox?

Uma das principais curiosidades dos usuários em relação ao jogo The Sandbox é como ganhar dinheiro por meio dessa plataforma.

Nesse caso, vale a pena conhecer algumas das alternativas que podem ser rentáveis para os participantes:

  • locação de terras;
  • negociação de NFTs;
  • criação de jogos com o Game Maker;
  • negociação do token SAND.

Locação de terras

O universo do jogo The Sandbox é amplo e permite diversos tipos de criações nas terras disponíveis, como um prédio ou um centro comercial completo. Com isso, outros participantes podem se interessar pela localidade e solicitar uma locação.

Assim, não precisa comprar uma terra do zero e criar seu próprio espaço. Pode ser o caso, por exemplo, de marcas e empresas que querem atuar dentro do jogo. Sem precisar desenvolver suas terras, elas alugam de outros usuários, com pagamento por token ou moedas fiduciárias.

Negociação de NFTs

Todos os itens criados pelo VoxEdit são NFTs e por isso podem ser negociados no mercado financeiro. Uma vez que não é possível trocá-los, por serem exclusivos, a venda é uma possibilidade para criadores desses elementos.

Outros usuários interessados no design ou nas funcionalidades podem comprar no marketplace ou em sites externos, se existir essa possibilidade.

Criação de jogos com o Game Maker

Isso também se aplica para a criação de jogos completos com o Game Maker. Se o usuário criar um programa do zero, usando seus ASSETS, pode negociar esse projeto com pessoas interessadas.

Dessa forma, os usuários também poderão jogar a criação em suas plataformas ou aproveitar as funcionalidades, desenvolvendo-as em suas próprias terras. A transação também pode ocorrer dentro ou fora do marketplace, conforme os valores estabelecidos pelo próprio desenvolvedor.

Negociação do token SAND

Ainda, para investidores que não desejam atuar dentro do jogo The Sandbox, é possível ganhar dinheiro negociando o token SAND. Ele funciona como uma criptomoeda comum, que passa por valorizações no mercado. Por ser necessária para transações dentro da plataforma, os jogadores precisam comprá-la.

Assim, é possível obter algumas unidades e revendê-las pelo preço cotado. Mesmo sem jogar o game, o investidor consegue rendimentos em suas transações. E uma vez que não é necessário ter um registro no jogo para comprar o token SAND, essa possibilidade é ainda mais acessível.

Atualmente, é preciso desembolsar cerca de R$ 4 para comprar o ativo, que está presente nas principais corretoras de criptomoedas. Porém, esse valor pode oscilar com frequência, sendo necessário acompanhar a cotação em tempo real para ter dados mais precisos.

Confira algumas plataformas que oferecem o token SAND:

  • Coinext: conta com procedimentos menos burocráticos e taxas competitivas, tendo mais de 130 mil usuários;
  • Mercado Bitcoin: oferta mais de 200 ativos em sua plataforma, que se destaca como uma das principais da América Latina, com mais de 3,8 milhões de clientes;
  • NovaDAX: lista cerca de 157 moedas, além de possuir muitos recursos, incluindo conta digital gratuita e cartão pré-pago próprios.

O que é preciso para começar o jogo The Sandbox?

Inicialmente, o jogo The Sandbox está disponível de forma gratuita para computadores que tenham algumas configurações específicas, como memória suficiente para instalar o programa. No entanto, não é preciso pagar para se registrar, mas é necessário ter terras disponíveis na carteira para começar a usar as ferramentas.

Assim, antes de começar a jogar, procure comprar as LANDS e vincular elas em seu cadastro. Dessa forma, o jogo irá reconhecer suas posses e permitir seu avanço dentro do universo virtual.

Histórico do jogo The Sandbox

The Sandbox começou seu projeto em 2018, arrecadando U$3 milhões em investimentos estratégicos, além de mais de 60 parcerias para criação de conteúdo na plataforma.  Isso inclui marcas relacionadas a desenhos animados, como Shaun the Sheep e Smurfs.

O jogo The Sandbox também despertou o interesse de empresas famosas do universo de games eletrônicos, como a ATARI. Lançado oficialmente em 2019, realizou uma pré-venda de terras e disponibilizou uma versão beta que movimentou milhões de jogadores.

Em 2020, liberou a fase final de testes, pronto para trabalhar com a funcionalidade multiplayer. Somente em 2021 estava com todas as suas ferramentas liberadas.

Em 2022, a proposta do jogo é desenvolver progressivamente seus recursos do metaverso, com lançamento de shows virtuais e uma versão mobile. No ano seguinte, planeja ter mais de 5 mil jogos exclusivos feitos por desenvolvedores dentro do programa, com mais parcerias e versões adicionais dos tokens.

Desde seu ICO em 2020, o token SAND esteve na faixa de US$0,05, considerada acessível. Somente em 2021 passou por uma maior valorização, chegando a US$0,81 em março e US$1,00 em setembro de 2021.

No início de 2022, chegou a um pico de US$8,22, quando iniciou seu crescimento, sendo que o aumento das propostas de metaverso contribuiu com a popularização do token.

Quais são os concorrentes do Sandbox

O jogo The Sandbox foi inspirado em algumas criações famosas, que são seus concorrentes principais. Veja mais detalhes sobre a dinâmica de cada um:

Minecraft

Minecraft é um jogo de categoria sandbox, ou seja, de construção personalizada não-linear de terras e servidor aberto. Ele foi lançado em 2009, mas obtido pela Microsoft em 2014. Desde então, tornou-se símbolo desse gênero.

Este é o título mais famoso da modalidade e The Sandbox foi inspirado, principalmente, na sua mecânica, com itens para cada construção, desde terras, materiais, até acessórios e móveis. 

O jogo é aclamado pela crítica, mas funciona desconectado do metaverso, o que faz a proposta de The Sandbox ser diferenciada nesse ponto.

Decentraland

Enquanto isso, um concorrente mais direto do jogo The Sandbox é Decentraland, com uma dinâmica muito semelhante, na qual o usuário compra uma terra e pode construir nela. Esse jogo ajudou a expandir a modalidade play-to-earn, consolidando seu título junto com outros da mesma categoria.

No entanto, ele traz um cenário mais futurista, baseado na cidade, e não possui ferramentas de criação personalizadas, concentrando seus recursos na negociação de itens encontrados ou ganhados pelos personagens como recompensas.

Vale a pena investir no jogo The Sandbox?

Usuários familiarizados com as dinâmicas do universo eletrônico podem se interessar pelo jogo The Sandbox. Semelhante a um título muito popular da categoria, vários jogadores não encontram dificuldades em começar sua jornada dentro da plataforma.

Além disso, ele traz novidades que impactam no mercado de NFTs, com ferramentas para que os participantes criem suas próprias unidades e itens.

Assim, as possibilidades que o jogo traz são inúmeras, além das várias formas de ganhar dinheiro, dentro e fora desse universo.

Com isso, para quem busca alternativas de aplicações financeiras e se atrai pelos metagames, o jogo The Sandbox pode ser uma opção considerável, sendo que vale a pena conhecer mais sobre ele antes de tomar uma decisão.

Veja também:

Perguntas frequentes

  1. Como funciona o jogo The Sandbox?

    O jogo The Sandbox está disponível para computadores e pode ser baixado de graça. Os usuários devem comprar as terras para acessarem as ferramentas, e começam a construir com os itens disponíveis para comprar dentro da plataforma.

  2. Como jogar The Sandbox e ganhar dinheiro?

    É possível ganhar dinheiro com The Sandbox por meio de criações de itens NFT e jogos 3D completos, além da locação de terras já construídas ou negociando o token SAND, o mais popular e utilizado dentro do universo.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp