Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Play to earn: o que é, como funciona e jogos!

Quer ganhar dinheiro jogando games? Nós explicamos tudo o que você precisa saber para avaliar se isso vale a pena ou não!

20220502_131551-1
Talita Nifa Estagiária de Conteúdo

Você já deve ter ouvido falar em jogos play to earn, né? Em português, play to earn significa jogar para ganhar. E aí, surge a pergunta: ganhar o quê? Bem, ganhar criptomoedas, também chamadas de game tokens, ou NFT (sigla para Non-Fungible Token), que significa Token Não Fungível.

Mas, calma: embora a ideia de ganhar jogando games pareça o melhor dos mundos, nada é tão simples assim. Isso porque, em geral, é preciso desembolsar dinheiro para começar a jogar. Esse é o caso de um dos títulos mais populares, o Axie Infinity, lançado em 2020 e inspirado no universo Pokémon.

Continua após a publicidade

Apesar de ele ser um game gratuito, só é possível jogá-lo com ao menos três Axies, que são os seus monstrinhos. E o preço deles varia muito, viu? Para ter uma ideia, um Axie chegou a custar cerca de US$ 200 em julho de 2021.

Ficou curioso e quer saber tudo sobre os jogos play to earn? Não é à toa que essa nova onda vem tomando conta do mercado de games. Neste post, saiba o que é play to earn, como funciona e conheça alguns jogos que listamos para você. Preparado? Então, vamos lá!

Continua após a publicidade

O que são jogos play to earn?

Para que você entenda direitinho o que são os jogos play to earn, vale começarmos esclarecendo alguns termos relacionados a esse universo, como blockchain, criptomoeda e NFT.

O que é blockchain?

O termo blockchain significa, em português, cadeia de blocos. Trata-se de um tipo de banco compartilhado de dados, que serve para registrar e validar transações digitais. É justamente essa tecnologia que permite a negociação de criptomoedas, como o bitcoin.

Tais blocos de dados em que são registradas as negociações são sequenciais. Assim, quando há uma transação, um bloco é gerado. E eles se mantêm ordenados cronologicamente com todas as informações registradas. Além disso, são dependentes e, consequentemente, cada um está interligado aos demais.

Agora você quer saber se o sistema blockchain é seguro, não é mesmo? Como seu sistema de validação é altamente eficaz, podemos considerá-lo seguro sim. Vale lembrar que a rede não é centralizada, o que dificulta possíveis invasões. Além disso, um bloco não pode ser reescrito, caso alguém tente fazer isso.

Continua após a publicidade

O que é criptomoeda?

Diferentemente do real ou do dólar, a criptomoeda é uma moeda totalmente digital. Ela existe globalmente e é criada pelos próprios usuários, ou seja, não há um intermediário financeiro. No entanto, isso não significa que não existiam regras, ok?

Cada uma das criptomoedas é criada a partir de um projeto, chamado white paper, que especifica suas características e a forma como serão geradas. A proposta é que os seus próprios usuários sejam os controladores do sistema.

No entanto, o lado não tão bacana das criptomoedas é que elas são altamente voláteis. Como seu preço é baseado na demanda e oferta do mercado, podem se valorizar ou se desvalorizar em relação a outras moedas muito rapidamente.

O que é NFT?

Como já explicamos, a sigla em inglês NFT significa Token Não Fungível. O ponto importante de frisarmos aqui é que, no universo digital, NFT representa um item único. Com isso, é criada uma propriedade digital, possibilitando a comercialização desse ativo em diferentes plataformas.

Continua após a publicidade

Ficou confuso? Calma, vamos dar um exemplo para tornar mais fácil o entendimento. Nos jogos NFT numa blockchain, os jogadores podem ter a posse de itens exclusivos do jogo, como personagens, cartas, acessórios, armas e habilidades.

Caso tenha interesse, um NFT de uma pessoa pode vir a ser vendido. E, como era de se esperar, o seu valor vai depender de o quão raro ou procurado é o item. Em geral, a maioria dos jogos play to earn trabalham com o dólar.

Como são feitas as negociações em jogos play to earn?

Agora que você já conhece os termos que são a base do entendimento para os jogos play to earn, vamos tratar de como são feitas as negociações. É dado ao jogador a propriedade sobre os ativos do jogo, certo? Assim, jogando ativamente, ele aumenta o valor do game.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que todos os jogadores estão criando valor uns para os outros, também estão criando valor para o(s) desenvolvedor(es). É um ganha-ganha. Ficou difícil? Então, vamos a um exemplo!

Continua após a publicidade

No Axie Infinity, o tempo e o esforço de um jogador é recompensado com o ganho de uma Small Love Potion (SLP). Em português, as “poções do amor suaves” podem ser usadas para criar novos monstrinhos, os Axies, ou serem trocadas por moedas como dólar e real.

Vamos recapitular? O que um jogador compra e ganha num game são propriedades suas e ficam na sua carteira. Os desenvolvedores não são donos disso, ok? Logo, uma das principais vantagens é que o gamer tem a liberdade de criar valor para algo que possa vir a ser vendido.

5 jogos play to earn para ganhar criptomoedas

Confira, a seguir, 5 jogos play to earn para ganhar criptomoedas. Escolha qual deles mais agrada a você.

1. Axie Infinity

Já falamos que o Axie Infinity é um dos jogos mais populares e teve como inspiração o universo Pokémon. Cada avatar é colecionável, apresentando habilidades específicas para ajudar o time a vencer as disputas.

Continua após a publicidade

Sendo bem-sucedido no game, o jogador recebe as chamadas “poções”, que funcionam como moedas do jogo e podem ser trocadas por moedas verdadeiras. Além da Axie Infinity (AXS), sua outra criptomoeda é a SLP, mencionada acima.

2. Gods Unchained

O Gods Unchained, também um título bem popular, é um game de cartas negociáveis na Ethereum, semelhante ao jogo Hearthstone. Os jogadores constroem decks com diferentes níveis de poder e força para batalhar com outros participantes.

À medida que o gamer ganha uma partida, é possível receber itens do jogo tanto para usar como para vender. Com isso, o nível das cartas aumenta, possibilitando mais vitórias ou atraindo o interesse de outros jogadores.

Além disso, ao conquistar jogos ranqueados, o usuário pode obter Flux, que é o recurso utilizado para a criação de cartas NFT. Se desejar, tais cartas podem ser revendidas.

Continua após a publicidade

3. Thetan Arena

O Thetan Arena é considerado por muitas pessoas o concorrente direto do Axie Infinity. Ele combina habilidades pessoais de um jogador com o trabalho em equipe numa arena de batalha multiplayer online. Para que haja remuneração, é preciso comprar seus avatares, que são NFTs. Com um deles, é possível ganhar a criptomoeda do jogo, o THG, em cada game bem-sucedido.

4. Alien Worlds

No Alien Worlds, o jogador é um explorador espacial que pode viajar por diferentes planetas para minerar a criptomoeda oficial do jogo, que se chama trilium (TLM). Os astros são governados como organizações autônomas descentralizadas. A ideia é simular a interação e competição dos gamers por ativos digitais.

5. Splinterlands

O Splinterlands é um jogo de cartas colecionáveis, que são, na verdade, ativos NFT. O game possui as as chamadas Splinters, espécies de facções divididas entre Fogo, Terra, Dragão, Morte, Vida, Água e Neutro. Para se sair bem, é preciso explorar as diferentes realidades e habilidades disponíveis no jogo. Já suas criptomoedas são a dark energy crystals (DEC) e a splintershades (SPS).

Conclusão: jogos play to earn valem a pena?

Se você chegou até aqui, já sabe o que são e como funcionam os jogos play to earn. Para poder decidir se eles valem a pena ou não, é importante ter em mente que você precisará desembolsar um dinheiro no início para comprar personagens ou itens. Então, podemos concluir que se trata de um investimento como outro qualquer, concorda?

Assim, faça um estudo atento dos prós e contras de ganhar dinheiro com esses jogos. Quem não tem condição financeira para entrar em um jogo, pode até fazer parte de times proprietários de contas de jogos. Mas, novamente, nós, da equipe do iDinheiro, alertamos para que você se proteja contra golpes.

Por fim, aproveite e confira o material que preparamos sobre os 11 jogos para ganhar dinheiro de verdade em 2022!

Perguntas frequentes

  1. O que é um jogo play to earn?

    Num jogo play to earn, o gamer pode ganhar dinheiro ou algum tipo de moeda enquanto investe seu tempo no jogo. A ideia é que desenvolvedor(es) e jogador(es) estabeleçam uma relação de ganha-ganha.

  2. Como jogar jogos play to earn?

    Quase tudo nos jogos play to earn tem algum valor e pode ser comprado e/ou vendido. Mas, como é necessário realizar um investimento inicial em dinheiro, avalie se esse investimento vale para você.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.