Gamecoin: veja o que é e como lucrar! 

Você já sabe o que é gamecoin? Esse tipo de criptomoeda pode ser uma alternativa interessante para ganhar dinheiro jogando. Confira!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A gamecoin é um tipo de ativo financeiro que permitiu que os usuários começassem a ganhar dinheiro com jogos no blockchain, além de expandir o acesso a novas plataformas de recompensas. Assim, essa é uma das alternativas inovadoras e criativas para recompensar os investidores no mercado de criptomoedas.

Além disso, essas moedas também se tornaram um dos pilares do cenário financeiro virtual, estimulando o desenvolvimento de mais alternativas para o público. No entanto, muitos investidores podem ter dúvidas sobre como essa modalidade funciona, especialmente os lançamentos mais recentes.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial sobre gamecoin para te ajudar a entender como esses ativos operam e quais as principais plataformas que recebem essas criptomoedas. Conheça mais sobre os ativos de recompensa dos games do blockchain e saiba como começar a ganhar de maneira prática e simples.

O que é gamecoin?

As gamecoins são criptomoedas de jogos de blockchains. Seu termo vem da junção das palavras em inglês “game”, que significa jogo, e “coin”, que significa moeda. Nesse sentido, trata-se de recompensas desenvolvidas na rede criptografada e disponibilizadas para os investidores.

Esses ativos funcionam, inicialmente, como moedas de troca dentro dos próprios sistemas. Com eles, é possível comprar itens e equipamentos para aprimorar seu desempenho no jogo A dinâmica parece com jogos clássicos de consoles, que também oferecem recompensas para que você possa melhor sua conta e a performance dos personagens.

No entanto, a gamecoin, ao contrário de outras moedas de jogos comuns, também possui funções no mercado exterior aos jogos, uma vez que é possível usá-las em negociações entre usuários fora da plataforma, ou trocá-las por ativos monetários.

Isso ocorre por conta do blockchain, que permitiu às desenvolvedoras transformar seus itens em propriedades únicas e exclusivas, que, como outras formas de arte, também podem valer dinheiro. Os jogos que utilizam essa forma de pagamento já estão em atuação no mercado há alguns anos, mas ganharam reconhecimento apenas recentemente, com o surgimento de títulos populares e de alta valorização.

Algumas gamecoins chegaram a disparar 40% em um único dia, atraindo milhões de investidores interessados na troca dos ativos por dinheiro real. Além de jogos com modalidades e dinâmicas clássicas, essa categoria de recompensa também se tornou comum em outros tipos de programas, que incentivam, inclusive, a realização de atividades físicas ou aprendizado sobre alguns assuntos.

Como funciona uma gamecoin?

Usualmente, a gamecoin funciona como uma criptomoeda comum ou um token não fugível. Trata-se de um tipo específico de ativo que tem proteção da criptografia, e que não pode ser trocado por outros itens, apenas por remuneração em espécie.

Nesse caso, os ativos digitais são como moedas fiduciárias dentro de um jogo, como real ou dólar, por exemplo. Uma vez que o usuário conseguiu essa recompensa, ele pode usá-la como meio de troca para adquirir personagens, equipamentos e itens exclusivos que melhoram seu desempenho e resultados.

No entanto, como é comum nessa dinâmica, é possível trocar o saldo em moedas do jogo por unidades monetárias reais. Isso depende da valorização do ativo e da sua especulação, mas, de forma geral, opera como uma criptomoeda convencional.

Tipos de gamecoin

Além de ser uma forma de ativo digital dado como recompensa para os usuários do jogo, a gamecoin também possui suas próprias categorias, que variam conforme a modalidade do game.

Para investidores que se interessam por esse serviço, é importante entender quais são cada uma delas, e como elas funcionam dentro da rede. Veja mais detalhes sobre os tipos principais:

Play-to-earn

Inicialmente, o tipo mais comum de gamecoin é na modalidade play to earn, ou “jogue para ganhar”, como sua expressão pode ser traduzida. Essa foi a categoria que popularizou o formato de recompensa, por conta do sistema que o acompanha.

Basicamente, trata-se de jogos com gamificação convencional. Isso significa que seu design e proposta funcionam como um projeto comum, mas com pagamentos em criptomoedas. O usuário que investe no play to earn geralmente precisa adquirir algum tipo de item ou personagem para começar a receber as moedas.

No dia a dia, precisa realizar atividades ou missões para que ganhe o prêmio. Os formatos mais comuns estabelecem batalhas entre equipes ou lutas para recompensar o vencedor com fragmentos de gamecoin. Posteriormente, quando o usuário possuir a quantidade mínima exigida pelo game, pode realizar operações de troca ou transferências, que possibilitam sacar o saldo como dinheiro.

O princípio do play to earn é incentivar os investidores a interagir com o sistema, promover a dinâmica do jogo e estimular a participação do usuário, seja por meio de campanhas ou batalhas. Além disso, é comum que esse sistema seja mais aberto, para que as contas joguem juntas ou uma contra a outra.

Atualmente, existem alguns nomes populares que tornaram o play to earn uma das modalidades mais procuradas pelos investidores de criptomoedas, como:

Cada uma dessas plataformas possui um jogo diferente, com histórias e itens que os investidores precisam ter para começar a receber as recompensas. Ainda, um ponto positivo dessa categoria é que sua base de desenvolvimento não precisa ser a mesma, utilizando gamificações de fantasia, RPG ou mesmo jogos de cartas.

Learn-to-earn

Enquanto isso, outra modalidade que também se tornou popular com o gamecoin é o learn-to-earn, ou “aprenda para ganhar”, como a expressão pode ser traduzida. Ela difere um pouco da plataforma de jogos, pois não está necessariamente ligada aos games do blockchain.

Seu funcionamento tem relação com perguntas e respostas, e conta com a promoção de corretoras de criptomoedas ou outro tipo de instituição que tenha relação com essa tecnologia de criptografia.

Usa-se o modelo como forma de bônus ou divulgação de uma nova moeda, por exemplo. Basicamente, permite que você responda perguntas sobre determinado assunto e receba fragmentos de moeda digital, se acertar a resposta, para movimentar como preferir.

Embora não tenha restrições quanto ao uso da moeda, que pode ser associada à plataforma do jogo, por exemplo, a gamecoin do learn to earn costuma ser promovida em menos unidades. O assunto do jogo de perguntas e respostas também é direcionado para algum ativo específico, como forma de divulgação.

Os questionários podem ser feitos via vídeo ou interação em algum evento, e disponibilizam as recompensas em criptomoedas nas carteiras dos participantes. Essa é uma modalidade que está crescendo no mercado, e não é tão conhecida, embora seja mais simples e acessível.

Afinal, você não precisa ter nenhuma habilidade de jogo para ganhar as moedas, apenas conhecimentos sobre o assunto. Ainda, o valor ganho pode ser sacado como dinheiro ou direcionado para outra plataforma, se for possível.

Move-to-earn

Finalmente, um dos principais tipos de gamecoin que vem ganhando espaço no mercado é o move to earn, ou “se mexa para ganhar”. A proposta dessa classificação é produzir jogos que exijam movimentos dos usuários e recompensar com criptomoedas a cada atividade cumprida.

A base é semelhante aos jogos play to earn, mas, em vez de missões relacionados ao mundo dos games, as tarefas são relacionadas ao dia a dia, sendo esporte ou alguma ação física. Essa é a categoria mais recente entre os projetos que utilizam a gamecoin como pagamento. No entanto, já conta com uma valorização considerável. Isso porque incentiva uma vida mais saudável, e integra o mundo físico e o mundo digital de maneira simples.

Para participar, os investidores devem adquirir itens especiais para equipar na sua conta. Um dos exemplos mais conhecidos atualmente é o STEPN, que vende tênis NFT para que o usuário faça atividade física todo dia, ganhando recompensas em tokens e moedas da plataforma.

A dinâmica é parecida com as demais formas de recompensa, cadastrando o perfil e a carteira em um sistema da blockchain. Entretanto, a proposta de pagar para os investidores se exercitarem chamou a atenção do mercado, se tornando uma aposta interessante para os próximos meses.

Principais gamecoins do mercado 

Depois de conhecer mais sobre o que é gamecoin e quais os principais tipos disponíveis, vale a pena conferir quais as unidades mais populares do mercado. Elas são comercializadas e movimentadas em alguns sistemas, e fazem parte da dinâmica de diferentes jogos NFT.

Para investidores iniciantes, que se interessam por esse mercado e desejam ganhar criptomoedas jogando ou cumprindo atividades, vale a pena conhecer os ativos mais populares. Confira quais são:

GALA

A GALA é a gamecoin que pertence ao sistema Gala Games, uma plataforma que desenvolve jogos play-to-earn em blockchain. Nesse caso, o ativo pode ser usado como meio de troca em todos os jogos criados pela desenvolvedora.

Os títulos mais conhecidos são Town Star, que traz uma simulação de agricultura e permite aos usuários ganhar com coletas e aprimoramento dos equipamentos, e o Echoes of Empire, um jogo de base RPG.

Assim como outros tipos de gamecoin, a GALA também tem função fora do ambiente virtual, podendo ser trocada por dinheiro nas corretoras de criptomoedas. Sua versão é popular por ser parte de um ecossistema maior do que apenas um game.

Dessa forma, investidores que possuem conta ou recursos em mais de um jogo da desenvolvedora podem movimentar a moeda entre as plataformas. Isso facilita a compra de itens e equipamentos para melhorar a performance, e, consequentemente, gerar ainda mais rendimentos.

AXS

O AXS está entre os principais tipos de gamecoin comercializados no mercado de criptomoedas nos últimos anos. Trata-se do token nativo do Axie Infinity, game que ajudou a popularizar o modelo play-to-earn. Em 2021, acumulou 2,5 milhões de usuários ativos, segundo dados da revista Exame.

A base dessa criptomoeda é a rede Ethereum, e se trata de um ativo de governança. Em outras palavras, os investidores com esse token detêm o direito de participar de decisões relacionadas ao jogo. Elas envolvem, por exemplo, atualizações ou a criação de novos itens. Além disso, também possuem direitos de venda e repasse de produtos exclusivos para participantes.

O AXS é popular porque, quanto mais unidades, maior o peso do voto do investidor. Se for de seu interesse, uma decisão pode ser aprovada ou negada, beneficiando seus ganhos. Entre janeiro e novembro de 2021, o AXS deu um salto de 29.000%, passando de US$ 0,54 para US$ 160.  Esta é uma das principais gamecoins do setor, e uma das pioneiras na categoria, sendo criada em 2018 pela empresa Sky Mavis.

ILV

O Illuvium, ou ILV, como também é conhecida, é a gamecoin de um GameFi 3D de fantasia.  Esse projeto trabalha diversos conceitos de design dentro de uma mesma plataforma, trazendo gráficos avançados, mas com a dinâmica de transações de criptoativos para adquirir itens e personagens.

O ILV é o token nativo da plataforma, sendo uma recompensa para os jogadores que alcançam as conquistas estabelecidas pela empresa, além de missões diárias e vitórias nos combates. Um dos diferenciais dessa moeda é que se trata de sete cenários diferentes para o usuário explorar, ficando no que mais se identificar e que proporcionar maiores retornos para o seu perfil.

Além disso, assim como o AXS, também serve como ativo de governança, e permite aos investidores participar de votações e discussões importantes. As batalhas e outros tipos de interações virtuais acontecem em um aplicativo próprio, mas as recompensas são enviadas e salvas na blockchain, com a segurança da criptografia de rede.

GMT

Ainda, vale a pena mencionar a gamecoin GMT, do aplicativo STEPN. Ela é uma das principais a se consolidar no mercado, embora não seja da categoria play to earn. Sua dinâmica faz parte das recompensas pelas atividades físicas, sendo pioneira nessa área.

Os usuários podem conseguir esse token de governança ao atingir sua meta diária e desbloquear novos níveis do seu perfil. Ela é uma dos dois tipos de pagamento que a plataforma oferece para os investidores, e atua como papel de voto em discussões.

No entanto, com a gamecoin GMT, também é possível ter acesso a itens exclusivos, e acumular essa unidade para fixar um papel mais importante nas decisões da desenvolvedora. Embora tenha iniciado suas negociações apenas em março de 2022, o índice de valorização dessa moeda virtual teve um crescimento considerável nos últimos meses.

Como ganhar dinheiro com gamecoin?

Depois de conhecer mais sobre as gamecoins, é possível ganhar dinheiro de diferentes maneiras dentro da plataforma. Nesse caso, para investidores iniciantes, vale a pena conferir quais as alternativas que permitem ao usuário ter rendimentos significativos.

Veja algumas das principais maneiras:

Forma de negociaçãoExplicação
especulação:a forma mais comum de ganhar dinheiro com gamecoin, se baseia na especulação do mercado. Se a moeda está em alta, mais pessoas estão procurando, e maior será o preço para vender;
HODL:trata-se de uma estratégia de investimento, em que o usuário compra um ativo e o mantêm por um longo tempo, aguardando uma alta na valorização nos próximos meses ou mesmo anos;
staking:o staking é um método de renda passiva. O usuário bloqueia suas gamecoins na plataforma para ajudar na liquidez. Em troca, recebe recompensas. Alguns games têm essa funcionalidade;
empréstimo:os empréstimos permitem que os usuários aluguem seus itens e personagens para outros por um período de tempo, para melhorar a performance. A negociação pode ser em dinheiro ou em criptomoedas;
mercado secundário:algumas gamecoins são NFTs e podem ser vendidas em marketplaces de tokens não fungíveis. O preço é determinado pelo próprio vendedor. Nesse caso, o investidor vende itens raros para outros usuários interessados.

Como comprar gamecoin?

Veja o que é necessário para começar a comprar gamecoin:

1. Tenha conta em uma exchange

Antes de mais nada, é fundamental que você tenha conta em uma corretora de criptomoedas, conhecida como exchange. Esse tipo de plataforma permite negociar criptoativos com segurança, sendo fundamental para a compra de moedas digitais de jogos.

Uma opção popular e segura disponível no mercado é o Mercado Bitcoin. A corretora é uma das maiores das maiores da América Latina e conta com as gamecoins mais populares do mercado, além de outros ativos.

logo da corretora de criptomoedas mercado bitcoin
Mercado Bitcoin

Além do cadastro em uma corretora de criptomoedas, você precisará de um registro ativo para baixar o jogo de seu interesse e integrar sua carteira para receber as recompensas e futuras moedas. A maioria das plataformas oferece cadastro gratuito, e não é necessário investir para ter um registro.

Caso ainda não tenha selecionado uma exchange para criar sua conta, vale a pena conferir o artigo “Melhores corretoras de criptomoedas no Brasil em 2022“.

2. Ative sua conta

Em seguida, é necessário continuar o processo de ativação da conta que a corretora exige, como depósito inicial ou envio de documentos para análise.

Sem isso, pode não ser possível conectar o jogo à conta de recebimento da gamecoin. Por isso, é importante verificar quais as etapas de solicitação antes de fazer qualquer download. Esse procedimento também costuma ser simples, e é possível solicitar suporte para a empresa durante a etapa.

3. Faça download do jogo

Finalmente, depois de ter o perfil verificado e autorizado, basta fazer o download do jogo de sua preferência.

Algumas gamecoins só podem ser obtidas ao jogar o game ou realizar as tarefas diárias. Além disso, comprar os criptoativos nas corretoras sem ter o jogo pode reduzir consideravelmente a utilidade da moeda.

Por esse motivo, o usuário deve escolher a plataforma de sua preferência, com base no tipo e modalidade que mais combina com seu perfil. A maioria dos downloads e instalações também são gratuitos.

4. Integre as contas

Antes de começar a jogar, lembre-se de integrar as contas do jogo com sua carteira da exchange. Dessa forma, as recompensas e possíveis gamecoins que serão obtidas poderão ser enviadas diretamente para o seu cadastro, de forma segura e rápida.

As configurações do jogo podem pedir por uma forma de identificação, como documento e, em seguida, conectar ambos os canais automaticamente.

Por isso, basta preencher seu perfil e seguir as orientações do jogo para começar a ganhar e comprar gamecoin.

5. Movimente as gamecoins

Por fim, basta começar a jogar e cumprir as missões para movimentar as recompensas na forma de moedas virtuais dentro da sua carteira. Normalmente, as corretoras de criptomoedas não cobram por depósitos e transferências, mas é preciso confirmar quais as taxas que a plataforma pode ter.

Além disso, verifique quais as possíveis necessidades de investimento para o jogo escolhido, como a compra de itens para aprimorar sua performance.

As estratégias de investimento também variam conforme os objetivos do usuário, e é importante entender como as gamecoins funcionam, para ter os melhores resultados.

Vale a pena investir em gamecoins?

Muitos investidores se interessam pelo universo dos games, e sentem familiaridade com as recompensas e estratégias de jogo. Com isso, possuem uma aptidão há mais para administrar as moedas virtuais, e alcançar lucros consideráveis por meio de missões, batalhas e realização de atividades.

As gamecoins, criptoativos de jogos baseados na rede blockchain, se tornaram populares no mercado. Nesse caso, vale a pena conhecer essas moedas e considerá-las como investimento, especialmente se possuir um perfil correspondente.

No entanto, trata-se de um universo mais complexo, e é indicado que os investidores conheçam mais sobre como os tipos de gamecoin funcionam antes de começar a jogar. Por outro lado, se você já possui conhecimento na área e se interessa pelo universo de criptomoedas em jogos, vale a pena avaliar essa alternativa como forma de diversificar sua carteira.

A valorização é crescente, e pode ser uma forma de adquirir recompensas únicas apenas participando de games virtuais.

Quer receber mais dicas sobre o universo financeiro? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro!

Perguntas frequentes

  1. Quais são as gamecoins?

    Os tipos de gamecoins são play-to-earn, vindos de jogos; learn-to-earn, comuns em quizzes promovidos por corretoras; e move-to-earn, uma modalidade que exige movimentos e atividades físicas para recompensar o usuário com essas moedas.

  2. Como funciona uma gamecoin?

    A gamecoin pode servir como token utilitário, usada para comprar itens dentro do universo do jogo, ou como ativo de governança, que permite ao usuário ter poder de voto em decisões da empresa.

Referências do artigo
  • Mercado Bitcoin
    1. Gala Games. “Town Star”. Link.
    2. Gala Games. “Echoes of empire”. Link.
    3. Axie Infinity. “A digital bation”. Link.
    4. Illuvium. “Join the fight for ETH”. Link.
    5. Exame. “Maior grupo de Axie Infinity do mundo já soma 11 mil jogadores financiados”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp