Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como ganhar Bitcoin? Grátis, jogando e outras formas!

Veja como ganhar Bitcoin na internet por meio de jogos, serviços e atividades gratuitas, além de conferir dicas para evitar golpes.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos

Para quem deseja ter criptomoedas, mas sem investir nesse ativo, aprender como ganhar Bitcoin pode ser uma alternativa atrativa.

As moedas virtuais se tornaram um dos produtos mais procurados do mercado financeiro, por conta das suas características e alta valorização nos últimos anos.

Continua após a publicidade

No entanto, isso também fez com que seu preço se tornasse consideravelmente elevado para investimentos convencionais. Mesmo opções como fundos de investimento ou ETFs podem estar fora do alcance de alguns perfis iniciantes.

Nesse caso, para quem não se interessa por atuar no segmento tradicional e deseja ter criptomoedas, existem algumas possibilidades de como ganhar Bitcoin de forma gratuita. Conheça os principais caminhos para reunir fragmentos de moeda e montar uma carteira com alto potencial, sem precisar de investimentos.

Continua após a publicidade

Como ganhar Bitcoins?

Muitas pessoas buscam como ganhar Bitcoin na internet sem que seja necessário realizar investimentos convencionais. Isso pode ocorrer por uma série de motivos, como indisponibilidade para aplicação de recursos ou perfis iniciantes que não possuem conhecimento suficiente para operar nesse mercado.

Seja como for, existem algumas alternativas que oferecem recompensas na forma de criptomoedas para os usuários. Entretanto, é importante destacar que as plataformas não trabalham com unidades inteiras da moeda, e sim com frações reduzidas.

No caso do Bitcoin, existem as Satoshis, que funcionam como se fosse um centavo de real. Um satoshi corresponde a 0,00000001 BTC (sim, sete zeros depois da vírgula). Em outras palavras, é necessário 100 milhões de satoshis para formar uma unidade de Bitcoin.

Essa divisibilidade permite que a moeda seja adequada para micropagamentos ou microtransações.

Contudo, é importante frisar que as recompensas gratuitas que podem retornar criptomoedas correspondem a essas pequenas frações, sendo necessário uma quantidade consideravelmente alta para obter retorno com possíveis vendas no futuro.

Continua após a publicidade

Por outro lado, pode ser interessante aprender como ganhar Bitcoin, especialmente por meio legais e simples na internet. Veja algumas das principais alternativas e como elas funcionam.

1. Ganhar Bitcoin jogando

Uma das maneiras de como ganhar Bitcoin é por meio de jogos. Os chamados pay to earn permitem que o usuário participe de diferentes iniciativas, recebendo recompensas em criptomoedas ao final de uma etapa.

Alguns games mais convencionais operam, principalmente, na forma de batalhas, onde o jogador monta seu time e disputa com outras pessoas, ganhando itens que são convertidos em criptomoedas.

No entanto, já existem outros jogos disponíveis, como:

  • roletas;
  • charadas;
  • puzzles;
  • jogos de adivinhação.

Recentemente, algumas empresas também fecharam parcerias para oferecer recompensas em Bitcoin para jogos tradicionais, como Counter-Strike, famoso jogo de tiro. Outros jogos para ganhar criptomoedas, são:

Continua após a publicidade

  • Axie Infinity;
  • CryptoPop;
  • My DeFi Pet;
  • Bitcoin Blast;
  • Alien Run;
  • Plants vs Undead.

Dessa forma, o usuário pode pesquisar algumas programações que permitem ganhar satoshis na forma de interação, e juntar suas recompensas.

2. Ganhar Bitcoin na internet

Além das interações por jogos, existem outras opções de como ganhar Bitcoin na internet. Isso porque diversos sites oferecem serviços variados com recompensas de criptomoedas.

Por exemplo, a plataforma FreeBitco funciona como uma loteria gratuita, com pagamento específico em criptomoedas. Segundo o site, é possível ganhar até U$ 200 por hora, além de concursos individuais. No entanto, é necessário ser sorteado para receber a recompensa, além de outros recursos adicionais que podem exigir pagamento.

Ainda, existem opções que oferecem pagamentos por determinadas ações, como assistir vídeos, ler livros ou clicar em anúncios criados pelos bots. Algumas plataformas que operam nesse segmento, são:

Continua após a publicidade

  • Coinad;
  • BTC Clicks;
  • Paidbooks.

Para ganhar Bitcoins por meio dessas operações, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter certo número de visualizações nas campanhas, ter uma quantidade mínima de acessos ou atender aos requisitos do próprio site.

Por conta disso, o método pode ser mais concorrido entre os internautas, embora seja uma maneira de ganhar Bitcoin de forma gratuita.

3. Ganhar Bitcoin em cashback (criptoback)

Enquanto isso, o cashback, prática de retornar parte do dinheiro de uma compra, já é um benefício popular entre os serviços financeiros, e, agora, também está trabalhando com criptomoedas.

É o caso de carteiras digitais, como a Méliuz e o 99Pay, que começaram a trabalhar recentemente no segmento de venda de Bitcoin.

Continua após a publicidade

Ao utilizar esses serviços, seja por meio de transferências ou cartão de crédito, existe a possibilidade de receber uma parte do valor mensal da fatura em moedas digitais. No entanto, a disponibilidade vai depender do banco digital em questão, e a alternativa ainda não está sendo empregada por todas as plataformas do mercado.

Dessa forma, é importante que o usuário busque conhecer melhor o serviço antes de utilizar suas ferramentas para obter retorno de suas compras.

Além disso, o valor é consideravelmente baixo, girando em torno de 1% dos gastos mensais. 

4. Ganhar Bitcoin minerando

Por fim, para quem deseja aprender como ganhar Bitcoin sem precisar investir, uma das alternativas mais conhecidas e convencionais é a mineração.

Continua após a publicidade

Essa prática consiste na descriptografia de uma série de códigos complexos, e na resolução de problemas matemáticos, que exigem alta capacidade de processamento computacional.

A mineração é feita pelos próprios usuários de moedas virtuais dentro da rede blockchain, tecnologia que permite registrar cada movimentação feita com uma unidade de Bitcoin ou outro cripto dessa base.

No entanto, os registros são codificados, para garantir a segurança da transação, e a validação é feita pelos usuários, chamados mineradores. Quando um minerador consegue resolver satisfatoriamente o bloco de informações codificadas de uma transação, ele recebe uma fração de Bitcoin como recompensa pelo seu trabalho.

Contudo, essa atividade é uma das mais complexas do mercado, e também é concorrida, por atrair cada vez mais usuários interessados na função.

Continua após a publicidade

Além disso, para minerar Bitcoins ou outras criptomoedas é necessário ter um computador potente, por conta da exigência que essa atividade demanda, além de programas aprimorados que suportam a execução dos códigos de forma simultânea.

Ainda, muitos alertam que os gastos com energia elétrica também aumentam de maneira significativa, sendo preciso um certo investimento para começar a minerar moedas.

Como não cair em golpes

Mesmo com diversas maneiras atrativas de como ganhar Bitcoin na internet, existem serviços que configuram fraudes, e podem aplicar golpes nos usuários.

Nesse caso, antes de realizar qualquer serviço, vale a pena saber como evitar esses prejuízos, e se atentar para algumas condições suspeitas envolvendo criptomoedas:

Continua após a publicidade

Duvide de promessas extraordinárias

Antes de mais nada, é importante duvidar de promessas e anúncios que pareçam extraordinários, divulgando a possibilidade de ganhar um grande número de criptomoedas de forma fácil.

Embora existam, de fato, sites que distribuem esses criptos apenas com algumas tarefas, trata-se de frações ínfimas de Bitcoin, e não unidades inteiras, que possuem uma alta valorização no mercado. O usuário precisa juntar uma quantidade extremamente alta de satoshis para ter uma moeda integral, e raramente os sites e plataformas oferecem mais do que algumas frações por cada serviço.

Dessa forma, se avistar uma propaganda que pareça muito absurda ou traga promessas irreais, desconfie.

Atenção ao baixar aplicativos

Ainda, algumas alternativas permitem aprender como ganhar Bitcoin a partir de aplicativos para smartphone, seja na forma de jogos ou acessos online, por exemplo.

Continua após a publicidade

Contudo, é importante se atentar para quais programas você está instalando dentro do seu aparelho. Isso porque existem diversos códigos prejudiciais escondidos em aplicativos suspeitos, como vírus e malwares que danificam os seus documentos, expondo sua identidade e suas informações.

Assim, antes de fazer o download de um aplicativo, confira alguns pontos, como avaliação dentro da loja, se existe um site ou empresa relacionada ao seu desenvolvimento e qual os comentários dos usuários. Desse modo, é mais fácil de evitar baixar vírus para o seu celular, ou permitir que criminosos tenham acesso ao seu sistema.

Evite pirâmides

Ainda, uma recomendação importante para evitar fraudes e aprender como ganhar Bitcoin de maneira segura é evitar pirâmides financeiras.

Essa prática, que configura um crime no mercado, é feita a partir de pagamentos em dinheiro e da premiação dos participantes ao atraírem mais pessoas para o esquema. Por exemplo, se um site estiver oferecendo mais Bitcoins para cada pessoa que se inscrever ou realizar determinado pagamento, pode ser uma pirâmide financeira.

Continua após a publicidade

Os ganhos não são reais dentro desse esquema, e podem comprometer a integridade dos usuários, sem oferecer recompensas em criptomoedas.

Por esse motivo, busque se atentar para a forma que o serviço ocorre, se ele permite o recebimento de moedas apenas com serviços simples e se existe alguma exigência para atrair novas pessoas ou realizar alguma cobrança. Se identificar uma dessas características, é melhor desconfiar e não prosseguir com nenhum tipo de cadastro ou instalação.

Nesse caso, para evitar cair em golpes, procure apenas sites com o endereço que apresenta o certificado SSL, e não realize nenhum tipo de cobrança, como convidar mais pessoas ou comprar algum tipo de pacote para ganhar mais moedas.

Como armazenar seus Bitcoins

Por fim, depois de aprender como ganhar Bitcoin pela internet, é importante saber como armazenar as suas moedas com segurança.

Continua após a publicidade

Para isso, a principal recomendação é abrir uma conta ou carteira digital em uma plataforma especializada, como as exchanges. Geralmente, esses sistemas são voltados para investimentos, mas também permitem transferências e até mesmo pagamentos com frações de criptomoedas.

Além disso, diversas plataformas que são seguras exigem que o usuário vincule suas informações com uma carteira digital para armazenar suas criptomoedas.

Assim, é recomendável ter uma conta em uma plataforma de sua preferência, confirmando que o recebimento em Bitcoin é seguro. Além das exchanges, carteiras digitais que trabalham com criptomoedas também estão permitindo transferências dentro dos seus serviços.

Uma dica para abrir uma carteira digital confiável é verificar se existem taxas de abertura ou manutenção da conta, além da possibilidade de acessar o saldo pelo smartphone e pelo site. Com isso, o usuário poderá garantir maior autonomia ao administrar suas frações de Bitcoin recebidas, além de confirmar que se trata de uma carteira de confiança.

Continua após a publicidade

Depois de receber as moedas, a maioria dos sites encaminha diretamente para a carteira registrada no perfil do usuário, dependendo da plataforma que ele está usando. Contudo, confirme se o armazenamento acompanha chaves de segurança, e se as carteiras possuem senhas de acesso e autenticação em duas etapas.

Ainda, vale reforçar que qualquer usuário pode criar uma carteira digital para armazenar bitcoins, sem limite mínimo para transferência, de modo que cada satoshi pode ser enviado para a conta.

É seguro aprender como ganhar Bitcoin?

A internet possui muitas ocorrências de fraudes e golpes, mas também traz diversas alternativas seguras e efetivas, como ganhar Bitcoin por meio de serviços, visualização de vídeos ou clicando em anúncios.

Embora essas opções possam causar certo receio em alguns usuários, trata-se de uma operação certificada, desde que realizada por um site seguro. Isso porque cada fração de Bitcoin, mesmo um satoshi, tem suas movimentações registradas na blockchain, para a segurança dos envolvidos.

Continua após a publicidade

Dessa forma, são raras as formas de golpe que envolvem diretamente essa moeda, sendo mais comum ações criminosas que liberam vírus por meio de aplicativos falsos ou enganam os usuários com esquemas ilegais de pirâmide, por exemplo.

Assim, se o usuário encontrar uma plataforma certificada, com boas recomendações na internet, pode aprender como ganhar Bitcoin sem precisar investir nesse ativo no mercado financeiro convencional.

Por outro lado, é importante lembrar que esses serviços são gratuitos, e, por isso, retornam uma quantidade consideravelmente baixa de criptomoedas, apenas unidades pequenas.

Além de ser uma forma gratuita e acessível de começar a juntar criptomoedas, também pode ser uma alternativa simples para quem deseja ter um contato inicial com esse mercado, com mais segurança e sem necessidade de investimento.

Gostou de aprender a ganhar Bitcoins e outras moedas? Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de explorar os conteúdos relacionados e se inscreva na nossa newsletter para receber textos no seu e-mail!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.