Como entrar no Metaverso? Veja as principais formas!

Quer aprender como entrar no Metaverso? Apenas conexão estável com a internet e conhecimento sobre moedas digitais podem te ajudar! Confira!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Mas, afinal, como entrar no Metaverso? Desde que o Facebook anunciou a mudança do nome da empresa-mãe para Meta Platforms Inc., em 2021, o termo “metaverso” passou a chegar a públicos ainda mais diversos, fazendo com que muitas pessoas quisessem conhecer melhor essa possibilidade.

O Metaverso é um espaço tecnológico imersivo ainda em construção, que pode funcionar como uma extensão virtual da vida cotidiana. Para fazer parte desse meio, você precisará de conexão estável com a internet e conhecimento do ecossistema de moedas digitais, que envolve NFTs e blockchains. Mas, se puder aliar óculos de realidade virtual e joysticks na sua imersão, sua experiência poderá ficar ainda mais interessante!

Porém, como fazer isso? Neste artigo, confira o passo a passo de como entrar no Metaverso, o que você pode fazer nesse espaço e o que precisará para ter uma experiência completa e divertida. Ainda, veja também como investir no Metaverso e se vale a pena fazer parte dessa novidade que está dividindo opiniões!

O que é Metaverso?

Podemos entender o significado de Metaverso como “além do universo”. Trata-se um ambiente digital imersivo, cuja proposta é funcionar como uma extensão virtual da nossa vida, de forma que a tecnologia nos permita ter relações ainda mais intensas de forma online.

Ou seja, a ideia é que nossas experiências cotidianas, como compras, entretenimento ou visitas a locais, possam ocorrer no Metaverso, espaço digital compartilhado e imersivo.

Como mencionamos, mais pessoas se interessaram em entender sobre o que é Metaverso quando o Facebook mudou o nome da empresa-mãe para Meta Platforms Inc., em 2021. Contudo, a ideia de criação de mundos virtuais não é tão recente e já está consolidada há algum tempo.

Inicialmente, podemos encontrar a ideia de Metaverso no livro Snow Crash, obra de Neal Stephenson lançada em 1992. No livro, acompanhamos o protagonista Hiro Protagonist, no ambiente descrito pelo autor, onde os personagens experienciam a vida com seus avatares. Nessa narrativa, Hiro é um entregador de pizza, mas que, no metaverso, torna-se um hacker samurai.

O que é preciso para entrar no Metaverso?

Para entrar no Metaverso é muito importante que você tenha conexão estável com a internet e conhecimento básico sobre ecossistema de moedas digitais, que envolve NFTs e blockchains. Apenas com esses dois itens você já pode ter uma experiência autônoma e entender melhor o espaço virtual.

Porém, com óculos de realidade virtual e joysticks, sua interatividade no Metaverso poderá ficar ainda mais interessante, pois esses aparelhos são equipados com recursos que deixam sua experiência mais imersiva.

woman-ga68286125_1920
Imagem: Tumisu.

Confira alguns pontos importantes para quem quer aprender como entrar no Metaverso:

  1. conexão estável com a internet: como trata-se de um espaço virtual imersivo e com várias opções de interatividade, uma conexão ruim com a internet pode deixar a transferência de dados mais lenta, o que vai piorar sua experiência no Metaverso;
  2. óculos de realidade virtual: com esse tipo de óculos e também como fones de ouvido adequados, você estará equipado com recursos que podem deixar sua experiência mais imersiva;
  3. joysticks: são controles manuais que te permitem controlar os óculos de realidade virtual;
  4. criptomoedas: o Metaverso possui uma economia particular, sendo que as negociações giram em torno de criptomoedas, ativos digitais descentralizados. Portanto, ter um conhecimento básico sobre criptoativos pode ser interessante para quem quer aprender como entrar no Metaverso;
  5. NFTs: objetos virtuais como roupas, obra de arte, móveis e acessórios são ativos tokenizados, ou seja, são NFTs e também fazem parte da economia do Metaverso, sendo itens com valor no mercado financeiro.

Tecnologias do Metaverso

Inicialmente, era mais comum que pessoas que se interessam por games ou tecnologia tivessem curiosidade pelo Metaverso. Porém, a discussão está muito em alta nos últimos anos, com aumento do interesse de públicos diversos em saber como entrar no Metaverso.

As tecnologias utilizadas nesse novo espaço imersivo que está em construção, podem ser desconhecidas por parte de algumas pessoas. Pensando nisso, apresentamos uma breve conceituação dos principais tipos de tecnologias que ajudam a construir o Metaverso. Confira:

seta azul apontando para a direita realidade virtual: essa tecnologia simula um mundo ou ambiente em 3D criado por computadores, permitindo uma interação bastante imersiva entre os participantes, desde que usem óculos e fones de ouvido específicos, equipados com recursos que garantem a boa experiência;
seta azul apontando para a direita realidade aumentada: insere elementos virtuais em outras experiências do mundo físico, como ocorre no game Pokémon Go, no qual os jogadores capturam personagens virtuais apontados pelas câmeras de seus celulares, com base em um mapa ou espaço que existe situado geograficamente;
seta azul apontando para a direita blockchain e ativos digitais: a tecnologia blockchain é um banco compartilhado de dados que serve para registrar e validar transações com ativos digitais, sendo a rede que permitiu criação do bitcoin. Esse sistema seguro e descentralizado permitirá também a criação de um metaverso com todas as funcionalidades que se espera da novidade;
seta azul apontando para a direita inteligência artificial: essa tecnologia auxilia no aprendizado de máquinas e permite criar e editar os ambientes de realidade virtual, tornando um espaço 3D mais imersivo no metaverso.

Passo a passo de como entrar no Metaverso

Depois de se equipar com os recursos necessários para entrar no Metaverso, como iniciar, efetivamente, a imersão no espaço virtual? Essa é a dúvida de muitas pessoas que, por vezes, podem acabar deixando passar a oportunidade por acharem que pode ser complexa.

Porém, isso não é verdade! Com boa conexão de internet e breve conhecimento sobre alguns conceitos da tecnologia e do mercado criptoativos já é possível conhecer os mundos virtuais.

Confira o passo a passo de como entrar no Metaverso:

1. Verifique sua conexão com a internet

Uma conexão estável com a internet vai garantir uma transferência fluida de dados. Assim, você poderá ter uma experiência imersiva, aproveitando os recursos de interatividade da plataforma.

Caso sua conexão com a internet esteja ruim, a sua experiência no Metaverso também poderá ficar comprometida. Porém, a chegada da internet 5G ao Brasil pode ser uma solução para algumas pessoas.

2. Tenha um dispositivo adequado

Apenas com um smartphone já é possível entrar no Metaverso. Entretanto, quanto mais recursos você tiver, como óculos de realidade virtual e fones adequados, melhor poderá ser sua experiência, pois garantirá a imersão.

Ainda, ao utilizar um computador, é interessante que ele tenha memória RAM, processador e placa de vídeo potentes.

3. Tenha uma carteira digital (opcional)

Mencionamos anteriormente que o Metaverso possui uma economia própria. Ou seja, vários objetos, itens e até mesmo experiências podem ser negociados com criptomoedas, envolvendo as tecnologias NFT e blockchain.

Portanto, se você quiser realizar transações no Metaverso, precisará de uma carteira de criptomoedas. Trata-se de um dispositivo que armazana as chaves de acesso aos ativos digitais que você utilizará como meio de pagamento na plataforma. Podemos encontrar as carteiras digitais em formato de aplicativos, sites ou programas de computador.

Saiba mais sobre carteiras digitais em:

4. Escolha a plataforma e crie seu avatar

Existem vários projetos desenvolvendo Metaversos diferentes e é possível encontrá-los em formato de jogos e aplicativos.

Alguns nomes de plataformas populares incluem:

Além dessas plataformas, é possível encontrar outras opções. Assim, depois de escolher em qual Metaverso você quer entrar, o próximo passo será escolher seu avatar, que é o personagem ou “bonequinho” que te representa no espaço virtual.

Você pode personalizá-lo como quiser, escolhendo, por exemplo, cor de pele, corte de cabelo, acessórios e roupas, que também podem ser alterados quando e conforme você desejar.

5. Explore!

Agora que você já entende melhor sobre como entrar no Metaverso, chegou o melhor momento: a exploração! Existem muitas coisas para fazer nesse espaço, você pode realizá-las com ou sem companhia. É interessante começar locomovendo seu avatar pelo ambiente, assim você pode se familiarizar melhor com espaço.

É possível interagir com outras pessoas, caminhar pelos lugares, realizar compras, frequentar eventos ou participar de jogos, por exemplo. Na discussão abaixo, damos mais sugestões de como você pode explorar o Metaverso.

O que fazer no metaverso?

AtividadeComo funciona?
jogar games imersivos:a experiência se torna bastante completa ao propiciar ao usuário a criação de um avatar, interação com outros jogadores, compra e venda de ativos como itens ou terrenos virtuais, além de adereços para seu personagem;
ter convívio social:a ideia vai além do ambiente dos jogos e permite ao usuário encontrar seus amigos, uma ou mais pessoas em ambientes virtuais específicos, como cinema, exposições, shows ou até mesmo realizar viagens, tudo isso tem telas de computador ou celular;
participar da economia particular:em um metaverso a comercialização também é algo que faz parte, afinal, espera-se que os usuários possam negociar itens ou serviços que deixem as experiências mais imersivas. Para isso, as moedas do metaversotokens e demais tecnologias do universo dos criptoativos são fundamentais.

Quais Metaversos existem?

Existem várias soluções que antecipam a ideia de Metaverso que se pretende criar, porém, as tecnologias e desenvolvimento do espaço virtual ainda estão em andamento. Uma das principais necessidades para que Metaverso funcione, explorando muito da sua capacidade, é a transição para a web 3.0, proposta da nova fase da internet.

Contudo, existem vários projetos promissores que já conquistaram o mercado e vêm contribuindo com o aperfeiçoamento da tecnologia. Atualmente, é possível acessar o Metaverso por meio de aplicativos e jogos, por exemplo.

Confira algumas opções:

Second Life

Esse jogo de interação entre avatares é uma das iniciativas mais antigas em relação ao Metaverso, sendo lançado em 2003. No Sencond Life é possível experienciar várias atividades da vida cotidiana, entretanto, virtualmente, em ambiente tridimensional.

The Sandbox

O projeto The Sandbox (SAND) utiliza tecnologias como blockcahin, DeFi e NFT, permitindo que as pessoas interessadas em entrar nesse metaverso possam ajudar na construção de um mundo virtual na plataforma. Além disso, é possível personalizar terrenos e personagens de forma exclusiva, como NFTs.

Veja também:

Decentraland

Decentraland é um Metaverso que roda na rede Ethereum, gerido por uma DAO ou Organização Descentralizada Autônoma. É possível socializar, frequentar eventos, explorar e comercializar no mundo virtual, que também tem uma criptomoeda própria, conhecida como MANA.

Horizon Worlds

Horizon Worlds é o Metaverso da Meta, antigo Facebook, uma das empresas mais conhecidas por se dedicar ao desenvolvimento de ambientes virtuais imersivos. Porém, para entrar no Horizon Worlds, é necessário ter os Oculus Rift S ou Quest 2, que são os acessórios que têm compatibilidade com a plataforma.

Quanto custa para entrar no Metaverso?

No geral, não é preciso pagar para entrar nas plataformas do Metaverso, explorar e socializar. Contudo, algumas atividades podem necessitar de pagamento. Por exemplo, adquirir um terreno, obra de arte ou personalizar seu avatar, deixando-o mais estiloso com roupas NFT.

Portanto, se você quiser negociar nesse cenário virtual, lembre-se de que as transações envolvem criptoativos, como criptomoedas e NFTs. Entretanto, vale ressaltar que alguns metaversos requerem que você adquira alguma moeda para participar.

Esse é o caso do The Sandbox, por exemplo, já que para explorar esse universo, é necessário ter o SAND token. Seja qual for o caso, se você precisar pagar para entrar em algum Metaverso, precisará acompanhar a cotação em tempo real do ativo que irá adquirir. Isso pois o valor das criptomoedas muda constantemente.

Como investir no Metaverso?

As principais formas de investir no Metaverso são por meio da compra de terrenos digitais, criptomoedas, ações ou com a criação de NFTs. Veja como funciona cada alternativa:

OpçãoComo funciona
terrenos digitais:cada Metaverso possui vários mundos e inclusive espaços sem proprietários, porém, é possível ter um terreno ou negócio exclusivamente seu dentro da plataforma;
criptomoedas:alguns Metaversos têm uma moeda própria, como Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND). O preço desses ativos sofre variações e é possível comprá-los e aguardar sua valorização para lucrar, dentre outros benefícios;
ações:é possível investir em ações de empresas que desenvolvem projetos no ou para o universo digital. Algumas empresas desse segmento são Microsoft, Nvidia, Snap, etc.;
criação de NFTs:você pode criar um item, objeto ou acessório em formato NFT e comercializá-lo no Metaverso, assim como pode comprar uma obra única de algum outro vendedor, podendo comercializá-la como preferir no mercado financeiro.

Moedas do Metaverso

As moedas do Metaverso são os ativos digitais utilizados nas transações dentro dos mundos virtuais em blockchains. Elas costumam ser desenvolvidas pela empresa que criou o projeto e servem tanto para economia dentro do Metaverso quanto para o exterior a ele.

Então, é possível investir no Metaverso por meio desses ativos e utilizá-los no mundo virtual ou tê-los como aplicação financeira especulativa. Isso ocorre pois você pode comprar uma moeda do Metaverso por um preço e, se o valor dela eventualmente subir, poderá vendê-la e lucrar sobre o valor inicial aplicado.

Confira algumas das principais criptomoedas do Metaverso:

AXS Axie Infinity (AXS)
The Sandbox The Sandbox (SAND)
Gala Gala (GALA)
MANA Decentraland (MANA)
Yield Guild Games Yield Guild Games (YGG)
MyNeighborAlice ALICE (My Neighbor Alice)
Theta Network Theta (THETA)
Enjin Coin Enjin Coin (ENJ)
Star Atlas Star Atlas (ATLAS)
Chromia Chromia (CHR)
Illuvium Illuvium (ILV)
RadioCaca Radio Caca (RACA)

Como comprar moedas do Metaverso?

É possível investir no Metaverso comprando essas moedas diretamente com um vendedor, em um modelo de negociação conhecido como peer-to-peer (P2P).

Entretanto, esse tipo de alternativa costuma ser indicado para pessoas com mais experiência no meio, pois não há instituições intermediando a transação. Ou seja, ela se baseia na confiança entre você e a pessoa que está vendendo.

Mas, outra opção seria comprar as moedas do Metaverso por meio de uma corretora de criptomoedas. Esse tipo de plataforma traz mais segurança institucional, reunindo compradores e vendedores.

Existem diversos tipos de plataforma, com ferramentas, taxas e serviços diferentes. Sendo assim, vale a pena conhecer melhor cada uma antes de realizar a compra.

Conheça alguns nomes populares de corretoras:

Coinext: tem procedimentos menos burocráticos e taxas competitivas, listando mais de 50 criptoativos em seu catálogo para os mais de 130 mil usuários.


Mercado Bitcoin: oferta mais de 200 ativos em sua plataforma, que se destaca como uma das principais da América Latina, contanto com mais de 3,8 milhões de clientes.

logo da corretora de criptomoedas mercado bitcoin
Mercado Bitcoin

NovaDAX: lista cerca de 157 moedas para negociar, além de possuir muitos recursos, incluindo conta digital gratuita e cartão pré-pago próprios.

Vale a pena aprender como entrar no Metaverso?

O Metaverso é um tema que divide opiniões. Há pessoas que veem a novidade como algo positivo, enquanto outras mostram-se críticas. Mas, afinal, vale a pena aprender como entrar no Metaverso?

O novo universo virtual ainda está em desenvolvimento e acompanhá-lo, de maneira saudável, pode ser positivo e trazer vantagens, como oportunidades de negócio ou diversão.

Porém, assim como apontam alguns especialistas, ficar muito tempo nessa exposição pode trazer malefícios até mesmo para a saúde. É como no caso das redes sociais, que se usamos por muito tempo, podem nos trazer males diversos.

Contudo, pelo fato de o Metaverso ser mais imersivo, os prejuízos podem ser piores também. Mas, ainda assim, como a proposta do universo digital ainda está desenvolvimento, ainda há pontos de melhoria e de possibilidades.

Portanto, se você tem interesse nesses tipos de mundos virtuais, vale a pena não só aprender como entrar no Metaverso, mas também como aproveitá-lo de uma maneira que seja saudável, consiliando a experiência também com outras áreas da sua vida, de modo a buscar as melhores oportunidades.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp