Alguns empreendedores buscam por uma maquininha PicPay, especialmente quem costuma utilizar a carteira digital em seu dia a dia e deseja estar conectado com novas soluções.
Sendo uma fintech que, como outras empresas, está em constante evolução, o PicPay está sempre lançando novas soluções de pagamentos para seus milhões de usuários.
Por isso, é compreensível que muitos se perguntem se já existe uma maquininha PicPay, que permita utilizar as vantagens do aplicativo em negócios e transações profissionais.
Nesse conteúdo, será possível entender as funcionalidades dessa solução para os pequeno negócios e conhecer alternativas mais vantajosas que o PicPay. Acompanhe!
Existe maquininha Picpay?
A maquininha PicPay ainda não existe, mas isso não significa que o empreendedor não pode utilizar seu app para receber pagamentos de seus clientes.
Por meio de diversas soluções, como o PicPay Empresase o PicPay Pro, esse aplicativo oferece funcionalidades que extrapolam as de uma simples carteira digital.
Mesmo não tendo uma maquininha de cartão física, por meio dessas extensões especializadas, o PicPay oferece a possibilidade de aceitar pagamentos por cartão de crédito e débito, Pix e transferência entre contas PicPay com apenas alguns toques no celular.
O mais interessante é que, para alguns tipos de pagamento, como o Pix, o cliente não precisa nem mesmo ter o app do PicPay instalado em seu celular.
Assim, saber como funcionam as soluções de pagamento do PicPay para seu negócio pode ser uma grande chance de aprimorar seu atendimento e oferecer ainda mais benefícios e um diferencial para seus clientes.
Quais maquininhas aceitam Picpay?
Por ser uma das carteiras digitais mais utilizadas no país, uma grande variedade de maquininhas de cartão aceitam pagamentos com PicPay hoje.
Esses pagamentos são realizados por meio de um QR Code gerado no visor da maquininha, para o qual o cliente pode apontar a câmera de seu celular e escolher o aplicativo com o qual deseja realizar o pagamento, inclusive o PicPay.
Tudo que seu cliente precisa para isso é ter o aplicativo instalado e ele conseguirá realizar o pagamento, mesmo não havendo uma maquininha PicPay específica.
As principais máquinas de cartão do mercado já aceitam pagamentos via PicPay há algum tempo, mas com o aumento da competitividade no ramo, as opções se multiplicaram, o que significa um grande benefício tanto para vendedores quanto para clientes.
Assim, as maquininhas que permitem que empreendedores realizem vendas a partir do PicPay são:
- Cielo;
- Getnet;
- Rede;
- Stone;
- PagSeguro;
- SafraPay;
- Sicredi;
- Acquio;
- Bin;
- Caixa Pagamentos;
- Granito;
- Rede Pop;
- Sipag.
As taxas para pagamentos por PicPay variam de acordo com as maquininhas. Em algumas empresas, a taxa é zero, como é o caso da Cielo.. Em outras, a tarifa é bem menor que as taxas cobradas sobre outras formas de pagamento, como no PagSeguro, que cobra 0,99% por cada transação por PicPay.
Como é o pagamento Picpay em outras maquininhas?
Como já mencionamos, já que não há uma maquininha PicPay, o pagamento por meio dessa ferramenta é feito de outras formas.
Essas formas incluem a possibilidade de pagar pelo PicPay em maquininhas de outras marcas, como as que vimos no tópico anterior.
Para isso, basta selecionar em qualquer uma dessas maquininhas a opção de pagar com QR Code na hora em que for fazer a cobrança.
Após selecionada a opção, será solicitado digitar o valor da venda e, então, depois de confirmar os dados, será gerado um QR Code, que o cliente deve ler com a câmera de seu celular.
A fim de pagar com o PicPay, é preciso pedir que o cliente abra o app em seu próprio celular e selecione a opção pagar, escanear o código e confirmar.
Algumas maquininhas não possuem visor grande o suficiente para mostrar o QR Code, como aquelas que funcionam apenas como leitores de cartão, por exemplo.
No entanto, muitas empresas permitem que o vendedor aceite pagamentos por QR Code mesmo assim, bastando utilizar o aplicativo da maquininha disponibilizado pela adquirente.
Qual a taxa para o Picpay no app?
Mesmo sem haver uma maquininha PicPay, a empresa oferece soluções personalizadas para cada tipo de empreendedor que queira contar com os serviços da carteira digital em seu negócio.
Há soluções para pessoas físicas, jurídicas e até mesmo para quem deseja implementar recebimentos pelo PicPay apenas em sua loja virtual.
Picpay conta física
O PicPay para pessoas físicas é a versão mais comum da carteira digital, disponível para usuários de smartphones com sistemas iOS e Android.
Quem conta com apenas essa opção pode aceitar pagamentos de outros usuários do app de forma completamente gratuita, sem taxas, mas o limite mensal é bem baixo, de R$800,00.
PicPay Empresas
O PicPay Empresasé a solução da fintech para empreendedores que possuem um CNPJ, como aqueles que são MEI e desejam oferecer mais essa opção de pagamento para seus clientes.
Ao se cadastrar como novo usuário na plataforma, o que pode ser feito de maneira gratuita, são liberados 30 dias para receber pagamentos com taxa zero por meio do app (disponível para iOS e Android).
Depois desses 30 dias, as taxas são as seguintes:
- Saldo disponível para recebimento em até 1 dia útil (D+1), a taxa é de 3,99%.
- Saldo disponível para recebimento em até 30 dias úteis (D+30), a taxa é de 2,69%.
- Saldo disponível para recebimento em até 80 dias úteis (D+80), a taxa é de 1,42%.
É possível alterar a opção de recebimento a qualquer momento, pelo próprio aplicativo, acessando a opção “Ajustes” e, depois, “Taxas e Prazos”.
Ainda existe a opção PicPay Assinaturas, em que o empreendedor pode cadastrar pagamentos recorrentes a uma taxa fixa de 2,69%.
O pagamento parcelado também é uma opção, com taxas que são adicionadas àquela do plano de recebimento. Ou seja, a cada parcela é cobrado, para quem recebe, por exemplo, no plano D+1: 3,99% + taxa adicional.
Essa taxa adicional varia de 6,02% a 27,79% para parcelamentos em duas a doze vezes. O app também oferece a opção de transferir essa taxa adicional para que seja paga pelo próprio cliente.
PicPay Pro
O PicPay Pro é a solução da fintech para empreendedores que desejam ter os benefícios do aplicativo para empresas, mas não possuem um CNPJ, sendo ideal para autônomos e profissionais liberais.
A maior diferença dessa opção é que para todas as transações é cobrada uma taxa fixa, que é de 4,29% por venda.
PicPay e-commerce
O PicPay E-commerce pode ser usado por quem deseja oferecer a opção de pagamentos pelo app em sua loja virtual.
Nos primeiros 30 dias de uso desse recurso, não são cobradas taxas sobre os pagamentos recebidos.
Já depois desse período, o cliente pode escolher um dos planos de recebimento, para ter o valor referente a suas vendas em 1, 14 ou 30 dias, sendo cobradas taxas diferentes para cada um dos prazos. Confira:
- Recebimento em 1 dia: 5,19%
- Recebimento em 14 dias: 4,61%;
- Recebimento em 30 dias: 3,89%.
Como funciona o QR Code nas transações?
Como vimos, apesar de não existir uma maquininha PicPay, é possível aceitar pagamentos pelo app a partir de outras máquinas de cartão por meio do QR Code.
Também é possível disponibilizar o QR Code pelo próprio celular e até mesmo imprimi-lo para colar em algum lugar próximo ao balcão, facilitando o pagamento pelo cliente.
Para isso, basta abrir o aplicativo PicPay em seu celular, selecionar a opção para Receber por meio do QR Code e enviar para impressão.
Independente de onde esteja disponibilizado o código, o funcionamento dele é o mesmo, similar a um código de barras.
Cada QR Code possui uma combinação única de pontos pretos e brancos, que funcionam pelo princípio do sistema binário, que é a linguagem universal da programação.
Ao apontar a câmera do celular ou algum objeto luminoso (como os leitores nos caixas de supermercado, por exemplo), o dispositivo realiza a leitura das informações em formato de 0 e 1 e identifica o que está na imagem.
No caso do QR Code nas transações pelo PicPay, as informações serão a respeito da operação financeira que está sendo realizada.
O QR Code é uma tecnologia utilizada há mais de duas décadas, graças a sua segurança e versatilidade, permitindo infinitas combinações para identificação de itens.
O que é QR code?
QR Code significa “Quick Response Code”, ou seja, um código de resposta rápida, para o qual é apontado um leitor que identifica as informações contidas ali quase que de maneira instantânea.
Ele foi implementado, pela primeira vez, nas fábricas da Toyota, no Japão, ainda na década de 1990, para armazenar informações sobre endereços eletrônicos.
Notando sua versatilidade e a agilidade que conferia aos processos de identificação, o setor de pagamentos e outras áreas de vários mercados também adotaram essa tecnologia.
Qual a taxa para o Picpay nas maquininhas?
Uma vez que não há uma maquininha PicPay, para aceitar pagamentos por esse aplicativo em máquinas de cartão será preciso contar com uma das empresas que oferecem a possibilidade de aceitar pagamentos por QR Code em suas maquininhas.
As taxas sobre as operações realizadas por meio do PicPay nas máquinas de cartão se diferenciam bastante entre as empresas que oferecem essa possibilidade.
Na Cielo, por exemplo, que é uma das líderes no mercado de soluções de pagamento, as taxas para pagamentos via QR Code, que inclui o PicPay, são zeradas.
Outras grandes empresas, como a Getnet, do Santander e a Rede, do Itaú, cobram taxas a partir de 1,89%.
Já dentre as adquirentes mais direcionadas a empresas de menor porte, o PagSeguro cobra 0,99% para pagamentos realizados por QR Code no PicPay e outras carteiras digitais.
Maquininha de cartão ou app: qual a melhor opção para o vendedor receber com PicPay?
Escolher entre uma maquininha de cartão ou um app para receber pagamentos é uma tarefa que leva em conta muitos fatores individuais.
Como não existe uma maquininha PicPay, o empreendedor pode se sentir dividido entre essas duas opções.
A vantagem do app é que, além das taxas sobre as transações, nenhum outro valor é cobrado por seu uso, o que é diferente das maquininhas, que cobram taxas de aquisição ou aluguel.
Assim, para quem possui um menor número de clientes que realizam pagamentos no cartão, talvez permanecer apenas com o app PicPay seja o suficiente.
Quais as alternativas à maquininha PicPay?
Quem, no entanto, estava contando com uma maquininha PicPay, devido à procura por novos meios de pagamento por seus clientes, pode ser obrigado a buscar alternativas.
Uma dessas alternativas é uma maquininha com taxas baratas e baixo custo de aquisição, o que é possível entre várias opções do mercado.
Existem maquininhas de cartão que priorizam o valor baixo das taxas, mas possuem cobrança de aluguel ou valores mais altos de aquisição, e existe também o cenário oposto. Veja!
Maquininhas mais vantajosas que o PicPay | Taxas |
---|---|
PagSeguro Solicitar | Débito: 1,99% Crédito à vista: 3,19% Crédito Parcelado: 3,79% |
SumUp Solicitar | Débito: 1,35% Crédito à vista: 3,10% Crédito Parcelado: 4,60% |
SafraPay Saiba Mais | Débito: 1,69% Crédito à vista: 4,18% Crédito Parcelado: 4,30% |
Máquina de cartão Ton T1 Solicitar | Débito: 1,69% Crédito à vista: 3,49% Crédito Parcelado: 8,99% |
Getnet Saiba Mais | Débito: 1,89% Crédito à vista: 2,99% Crédito Parcelado: 5,74% |
Mercado Pago Solicitar | Débito: 1,99% Crédito à vista: 3,03% Crédito Parcelado: 3,60% |
Ainda, você pode realizar uma busca com os critérios mais relevantes ao seu negócio em nosso buscador de maquininhas.
Por sim, se estiver em busca de uma solução mais completa, que talvez possa ajudar até a formar uma frente de caixa para seu negócio, talvez buscar uma máquina de cartão Smart seja interessante.
Como habilitar o PicPay na maquininha?
Todas as máquinas de cartão que aceitam pagamentos com carteiras digitais via QR Code, como as oferecidas pelas empresas que listamos, já são automaticamente habilitadas para receber por meio do PicPay.
Vale a pena receber pelo PicPay na maquininha?
Os clientes buscam cada vez mais facilidade para realizar suas compras e, com o avanço do e-commerce, o mercado tem ficado ainda mais competitivo.
Por isso, é sempre importante que a busca por melhorias e atualizações esteja ativa como um dos principais objetivos de um negócio, independente de seu tamanho.
Um dos grandes diferenciais que se pode oferecer é a variedade de meios de pagamento, o que pode aumentar de maneira considerável o número de vendas fechadas.
Por isso, receber por PicPay na maquininha vale muito à pena, principalmente por não se pagar a mais por isso e por existirem modelos de maquininha bastante acessíveis e que oferecem essa opção.
Perguntas frequentes
- Como pagar pelo PicPay na Moderninha?
Para pagar pelo PicPay utilizando a Moderninha do PagSeguro, basta seguir os passos a seguir:
1. Selecione opção “pagar com QR Code” na hora em que for fazer a cobrança.
2. Após selecionar a opção, será solicitado digitar o valor da venda e, então, depois de confirmar os dados, será gerado um QR Code.
3. Por fim, peça que o cliente abra o aplicativo PicPay em seu próprio celular e selecione a opção pagar, escanear o código e confirmar. - Tem maquininha do PicPay?
Não. Ainda não existe uma maquininha PicPay no mercado.
- Qual a taxa da maquininha PicPay?
A taxa de pagamentos realizados pelo PicPay em maquininhas de cartão depende das políticas de cobrança de cada maquininha. Na Cielo, por exemplo, a taxa é gratuita, já o PagSeguro cobra 0,99% em cada transação.
- Como pegar a maquininha PicPay?
Não é possível contratar uma maquininha PicPay, mas há, além do app tradicional, soluções para empresas, profissionais liberais, autônomos e e-commerces oferecidas pela fintech.
- Quais as maquininhas que aceitam PicPay?
As maiores adquirentes do mercado aceitam pagamentos via QR Code e, por consequência, PicPay, entre elas: Cielo, Rede, GetNet, PagSeguro, Stone, SafraPay, Granito, Pop, entre outras.