TapTon: o que é, como funciona e quais as taxas para usar!

Entenda o que é o TapTon, como ele funciona, as vantagens e desvantagens e quais são as taxas desse aplicativo que permite sua maquininha no celular.

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com a popularização das maquininhas de cartão, outras soluções ganharam o mercado de pagamentos e se mostram como alternativas acessíveis, como é o caso do TapTon. No entanto, é comum ter dúvidas se vale a pena contar com outras ferramentas, principalmente para aqueles que são iniciantes.

Afinal, quem vende pouco ou não tem condições de adquirir mais de uma máquina de cartão, pode sentir falta de uma opção mais simples e que seja também barata. Nesses casos, vale a pena conhecer o TapTon para entender como ele funciona e quando ele é indicado. Confira as principais informações sobre essa solução a seguir!

O que é o TapTon?

O TapTon é uma nova forma de pagamento disponibilizada pela Ton, a rede de maquininhas da Stone. Por meio dessa funcionalidade, é possível realizar cobranças no débito, crédito à vista ou parcelado, sem a necessidade de utilizar uma maquininha.

Com isso, não será necessário comprar ou alugar um equipamento. Isso porque o TapTon possibilita a venda por aproximação por meio do aplicativo.


Veja também: como o PicPay Pro funciona? Veja as taxas e vantagens!


Como funciona o TapTon?

Na prática, essa nova funcionalidade utiliza a tecnologia NFC presente em alguns smartphones para realizar as cobranças nos cartões dos seus clientes. Assim, não há leitura do chip, mas sim a leitura por aproximação do cartão no celular, assim como acontece em algumas maquininhas mais modernas.

Para utilizar o TapTon é necessário possuir um celular com antena NFC e sistema operacional Android a partir da versão 9.0. Então, embora seja uma alternativa para os pequenos empreendedores que ainda não estão preparados para investir em uma maquininha, nem todos os smartphones são compatíveis com a tecnologia.


Veja também: Como receber pagamento via pix na maquininha Ton?


Qual a taxa do TapTon?

As tarifas da nova solução da marca são diferenciadas em comparação com as outras taxas dos planos UltraTon, GigaTon e MegaTon,

Primeiramente, cada transação via TapTon tem um custo fixo de R$ 0,40. Além disso, há uma taxa que pode variar de acordo com a modalidade de pagamento e o prazo para recebimento desses valores na sua conta.

Entenda abaixo!

ModalidadeRecebimento em 1 dia útilRecebimento em 14 diasRecebimento em 30 dias
Débito – Visa e Mastercard1.39%1.39%1.39%
Débito – outras bandeiras2.58%2.58%2.58%
Crédito à vista – Visa e Mastercard3.29%3.28%3.27%
Crédito à vista – outras bandeiras4.48%4.47%4.46%
Crédito parcelado – Visa e MastercardDe 6.59% a 13.75%De 6.58% a 13.74%De 6.57% a 13.73%
Crédito parcelado – outras bandeirasDe 7.98% a 15.14%De 7.97% a 15.13%De 7.96% a 15.12%

Como você pode observar, não há uma variação tão grande assim nas taxas quando se trata do prazo para recebimento. Inclusive, no caso de débito, as taxas são as mesmas para quem deseja receber o valor em 1 dia útil, 14 dias ou 30 dias nas bandeiras Visa ou Mastercard.

Por outro lado, há variação das taxas em vendas feitas para cartões com bandeiras que não sejam Visa ou Mastercard. Assim, a mesma venda feita no débito com bandeiras Elo ou American Express é cobrada uma taxa maior, de 2.58%.

Vale ressaltar também que as taxas para vendas feitas no cartão de crédito de forma parcelada são progressivas. Desse modo, quanto maior o número de parcelas, maior também a taxa que será cobrada. 

No caso da TapTon, para recebimento em 1 dia útil nas vendas feitas nos cartões de crédito com bandeira Visa ou Mastercard, as taxas são a partir de 6.59% e podem ir até 13.75%.

Quais as vantagens de utilizar o TapTon?

Abaixo resumimos os principais pontos positivos do TapTon que devem ser considerados na escolha por esse método de pagamento. Veja!

icon

Prós

– Não é preciso pagar para adquirir uma maquininha;
– Taxas competitivas quando comparamos com outras do mercado;
– Disponibiliza conta gratuita do Ton.

E as desvantagens do TapTon?

icon

Contras

– Não é possível ler os chips de cartões;
– É preciso ter celular com tecnologia NFC;
– Voltado para baixo volume de vendas.

O TapTon é seguro?

De acordo com a Ton, o aplicativo é seguro sim. Afinal, assim como outras soluções de pagamentos, o TapTon deve seguir todas as regras estabelecidas pelo Banco Central.

Ainda, a empresa possui o selo RA1000 no Reclame Aqui, que traz credibilidade para o atendimento e ajuda a identificar possíveis pontos falhos.

TapTon

Como começar a usar?

Antes de começar a usar o TapTon, é preciso verificar se o seu aparelho possui a tecnologia NFC e se ele conta na lista de dispositivos compatíveis listados pela Ton. Caso esteja tudo certo, o primeiro passo é baixar o aplicativo do Ton na Google Play e na Apple Store.

Após baixar o aplicativo, siga as instruções para criar sua conta gratuita. Será por meio dela que você receberá os valores dos pagamentos, dentro do prazo que você optar na contratação. É possível criar uma nova conta tanto pelo CPF, como pessoa física, quanto pelo CNPJ, pessoa jurídica. Em seguida, será possível fazer a sua primeira venda pelo TapTon. Veja como funciona na prática!

  1. Na tela inicial do aplicativo Ton, clique em “Vender agora”, digite o valor da compra e escolha a funcionalidade “Venda por TapTon”.
  2. Confirme as informações de pagamento com o cliente.
  3. Clique em “Cobrar” e aguarde o aplicativo pedir para aproximar o dispositivo para leitura.
  4. Caso esteja tudo certo, sua primeira venda pelo TapTon será registrada com sucesso.

O TapTon é bom? Vale a pena baixar?

A cobrança via TapTon é uma funcionalidade que veio ajudar os pequenos empreendedores que não desejam ou não podem adquirir uma maquininha de cartão. Por isso, pode ser vantajoso utilizá-lo para vender apenas com o uso do celular.

Além disso, o TapTon está disponível dentro do aplicativo Ton que é simples de utilizar. Então, vale a pena baixar, criar sua conta, se ainda não tiver, e testá-lo. Entretanto, em caso de dúvidas sobre o serviço, pode ser interessante conhecer mais alternativas disponíveis no mercado, seja de máquinas baratas ou de modelos sem aluguel.

Veja também como funcionam outras soluções semelhantes, como o NuTap do Nubank! Além disso, assine a nossa newsletter e ative as notificações push para receber as principais atualizações sobre finanças!

Perguntas frequentes

  1. Como funciona o TapTon?

    Com uma conta no aplicativo Ton, você pode escolher fazer a cobrança por meio do TapTon, uma funcionalidade que faz a leitura do cartão de débito ou crédito apenas com um celular, via aproximação.

  2. Qual a taxa do TapTon?

    Cada transação via TapTon tem um custo fixo de R$ 0,40. Além disso, há uma taxa que pode variar de acordo com a modalidade de pagamento e o prazo para recebimento, sendo elas a partir de 1,39% no débito e 3,29% no crédito.

  3. Quem pode ter o TapTon?

    A tecnologia que transforma seu celular em maquininha está disponível para todos novos clientes, pessoas físicas e jurídicas.

  4. Que tipo de pagamento o TapTon aceita?

    O TapTon permite recebimento de cartões com pagamento por aproximação (NFC), carteiras digitais (Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay e outros), e ainda aceita celulares, relógios e outros dispositivos inteligentes com tecnologia NFC.

  5. O que é o sistema NFC no celular?

    Um celular com o sistema NFC permite realizar pagamentos de forma digital, conhecido também como pagamento por aproximação, onde basta aproximar o smartphone para pagar uma compra, sem a necessidade de utilizar um cartão.

  6. Quais são os celulares que tem NFC?

    iPhone
    Todos os modelos a partir da linha 6.
    Motorola
    Todos os modelos mais recentes G e E, além das linhas One e Edge.
    Xiaomi
    Todas as linhas Redmi, Redmi Note, Poco e Mi.
    Samsung
    Todos os modelos recentes A e M, e as linhas Galaxy S, Z e Note.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp