Veja como funciona o leitor de cartão de crédito e quais são as melhores opções!

Os leitores de cartão são uma excelente forma dos pequenos comerciantes e profissionais liberais aceitarem pagamentos por meio de cartão de crédito. Conheça as melhores opções em 2022!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha
idinheiro-logopoint-mini-NFC-e1634733077105
Leitor de cartão Point Mini NFC
Ton-T1
Leitor de cartão Ton T1
SafraPay-Mini
Leitor de cartão SafraPay Mini
Minizinha-NFC
Leitor de cartão Minizinha NFC
SumUp-Top
Leitor de cartão SumUp Top
TaxasNo débito 1,99% e no crédito 3,03% à vista e 3,79% parceladoNo débito 1,45% e no crédito a partir de 2,90% à vista e a partir de 9,44% parceladoPara pessoa jurídica, no débito, a partir de 1,48% e, no crédito à vista 3,15%No débito 1,99% por um ano e
no crédito 3,19% à vista e 3,79% parcelado
No débito a partir de 1,60% e no crédito: a partir de 2,8% à vista e 3,4% parcelado
VantagensPrática de carregar, 10 horas de bateriaVários planos de contratação, não requer celularVendas pela plataforma próprio, prática de carregarPrática e compacta para carregarMobilidade, tamanho reduzido
DesvantagensRequer celularPreço de aquisição maior do que concorrentesNão informa a duração da bateriaBateria de 4 horas, requer celularPreço de aquisição, não possui sistema iOS
Nota Reclame Aqui7.1/108.8/107.2/108.1/108.7/10
Melhores opções de leitor de cartão de crédito em 2022

O leitor de cartão de crédito é uma alternativa acessível para vendedores que desejam implementar uma maquininha de cartão de crédito no seu negócio, mas sem adquirir um equipamento mais avançado.

Muitos empreendedores iniciantes consideram a ideia de aceitar cartão em suas vendas, por se tratar de uma das preferências do consumidor. No entanto, podem não estar preparados para esse tipo de investimento.

Continua após a publicidade

Afinal, ter um equipamento completo demanda recursos, pagamento de taxas e planejamento financeiro para lidar com as necessidades que uma maquininha completa requer.

Por outro lado, um leitor de cartão de crédito pode ser a solução para esses perfis. No entanto, a diversidade de opções no mercado também pode confundir o vendedor.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, preparamos um guia com algumas das principais alternativas disponíveis, com suas características e vantagens, para você comparar e escolher a melhor para o seu negócio. Confira!

Melhores alternativas de leitor de cartão de crédito em 2022

Um leitor de cartão de crédito é um equipamento semelhante às maquininhas, mas que não apresenta toda a estrutura de vendas. Nesse caso, ele não realiza a venda diretamente no aparelho.

Isso porque, como o nome indica, o sistema realiza apenas a leitura do cartão, por meio de chip ou aproximação.

Dessa forma, o vendedor necessita de um dispositivo móvel auxiliar e aplicativo para finalizar a venda. O aparelho mais comum é celular ou tablet, que permite fazer o download do sistema da maquininha para inserir os demais dados.

Continua após a publicidade

Atualmente, a tecnologia de leitor de cartão se tornou mais acessível por conta do investimento das operadoras, que disponibilizam em seu catálogo equipamentos que funcionam, principalmente, por conexão Bluetooth.

Com isso, mesmo que a maioria das pessoas dê preferência para máquinas que funcionam sem celular, o leitor de cartão de crédito ainda é uma solução adequada para quem realiza poucas vendas.

Sendo assim, vale a pena conhecer as principais alternativas do mercado. Para definir as melhores opções de leitor de cartão de crédito, selecionamos os equipamentos mais baratos, com menores taxas e vantagens.

Confira o ranking e veja mais detalhes sobre cada uma:

  1. Point Mini NFC 1
  2. Ton T1
  3. SafraPay Mini
  4. Minizinha NFC do PagSeguro
  5. SumUp Top
mercado-pago

1. Maquininha de cartão de crédito Point Mini NFC 1

idinheiro-logopoint-mini-NFC-e1634733077105
Leitor de cartão Point Mini NFC
TaxasNo débito 1,99% e no crédito 3,03% à vista e 3,79% parcelado
VantagensPrática de carregar, 10 horas de bateria
DesvantagensRequer celular
Nota Reclame Aqui7.1/10

Atualmente, a Point Mini NFC 1 é o leitor de cartão de crédito mais popular da marca, apresentando as melhores vantagens, incluindo taxas competitivas e valor mais acessível de aquisição.

Continua após a publicidade

As maquininhas do Mercado Pago estão entre as líderes do segmento, e oferecem ao vendedor benefícios como conexão estável, aplicativo para gestão de vendas e conta digital gratuita.

O leitor Point Mini NFC 1 também consegue operar com a tecnologia de aproximação, o que facilita a interação com o cliente. No entanto, necessita de conexão Bluetooth, exigindo que o empreendedor carregue um celular ou tablet durante as vendas.

width=

Maquininha de cartão de crédito Ton T1

idinheiro-logoTon-T1
Leitor de cartão Ton T1
TaxasNo débito 1,45% e no crédito a partir de 2,90% à vista e a partir de 9,44% parcelado
VantagensVários planos de contratação, não requer celular
DesvantagensPreço de aquisição maior do que concorrentes
Nota Reclame Aqui8.8/10

Enquanto isso, o leitor de cartão de crédito Ton T1 é a linha mais básica da marca Ton, que se destaca no mercado por seus planos diferenciados de taxas, com possibilidade de contratação de valores abaixo das médias do mercado.

Além disso, o equipamento Ton T1 também funciona com chip, sem necessidade de celular ou tablet para conectar os aplicativos. Esse diferencial é interessante para vendedores que procuram um aparelho mais em conta para o dia a dia.

Continua após a publicidade

No entanto, seu valor de aquisição pode ser maior do que o de outras marcas da mesma modalidade. Por isso, é importante se atentar para o plano contratado antes de comprar esse leitor.

logo

Maquininha de cartão de crédito SafraPay Mini

idinheiro-logoSafraPay-Mini
Leitor de cartão SafraPay Mini
TaxasPara pessoa jurídica, no débito, a partir de 1,48% e, no crédito à vista 3,15%
VantagensVendas pela plataforma próprio, prática de carregar
DesvantagensNão informa a duração da bateria
Nota Reclame Aqui7.2/10

A SafraPay Mini busca se consolidar no mercado de maquininhas, e também lançou seu leitor de cartão de crédito para os empreendedores. O equipamento funciona por meio de conexão Bluetooth, com o auxílio de um dispositivo móvel.

Um dos pontos positivos é que a marca conta com a sua própria plataforma de vendas, permitindo que o usuário acompanhe seus recebimentos e finalize as compras de maneira mais segura e transparente.

No entanto, o site não informa a duração da bateria, uma característica importante para vendedores que escolhem seu equipamento para vendas externas, e precisam considerar opções com maior tempo de utilidade sem carregamento.

Continua após a publicidade

logo

Maquininha de cartão de crédito Minizinha NFC

idinheiro-logoMinizinha-NFC
Leitor de cartão Minizinha NFC
TaxasNo débito 1,99% por um ano e
no crédito 3,19% à vista e 3,79% parcelado
VantagensPrática e compacta para carregar
DesvantagensBateria de 4 horas, requer celular
Nota Reclame Aqui8.1/10

Enquanto isso, o leitor de cartão de crédito da PagSeguro, a Minizinha NFC também integra o ranking. O equipamento faz parte do catálogo de uma das marcas mais populares do mercado, e apresenta benefícios como acessibilidade e praticidade para transporte.

Além disso, também se destaca por recursos como frete gratuito, aplicativo para conectar no celular e monitoramento de vendas pela plataforma.

Por outro lado, sua bateria possui somente 4 horas de duração, sendo inferior a outros modelos, o que oferece ao vendedor menos tempo de vendas externas antes de precisar carregar o equipamento novamente.

sumUp

Maquininha de cartão de crédito SumUp Top

idinheiro-logoSumUp-Top
Leitor de cartão SumUp Top
TaxasNo débito a partir de 1,60% e no crédito: a partir de 2,8% à vista e 3,4% parcelado
VantagensMobilidade, tamanho reduzido
DesvantagensPreço de aquisição, não possui sistema iOS
Nota Reclame Aqui8.7/10

Finalmente, temos o leitor de cartão de crédito SumUp Top, um dos modelos mais populares da marca. Ele oferece a possibilidade de fechar vendas com aplicativo, além de apresentar um aparelho moderno e com design colorido.

Continua após a publicidade

Seu tamanho reduzido a torna ideal para carregar em vendas externas. No entanto, seu preço de aquisição também está um pouco acima da média encontrada em outras empresas.

Além disso, é importante se atentar para a forma de conexão, pois, até o momento, o aplicativo que permite realizar as operações no dispositivo móvel está disponível somente para Android. Assim, usuários de celulares e tablets com sistema operacional iOS não conseguem conectar a SumUp Top.

Como funciona um leitor de cartão de crédito?

O leitor de cartão de crédito apresenta funcionalidades parecidas com as de uma maquininha convencional, como, por exemplo, a comunicação com a central da operadora.

No entanto, eles não possuem um sistema completo em seu aparelho, uma vez que são elaborados para serem dispositivos mais simples e fáceis de utilizar no dia a dia.

Continua após a publicidade

Dessa forma, não é possível concluir toda a operação de venda somente com o leitor de cartão, pois sua função é somente captar os dados da forma de pagamento que o cliente disponibilizou.

Nesse caso, um aplicativo auxiliar realiza as funções adicionais da venda por cartão de crédito, como, por exemplo, inserção do valor a ser pago e do número de parcelas. 

Assim, dados que seriam incluídos em uma maquininha convencional podem ser inseridos normalmente pelo celular, no programa da operadora.

Contudo, o processo costuma ser manual e a conexão realizada entre o software e o leitor de cartão de crédito é feita, principalmente, por Bluetooth.

Continua após a publicidade

Qual o passo a passo da venda?

A princípio, o celular ou tablet habilita sua função de receber o sinal e identifica o equipamento, permitindo que ambos troquem dados para finalizar a compra.

Alguns modelos mais modernos já possuem conexão via chip de dados, o que torna a operação mais independente e rápida. No entanto, não são todos os modelos que apresentam essa alternativa, sendo mais comum encontrar leitores por Bluetooth.

Com isso, o vendedor aciona o aplicativo no seu smartphone e liga a maquininha, para que ambos se conectem. Em seguida informa dados como valor da compra e tipo de operação.

Em seguida, o aparelho lê os dados por chip ou por aproximação, identificando informações como número do cartão, titularidade e saldo, por exemplo.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é possível autorizar a compra normalmente e enviar a solicitação para a operadora, que confirma o procedimento e libera o recebimento na conta do vendedor.

A principal diferença para as máquinas convencionais é que todo o processo pode ser feito pelo sistema operacional da maquininha, enquanto o leitor é apenas uma ferramenta de leitura do cartão e o programa do smartphone é responsável pela conexão com a rede.

Além disso, para enviar o comprovante por SMS ou e-mail, por exemplo, também é necessário utilizar o aplicativo, onde o vendedor insere os dados do cliente para encaminhar o documento, enquanto a maquininha permite o envio automático.

Quais as vantagens e desvantagens do leitor de cartão?

Ainda, para vendedores que analisam a possibilidade de ter um leitor de cartão de crédito também devem conhecer as vantagens e desvantagens desse tipo de forma de pagamento.

Continua após a publicidade

Dessa forma, podem avaliar se vale a pena investir nessa alternativa ou analisar outros tipos de maquininhas de cartão.

Acompanhe alguns dos pontos positivos e negativos que acompanham essa opção e avalie se eles são interessantes para o seu negócio!

Vantagens do leitor de cartão de crédito

Em um primeiro momento, as principais vantagens do leitor de cartão de crédito incluem:

icon

Prós

mobilidade e praticidade; baixo valor de investimento; autonomia para vendas.

Essa alternativa é ideal para empreendedores que estão começando a investir no seu negócio e desejam uma opção mais acessível, pois os leitores contam com uma menor taxa de adesão.

Além disso, seu design moderno e reduzido o torna mais prático para transportar, o que é interessante para vendedores que operam externamente.

Continua após a publicidade

Ainda, é importante mencionar que existe uma maior autonomia para o empreendedor no momento da venda. Por exemplo, ele pode inserir diferentes valores no aplicativo, uma vez que o procedimento é manual, e não recebe as informações diretamente do sistema de computador.

Nesse caso, existe a possibilidade de dividir o pagamento, realizar mais de uma forma de compra ou parcelar o valor com o cliente desejar.

Essa autonomia e flexibilidade de uso são atrativos do leitor de cartão de crédito, especialmente para microempreendedores individuais, autônomos e pequenos negócios.

Desvantagens do leitor de cartão de crédito

Por outro lado, também podem existir algumas desvantagens em utilizar esse aparelho, como:

icon

Contras

baixo volume de vendas; bateria de menor duração; requer uso de celular.

Como detalhamos anteriormente, a maioria dos leitores de cartão dependem de um dispositivo adicional, como smartphone, para realizar as vendas. Isso pode trazer uma desvantagem para o vendedor que busca mais facilidade, pois precisa carregar dois aparelhos ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Além disso, a bateria de menor duração faz com que seja necessário carregar o equipamento em um menor período de tempo, prejudicando as vendas externas.

Por fim, o leitor de cartão de crédito é uma alternativa mais indicada para quem possui um menor volume de vendas. Isso porque a máquina pode não atender grandes demandas de clientes, sendo pouco indicada para negócios em crescimento.

Vale a pena comprar um leitor de cartão?

Depois de conhecer mais sobre o leitor de cartão de crédito, muitos vendedores podem se perguntar se vale a pena comprar esse equipamento.

Para avaliar se esse equipamento atende ao seu perfil, é importante considerar as suas próprias necessidades.

Continua após a publicidade

Se você é um empreendedor iniciante, pode querer investir em um aparelho mais simples, mas que permita trabalhar com cartões de crédito, para aumentar seu número de clientes.

Por outro lado, vendedores que desejam expandir o negócio podem desejar considerar outras alternativas de maquininhas, que trabalhem com um volume maior de vendas.

Nesse caso, para quem está em dúvida, vale a pena conhecer essa possibilidade, mas avaliar suas próprias condições antes de tomar uma decisão, para ter certeza que o leitor de cartão de crédito vai atender às suas necessidades em um primeiro momento.

Perguntas frequentes

  1. Qual o melhor leitor de cartão de crédito?

    Atualmente, o leitor de cartão de crédito que está se destacando é a Point Mini NFC 1, do Mercado Pago. Ela possui o melhor valor de aquisição, tecnologia de pagamento por aproximação e oferece plataforma de gestão gratuita.

  2. O que é um leitor de cartão?

    Um leitor de cartão de crédito é um equipamento que realiza a leitura dos dados do cartão por meio do chip ou de aproximação, transmitindo essas informações para um aplicativo de celular que reconhece os dados e autoriza a realização de vendas por esse método de pagamento.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.