Veja como funciona o leitor de cartão de crédito e quais são as melhores opções!

Os leitores de cartão são uma forma dos pequenos comerciantes e profissionais liberais aceitarem pagamentos por meio de cartão de crédito. Conheça as melhores opções em 2023!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Sugestão iDinheiro

Mercado Pago Point Mini NFC 1

Ton T1 – Plano PromoTon

Ton T1 - Plano PromoTon Solicitar

Tarifas a partir de:

  • 1,38% Débito
  • 3,15% Crédito
  • 5,63% Parcelado

PagBank Minizinha NFC

PagBank Minizinha NFC Solicitar

Tarifas a partir de:

  • 1,99% Débito
  • 3,19% Crédito
  • 3,79% Parcelado
Voltar ao topo

O leitor de cartão de crédito é uma alternativa acessível para vendedores que desejam implementar uma maquininha de cartão de crédito no seu negócio, mas sem adquirir um equipamento mais avançado.

Muitos empreendedores iniciantes consideram a ideia de aceitar cartão em suas vendas, por se tratar de uma das preferências do consumidor. No entanto, podem não estar preparados para esse tipo de investimento.

Afinal, ter um equipamento completo demanda recursos, pagamento de taxas e planejamento financeiro para lidar com as necessidades que uma maquininha completa requer.

Por outro lado, um leitor de cartão de crédito pode ser a solução para esses perfis. No entanto, a diversidade de opções no mercado também pode confundir o vendedor.

Pensando nisso, preparamos um guia com algumas das principais alternativas disponíveis, com suas características e vantagens, para você comparar e escolher a melhor para o seu negócio. Confira!

Melhores alternativas de leitor de cartão de crédito em 2023

Leitor de cartãoPoint Mini NFC 1
point-mini-NFC-e1634733077105

Solicitar
T1 da Ton
Ton-T1

Solicitar
SafraPay Mini
SafraPay-Mini

Saiba Mais
Minizinha NFC
Minizinha-NFC

Solicitar
SumUp Top
SumUp-Top

Solicitar
Get Mini
Getnet Mini

Saiba Mais
TaxasNo débito 1,99%, no crédito 3,03% à vista e 3,60% + 4,59% parceladoAs taxas são a partir de 1,39% no débito, 3,18% no crédito à vista e 4,60% parceladoPara pessoa jurídica, a partir de 1,69% no débito, 4,18% no crédito à vista e 4,30% no parceladoNo débito: a partir de 0,89%, a partir de 0,89% no crédito à vista e 9,90% parceladoA partir de 1,35% no débito, 3,10% no crédito e 4,60% parceladoA partir de 1,89% no débito, 2,99% no crédito e 5,74% parcelado
VantagensPrática de carregar, 10 horas de bateriaVários planos de contratação, não requer celularVendas pela plataforma próprio, prática de carregarPrática e compacta para carregarMobilidade, tamanho reduzido Aceita as principais bandeiras e máquinas com boa duração de bateria
DesvantagensRequer celularPreço de aquisição maior do que concorrentesNão informa a duração da bateriaBateria de 4 horas, requer celularPreço de aquisição, não possui sistema iOSModelo disponível apenas para aluguel
Nota Reclame AquiBoaSelo RA1000BoaÓtimaÓtimaÓtima
Melhores opções de leitor de cartão de crédito em 2023

Um leitor de cartão de crédito é um equipamento semelhante às maquininhas, mas que não apresenta toda a estrutura de vendas. Nesse caso, ele não realiza a venda diretamente no aparelho.

Isso porque, como o nome indica, o sistema realiza apenas a leitura do cartão, por meio de chip ou aproximação.

Dessa forma, o vendedor necessita de um dispositivo móvel auxiliar e aplicativo para finalizar a venda. O aparelho mais comum é celular ou tablet, que permite fazer o download do sistema da maquininha para inserir os demais dados.

Atualmente, a tecnologia de leitor de cartão se tornou mais acessível por conta do investimento das operadoras, que disponibilizam em seu catálogo equipamentos que funcionam, principalmente, por conexão Bluetooth.

Com isso, mesmo que a maioria das pessoas dê preferência para máquinas que funcionam sem celular, o leitor de cartão de crédito ainda é uma solução adequada para quem realiza poucas vendas.

Sendo assim, vale a pena conhecer as principais alternativas do mercado. Para definir as melhores opções de leitor de cartão de crédito, selecionamos os equipamentos mais baratos, com menores taxas e vantagens.

Confira o ranking e veja mais detalhes sobre cada uma:

  1. Point Mini NFC 1 – Solicitar
  2. Ton T1 – Solicitar
  3. SafraPay Mini –Saiba Mais
  4. Minizinha NFC do PagSeguro – Solicitar
  5. SumUp Top – Solicitar
  6. Get Mini – Saiba Mais
  7. Turbo PAN sem bobina –Saiba Mais
  8. NuTap –Saiba Mais
  9. TapTon –Solicitar
logomarca do Mercado Pago

1. Maquininha de cartão de crédito Point Mini NFC 1

idinheiro-logo Leitor de cartão Point Mini NFC 1
point-mini-NFC-e1634733077105

Solicitar
TaxasNo débito: 1,99%
No crédito: 3,03% à vista e 3,60% + 4,59% parcelado
VantagensPrática de carregar, 10 horas de bateria
DesvantagensRequer celular
Nota Reclame AquiBoa

Atualmente, a Point Mini NFC 1 é o leitor de cartão de crédito mais popular da marca, apresentando as melhores vantagens, incluindo taxas competitivas e valor mais acessível de aquisição.

As maquininhas do Mercado Pago estão entre as líderes do segmento, e oferecem ao vendedor benefícios como conexão estável, aplicativo para gestão de vendas e conta digital gratuita.

O leitor Point Mini NFC 1 também consegue operar com a tecnologia de aproximação, o que facilita a interação com o cliente. No entanto, necessita de conexão Bluetooth, exigindo que o empreendedor carregue um celular ou tablet durante as vendas.

Ton T1 - Plano PromoTon

2. Maquininha de cartão de crédito Ton T1

idinheiro-logo Leitor de cartão T1 da Ton
Ton-T1

Solicitar
TaxasAs taxas são a partir de 1,39% no débito, 3,18% no crédito à vista e 4,60% parcelado
VantagensVários planos de contratação, não requer celular
DesvantagensPreço de aquisição maior do que concorrentes
Nota Reclame AquiSelo RA1000

Enquanto isso, o leitor de cartão de crédito T1 da Ton é a linha mais básica da marca Ton, que se destaca no mercado por seus planos diferenciados de taxas, com possibilidade de contratação de valores abaixo das médias do mercado.

Além disso, o equipamento Ton T1 também funciona com chip, sem necessidade de celular ou tablet para conectar os aplicativos. Esse diferencial é interessante para vendedores que procuram um aparelho mais em conta para o dia a dia.

No entanto, seu valor de aquisição pode ser maior do que o de outras marcas da mesma modalidade. Por isso, é importante se atentar para o plano contratado antes de comprar esse leitor, além de saber mais sobre essa opção. Veja quais são os planos da Ton a seguir!

Tipo de transação  PromoTon – requer faturamento mínimo de  R$ 2.000 por mês MegaTon – sem exigência de faturamento mínimo mensal GigaTon – requer faturamento mínimo de  R$ 2.000 por mês Ton Básico – sem exigência de faturamento mínimo mensal
DébitoA partir de 1,35%A partir de 1,69%A partir de 1,79%A partir de 1,99%
Crédito à vistaA partir de 3,15%A partir de 3,49%A partir de 3,69%A partir de 4,99%
Crédito parceladoA partir de 5,49%A partir de 8,99%A partir de 5,99%A partir de 9,91%
logo do banco safra

3. Maquininha de cartão de crédito SafraPay Mini

idinheiro-logo Leitor de cartão SafraPay Mini
SafraPay-Mini

Saiba Mais
TaxasPara pessoa jurídica, a partir de 1,69% no débito, 4,18% no crédito à vista e 4,30% no parcelado
VantagensVendas pela plataforma próprio, prática de carregar
DesvantagensNão informa a duração da bateria
Nota Reclame AquiBoa

A SafraPay Mini busca se consolidar no mercado de maquininhas, e também lançou seu leitor de cartão de crédito para os empreendedores. O equipamento funciona por meio de conexão Bluetooth, com o auxílio de um dispositivo móvel.

Um dos pontos positivos é que a marca conta com a sua própria plataforma de vendas, permitindo que o usuário acompanhe seus recebimentos e finalize as compras de maneira mais segura e transparente.

No entanto, o site não informa a duração da bateria, uma característica importante para vendedores que escolhem seu equipamento para vendas externas, e precisam considerar opções com maior tempo de utilidade sem carregamento.

Veja mais informações sobre a SafraPay Mini e compare os modelos do Banco Safra!

logo do pagseguro

4. Maquininha de cartão de crédito Minizinha NFC

idinheiro-logo Leitor de cartão Minizinha NFC
Minizinha-NFC

Solicitar
TaxasNo débito 1,99% por um ano, 3,19% no crédito à vista e 3,79% parcelado
VantagensPrática e compacta para carregar
DesvantagensBateria de 4 horas, requer celular
Nota Reclame AquiÓtima

Enquanto isso, o leitor de cartão de crédito da PagSeguro, a Minizinha NFC também integra o ranking. O equipamento faz parte do catálogo de uma das marcas mais populares do mercado, e apresenta benefícios como acessibilidade e praticidade para transporte.

Além disso, também se destaca por recursos como frete gratuito, aplicativo para conectar no celular e monitoramento de vendas pela plataforma.

Por outro lado, sua bateria possui somente 4 horas de duração, sendo inferior a outros modelos, o que oferece ao vendedor menos tempo de vendas externas antes de precisar carregar o equipamento novamente. Confira mais sobre os prós e contras da Minizinha NFC!

logomarca da sumUp

5. Maquininha de cartão de crédito SumUp Top

idinheiro-logo Leitor de cartão SumUp Top
SumUp-Top

Solicitar
TaxasA partir de 1,35% no débito, 3,10% no crédito e 4,30% parcelado
VantagensMobilidade, tamanho reduzido
DesvantagensPreço de aquisição, não possui sistema iOS
Nota Reclame AquiÓtima

Finalmente, temos o leitor de cartão de crédito SumUp Top, um dos modelos mais populares da marca. Ele oferece a possibilidade de fechar vendas com aplicativo, além de apresentar um aparelho moderno e com design colorido.

Seu tamanho reduzido a torna ideal para carregar em vendas externas. No entanto, como mostramos na análise sobre a SumUp Top. seu preço de aquisição também está um pouco acima da média encontrada em outras empresas.

Além disso, é importante se atentar para a forma de conexão, pois, até o momento, o aplicativo que permite realizar as operações no dispositivo móvel está disponível somente para Android. Assim, usuários de celulares e tablets com sistema operacional iOS não conseguem conectar a SumUp Top.

Conheça os demais modelos da linha de máquinas SumUp!

Logo Getnet para tabela

6. Maquininha Get Mini

O leitor de cartões Get Mini funciona com chip de plano de dados, além de conexão Wi-Fi, que permite utilizar o terminal de pagamentos de maneira interna ou externa com boa estabilidade.

Além disso, a ferramenta também possui tecnologia para pagamento por aproximação e código QR direto na tela.

Dessa forma, essa máquina se apresenta como uma alternativa interessante, prática de carregar, podendo ser ideal para empreendedores que estão iniciando e procuram um dispositivo simples de manusear.

Leitor de cartão Get Mini
Getnet Mini

Saiba Mais
PreçoAluguel: R$ 29,90 por mês
TecnologiaNFC, PIX e QR Code
ConexãoWi-Fi e Chip
Duração de bateria12 horas
Volume de vendas Baixo

A Get Mini funciona com chip de plano de dados, além de conexão Wi-Fi, que permite utilizar o terminal de pagamentos de maneira interna ou externa com boa estabilidade.

Além disso, a ferramenta também possui tecnologia para pagamento por aproximação e código QR direto na tela.

Dessa forma, essa máquina de carta vermelha se apresenta como uma alternativa interessante, prática de carregar, podendo ser ideal para empreendedores que estão iniciando e procuram um dispositivo simples de manusear.

Get Mini
Getnet Mini

Saiba Mais
PreçoAluguel: R$ 29,90 por mês
TecnologiaNFC, PIX e QR Code
ConexãoWi-Fi e Chip
Duração de bateria12 horas
Volume de vendas Baixo
banco pan

7. Maquininha de cartão de crédito Turbo PAN sem Bobina

idinheiro-logo Leitor de cartão Turbo PAN sem bobina
imagem da maquininha de cartão Turbo PAN

Saiba Mais
TaxasNo débito a partir de 1,90%; 3,19% no crédito à vista; a partir de no crédito parcelado 8,11%.
VantagensDois planos diferentes de tarifas; conta digital grátis associada.
DesvantagensNão aceita voucher e aceita poucas bandeiras.
Nota  Reclame AquiBoa

O leitor de cartão de crédito Turbo PAN é uma opção compacta de maquininha que o Banco PAN oferece de opção para os lojistas.

Ela funciona de maneira autônoma, sem a necessidade de um celular pareado. Porém, o modelo não conta com bobina e, por isso, não imprime comprovante de venda, apenas os envia ao comprador.

O serviço do leitor de cartão de crédito está associado à conta digital do banco. Isso significa que todas as transações enviam os valores recebidos para a conta PAN.

Em relação aos planos tarifários, o banco disponibiliza duas opções de pacote:

  • Marte, para quem está iniciando e tem faturamento de até R$1.500;
  • Júpiter, para quem já tem um maior volume de vendas, a partir de R$5 mil.

Ela recebe por aproximação e é possível acompanhar as vendas via app do Banco PAN. Entenda se a maquininha PAN é boa!

nubank

8. Maquininha de cartão de crédito NuTap

idinheiro-logo Leitor de cartão NuTap
Maquininha-Nubank

Saiba Mais
TaxasA partir de 1,49% no débito;3,19% no crédito à vista; a partir de 5,49% no crédito parcelado; 0% no PIX.
VantagensNão é necessário ter um terminal pareado; as taxas são mais baixas; não tem custo de aluguel da maquininha.
DesvantagensSó recebe via NFC; não possui suporte para sistema operacional iOS; é necessário ter uma conta PJ Nubank.
Nota  Reclame AquiÓtima

O leitor de cartão de crédito NuTap é uma opção de recebimento por meio do celular, sem a necessidade de um terminal pareado ao aparelho.

Toda a transação é realizada pelo aplicativo Nubank para lojistas. Pelo recurso da aproximação, os valores são transferidos diretamente para a conta do vendedor.

Por não ter custos com aluguel ou compra da maquininha, a alternativa do leitor de cartão de crédito NuTap tem se tornado popular entre os vendedores que não possuem alto volume de vendas.

Mas, vale destacar que o NuTap só funciona em celulares com sistema operacional Android 8.0 ou mais, e que possuem tecnologia NFC integrada.

É possível verificar se o seu aparelho possui essa característica, seguindo essas orientações:

  • Acesse as Configurações do celular;
  • Procure a opção “NFC” ou “NFC e pagamentos sem contato”;
  • Caso encontre, ative o recurso e salve as configurações.

Além disso, este leitor de cartão de crédito não está disponível para cliente pessoa física. Por isso, para se cadastrar no serviço será necessário ter um CNPJ ativo.

Ton T1 - Plano PromoTon

9. Maquininha de cartão de crédito TapTon

idinheiro-logo Leitor de cartão TapTon
TapTon

Saiba Mais
TaxasA   partir de 1,39% no débito; 3,29% no crédito; A partir de 6,57% no crédito parcelado; 0,40 em todas as transações.
VantagensSolicitar o recebimento em 1 dia não gera taxas tão mais altas; a associação ao app é gratuita; conta digital integrada.
DesvantagensTodas as transações, além da taxa do cartão, têm um custo de 0,40; aceita poucas bandeiras.
Nota Reclame AquiSelo RA1000

Outra opção de leitor de cartão de crédito que não precisa de terminal pareado e funciona diretamente no celular, é o TapTon.

O serviço desenvolvido pela Ton está disponível para aparelhos Android acima da versão 9.0 e possuam conexão NCF.

A vantagem desse sistema, como pudemos observar na alternativa anterior, é que os custos operacionais são menores, já que não há aluguel de maquininha.

Além disso, não há custo de associação. Assim que o app TapTon é baixado no celular, o sistema já está pronto para ser usado.

O dinheiro recebido nas operações é enviado para a conta digital Ton. Caso queira resgatá-lo para uma conta diferente, poderão incidir tarifas especiais.

Como funciona um leitor de cartão de crédito?

O leitor de cartão de crédito apresenta funcionalidades parecidas com as de uma maquininha convencional, como, por exemplo, a comunicação com a central da operadora.

No entanto, eles não possuem um sistema completo em seu aparelho, uma vez que são elaborados para serem dispositivos mais simples e fáceis de utilizar no dia a dia.

Dessa forma, não é possível concluir toda a operação de venda somente com o leitor de cartão, pois sua função é somente captar os dados da forma de pagamento que o cliente disponibilizou.

Nesse caso, um aplicativo auxiliar realiza as funções adicionais da venda por cartão de crédito, como, por exemplo, inserção do valor a ser pago e do número de parcelas. 

Assim, dados que seriam incluídos em uma maquininha convencional podem ser inseridos normalmente pelo celular, no programa da operadora.

Contudo, o processo costuma ser manual e a conexão realizada entre o software e o leitor de cartão de crédito é feita, principalmente, por Bluetooth.

Qual o passo a passo da venda?

A princípio, o celular ou tablet habilita sua função de receber o sinal e identifica o equipamento, permitindo que ambos troquem dados para finalizar a compra.

Alguns modelos mais modernos já possuem conexão via chip de dados, o que torna a operação mais independente e rápida. No entanto, não são todos os modelos que apresentam essa alternativa, sendo mais comum encontrar leitores por Bluetooth.

Com isso, o vendedor aciona o aplicativo no seu smartphone e liga a maquininha, para que ambos se conectem. Em seguida, informa dados como valor da compra e tipo de operação.

Por sua vez, o aparelho lê os dados por chip ou por aproximação, identificando informações como número do cartão, titularidade e saldo, por exemplo.

Dessa forma, é possível autorizar a compra normalmente e enviar a solicitação para a operadora, que confirma o procedimento e libera o recebimento na conta do vendedor.

A principal diferença para as máquinas convencionais é que todo o processo pode ser feito pelo sistema operacional da maquininha, enquanto o leitor é apenas uma ferramenta de leitura do cartão e o programa do smartphone é responsável pela conexão com a rede.

Além disso, para enviar o comprovante por SMS ou e-mail, por exemplo, também é necessário utilizar o aplicativo, onde o vendedor insere os dados do cliente para encaminhar o documento, enquanto a maquininha permite o envio automático.

Quais as vantagens e desvantagens do leitor de cartão?

Ainda, para vendedores que analisam a possibilidade de ter um leitor de cartão de crédito também devem conhecer as vantagens e desvantagens desse tipo de forma de pagamento.

Dessa forma, podem avaliar se vale a pena investir nessa alternativa ou analisar outros tipos de maquininhas de cartão.

Acompanhe alguns dos pontos positivos e negativos que acompanham essa opção e avalie se eles são interessantes para o seu negócio!

Vantagens do leitor de cartão de crédito

Em um primeiro momento, as principais vantagens do leitor de cartão de crédito incluem:

icon

Prós

– Mobilidade e praticidade;
– Baixo valor de investimento;
– Autonomia para vendas.

Essa alternativa é ideal para empreendedores que estão começando a investir no seu negócio e desejam uma opção mais acessível, pois os leitores contam com uma menor taxa de adesão.

Além disso, seu design moderno e reduzido o torna mais prático para transportar, o que é interessante para vendedores que operam externamente.

Ainda, é importante mencionar que existe uma maior autonomia para o empreendedor no momento da venda. Por exemplo, ele pode inserir diferentes valores no aplicativo, uma vez que o procedimento é manual, e não recebe as informações diretamente do sistema de computador.

Nesse caso, existe a possibilidade de dividir o pagamento, realizar mais de uma forma de compra ou parcelar o valor com o cliente desejar.

Essa autonomia e flexibilidade de uso são atrativos do leitor de cartão de crédito, especialmente para microempreendedores individuais, autônomos e pequenos negócios.

Desvantagens do leitor de cartão de crédito

Por outro lado, também podem existir algumas desvantagens em utilizar esse aparelho, como:

icon

Contras

– Baixo volume de vendas;
– Bateria de menor duração;
– Requer uso de celular.

Como detalhamos anteriormente, a maioria dos leitores de cartão dependem de um dispositivo adicional, como smartphone, para realizar as vendas. Isso pode trazer uma desvantagem para o vendedor que busca mais facilidade, pois precisa carregar dois aparelhos ao mesmo tempo.

Além disso, a bateria de menor duração faz com que seja necessário carregar o equipamento em um menor período de tempo, prejudicando as vendas externas.

Por fim, o leitor de cartão de crédito é uma alternativa mais indicada para quem possui um menor volume de vendas. Isso porque a máquina pode não atender grandes demandas de clientes, sendo pouco indicada para negócios em crescimento.

Vale a pena comprar um leitor de cartão?

Depois de conhecer mais sobre o leitor de cartão de crédito, muitos vendedores podem se perguntar se vale a pena comprar esse equipamento.

Para avaliar se esse equipamento atende ao seu perfil, é importante considerar as suas próprias necessidades.

Se você é um empreendedor iniciante, pode querer investir em um aparelho mais simples, mas que permita trabalhar com cartões de crédito, para aumentar seu número de clientes.

Por outro lado, vendedores que desejam expandir o negócio podem desejar considerar outras alternativas de maquininhas, que trabalhem com um volume maior de vendas.

Nesse caso, para quem está em dúvida, vale a pena conhecer essa possibilidade, mas avaliar suas próprias condições antes de tomar uma decisão, para ter certeza que o leitor de cartão de crédito vai atender às suas necessidades em um primeiro momento.

Perguntas frequentes

  1. Qual o melhor leitor de cartão de crédito?

    Atualmente, o leitor de cartão de crédito que está se destacando é a Point Mini NFC 1, do Mercado Pago. Ela possui o melhor valor de aquisição, tecnologia de pagamento por aproximação e oferece plataforma de gestão gratuita.

  2. O que é um leitor de cartão?

    Um leitor de cartão de crédito é um equipamento que realiza a leitura dos dados do cartão por meio do chip ou de aproximação, transmitindo essas informações para um aplicativo de celular que reconhece os dados e autoriza a realização de vendas por esse método de pagamento.

  3. Como ter um leitor de cartão de crédito no celular?

    Para ter um leitor de cartão de crédito no celular, é necessário corresponder às características mínimas exigidas, de ter um sistema operacional Android de versão acima de 8.0 e ter um aparelho que possua tecnologia contactless integrada.

  4. Como funciona o leitor de cartão de crédito?

    Por meio de um aplicativo auxiliar, é feita a inserção do valor a ser pago e do número de parcelas. Assim, o processo costuma ser manual e a conexão realizada entre o software e o leitor de cartão de crédito é feita, principalmente, por Bluetooth.

  5. Como ler o cartão pelo celular?

    O vendedor aciona o aplicativo no seu smartphone e liga a maquininha, para que ambos se conectem. Em seguida, informa dados como valor da compra e tipo de operação. Por sua vez, o aparelho lê os dados por chip ou por aproximação.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp