Guiabolso é seguro e confiável? Conheça o app!

Veja as funções do Guiabolso e saiba se é um aplicativo confiável e seguro para os seus dados.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes

O Guiabolso é considerado por muitas pessoas o melhor aplicativo de gestão financeira, mas será que ele é seguro?

A ferramenta foi criada em 2012 com o objetivo de auxiliar os usuários a atingirem suas metas de economia de dinheiro. Em 2013, recebeu seu primeiro aporte, que viabilizou o lançamento do aplicativo no ano seguinte.

Continua após a publicidade

Basicamente, o app vincula a conta bancária do usuário ao sistema e identifica todos os seus gastos, possibilitando que sejam divididos em várias categorias. Dessa forma, ele oferece um controle prático e intuitivo sobre as finanças, visto que tem acesso a todas as entradas e saídas da conta.

No entanto, essa vinculação pode gerar uma insegurança, já que o usuário autoriza que o aplicativo visualize todo o seu histórico bancário. Para esclarecer as principais dúvidas sobre a confiabilidade da plataforma, neste artigo, reunimos as principais informações sobre o Guiabolso. Acompanhe a leitura!

Continua após a publicidade

O que é o Guiabolso?

O Guiabolso (Google Play | App Store) é um aplicativo de gerenciamento de finanças pessoais. A plataforma concentra todas as suas contas bancárias e cartões e analisa gastos e economias, a fim de trazer sugestões personalizadas. Além disso, também oferece soluções para empréstimos ou investimentos.

Um dos grandes diferenciais do Guiabolso em relação a outros aplicativos de finanças é a possibilidade de sincronizar as suas contas bancárias. Dessa maneira, todas as suas transações e os extratos bancários são atualizados automaticamente, concentrando os gastos de diferentes contas e cartões de crédito no mesmo lugar e trazendo soluções mais rápidas para um melhor planejamento financeiro. 

O acesso às contas bancárias e aos cartões de crédito é necessário para controle financeiro. Se você comprar um tênis na loja “X” e pagar com o seu cartão “Y”, por exemplo, o Guiabolso vai registrar essa despesa automaticamente na categoria compras.

Mesmo se você efetuar compra em um estabelecimento que não está classificado como “alimentação” ou “comércio”, basta somente marcá-lo em determinada categoria que, na próxima compra, a despesa já será registrada na categoria marcada.

Continua após a publicidade

O app Guiabolso é seguro e confiável?

Uma das grandes preocupações entre os usuários do Guiabolso diz respeito à segurança das suas informações, visto que, como já mencionado, a proposta do aplicativo é centralizar todas as suas contas bancárias e cartões de créditos (não vinculados a contas bancárias) em um só lugar.

Se você está se perguntando se o Guiabolso é seguro, fique tranquilo, a resposta é sim. O app faz uso da tecnologia de criptografia SL de 128 e 256 bits (a mesma utilizada pelos bancos nacionais e internacionais), que consiste em um conjunto de técnicas que têm o objetivo de criptografar as informações.

Isso significa que, mesmo se alguém tiver acesso às informações, não será possível interpretá-las para captar o conteúdo daquele conjunto de dados.

Além disso, o Guiabolso segue os parâmetros de segurança estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) — Lei 13.709/18.

Continua após a publicidade

Também vale ressaltar que não estamos falando sobre um aplicativo lançado recentemente. O app foi lançado oficialmente em 2014 e passou os últimos sete anos sem nenhum problema de segurança relatado pelos usuários.

E, considerando as informações do portal Reclame Aqui, que é o maior site de reputação referente ao atendimento no Brasil e também uma ótima fonte de pesquisa, o Guiabolso é confiável e seguro.

Na mais recente avaliação feita pelo portal, que compreende o período de 24/01/2019 a 23/01/2022, o Guiabolso foi avaliado como “ótimo”, com nota 8.7/10. Nesse mesmo período, a ferramenta respondeu 99,8% das reclamações e obteve um índice de solução de 87,2% delas. Outro ponto bastante favorável, que aponta que o Guiabolso é confiável e seguro, é que entre as 87,2% das pessoas que tiveram suas reclamações solucionadas, 82,4% delas voltariam a fazer negócio com a empresa.

Quais as funcionalidades do app?

O Guiabolso foi desenvolvido para controlar onde e como você está gastando o seu dinheiro. O app permite que você lance todas as suas receitas e despesas, e uma das facilidades é que a plataforma consegue capturar automaticamente os dados do seu extrato bancário e da sua fatura de cartão de crédito.

Continua após a publicidade

Em vez do usuário incluir nas planilhas de gastos os valores de cada compra realizada e conta que efetuou o pagamento, o app separa esses valores por categoria e calcula o quanto foi gasto, além de exibir os custos que aumentaram em relação ao mês anterior.

telas do app guiabolso mostrando diferentes funções
Fonte: Guiabolso

Além das funcionalidades listadas acima, existem outras muito úteis. Confira abaixo:

1. Suas contas num só lugar

O Guiabolso conecta as contas dos principais bancos nacionais para que você possa acompanhar e movimentar todas as suas contas num só lugar. Com isso, você não precisa ficar trocando de aplicativo para ter uma visão mais ampla dos seus ganhos e gastos.

2. Dicas personalizadas

De acordo com o seu perfil e estilo de vida, o Guiabolso envia análises e dicas personalizadas de como ganhar, gastar e guardar o seu dinheiro de forma inteligente.

3. Ofertas de parceiros diversos

A ferramenta oferece produtos financeiros de parceiros ideais para seu perfil e momento financeiro. São empréstimos, cartões, investimentos, contas correntes e seguros selecionados para você, com contratação totalmente online e sem burocracia.

Continua após a publicidade

4. Consulte a situação do seu CPF e o seu Score

Por meio da plataforma, você pode consultar se está tudo em ordem com o seu CPF de forma gratuita e quantas vezes achar necessário, além de descobrir a pontuação do seu Score de crédito Guiabolso.

5. Agenda e planejamento financeiro

O Guiabolso permite que você controle sua renda e seus gastos mensais para melhor gerenciamento do seu orçamento, e também que agende o pagamento dos seus boletos para evitar multas e juros por atraso.

6. Faça pagamentos e transferências em instantes

Você pode efetuar transferências para quem você quiser, 24 horas por dia e 7 dias por semana. O dinheiro cai na conta rapidamente.

Vantagens de usar o Guiabolso

Agora que você já entendeu as funcionalidades, fica fácil resumir as vantagens de usar o app Guiabolso:

Continua após a publicidade

vantagem 100% gratuito, não há planos pagos;
vantagem te ajuda a melhorar suas finanças pessoais em todos os momentos;
vantagem você pode conectar e acompanhar suas contas num só lugar;
vantagem seus gastos são analisados e separados por categoria;
vantagem segurança de nível bancário e dados criptografados;
vantagem acesso a produtos financeiros, ofertas de crédito, de investimentos e seguros

Guiabolso ou Mobills, qual vale mais a pena?

Ambos os aplicativos estão mudando a forma de cuidar do nosso dinheiro. Com eles, as pessoas puderam não somente descobrir a sua saúde financeira, como também entender quais passos devem ser tomados para começar a economizar.

Afinal, ter uma reserva financeira para as emergências que podem surgir a qualquer momento ao longo da vida é primordial, não é mesmo?

O Mobills (Google Play | App Store) foi criado em 2013 e é um dos aplicativos de controle financeiro mais populares. Entre os recursos oferecidos pelo app, o principal é a definição de metas e orçamentos para ajudar os usuários a organizar as finanças e controle de cartões de crédito.

O aplicativo oferece uma versão básica gratuita, com algumas limitações de funcionalidades que podem ser livremente acessadas por meio de uma assinatura premium. 

Continua após a publicidade

Tanto o Mobills quanto o Guiabolso oferecem um grande número de ferramentas aos usuários e são seguros e confiáveis. Porém, existem duas grandes diferenças entre eles:

  • diferentemente do Guiabolso, o Mobills não solicita o cadastro de contas e números e senhas de cartões de crédito;
  • o Guiabolso é totalmente gratuito, enquanto o Mobills oferece gratuidade apenas na versão básica, que possui algumas limitações.

Mesmo sabendo por meio deste artigo que o Guiabolso é totalmente seguro, se, ainda assim, você estiver preocupado com a segurança das suas informações, o Mobills pode ser a melhor opção para você.

Já para quem quer praticidade e acredita que não criará o hábito de ter que registrar todas as compras manualmente, e ainda não abre mão de um aplicativo totalmente gratuito e sem limitações de funcionalidades, sem dúvida alguma o Guiabolso é a melhor opção.

Conclusão

Se você é adepto das tecnologias digitais e não curte muito ficar preenchendo planilhas, os aplicativos de finanças pessoais foram criados para o seu perfil. São opções super didáticas que não exigem um nível elevado de conhecimento financeiro, e as informações são de fácil acesso e interpretação.

No caso do Guiabolso, que é seguro e oferece um pacote de soluções excelentes que te auxiliam desde o planejamento, passando até o alcance das suas metas, sem dúvida é uma opção que merece ser considerada.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Perguntas frequentes 

  1. É seguro usar o Guiabolso?

    Sim. A segurança do Guiabolso é de nível bancário, ou seja, todas as suas informações pessoais e financeiras são criptografadas para garantir a segurança dos seus dados.

  2. Quanto custa o Guiabolso?

    Nada. O Guiabolso é 100% gratuito.

  3. Quais bancos se conectam com o Guiabolso?

    Os bancos que se conectam com o Guiabolso com suas respectivas contas corrente de pessoa física e individual são: Banco do Brasil, Bradesco, Banco Inter, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Original, Santander e Nubank.

  4. Para que serve o score do Guiabolso?

    O Score de Crédito do Guiabolso indica como o seu perfil é visto pelo mercado de crédito. É uma análise exclusiva que considera os apontamentos do seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SCPC, SERASA).

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.