Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como planejar os investimentos de 2022?

Veja algumas opções para investir no novo ano e ter sucesso como investidor.

Tiago Reis Suno
Tiago Reis Especialista em Investimentos

2022 será um ano de bastante incerteza e as eleições presidenciais devem impactar fortemente a economia. Tanto que a previsão dos especialistas é que o país tenha um crescimento ínfimo, com o PIB fechando o ano que vem aos 0,50%, uma Selic de dois dígitos, a 11,50%, e um câmbio de R$ 5,55.

Com esta perspectiva macroeconômica um tanto preocupante, muitos investidores estão mudando suas estratégias de investimentos. A renda fixa, por exemplo, preterida por muito tempo, deve voltar forte nas carteiras ano que vem. 

Continua após a publicidade

Mas, meus amigos, uma coisa eu digo: quem continuar investindo na bolsa de valores, escolhendo boas empresas, que têm fundamentos sólidos, por um longo prazo, não vai fazer mal negócio. É bem o contrário disso. A experiência de mercado já mostrou que aproveitar momentos de baixa, como este que estamos vivendo no fim de 2021, é oportunidade de ouro para o investidor que tem coragem e informação. Existem preciosidades muito descontadas hoje em dia, é preciso ficar de olho para não deixá-las passar.

Como diz Warren Buffett, comprar empresas boas quando elas estão na mesa de cirurgia costuma ser um excelente negócio. E mais, quando o pessimismo está tão precificado, como está atualmente, pode ter certeza que em breve o sol vai voltar a brilhar. 

Minha ideia de investimentos para 2022 é conseguir chegar mais perto da minha carteira alvo de longo prazo. Minha estratégia é sempre me perguntar qual a melhor oportunidade do dia e aí vou fazendo meus aportes aos poucos e me encaminhando lentamente para este objetivo. Portanto, para o ano que vem, meu plano é seguir correndo atrás desta minha carteira alvo. Quero ter 45% em ações no exterior, 10% em imóveis, 15% em small caps, 15% em dividendos, 15% em valor. Este é meu objetivo de longo prazo. E, para quem tem curiosidade, minhas quatro maiores posições atualmente são: Unipar (UNIP6), Apple (AAPL34), Google (GOGL34) e Facebook (FBOK34). 

Há boas oportunidades para investir no ano que vem em diversas empresas, de distintos segmentos e de portes variados. Por exemplo, para as small caps, vale a pena destacar três ótimas oportunidades para 2022: Trisul (TRIS3), do setor de construção e incorporação de edifício, Banrisul (BRSR6), o banco do estado do Rio Grande do Sul, e Boa Safra (SOJA3), que atua no setor de produção de sementes.

A construtora chegou a ser negociada abaixo do seu valor patrimonial ao final de 2021, mesmo tendo um ROE (return on equity) na faixa dos 14%. Já o banco estatal teve suas cotações bastante afetadas durante a pandemia, saindo da faixa dos 22 reais para patamares quase 60% menores, uma grande assimetria entre preço e valor. Já a Boa Safra, que atua no setor agrícola, tem sua maior oportunidade relacionado a seu preço. A companhia está sendo negociada em múltiplos muito baixos considerando as suas perspectivas futuras de crescimento.

Para 2022, 2032, 2042, para a vida, a orientação é a mesma: diversifique, estude, acompanhe o mercado, não siga a manada. Compre boas empresas, preferencialmente em momentos em que o preço delas está abaixo do seu valor, segure essas ações, vá fazendo realocações conforme a necessidade, que sem dúvida você vai ver o resultado chegar. Os maiores investidores do mundo utilizaram exatamente esta estratégia e possuem agora um patrimônio imenso. Não tem grandes segredos, investir pode ser para todo mundo.

Espero vocês em 2022 e que a gente siga fazendo excelentes negócios. Vamos juntos?

Continua após a Publicidade

2 comentários

  1. Terezinha

    Oieee, preciso saber com urgência onde investir 160 mil reais e ter alta rentabilidade e segurança na renda fixa este ano 2022 , obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.