Economizar dinheiro é uma das prioridades em muitos lares (ou, pelo menos, deveria ser). Felizmente, existem inúmeras formas de reduzir as despesas e ajudá-lo a incrementar sua poupança.
Qualquer pessoa que procura construir um pé-de-meia ou simplesmente poupar para compras específicas, entende a importância de guardar parte do salário. Economizar todo mês pode ser bastante desafiador, especialmente se você tem uma renda baixa ou está acostumado a gastar. No entanto, existem diversas maneiras de poupar facilmente. Confira algumas!
15 despesas mensais para cortar e economizar bastante dinheiro
Reduzindo gastos com o downsizing
Downsizing pode ser traduzido como redução de custos. O termo surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e é aplicado, principalmente, em organizações que almejam mudanças corporativas.
O objetivo central é construir uma empresa mais eficiente e capacitada, tendo como foco a máxima racionalização das despesas. Porém, mesmo que o conceito tenha nascido nas corporações, o downsizing também pode ser adotado para poupar dinheiro em casa.
Um caso bem prático é a economia no aluguel, muitos brasileiros pagam alugueis bem caros e que não condizem com a sua realidade financeira. Até mesmo se você possui uma casa própria com uma capacidade maior do que sua necessidade, é possível poupar se mudando para um lugar menor e alugando sua casa para ajudar a pagar a hipoteca.
Contas de serviços públicos
As contas de serviços públicos são, provavelmente, as maiores despesas que as famílias têm que lidar. Entretanto, usando alguns truques simples, você pode reduzir significativamente suas contas mês após mês. É uma ótima forma de cortar gastos, acredite!
É possível economizar na fatura de água, energia, etc. através de atos básicos, como:
- Desligar as luzes quando não está no local;
- Reaproveitar a água da chuva;
- Retirar os aparelhos eletrônicos das tomadas.
Mantenha um bom controle financeiro pessoal a partir do passo a passo completo que desenvolvemos para você.
Transportes públicos e privados
A melhor maneira para economizar dirigindo é não dirigindo! A maioria das pessoas preferem ter o seu carro próprio, mas o preço da gasolina está muito alto. Se você realmente precisa poupar seu dinheiro na estrada, recomendamos os transportes públicos.
Contudo, se você prefere mais conforto e praticidade, os transportes privados são a opção certa para você. Eles, que chegaram com tudo, oferecem várias alternativas, como a escolha dos carros. Outra possibilidade, que virou até um movimento social, é andar de bicicleta.
Muitas cidades já estão cheias de ciclofaixas e é uma escolha, além de econômica, sustentável. A única desvantagem é o tempo de duração das viagens.
Despesas do carro
Se você tem o seu carro próprio, há muitas maneiras de economizar dinheiro nas despesas dele. Tente usá-lo menos e conduza-o sempre de forma responsável. Mesmo seu carro tendo seguro, você, ainda sim, sairia no prejuízo se acontecesse uma batida, por exemplo.
Além disso, fique sempre atento às revisões. Caso aconteça algum problema no automóvel por falta de manutenção, você também terá que arcar com os custos.
Precisa vender o seu carro? Veja nossas dicas para ter segurança no processo, além de garantir maior valorização.
Saiba comprar planos e seguros para reduzir as despesas mensais
É, de fato, essencial possuir plano de saúde, seguro de carro entre outros, mas saiba comprá-los. Pesquise todos os planos e seguros disponíveis no mercado e faça uma tabela comparativa. Assim, você saberá qual o mais interessante para você e qual melhor se encaixa no seu bolso.
Exercite-se sem ir a academia
Manter-se saudável é fundamental e fazer exercícios desempenha um papel importante nisto. No entanto, há várias formas de se exercitar gratuitamente:
- academias ao ar livre em praças;
- atividades físicas que você pode encontrar em sites ou aplicativos, etc.
Agora, não exagere, pois sem um acompanhamento profissional fazer determinados exercícios não é recomendável. Se você não curte muito esportes, então, não pagar nada e ver seu orçamento equilibrado devem ser suas motivações no momento para se exercitar.
Uma forma de emagrecer é usando aplicativos em casa. Conheça os 10 melhores para quem está precisando começar uma dieta e ter mais saúde!
Cancele sua TV por assinatura
Há muitos serviços de streamings mais em conta que uma TV por assinatura e que podem te ajudar a economizar. Se você não para muito em casa, mais um motivo para cancelar.
Lembrando que ainda existem várias plataformas digitais de vídeos, que a cada dia que passa disputam audiência com a televisão.
Reduza seu plano de telefone e celular
Outra maneira excelente de poupar dinheiro é reduzir suas contas de telefone e celular. Procure por uma operadora diferente ou simplesmente ligue para a sua e explique que, como um cliente fiel, você merece um desconto.
Ademais, você pode pensar em abandonar o telefone fixo, especialmente se você nunca usa. Alternativamente, veja se a sua operadora de celular poderia oferecer-lhe um telefone fixo gratuito.
Também propomos a seguinte reflexão, que muitas vezes passa despercebida pelas pessoas. Em 2019, a velocidade de internet que você contratou, por exemplo, com certeza valia mais do que hoje. Afinal, na época, a tecnologia era diferente, e nesse meio tempo houveram várias modernizações e atualizações nos planos de celular. Por isso, uma simples ligação para atualizar os valores do plano já podem te render valores consideráveis de economia no bolso.
Cozinhe em casa e veja as despesas mensais diminuirem
Cozinhar em casa é uma economia de dinheiro enorme, pois você pode preparar refeições mais baratas, além de ser mais saudável. Claro que algumas pessoas, por falta de tempo, só tem a opção de comer fora de casa.
Todavia, existem muitos movimentos que ensinam como preparar comida para uma semana inteira! Basta procurar por vídeos na internet.
Economize comendo fora de casa
Cozinhar em casa não significa que você deve sempre desistir de comer fora. Colocar menos comida no prato, por exemplo, pode representar uma grande economia de dinheiro.
Procure, também, por restaurantes mais baratos, se você necessita se alimentar fora de casa muitas vezes durante a semana.
Momentos de lazer
Economizar dinheiro não significa que você vai se divertir menos. Por exemplo, antes de sair à noite, convide seus amigos para tomar uma bebida na sua casa, aí você já começaria a noite gastando menos.
Se você costuma ir toda semana ao cinema, alterne com uma tarde/noite de filmes dentro de casa e você economizará bastante.
Aproveite para conhecer os 15 melhores filmes sobre finanças que você deve assistir agora mesmo!
Poupe dinheiro em viagens
Embora não seja uma despesa mensal típica, para viajar, você precisa “investir” muito dinheiro. Sendo assim, sempre procure por pacotes promocionais e faça uma tabela comparativa. Dessa forma, você descobrirá qual melhor se encaixa no seu orçamento.
Além disso, uma boa maneira de economizar viajando é a partir de uma boa pesquisa na hora de montar o roteiro. A prática de pesquisar e mapear lugares mais em conta e lugares que não valem a pena para o bolso é muito interessante.
Ademais, você vai evitar a surpresa que é entrar em um restaurante e se assustar com o valor da conta somente na hora de pagar, quando isso poderia ter sido evitado. Acredite: se você precisa realmente poupar dinheiro e está disposto a fazê-lo, sempre vai encontrar lugares e experiências mais baratas na hora de viajar.
E não pense que elas valerão menos a pena do que aqueles lugares caríssimos. Sempre podemos encontrar as melhores experiências dentro da nossa realidade financeira!
Cancele inscrições desnecessárias
Qual o melhor modo de economizar dinheiro do que parar literalmente de gastar? Certas assinaturas pagas podem ter sido úteis no passado, mas hoje em dia você pode encontrar tudo o que precisa, online e de graça.
Então, se você ainda paga por assinaturas de revistas ou jornais que acabam na lata de lixo, cancele-as urgentemente!
Pare de comprar coisas banais, suas despesas mensais vão agradecer!
A menos que você realmente precise de algo, evite comprar coisas apenas porque você quer. Sério, tem itens que estão pegando poeira na sua casa! Sempre que você sentir o desejo de comprar algo, para e pense se você efetivamente necessita daquilo ou se está gastando dinheiro somente por um desejo momentâneo.
Uma boa forma de entender sobre a real necessidade é se dar um tempo entre o momento de desejo e a compra propriamente dita. Muitas vezes, somos impactados com anúncios ou informações que nos bombardeiam na internet. No dia seguinte, porém, já nem mesmo nos lembramos daquilo.
Com esse tempo de reflexão maior, então, você é capaz de identificar se o desejo permaneceu por verdadeira necessidade ou por motivos desnecessários.
Consumismo: saiba como evitar o excesso de compras por impulso para viver melhor!
Elimine maus hábitos e vícios e reduza as despesas mensais
Você pode economizar demais apenas eliminando maus hábitos e vícios. Aliás, fumar e beber em excesso estão entre os piores de todos. Eliminá-los ajudaria você a se tornar mais saudável e poupar bastante. Isso pode até ser difícil no começo, mas não é impossível.
Para ilustrar o peso desse gasto nas despesas mensais, recorremos a um estudo realizado no ano de 2018 e publicado na Revista Encontro. Preste atenção, ele é muito interessante! Com base no relatório “Atlas do tabaco”, o brasileiro fumava, em média, 333 cigarros por ano naquela época. Seriam mais ou menos 17 maços ou aproximadamente R$ 170. Esse valor representava 18% do salário mínimo no momento em que a reportagem foi publicada.
Quando pensamos nos dados de maneira atualizada, lembramos que o valor será ainda maior, levando em conta a inflação e mudança nos preços do produto. Levando em conta aqueles que consomem quantidades maiores, o valor assusta. Quem comprava um maço de cigarros por dia, em 2018, poderia gastar R$ 3.650 anualmente.
Conclusão: cortando gastos e melhorando as despesas mensais
Diante de todas essas despesas mensais que você pode analisar para cortar gastos e economizar dinheiro, qual você terá mais dificuldade?
No começo, pode parecer muito difícil, mas não desista. Inicie com as simples e vá aumentando o “nível”.
Uma dica bem interessante é você procurar pelo estilo de vida minimalista. Fizemos um artigo sobre isto e você pode aprender várias coisas interessantes.
E aí, o que achou do artigo sobre despesas mensais para cortar? Quer receber outros conteúdos relacionados ao universo financeiro? Então, assine a newsletter do iDinheiro agora mesmo!