Onde comprar passagem aérea? Veja opções para economizar!

20 sites e 9 dicas para comparar e comprar suas passagens aéreas!

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes

Se você gosta de viajar ou viaja com frequência, sabe que as passagens de avião não são nem um pouco baratas. Por isso, saber onde comprar passagem aérea pode te ajudar a economizar.

E, pensando em ajudar você a gastar menos, neste artigo, reunimos algumas algumas dicas e opções bastante interessantes de onde comprar sua passagem aérea. Acompanhe a leitura!

Continua após a publicidade

Onde comprar passagens aéreas?

Os valores das passagens aéreas costumam variar bastante a depender da companhia ou do período escolhido, não é mesmo? Por isso, é importante sempre planejar a viagem com alguns meses de antecedência. Entretanto, sabemos que isso nem sempre é possível, visto que pode surgir uma viagem de trabalho de última hora ou até mesmo algum imprevisto familiar que exija um voo às pressas.

Porém, mesmo nessas situações, alguns comparadores de passagens aéreas podem ajudar bastante, oferecendo pacotes com hospedagem inclusa.

Continua após a publicidade

Para quem gosta de viajar com milhas ou obter descontos, também não faltam opções. Mas, de modo geral, existem basicamente três opções de onde você pode comprar sua passagem aérea. São elas:

  • sites das companhias aéreas;
  • comparadores de preços de passagens aéreas;
  • sites de milhas aéreas.

Sites de companhias aéreas 

No Brasil, há diversas companhias aéreas, de médio e grande porte, reconhecidas no mercado mundial de aviação, operando voos nacionais e internacionais. Veja os sites dessas empresas em que você pode comprar sua passagem.

logo

Avianca Airlines

Com mais de 100 anos de histórico, a Avianca tem origem latino-americana e hoje faz parte da Star Alliance. São mais de 4 mil vôos por semana para mais de 1.200 destinos no mundo inteiro, graças à parceria com outras operadoras aéreas e ferroviárias. É possível encontrar passagens promocionais no site da empresa e também há um cartão de crédito exclusivo do programa de milhas LifeMiles, com vantagens para passageiros frequentes.

logo

Gol Linhas Aéreas

Com um modelo de negócio focado em oferecer serviços e tarifas acessíveis aos seus clientes, a Gol Linhas Aéreas se destaca no setor de aviação nacional pelos seus preços competitivos. Entre os diferenciais mais significativos da Gol, podemos destacar: tarifas reduzidas, serviços de transporte aéreo de carga, wi-fi a bordo e malha aérea, que cobre todo o Brasil.

Continua após a publicidade

logo

Azul Linhas Aéreas

Com crescimento rápido e atendimento exclusivo, a Azul Linhas Aéreas vem se tornando destaque como uma das preferidas dos brasileiros. A companhia oferece serviços como: programa de pontos, check-in online, transporte de passageiros entre aeroportos, atendimento preferencial, dentre outros serviços que entregam tranquilidade e conforto aos passageiros. Uma outra boa vantagem de voar com a Azul é a ampla oferta de destinos nacionais, facilitando consideravelmente o tráfego aéreo entre cidades brasileiras.

Uma das principais vantagens da Latam Airlines é a ampla variedade de destinos. O aumento da frota de aeronaves abriu um leque maior de possibilidades. São mais de 100 destinos em diversos países ao redor do mundo. Antes, voar para destinos como Austrália ou Nova Zelândia sem realizar conexões em outros países parecia improvável. No entanto, com a nova proposta da Latam, conforto e praticidade fazem parte dos atributos da companhia para uma experiência de voar com excelência.

logo

Voepass Linhas Aéreas

A Voepass linhas aéreas, anteriormente Passaredo Linhas Aéreas, é uma companhia aérea brasileira sediada no município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Além de ser uma empresa aérea que opera voos regionais para vários destinos nacionais, a companhia conta com serviços de bordo conceituados, oferece sala Vip para passageiros e aeronaves executivas.

Comparadores de preços de passagens aéreas 

Normalmente, os viajantes têm muitas dúvidas sobre os comparadores de preços de passagens aéreas. Afinal, qual é o melhor? Existem vários e, muitas das vezes, eles acabam ficando meio perdidos. Confira abaixo os principais.

Continua após a publicidade

A Skyscanner é um dos principais sites para comprar passagens aéreas, sendo utilizado no mundo todo. A plataforma possui funcionalidades interessantes, como a opção multidestino, além de pacotes promocionais.

O Viajanet é um dos melhores sites para comprar passagens aéreas. Com ele, é possível selecionar e montar pacotes, reservar hotéis e até mesmo alugar automóveis.

O serviço argentino do Decolar é um dos queridinhos do Brasil. Por contar com várias opções de voos, parcerias com companhias aéreas e até mesmo possibilidade de seleção de pacotes com preços baixos, podemos afirmar que o site é uma agência de turismo online ao alcance de todos.

O passagempromo é um site de passagens aéreas que oferece descontos de até 35%. Além disso, a compra ainda pode ser parcelada em até 10 vezes sem juros.

Continua após a publicidade

logo

MelhoresDestinos

Boa parte dos brasileiros já ouviram falar no MelhoresDestinos. Esse é um dos sites de passagens aéreas que se dedica exclusivamente a oferecer informações sobre as grandes promoções.

O Voopter é um comparador de preços de passagens aéreas que ajuda você a economizar tempo e dinheiro na hora de realizar o planejamento de sua viagem. Além de gratuito, é muito fácil de operar e possui formas únicas de pesquisar passagens e hospedagens. Por exemplo, você pode escolher até 4 datas para comparar diferentes preços e escolher os mais vantajosos.

O Mundi é um dos sites de passagens aéreas que ainda não tem um reconhecimento muito grande entre os viajantes, porém, não fica devendo nada aos demais concorrentes mais conhecidos. Ele reúne ofertas das principais companhias aéreas e agências de viagens, e você escolhe o site que deseja fazer a reserva.

Na CVC é possível encontrar pacotes com passagem aérea, hotel, passeios e serviços que garantem uma viagem muito mais cômoda e tranquila. São diversas opções de pacotes nacionais e internacionais, e com certeza um delas será perfeito para você.

Continua após a publicidade

logo

Passagens Aéreas

O Passagens Aéreas disponibiliza toda a qualidade que os agentes de viagens podem oferecer. Por meio dele, é possível acompanhar o status do seu pedido online, marcar seu assento antecipadamente e, se necessário, reenviar seu comprovante de compra via e-mail.

Diferentemente das grandes empresas do mercado, como a Decolar e Viajanet, a eDestinos é uma agência de viagens 100% digital, ou seja, não existe loja física. Em relação ao funcionamento, após realizar uma pesquisa no site, o eDestinos consegue buscar os melhores preços de acordo com a sua seleção.

Com o Tripadvisor não é necessário realizar pesquisas em vários sites, pois ele realiza este trabalho para você. A plataforma faz uma varredura nos principais sites de companhias aéreas e agências de viagens em busca das melhores ofertas. Até mesmo datas alternativas e aeroportos mais próximos são checados para ajudar você a economizar tempo e dinheiro.

O ZUPPER trabalha para oferecer as melhores ofertas de voos, disponibilizando passagens aéreas baratas com opção de parcelamento em até 6 vezes para viagens nacionais e até 12 vezes para viagens internacionais. O comparador busca preços dos trechos pesquisados em mais dezenas de companhias aéreas e geralmente consegue encontrar preços promocionais com até 40% de desconto.

Continua após a publicidade

Sites de milhas aéreas 

Usar as milhas para abater o preço ou até mesmo para render viagens gratuitas nos programas de fidelidade das companhias aéreas é um ótimo negócio. Sendo assim, vamos listar os três principais sites desse segmento. Veja:

A MaxMilhas é perfeita para quem quer viajar com milhas. Além da possibilidade de comprar a passagem aérea com milhas, também existe a possibilidade de vendê-las para complementar a compra do destino almejado.

Porém, se você não tiver milhas, não se preocupe. Também é possível adquirir as passagens normalmente pelo site ou aplicativo, disponível para download no Google Play e na App Store, e aproveitar os descontos mesmo assim.

A 123 milhas também tem o foco na compra de passagens aéreas com milhas. Entretanto, não é necessário ter milhas para aproveitar as diversas ofertas disponibilizadas pela plataforma.

Continua após a publicidade

O site possui descontos de até 50% para viagens aéreas, além de oferecer pacotes a preços acessíveis. Assim como os demais concorrentes, a plataforma também oferece a opção de compra pelo site ou pelo aplicativo, disponível para download no Google Play e na App Store.

A HotMilhas é um dos mais importantes portais brasileiros desse segmento. A estrutura da empresa permite o monitoramento diário do mercado, a fim de assegurar o melhor valor para as milhas adquiridas.

O portal trabalha com os melhores programas de fidelidade das principais companhias aéreas nacionais e também é possível utilizar a plataforma baixando o app, disponível no Google Play e na App Store.

Dicas para economizar na passagem aérea 

Os preços das passagens aéreas subiram consideravelmente. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento foi de 34,35% em outubro de 2021. No acumulado do ano, as passagens aéreas registraram alta de 13,26%. Em 12 meses, o aumento chegou a 50,36%.

Continua após a publicidade

Confira: Como ganhar dinheiro com milhas? Seu guia completo!

A alta ocorre em meio ao aumento da demanda por viagens após o avanço da vacinação no país, e também por conta da elevação nos preços do querosene de aviação, um dos principais custos das companhias aéreas.

Diante disso, confira abaixo algumas dicas importantes para economizar na compra das passagens aéreas.

1. Pesquise preços

A depender da companhia aérea, o mesmo destino pode ter uma grande variação de preço. Por esse motivo, faça uma pesquisa de valores nas principais empresas que cobrem o voo para o destino escolhido. Sites e agências de turismo podem ajudar neste ponto.

2. Procure comprar com antecedência

Comprar com antecedência é a dica de ouro para quem está buscando uma passagem aérea. Quanto mais perto da data da viagem, mais alto será o valor a ser desembolsado.

Para viagens nacionais, o ideal é comprar a passagem com pelo menos um mês de antecedência da data que pretende viajar. Já para as viagens internacionais, a dica é adquirir a passagem com pelo menos dois meses de antecedência.

Continua após a publicidade

3. Busque horários alternativos

Voos no fim da noite, pela manhã bem cedo ou de madrugada costumam ter uma demanda menor e, consequentemente, custam menos. Por isso, se possível, opte por estes horários.

4. Opte por aeroportos menos convencionais

A partida ou chegada dos aeroportos dos grandes centros tende a custar mais caro. Sendo assim, não descarte a possibilidade de pesquisar terminais em cidades próximas e verificar se de repente não vale pegar um carro de aplicativo para terminar o trajeto. Muitas vezes essa solução representa uma economia considerável.

5. Seja flexível

Se a sua viagem não exigir nenhum compromisso agendado, deixe a data em aberto. Alguns dias antes ou depois da data inicial prevista pode representar uma boa economia para o seu bolso.

Diante disso, quando for pesquisar onde comprar sua passagem aérea, observe também os valores cobrados em dias próximos à data escolhida. As companhias aéreas costumam disponibilizar uma tabela com datas próximas para efeito de comparação.

Continua após a publicidade

6. Fique atento às promoções

Faça cadastro nos sites das companhias aéreas e sites de turismo a fim de receber as promoções e fique atento aos descontos antes de fechar a compra da sua passagem.

7. Não deixe para comprar as passagens em cima da hora

Geralmente, os voos de última hora costumam ser caros pois são adquiridos por executivos, pessoas que precisam viajar em razão de algum tipo de emergência ou desavisados. Fuja dessa possibilidade.

8. Assine as newsletters das companhias aéreas

Embora receber ofertas por e-mail possa parecer inconveniente, as newsletters das companhias aéreas permitem que você saiba em primeira mão quando uma promoção é lançada. Outra dica interessante é seguir as contas de Twitter e Instagram das empresas que cobrem as rotas que mais lhe interessam.

9. Procure pesquisar sua passagem nos dias da semana certos

Assim como os dias mais baratos para pesquisar passagens costumam ser a quarta-feira e o sábado, os mais caros são sexta-feira à noite, domingo à noite e segunda-feira pela madrugada.

Continua após a publicidade

Se você está pesquisando seu bilhete nesse último intervalo, esse pode ser o motivo que está dificultando que você encontre passagens aéreas com desconto.

Conclusão

Se você está interessado em viajar, seja sozinho ou com a família, a passeio ou a negócios, saiba que a passagem aérea será um dos maiores custos de toda a sua viagem. Sendo assim, vale a pena pensar em alternativas de como economizar na passagem de avião. 

Leia também: Vai viajar? Veja os 20 melhores cartões para acumular milhas em 2022!

Passar um bom tempo planejando e pesquisando onde comprar passagem aérea antes da sua viagem vai assegurar que você faça um bom negócio e utilize a economia que você obteve para viajar mais e melhor!

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Perguntas frequentes 

  1. Qual é o melhor horário para comprar passagens aéreas?

    As companhias aéreas costumam oferecer melhores condições no período de 0h às 6h. É nesse intervalo que as empresas disponibilizam algumas promoções que podem chegar até 60% de desconto em sites.

  2. Onde pesquisar passagens aéreas?

    Você pode pesquisar passagens aéreas nos sites das companhias, nos sites comparadores de preços e, se você tiver milhas acumuladas, também nos sites de milhas aéreas.

  3. Quais são os dias mais baratos para viajar de avião?

    De acordo com uma pesquisa feita por vários sites de viagem, os dias mais baratos para voar são quarta-feira e sábado.

  4. Qual é o mês mais barato para viajar?

    Os preços das passagens aéreas tendem a ser mais baratos nos meses de março e abril. Portanto, ao fazer seu orçamento, pode ser interessante comparar diferentes datas nesses meses.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.